Como começar uma redação do zero?

Se você clicou aqui porque quer aprender redação do zero, parabéns: você está no caminho certo!

Este é um conteúdo especialmente dedicado a quem vai fazer o Enem pela primeira vez e nem sabe ao certo como começar uma redação do zero. Mas, acredite: é possível ir do zero à nota mil — e eu vou te dar o passo-a-passo.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Vamos lá?

Meme atrasados ENEM

O que você precisa saber sobre o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova anual para estudantes que concluíram o Ensino Médio e desejam ingressar na universidade ou faculdade. As notas do Enem são a chave para várias oportunidades. Por meio dele, você pode:

  • conquistar vagas em universidades federais pelo SISU (sem pagar mensalidades);
  • conseguir bolsas de estudo pelo ProUni (com descontos de 50% a 100%);
  • financiar seu Ensino Superior com taxas de juro baixas pelo FIES.

As inscrições para o Enem geralmente ocorrem em maio ou abril. Em 2023, elas estão programadas de 8 a 19 de maio, e você pode se inscrever no site do INEP.

A prova do Enem é dividida em cinco áreas:

  1. Linguagens;
  2. Ciências Humanas;
  3. Matemática;
  4. Ciências da Natureza;
  5. Redação.

O exame ocorre em dois domingos, sendo que o primeiro já inclui a redação.

Atenção: certifique-se de respeitar os horários para não fazer parte do infame grupo dos “atrasados do Enem”!

O resultado do Enem leva alguns meses para ser liberado. Para o Enem 2023, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já informou que os resultados serão divulgados no final de janeiro de 2024. Então, paciência!

Após a divulgação dos resultados, com as notas separadas por área, você poderá se inscrever no SISU, ProUni ou FIES.

A redação

A redação do Enem não apenas avalia sua capacidade de comunicação escrita, mas também prepara você para a escrita acadêmica.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Nessa etapa, você terá que defender uma ideia sobre um tema surpresa, com base em textos motivadores que a prova traz. Eles fornecem informações sobre o tema e orientações quanto à abordagem esperada, podendo incluir informações escritas, gráficos ou imagens.

Essa é uma das áreas mais importantes do Enem, com peso significativo na composição da sua nota final. Portanto, se preparar bem, saber como começar uma redação do zero e entender o que é cobrado são aspectos fundamentais para alcançar um bom desempenho no exame.

Qual o peso da redação na nota final do Enem?

A redação do Enem tem um valor máximo de 1.000 pontos e contribui significativamente para a nota final dos candidatos.

Em alguns processos seletivos, como o Sisu e o ProUni, a nota da redação pode ser um critério de desempate. Portanto, se dois candidatos tiverem a mesma quantidade de pontos, aquele com a nota maior na redação terá prioridade.

Além disso, se você tirar 100 pontos a mais em Redação, sua nota final (levando em consideração os pesos), será 25 pontos mais alta.

Ou seja: uma boa nota na redação pode aumentar bastante as suas chances de conseguir entrar no curso desejado.

Tem como saber o tema da prova?

Você provavelmente já se perguntou qual o tema da redação do Enem 2023 — e as pessoas sempre tentam adivinhar o que vai cair. Embora seja interessante treinar com os temas mais prováveis, a melhor estratégia envolve:

  1. aprofundar-se em interpretação de texto, para tirar o máximo proveito dos textos motivadores;
  2. diversificar e amplificar seu conhecimento em diversos tópicos, com destaque para atualidades, ciência, tecnologia, educação e filosofia;
  3. estudar as particularidades do texto dissertativo-argumentativo;
  4. praticar muito!

Como fazer uma redação do zero?

Quer aprender a fazer uma boa dissertação do zero? Aqui vai um passo-a-passo para você saber como começar uma redação do zero, desenvolvê-la bem e garantir uma boa conclusão…

1. Começando uma redação do zero

Antes de mergulhar na escrita, entenda completamente o tema. Certifique-se de que você sabe o que é esperado de você. Agora, respire fundo e planeje. Dedique algum tempo para borbulhar ideias e crie um esboço ou lista de tópicos para incluir. Uma estrutura clara é a chave para uma redação eficaz. Considere criar um esqueleto da redação, incluindo:

  1. introdução: apresentação do tema e da sua tese (principal ideia que você defenderá);
  2. desenvolvimento: segmento que deve ser dividido em parágrafos, com argumentos sólidos e exemplos;
  3. conclusão: parágrafo para retomar pontos, reafirmar a tese e propor algo.

Embora opcional, um título pode orientar sua escrita. Crie um que represente o assunto ou a mensagem central que você quer transmitir. Mas fica a dica: o título é opcional e pode ser criado ao final do processo de escrita.

Depois de fazer seu planejamento, você já pode esboçar a introdução. Tente fazer algo que capture logo a atenção do leitor. Você pode começar, por exemplo, com uma pergunta, uma estatística surpreendente, uma citação ou uma breve narrativa relacionada ao tema. Contextualize o leitor e prepare o terreno para sua argumentação.

2. Desenvolvendo os argumentos

Agora é hora de entrar no coração da sua redação. Nos parágrafos de desenvolvimento, forneça argumentos sólidos que apoiem sua tese. Use evidências, exemplos e dados relevantes para fortalecer sua argumentação.

Lembre-se: clareza é prioridade! Evite linguagem ambígua ou complexa demais.

3. Fazendo a conclusão do texto

Aqui está a chance de deixar uma impressão duradoura. Uma boa conclusão deve resumir os pontos-chave do texto de forma concisa e reforçar sua tese principal. Também é ideal incluir uma proposta de intervenção prática e viável.

4. Identificando pontos de melhoria

Depois de se dedicar à escrita, reserve um tempo para revisá-la cuidadosamente. Verifique se há erros gramaticais ou ortográficos e se a estrutura está correta. Não se esqueça: feedback pode ajudar muito! Se possível, peça a alguém de confiança para revisar sua redação e fornecer dicas e críticas construtivas.

Como se preparar para a redação do Enem?

Praticar é essencial, mas muitas pessoas cometem o erro de sair escrevendo redações sem uma estratégia clara — o que não é tão eficaz.

A seguir, você pode conferir algumas dicas para iniciar uma jornada inteligente de preparação para a redação do Enem.

Buscando conhecimento

Muitas vezes, a Educação formal não aborda todos os tópicos que podem ser relevantes para o Enem. E adivinha quem precisa se empenhar para suprir essa carência? Isso mesmo: você.

Para compensar essa lacuna e acelerar o processo, é interessante usar métodos baseados em pesquisas de neurociência, que ajudam a acumular conhecimento de maneira eficaz.

Analisando RLCs

Comece analisando redações do tipo RLC: Redações Linha de Chegada. Essas dissertações já obtiveram notas altas no Enem e são divulgadas pelo Inep como modelos a serem seguidos.

Ao estudá-las, você pode compreender, por exemplo:

  • o que funciona;
  • quais palavras e estruturas são eficazes;
  • como construir argumentos sólidos;
  • como criar propostas de intervenção.

Para analisar as RLCs, a fim de obter parâmetros e direcionamentos para sua redação, você pode escolher entre duas abordagens:

  1. o jeito difícil: pesquisando redações que receberam notas altas no Enem, para baixar, copiar e analisar por conta própria;
  2. o jeito fácil e acelerado: tornando-se um aluno no curso Meu Sonho de Redação, no qual você aproveita a expertise de um ex-avaliador do INEP e aprende estratégias comprovadamente eficazes.

Usando o Método VERAO

Para ter uma base ainda mais sólida, alie a análise das RLCs ao uso do Método VERAO. Essa sigla representa cinco aspectos essenciais:

  1. Vocabulário: avalie o vocabulário utilizado no texto, observando palavras-chave, expressões impactantes etc.;
  2. Estrutura: analise como a redação está organizada;
  3. Repertório: busque entender o repertório de conhecimentos do autor;
  4. Argumentação: examine a força dos argumentos apresentados na redação;
  5. Operadores: observe como os operadores argumentativos (expressões que ligam os trechos) são usados para conectar as ideias.

Como a redação é avaliada?

A dissertação do Enem vale até mil pontos. Essa pontuação é dividida em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos, que serão avaliadas pelos corretores:

  • a Competência 1 avalia o conhecimento de língua portuguesa, incluindo gramática, ortografia, acentuação e pontuação;
  • a Competência 2 avalia o conhecimento de mundo e a capacidade de estruturar um texto do tipo dissertativo-argumentativo;
  • a Competência 3 avalia a capacidade de argumentação e a habilidade de defender ideias de acordo com o tema proposto;
  • a Competência 4 avalia a coesão textual, incluindo o uso de conectivos e a variedade de vocabulário;
  • a Competência 5 avalia a proposta de intervenção, exigindo uma solução para o problema apresentado.

Saiba se existe redação nota zero

As pessoas me perguntam se tem como tirar zero na redação do Enem. E a resposta é: sim. Mas você teria que fazer um esforço considerável para isso.

Se você realmente estiver afim de escrever dentro dos moldes, é bem difícil zerar a etapa — o que não quer dizer que você não deve se preparar bem, sempre visando uma redação nota mil se possível.

Mas, a seguir, você pode conferir algumas situações que zeram a redação…

  1. Se você não atender às características do texto dissertativo-argumentativo: quando eu era avaliador do Enem, peguei um texto escrito totalmente em versos. Esse tipo de redação leva nota zero imediatamente.
  2. Se você fugir muito do tema: considere um tema que já caiu no Enem: “o controle do comportamento do usuário através da manipulação de dados da internet”. Se, nessa redação, você abordasse apenas a questão da internet, isso seria uma fuga do tema central.
  3. Se você desenhar, rabiscar, assinar ou fizer ofensas: incluir elementos visuais ou qualquer tipo de ofensa à prova ou à banca avaliadora resulta em nota zero.
  4. Se você desrespeitar os direitos humanos: o Enem valoriza a ética e o respeito aos direitos humanos. Se a sua redação promover ou defender a violação desses direitos, a pontuação será zerada. Então, mantenha uma abordagem ética e sensível.

Vale a pena fazer um curso de redação?

A pergunta sobre a validade de fazer um curso de redação é comum entre os que se preparam para o Enem. A resposta depende de vários fatores, incluindo sua habilidade na escrita, seus recursos e sua disposição.

Vamos analisar as opções:

  1. estudar só, com conteúdos gratuitos na internet;
  2. simplesmente não estudar e “deixar a vida te levar”;
  3. buscar uma forma de acelerar seus resultados, seguindo um método comprovado.

Se você é autodidata e tem disciplina para buscar informações, modelos de redação e praticar por conta própria, não deve ser difícil descobrir como estudar redação do zero, com recursos gratuitos disponíveis na internet. Mas essa abordagem é mais demorada — você precisa pesquisar e organizar seu próprio material de estudo. E, via de regra, ela envolve não receber feedback especializado.

A segunda opção obviamente não é uma boa ideia. Embora seja a mais fácil a curto prazo, prejudica suas chances de obter uma boa nota na redação do Enem.

Já a ideia de fazer um curso de redação, especialmente com um instrutor qualificado e um método sólido, pode acelerar significativamente seu progresso. Os cursos costumam oferecer estrutura, orientação especializada, modelos de redação e feedback direcionado — e tudo isso é valioso para aprimorar suas habilidades de forma rápida e aumentar suas chances drasticamente.

Dica de conteúdo: saiba se vale a pena contratar plataformas de correção de redações!

OPÇÃOVANTAGENSDESVANTAGENS
Estudar sozinho com recursos gratuitos na internet– Custo zero;
– Flexibilidade de horários;
– Autonomia na escolha de conteúdo;
– Disciplina e organização necessárias;
– Falta de feedback especializado;
– Lentidão do progresso
Não estudarNenhumaRedução drástica nas chances de se sair bem na redação do Enem
Fazer um curso de redação– Estrutura e orientação especializada;
– Feedback direcionado e personalizado;
– Modelos de redação;
– Progresso mais rápido.
– Investimento necessário;
– Compromisso e dedicação necessários;
– Resultados que dependem da qualidade do curso.

Preparar-se para o Enem é essencial para conquistar oportunidades na Educação Superior. A redação é um componente notório por sua complexidade e peso — e, para se sair bem nela, você precisa ter estratégia.

Nesse sentido, o curso Meu Sonho de Redação oferece orientação especializada, modelos de redação e feedback direcionado para acelerar seu progresso. Assim, você não vai ficar na dúvida de como começar uma redação do zero e vai saber exatamente o que fazer na hora da prova.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é dividida em cinco áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação. O exame ocorre em dois domingos, sendo que o primeiro já inclui a redação.

2. Como começar uma redação do zero para o Enem?

Para começar uma redação do zero para o Enem, é importante se preparar bem, entender o que é cobrado na prova e praticar muito. Na redação, você terá que defender uma ideia sobre um tema surpresa, com base em textos motivadores fornecidos pela prova.

3. Qual é o peso da redação na nota final do Enem?

A redação do Enem tem um valor máximo de 1000 pontos, o que representa um peso grande. E, em alguns processos seletivos, como o Sisu e o ProUni, a nota da redação pode ser um critério de desempate.

4. Como começar uma redação do zero?

Para começar uma redação do zero, é crucial entender o tema e planejar o texto, definindo tese e argumentos. A partir disso, você pode esboçar uma introdução que prenda o leitor e contextualize o tema, preparando o terreno para a argumentação. Também é interessante fazer um esqueleto da redação antes de começar, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

5. Como fazer uma boa conclusão na redação?

Uma boa conclusão na redação deve retomar os pontos-chave do texto de forma concisa. Evite introduzir novos argumentos e concentre-se em reforçar sua tese principal. Além disso, inclua uma proposta de intervenção concreta e factível.

6. Como revisar a redação?

Depois de escrever a redação, reserve um tempo para revisá-la. Verifique a adesão às regras gramaticais, ortografia e estrutura. Garanta também um fluir lógico e coeso para a escrita. Ao concluir seu texto, releia o tema ou a proposta para garantir que você tenha atendido a todas as exigências.

7. Quais são as competências avaliadas na redação do Enem?

As competências avaliadas na redação do Enem incluem: o conhecimento de língua portuguesa; o conhecimento de mundo e a capacidade de estruturar um texto dissertativo-argumentativo; a capacidade de argumentação; a coesão textual; e a proposta de intervenção.

8. É possível tirar zero na redação do Enem 2023?

Sim, é possível tirar zero na redação do Enem. Isso pode acontecer se você não atender às características do texto dissertativo-argumentativo, fugir muito do tema, incluir elementos visuais ou ofensas à prova ou à banca avaliadora, ou desrespeitar os direitos humanos.

9. Vale a pena fazer um curso de redação para o Enem 2023?

Fazer um curso de redação para o Enem pode ser valioso, especialmente se o curso oferecer estrutura, orientação especializada, modelos de redação e feedback direcionado. Isso pode acelerar significativamente seu progresso e aumentar suas chances de obter uma boa nota na redação.

10. O que o curso Meu Sonho de Redação oferece para a preparação da redação do Enem?

O curso Meu Sonho de Redação oferece orientação especializada, modelos de redação e feedback direcionado para acelerar seu progresso na preparação da redação do Enem. Com ele, você saberá exatamente como começar uma redação do zero e o que fazer na hora da prova.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes