Qual o Melhor Curso de Redação para o ENEM?

Opa, tudo bem? Aqui é o prof. André Gazola e hoje estou aqui para comentar com vocês sobre uma dúvida que eu recebo de muitos e muitos alunos — tanto alunos particulares, alunos que me mandam e-mail através do blog, quanto alunos do meu curso de redação.

Eles me perguntam o seguinte:

Prof. André, qual o melhor cursinho de redação online? Qual o melhor material pra estudar redação para o ENEM?

Mais do que responder essa dúvida, quero discuti-la com você.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não importa qual o melhor material. Importa é que você pegue o material e estude-o — assuma um método e siga-o até o final.

Se você botar na cabeça que vai fazer uma redação por semana, o método é esse: você vai fazer uma redação por semana.

Se você botar na cabeça que você vai estudar com… sei lá… com o ProENEM, você vai estudar o material deles e evoluir estudando esse material — não ficar pensando “será que isso aqui é o melhor ou não?”

Se você decidir usar o Descomplica… beleza! Você vai evoluir usando o material deles, estudando.

Se você decidir usar somente materiais gratuitos, tudo bem, você vai pegar os materiais gratuitos e vai estudar e evoluir utilizando-os.

Estou querendo dizer o seguinte: chega de perder tempo tentando pesquisar qual o melhor!

Simplesmente dá uma olhada nas suas opções, escolhe uma e pronto, chega de olhar para as outras.

Mas ok. Vamos levar em conta que apesar de todas as opções funcionarem, algumas são mais demoradas, exigem mais de você, enquanto outras vão te levar pro auge mais rápido, vão te dar uma nota 1000, ou próxima dela, mais rápido — vão facilitar seu caminho até o sucesso no ENEM.

Estudando Redação através de materiais grátis da internet

Então eu quero começar falando dos materiais grátis na internet.

Você sabe que há muuuitos. Se você pesquisar no google, pesquisar no Youtube, vai encontrar muita coisa grátis sobre redação.

O que eu penso sobre isso?

Eu penso que é a forma mais demorada pra você alcançar o sucesso no ENEM. Por quê?

Primeiro: porque os materiais grátis na internet não te proporcionam uma organização nos estudos. Você vai ficar lendo uma coisa aqui, uma coisa lá, outra coisa ali. Vai ficar tudo meio embolado na sua cabeça — você até vai saber das coisas, mas até você conseguir fazer o trabalho mental de organizar todas essas informações de maneira sequencial na sua cabeça para conseguir transformar isso em resultado na sua redação, vai demorar bastante.

Não é impossível! De maneira nenhuma, mas vai demorar muito mais do que com outro método.

Ok? Então tenha isso em mente.

Outra questão é que você precisa ter cuidado com muitos materiais grátis que existem na internet.

Por exemplo, eu fiz uma pesquisa no Google com “dicas de redação para o ENEM” (link para o meu artigo aqui do blog). O primeiro site que aparece lá é o Guia do Estudante.

(se você é um estudante atento, já percebeu que esse site aparece para tudo que é pesquisa relativa ao ENEM, mesmo sendo MUITO RUIM, extremamente lixo — os artigos que aparecem lá são superficiais, não são escritos por especialistas e só aparecem bem colocados no google porque 1) o site é da Editora Abril, que é uma autoridade em qualquer assunto relativo a publicações no Brasil e 2) porque eles têm muitos artigos, uma quantidade gigantesca, então acaba aparecendo nos primeiros lugares, mas os artigos do Guia do Estudante são horríveis, evite ao máximo)

Ok, nesse artigo que eu encontrei no Guia do Estudante com dicas de redação para o ENEM, a primeira dica que aparece é estude o tipo dissertativo.

O que você acha dessa dica? Essa dica chega a ser um câncer, gente! Cuidado!

O tipo de redação que é cobrado no ENEM não é o tipo dissertativo. Mas sim o tipo dissertativo-argumentativo. Faz diferença? Faz TODA diferença.

No tipo dissertativo, você simplesmente precisa expôr fatos e dados sobre o tema proposto. No tipo argumentativo não: você tem que tomar posição e convencer o leitor sobre sua opinião através de argumentos. Então faz toda diferença.

O dissertativo é completamente diferente do dissertativo-argumentativo.

Então a primeira dica do Guia do Estudante, que é o primeiro site que aparece no resultado de pesquisa para “dicas de redação ENEM” é ERRADA. Ela vai fazer você tirar ZERO na redação do ENEM.

Percebam o quão perigoso é isso!

E depois ele te dá mais dicas. Por exemplo: “leia muitos livros de História, Sociologia e Filosofia”

E aí? NÃO! Simplesmente não.

Claro que é importante ter conhecimento sobre essas áreas, mas ler livros não é o caminho pra gente adquirir esse tipo de conhecimento (pensando em fazer uma boa redação do ENEM, claro).

Primeiro: quanto tempo você vai demorar para ler 1 livro sequer de qualquer uma dessas disciplinas? Bastante!

Quanto desse livro você vai realmente absorver de conhecimento? Pouco, certamente.

Quanto tempo você vai demorar para selecionar um livro que você vai ler de uma dessas disciplinas — afinal existe uma infinidade? Vai demorar bastante tempo.

Ou seja, a estratégia de leitura de livros como forma de aumentar o seu conhecimento de mundo é extremamente lenta, demorada. Vai te fazer perder muito, muito tempo.

Então também não é uma dica boa para a redação do ENEM.

Depois o site ainda coloca coisas do tipo: “se você tirar uma nota ruim na primeira tentativa, não desanime e tente novamente”. Isso nem é dica, é uma motivação que na verdade não motiva em coisa nenhuma.

Ele ainda indica que você leia redações nota 1000 de provas passadas. Essa é uma dica razoável, mas que tem um problema: se você não tem conhecimento sobre pontos essenciais de redação, você vai ler um texto nota 1000 e não vai ser proveitoso, pois você não vai conseguir ter o discernimento de dizer “ah, isto aqui é bom”, “isto aqui é mais ou menos, eu faria diferente”, “ah, isto aqui eu estudei lá naquele curso, lá naquele vídeo”.

Portanto, ler redações nota 1000 sem ter um conhecimento prévio também vai ser uma perda de tempo pra você.

Falei de tudo isso e dei esse exemplo para mostrar que os conteúdos grátis de redação que você pode estudar tranquilamente para evoluir na sua escrita funcionam, porém são bem mais demorados e, algumas vezes, são perigosos, já que trazem informações incorretas.

O problema desse tipo de conteúdo é que os sites contratam pessoas que não são especialistas da área para escrevê-los. Então, muitas vezes, não se tem o conhecimento aprofundado que é necessário para escrever qualquer guia de qualquer disciplina.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Curtiu? Comenta aí!

Eu quero ser seu mestre!
Minhas melhores
Dicas de Redação
em seu e-mail
Cadastre-se para receber meus conteúdos exclusivos que vão ajudar você a alcançar uma nota altíssima na redação do ENEM 2019!
Cadastrar Agora!
Fechar isto e ir para o texto
close-link
DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link