6 coisas que todo Curso de Redação ENEM deveria ter

Lá por 2008, quando comecei dar minhas primeiras aulas particulares de redação, que mais tarde virariam meu curso, esse assunto ainda era uma coisa bem desconhecida.

Poucos professores sabiam e sequer tinham interesse em alavancar o resultado dos seus alunos — muitos ainda não tinham entendido a importância da redação do ENEM para a composição da nota final (20% da prova é muita coisa!).

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

O fato é que hoje já se sabe sobre a importância de conseguir uma boa nota na redação para garantir as melhores vagas pelo SISU. Se você quer entrar numa universidade federal em cursos concorridos como medicina, engenharia, arquitetura, psicologia e vários outros, precisa tirar acima de 900 na redação do ENEM.

Então aos poucos foram surgindo muitos cursos online. Quando lancei o meu em 2018, ainda era um dos poucos existentes, mas o número só cresceu desde então.

Hoje existem vários no mercado, de diferentes preços e qualidades.

Isso é positivo por um lado, já que dá opções para quem busca uma preparação com ajuda profissional, mas negativo no sentido de ser uma decisão confusa, muitas vezes.

Quem busca o melhor curso de redação ENEM precisa analisar aspectos importantes antes de tomar sua decisão. Eu listei 6 coisas que eu considero essenciais na sua decisão de compra — para mim todo curso deveria ter no mínimo isso:

Seguir um método completo

No início eu mesmo cometi o erro de não ter um método.

Achava que o simples fato de ter umas aulas gravadas explicando dicas de escrita era suficiente para chamar de curso.

O fato é que isso se encontra de graça na internet.

Eu percebi que um bom treinamento se diferencia por ser um método único. O objetivo deve ser que alguém sem conhecimento nenhum possa começar do absoluto zero e alcançar o resultado esperado seguindo um passo a passo lógico.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Foi assim que criei o método MITO, uma sigla para as 4 etapas que eu projetei: Movimentar, Internalizar, Transcrever e Operacionalizar.

Ele é baseado em mais de 10 anos de experiência, estudos e observação sobre como meus alunos particulares de redação evoluíam (ou não) conforme o tipo de atividade ou tarefa que realizávamos.

Ou seja, é MUITO mais do que uma junção de aulas gravadas.

É uma série de tarefas, desafios, apresentações de conteúdo e acompanhamentos pensados e ordenados de maneira lógica para permitir a evolução do aluno. Ah! E algumas aulas gravadas também haha, mas só o essencial.

Base em neurociência e técnicas de aprendizagem acelerada

Os melhores resultados, quando se trata de aprender, são obtidos quando seguimos uma base científica sólida.

Nesse sentido, a neurociência evoluiu a ponto de nos fornecer valiosas informações sobre como absorver informações mais rápido e conseguir mantê-las em nossa memória de longo prazo.

Já sabemos, por exemplo, que simplesmente assistir a aulas expositivas é um dos piores métodos de estudo — do qual absorvemos e retemos a menor quantidade de conhecimento.

Cursos online de redação: qual método de estudos gera mais resultado

Pensando nisso, um bom curso precisa proporcionar experiências audiovisuais, tarefas práticas, criação de conteúdo estratégico, acompanhamento e trocas sociais. Tudo para buscar um aprendizado mais acelerado e, ao mesmo tempo, duradouro.

Garantia de resultado

Esse é outro ponto em que no início eu errei.

Quando você compra alguma coisa, por lei você tem o direito de pedir o dinheiro de volta em 7 dias. Ou seja, um curso que oferece 7 dias de garantia não está fazendo nada além da obrigação.

Além disso, muitos cursos colocam lá no rodapé aquelas letras miúdas dizendo que não garantem aprovação no ENEM ou qualquer outro vestibular.

Eu fiz diferente.

Em primeiro lugar, dou garantia incondicional de reembolso durante os 30 primeiros dias. Sem perguntas ou letras miúdas.

Tem gente mal caráter que vai comprar, consumir (quase) tudo e pedir reembolso?

Tem, mas uma minoria.

Esses 30 dias já seriam um avanço, mas eu acrescentei uma garantia condicional.

Se um aluno entra no meu curso, realiza todas as atividades, todas as tarefas, assiste a todas as aulas e completa todos os desafios de nível, mas mesmo assim não consegue no mínimo 900 na redação do ENEM daquele ano, eu devolvo todo o dinheiro gasto e acrescento R$500 do meu bolso, junto da minha eterna gratidão.

Esse é meu nível de convicção quanto ao resultado que o método MITO proporciona.

Monitoramento de progresso

Alguma vez você entrou em algum curso online e se sentiu largado, sem apoio, sem motivação para assistir às aulas e sem ninguém para acompanhar você?

Eu acho isso um absurdo.

É por isso que pensei em uma forma de proporcionar esse acompanhamento para cada um dos meus alunos: a planilha MITOlógica.

Ela é uma planilha que vai sendo preenchida conforme cada tarefa vai sendo realizada, conforme cada módulo vai sendo concluído e cada desafio sendo superado.

O aluno preenche, eu acompanho e, se necessário, vou sugerindo melhorias ao longo do caminho.

Meus alunos nunca ficam sozinhos e é por isso que posso dar tamanha garantia de resultados.

Correções detalhadas

Olha, não quero citar nomes aqui, mas muitos alunos meus já me mostraram correções de cursinhos famosos na internet.

Eu fiquei completamente abismado.

Correções extremamente superficiais, que não ajudam em quase nada e deixam a pessoa mais confusa do que qualquer coisa.

Inclusive fui pesquisar o motivo disso: eles terceirizam as correções (contratam pessoas pra isso pelo linkedin) e pagam, em média R$3,00 (três reais!) por correção.

Aí fica difícil exigir qualidade, né? E nem adianta oferecer pacotes com dezenas de correções, né?

Eu corrijo 4 redações por aluno, individualmente. Mas pode ter certeza de que as correções são bem diferentes do que tem por aí.

O nível de detalhamento por escrito é profundo, com notas de acordo com as 5 competências da redação do ENEM.

O grande diferencial, porém, são os vídeos privativos em que comento cada trecho, cada palavra sobre a redação da pessoa. Esses vídeos podem ter de 15 minutos a 1h de duração, dependendo da necessidade de cada texto.

Contato com o professor

Outro ponto comum nos cursos online é que o professor nunca está disponível para você tirar dúvidas.

Esse é um ponto importante que você deve levar em consideração antes de contratar qualquer curso de redação ENEM.

Ter um professor ativo, que está continuamente fazendo novas aulas, fazendo lives, atendendo alunos, tirando suas dúvidas e se atualizando é essencial.

Como meu objetivo é ser sempre o melhor possível, todos meus alunos têm diversos canais de contato comigo nas redes sociais e por contatos privativos para alunos do curso.

Além disso, estou continuamente estudando e criando novos conteúdos para meu canal no Youtube, Instagram e TikTok.

O curso de redação que tem tudo isso

Eu tenho profunda convicção de que um bom curso de redação para o ENEM precisa ter esses 6 pontos para se destacar.

Como já falei, passou o tempo em que gravar algumas aulas teóricas era suficiente.

O curso que eu mesmo criei depois de anos dando aulas particulares e sendo avaliador oficial do ENEM é o Método Meu Sonho de Redação.

Mas não esqueça: você deve usar seu sendo crítico para analisar exatamente o que você busca. Compare as diferentes opções e decida o que é melhor pra você, de acordo com os seus objetivos hoje.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes