Vale a pena contratar uma plataforma de correções de redações ENEM?

Você termina de escrever uma redação e é tomado por uma sensação de dúvida: esse texto está bom ou não? No que poderia melhorar? Como seria se o ENEM fosse hoje? Que nota teria?

Esse é um problema com o qual a maioria das pessoas que buscam uma nota alta na redação se deparam.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Pensando nisso, ter alguém para ler e corrigir suas redações é um caminho natural para buscar respostas — melhor ainda se for um especialista.

Hoje na internet existem diversas plataformas de correção, com preços e promessas mirabolantes e números altos (como se uma pessoa normal escrevesse 12 redações por mês!). Mas será que vale a pena pagar por esse tipo de avaliação?

Vamos analisar alguns pontos importantes aqui.

O que são plataformas de correção?

São sites ou portais especializados que, entre outros serviços oferecidos, têm pacotes de correções de redação.

Não vou citar nomes aqui para não influenciar ninguém e também para não parecer que estou falando bem ou mal de algum portal especificamente — meu objetivo absolutamente não é esse.

Em poucas palavras, você envia sua redação escrita e, em um prazo pré-determinado, uma correção com comentários e uma nota é enviada de volta pra você.

Quem vai corrigir minha redação?

Como têm muitos usuários, esses sites acabam terceirizando o serviço de correções. Ou seja, pessoas são contratadas em massa, geralmente pela internet para trabalho a distância, para corrigir as redações enviadas pelos alunos.

É muito comum, no entanto, que nem todos os corretores tenham formação adequada para desempenhar esse serviço.

É frequente, por exemplo, ver em grupos do Facebook e sites como o Linkedin pessoas com formação em jornalismo, história e até matemática se candidatando e sendo selecionadas para essas vagas. Pior do que isso: há pessoas sem nenhuma formação, alunos que conseguiram boas notas na redação e já saem trabalhando com correções.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Não me cabe aqui julgar oportunidades profissionais, sonhos ou talentos individuais, mas a questão é: quem contrata um serviço de correção especializada não deveria ter especialistas reais lhes prestando o serviço?

Quanto ganha quem corrige redações em plataformas?

Como professor, eu nunca trabalhei para nenhum desses sites, mas já vi anúncios estilo “vaga de emprego para corretores de redação”.

A remuneração? R$3,00 por correção. TRÊS REAIS POR CORREÇÃO!

Novamente, eu não posso julgar, porque quando trabalhei como avaliador oficial do ENEM o valor pago por cada correção era exatamente esse. Não é por nada que, assim que pude, parei de fazer esse serviço.

No meu caso valeu a pena pelo aprendizado, afinal o INEP oferece ótimos cursos de formação para os avaliadores.

Mas no caso de quem trabalha para as plataformas de correção? Infelizmente é uma necessidade, mas que impacta diretamente na qualidade das correções.

Porém fica pior. Veja:

Corretor de plataformas de redação sem receber
Corretor de plataformas de redação sem receber

Novamente, optei por ocultar informações sensíveis como o nome dos sites em questão. O problema realmente é sério.

Qual a qualidade das correções?

É evidente que esse cenário acaba por impactar a qualidade das correções oferecidas aos usuários pagantes.

Eu mesmo já tive alunos, tanto do meu curso quanto particulares, que me relataram as correções totalmente superficiais e mecânicas que obtiveram nesses portais.

Além desses relatos, uma pesquisa simples no site Reclame Aqui já torna evidente a realidade:

Correções superficiais em plataforma redação ENEM
Correções superficiais em plataforma redação ENEM
Correções superficiais em plataforma redação ENEM
Correções superficiais em plataforma redação ENEM

Qual o número ideal de correções para eu ir bem?

Muitos alunos que desejam entrar no meu curso de redação, o Método MITO, acabam ficando inseguros quanto ao número de redações corrigidas.

É quando eu faço a pergunta: o que é melhor:

Você ter disponível 20 correções por mês, fazer apenas 3 ou 4 ou 10 e receber uma avaliação superficial, com comentários genéricos que não lhe dão a menor noção de onde e de como você deve melhorar

ou

Ter direito a 4 correções depois de ter passado por todo o método, estar preparado e seguro sobre o texto que escreveu e receber não apenas correções super detalhadas em formato de texto, mas 4 vídeos privativos de 15 a 45 minutos com um ex-avaliador oficial do ENEM comentando palavra por palavra das suas redações, destacando pontos positivos e negativos e lhe dando uma nota de acordo com as 5 competências da redação do ENEM, explicando o porquê de cada uma e como melhorar nas próximas?

Então lembre-se: qualidade é muito superior à quantidade aqui. Não se deixe enganar.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes