Estudar Redação sozinho para o ENEM: 10 passos simples

Estudar Redação sozinho para o ENEM: 10 passos simples


Provavelmente você já deve ter ouvido falar que “a prática leva à perfeição” e isso é absolutamente verídico quando tratamos de redação ENEM.

Participe do grupo do Whats para participar da aula ao vivo sobre Redação do ENEM 2021

Porém uma constante dúvida sobre como estudar redação é sobre a falta de informação sobre o tema que pode cair na prova.

Esse pode ser um contratempo, mas é também uma grande oportunidade para você ler muito e aprender muito sobre temas da atualidade.

O fato é que, mesmo que o tema da redação ENEM seja “surpresa” não devemos deixar de estudar essa matéria, pois ela é um dos fatores decisivos para sua entrada ou não em uma boa faculdade.

Sua jornada para a nota 1000

Estudar redação ENEM é uma tarefa que acaba causando insegurança aos estudantes e até mesmo comprometendo o plano de estudo das outras disciplinas.

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_61848″][/cp_modal]

Desse modo, é muito comum o estudante focar na redação e negligenciar as disciplinas da prova objetiva ou vice-versa, e isto não deveria ocorrer, pois pode comprometer completamente seu desempenho na prova.

Então, você precisa encontrar um meio de estudar tanto para as provas objetivas como para a redação ENEM.

Para isso é preciso um planejamento, mas saiba que você não precisa priorizar uma disciplina em detrimento de outra, é possível focar em tudo!

Também sei que o que desmotiva muito estudante é não saber quais temas treinar para a redação do ENEM ou quanto tempo dedicar para estudar redação e vou te ajudar com esse planejamento!

Planejamento de estudos de redação

Para facilitar o seu planejamento de estudos de redação é interessante que você se identifique: você ainda não começou a estudar redação ou já começou seu processo de escrita?

Por que isso é necessário? Porque é a partir de seu perfil que você deverá construir seu plano de estudo.

Aluno que ainda não começou a estudar redação

Se você se enquadra no perfil de aluno que ainda não começou a estudar redação, é importante que você distribua em sua semana dois dias para estudar redação.

Durante esses dias, selecione e estude conteúdos teóricos sobre redação, e outras redações já escritas, bem como possíveis temas para treino prático.

Aluno que já começou a estudar redação

Se você se enquadra nesse perfil, é indispensável que também dedique pelo menos dois dias na semana para estudar redação.

Porém além de exercícios práticos, escrevendo redações, você precisa dedicar esse tempo para ler artigos e se atualizar sobre os temas atuais. No meu curso de redação para o ENEM, uma das aulas mais importantes é sobre como aumentar seu conhecimento de mundo rapidamente.

Pesquise, observe argumentos e trabalhe de forma prática escrevendo redações com os possíveis temas do ENEM.

A chave para a redação dissertativa-argumentativa

Antes de focarmos em como escrever uma redação passo a passo é preciso sabermos como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, que é a estrutura exigida na redação ENEM.

A partir do momento que você entende a teoria, você estará dando um passo a mais para aprender a como estudar redação sozinho, pois de nada adianta você colocar a “mão na massa” e escrever várias redações se você não conhece a estrutura e os detalhes exigidos.

De modo que, sem conhecer essa parte mais técnica e teórica você não conseguirá ter um bom desempenho, mesmo se for um ótimo escritor.

Dito isso, você precisa compreender que o único caminho para aprender a como escrever uma redação dissertativa-argumentativa é conhecendo sua estrutura / esquema:

Em outras palavras, no texto dissertativo-argumentativo será necessário que você elabore uma tese em relação ao tema proposto e, em seguida, deverá determinar um ponto de vista (introdução), os argumentos (desenvolvimento) e, finalmente, a proposta de intervenção / solução (conclusão).

Como escrever uma redação passo a passo

Agora que você sabe de todas essas informações, que tal aprendermos como escrever uma redação passo a passo, já que é essa técnica que você precisa exercitar durante sua produção textual?

1. Anote as ideias

Para fazer uma boa redação ENEM você precisa ter o foco no tema, pois não pode fugir dele, e isso vale também quando você estiver praticando redação.

Com o tema em mente, você deve anotar as ideias, assuntos, frases e informações que lembre sobre o assunto. Para isso, você pode usar várias técnicas — no meu curso ensino em uma aula inteira aquela que considero mais eficiente e rápida.

Depois de escrever tudo, faça uma seleção do que considera mais importante e mais interessante para ser o foco de seu texto.

2. Escreva a introdução

O próximo passo é escrever a introdução de sua redação, ou seja, apresentar o problema e as questões a serem refletidas e questionadas para desenvolver no corpo de sua redação.

É importante que a introdução seja objetiva, clara, exponha sua tese e também seu conhecimento de mundo, o que pode ser feito via citações ou alusões históricas.

3. Escreva o desenvolvimento fundamentando em tópicos

O desenvolvimento é a parte que mais pode comprometer sua redação, então você precisa escrevê-lo de forma clara e coerente, expondo suas ideias ao abordar os questionamentos que se propôs.

Uma forma de escrever um bom desenvolvimento é a partir do “filtro das ideias”, ou seja, o primeiro passo que elencamos, pois, após selecionar os assuntos que considera mais importantes, pode desenvolvê-los nessa etapa, expondo seus argumentos.

A sua escrita também deve ter coesão, ou seja, um amarramento lógico entre as ideias. Para isso, você deve aprender a usar os conectivos.

4. Capriche na conclusão

Nessa etapa é importante que você retome os assuntos que expôs no desenvolvimento e coloque em xeque uma proposta de intervenção para a problemática do texto.

Aqui no site já publiquei alguns modelos de introdução e de conclusão de uma de minhas alunas que passou em medicina.

Como treinar para a redação do ENEM

Além de aprender a escrever uma boa redação ENEM, é preciso que você aprenda e desenvolva habilidades de gestão do tempo para a escrita, a estrutura de uma redação do ENEM, entre outros detalhes.

Por isso você precisa praticar levando em consideração o seguinte:

1. Fique atento ao tempo

A prova da redação de ENEM tem um tempo estipulado, portanto, você precisa ficar de olho no relógio para que não o ultrapasse.

Pratique bastante e separe tempo específico para cada uma das etapas. Vá treinando até se habituar ao tempo e não comprometer sua produção textual — sempre cronometre o tempo que você leva para escrever uma redação inteira e tente ficar dentro de 1h30min.

2. Fique atento às regras

Busque conhecer os critérios de correção da prova do ENEM para atentar a eles e não perder pontos — um deles é a própria estrutura do texto exigido que é o dissertativo-argumentativo.

Desse modo, em um texto dissertativo-argumentativo você precisa convencer o leitor sobre suas ideais e deverá usar argumentos pertinentes.

3. Fique atento ao tamanho

A questão do tamanho de uma redação também está nas regras da redação.

Por isso você também deve praticar tendo em mente esse detalhe, pois há uma quantidade mínima e a quantidade máxima de linhas que sua redação precisa ter para ser validada.

Treine tendo em mente este princípio para que não falte ou ultrapasse o tamanho estipulado. Se o seu problema está em sua letra, aprenda como melhorar sua caligrafia para a redação do ENEM.

4. Fique atento ao tema

Para garantir que sua redação não fuja ao tema, é necessário que você o entenda, portanto, como o ENEM geralmente traz temas da atualidade é vital que você busque informações sobre temas atuais para que saiba como poderá argumentar.

Veja meus 10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020.

5. Fique atento à norma culta

No dia a dia nos damos liberdade de erramos durante a fala, usarmos gírias e até fazermos concordância errada, porém na redação ENEM tais liberdades não são aceitáveis.

Portanto, ao treinar e escrever sua redação preste atenção à norma culta, para não a quebrar e comprometer seu desempenho, por isso, ao terminar seu texto, não deixe de revisá-lo com atenção.

6. Passe a limpo

O último passo é passar a limpo sua redação.

Pode até parecer bastante intuitivo, mas essa etapa também é necessário atenção, pois você precisa se preocupar com o espaço da folha, as margem e até a divisão de sílabas, caso alguma palavra tenha que ser dividida entre uma linha e outra.

Além disso, atente-se para não ultrapassar as 30 linhas máximas que devem ter seu texto!

Espero que tenha gostado das dicas e, certamente, ao praticá-las você terá ainda mais possibilidades de conseguir melhores resultados!

Embora seja possível aprender a estudar redação sozinho, existem várias outras estratégias que podem agilizar seu processo de escrita.

No meu curso de redação online, o Redação #Mito, vou te ensinar um método que os meus mais de 3 mil alunos utilizaram para garantir notas altas na redação do ENEM. Dá uma olhada lá!

André Gazola

André Augusto Gazola é avaliador oficial de redações do ENEM, formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Posts