Como não ferir os Direitos Humanos na Redação do ENEM


Se você está se preparando para o Enem, com certeza não quer zerar a redação, não é verdade? Então, fique atento aos Direitos humanos na redação, ele é um critério de avaliação que pode pesar na sua nota final.

Para ter uma boa nota você deve defender seu ponto de vista sem ser ofensivo ou argumentar com discurso de ódio. Leia este artigo e entenda melhor no que você deve prestar a atenção para ter uma boa nota na redação do ENEM.

4 Aulas Grátis de Redação

Uma semana de aulas sobre a redação do ENEM
com um avaliador oficial do MEC!
EU QUERO!
Rápido! As vagas são limitadas.

O que são direitos humanos?

Os direitos humanos são aqueles inerentes a qualquer ser humano. São os direitos básicos relacionados à liberdade, dignidade, livre escolha de ir e vir, posse, livre crença e não à tirania, opressão e barbáries.

Veja por exemplo, algumas declarações da cartilha dos direitos humanos da ONU:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Inclusive essas declarações dos direitos humanos podem ser utilizadas na sua argumentação durante a tese da redação.

O respeito aos direitos humanos se torna essencial, já que é impossível apresentar uma tese de intervenção (final da redação) que tenha elementos racistas, xenofóbicos, discurso de ódio, entre outros.

Direitos humanos na redação Enem, como aplicar?

Em primeiro lugar, seja enfático na sua opinião, mas não seja extremista ou tenha um discurso pesado demais, procure defender suas opiniões de forma justa e coerente. Com isso você terá sucesso em aplicar os direitos humanos na redação do Enem.

Veja a seguir alguns exemplos em que faltou observar os Direitos humanos na redação, o que levou os candidatos a Zerar redação do Enem na competência 5.

Uma solução para o problema é privar a internet para pessoas leigas e analfabetas que se deixam levar por qualquer vídeo e foto vista.

Veja que nesse exemplo o candidato demostrou desprezo por pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no momento certo.

Uma coisa é defender o fim do analfabetismo, outra é ridicularizar quem não pôde estudar. Esse tipo de argumentação fez com que ele desrespeitasse os direitos humanos na redação.

Outro ponto extremista da opinião desse aluno foi a proposta de intervenção, quase ditatorial, de tirar o acesso às informações de pessoas que ele julgava não terem capacidade de compreender. Absurdo, não?

Vejamos outra argumentação que zerou a redação do ENEM na competência 5, referente aos direitos humanos.

No Brasil as leis são ‘frágeis’, deveriam ser mais rigorosas, punir pessoas que fazem mal para outras pessoas. Quando digo punir, quero dizer deixá-lo preso sem direitos!

Talvez o aluno quisesse apenas defender o maior rigor legal contra pessoas que, mal-intencionadas, divulgam propositalmente notícias falsas.

Entretanto, note que no final ele comenta “sem direitos”. É possível que ele nem tenha se dado conta do significado que esse termo carrega. Entretanto, isso foi considerado desrespeito aos direitos humanos na redação.

Esse “sem direitos” pode significar que a pessoa, ao divulgar uma notícia falsa de forma proposital, pode ser presa, torturada, morta e vítima de todos as atrocidades possíveis. O que realmente não é aplicável em uma sociedade coerente e bem ajustada.

Esse posicionamento foi muito pesado e desrespeitoso, e talvez o aluno apenas quisesse se referir a uma punição mais severa, “sem mordomias”. Mas, escolheu o infeliz termo “sem direitos” o que certamente fez zerar a redação na competência “respeito aos direitos humanos”.

Os exemplos de redação neste artigo foram retirados da cartilha de redação do Enem.

Afinal de contas, desrespeitar os direitos humanos pode zerar a minha redação?

Agora, não mais. Até 2017 sim, você poderia zerar redação do Enem, caso desrespeitasse algum direito humano. Entretanto, você com certeza perderá pontos por isso. Pois os direitos humanos são a 5ª competência avaliada na sua redação.

Ao desrespeitar os direitos humanos, o aluno pode ser penalizado em 20% da nota final da redação.

Isso significa que se você precisa de uma nota 900 ou mais para entrar em uma faculdade concorrida, terá um sério problema caso não observe os direitos humanos na redação.

Veja que não é tão difícil, é só ser coerente e evitar termos muitos abrangentes e com amplos significados, como foi o caso do termo “sem direitos”.

Além do mais, estude a cartilha da declaração dos direitos humanos, cite ou referencie ela nos seus textos. Isso certamente demonstrará seu respeito e apreço aos direitos básicos de forma muito eficaz.

Conclusão

Enfim, vimos neste artigo que, para ter um bom andamento e conseguir a nota para entrar na tão sonhada faculdade e curso que você escolheu, é necessário que você não negligencie o peso dos direitos humanos na redação.

Já que caso sua redação seja entendida como não respeitosa aos direitos humanos você perderá 20% da sua nota final, o suficiente para perder a vaga para outros concorrentes.

Então, preste atenção, fique a par de todos os direitos humanos e como eles são tratados na Constituição do Brasil que você não vai errar.

No meu curso de Redação para o ENEM, você aprende mais exemplos e estratégias para ser enfático sem correr o risco de perder nota por esse motivo.

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Leia Também:

Participe da
Semana Masterclass
para a Redação do ENEM!
De 27/07 a 03/08, uma semana
que vai mudar a história da sua nota em Redação.
Quero Participar!
Fechar isto. Já sei tudo sobre Redação do ENEM
close-link

4 Aulas Grátis de Redação

Uma semana de aulas sobre a redação do ENEM
com um avaliador oficial do MEC!
EU QUERO!
Rápido! As vagas são limitadas.
close-link
Participe da Semana Masterclass para a Redação do ENEM
Quero Participar!
close-image

Semana Masterclass para Redação do ENEM

Cadastre-se e participe!
SIM, ME AVISE!
close-link
MASTERCLASS REDAÇÃO