Vale a pena fazer curso de redação para o ENEM?

Nesses quase 10 anos como professor de redação, encontrei basicamente 3 tipos de alunos, o que é uma boa forma de mostrar meu ponto sobre valer ou não a pena fazer um curso de redação:

  1. Aqueles que ignoram completamente a importância da redação para a prova do ENEM;
  2. Aqueles que entendem o quão vital a nota da redação é para sua aprovação no exame, percebem que têm dificuldades em diversos pontos, mas não sabem muito bem como resolvê-las;
  3. Aqueles que reconhecem claramente suas dificuldades, a importância da redação no ENEM e aceleram a própria evolução através de apoio profissional.

É evidente que tanto os alunos do grupo 2 quanto os do grupo 3 podem conseguir boas notas. Ou seja, é plenamente possível evoluir estudando redação sozinho.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Vale a pena fazer um curso de Redação para o ENEM?

Um bom curso de redação, no entanto, lhe fornece a única coisa que você não tem como conseguir sozinho: tempo.

Se você tiver um método estruturado, passo a passo, pensado por um especialista, alguém que entende os desafios e dificuldades de aprendizagem mais comuns dos alunos, sua evolução será muito mais rápida.

Mais do que isso: ter alguém para corrigir e analisar seus textos vai permitir identificar e corrigir seus erros mais comuns de maneira eficiente. Assim, você poderá trabalhar neles de forma mais focada, aumentando suas notas já na próxima redação que fizer.

Sem ter esse tipo de amparo, você acaba perdido na enorme quantidade de conteúdos da internet — alguns de qualidade questionável. Dessa forma, você fica dependente de correções gratuitas ou excessivamente baratas que oferecem nas redes sociais.

O problema desses serviços é que, muitas vezes, quem os faz não entende o suficiente do assunto. Isso pode ser perigoso e até prejudicar seu aprendizado com orientações incorretas.

Ou seja, você fica dependente da sorte para evoluir em uma prova que vale 20% da sua nota do ENEM.

Um curso de redação fará você não depender somente da sorte

Talvez você possa argumentar que um bom curso de redação, daqueles que valem a pena, seja caro.

Mas pense comigo:

  • Quanto vai custar não passar no ENEM?
  • Quanto vai custar ficar mais um ano na mesma, estudando as mesmas matérias, fazendo os mesmos exercícios?
  • Quanto vai custar ver colegas e amigos entrando na faculdade e você não?
  • Quanto vai custar continuar aguentando a pressão dos seus pais e familiares pra você passar?

Tudo isso eu levei em conta para dizer que sim, vale muito a pena fazer um curso de redação para o ENEM.

É claro que eu gostaria demais se você decidisse ser meu aluno no curso Meu Sonho de Redação (clique aqui para conhecer), mas você deve saber que há muitas opções no mercado — apesar de o método MITO ser o único feito por um avaliador oficial do ENEM (eu!) e o único que lhe dá acesso direto ao professor (eu!) via WhatsApp.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Conheça meu curso Meu Sonho de Redação para o ENEM

As cartas estão na mesa. Agora a decisão é sua.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes