6 Modelos Prontos para tirar 1000 na Redação do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio desse ano está cada vez mais próximo.

Pensando na prova que define as vagas em universidades públicas e privadas em cursos superiores por todo o Brasil através do SISU, você candidato certamente está nervoso e com aquele sentimento de “não estudei o suficiente”, não é?

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Aliás, você já conhece qual a melhor forma de se organizar e estudar para o ENEM do zero?

Bem, uma das provas que mais geram ansiedade por parte de todos é a prova de Redação do ENEM.

Todo ano eu dou aulas particulares de redação para diversos alunos que sabem da importância dessa prova — ela representa tanto que foi responsável pela reprovação do aluno que tirou a nota mais alta nas provas objetivas em 2014.

No meu curso de redação para o ENEM, ajudo os alunos a escrever redações sobre qualquer tema, eliminando aquele medo, aquela trava que a folha em branco gera, sabe?

Com essa segurança de quem sabe o que fazer, meus alunos acabam capazes de escrever as redações em menos de 60 minutos, o que lhes dá muito mais tempo para focar nas outras provas, nas outras matérias. É um grande diferencial, porque a maioria gasta muito tempo com redação.

Passou em Medicina de primeira

No ano passado, no entanto, eu tive uma aluna que era muito mais dedicada. Apesar de querer entrar no curso de Medicina, como a maioria, ela realmente queria passar de primeira no vestibular — coisa que é bem rara para esse curso aqui na minha região.

A Fabiane Pizzatto alcançou seu objetivo, sendo aprovada no vestibular da ULBRA, mas antes disso alcançou a nota de 960 na redação do ENEM através de uma estratégia muito interessante.

Fabiane Pizzatto - 960 na prova de Redação do ENEM 2014

Ela estava escrevendo super bem, tanto que eu já não encontrava nenhum erro em suas redações. Mas o problema do nervosismo na hora da prova e o desejo de economizar tempo levaram-na a criar modelos de introdução e de conclusão que podiam ser decorados e adaptados para qualquer tema de redação que aparecesse no ENEM.

Em outras palavras, ela achou um jeito de chegar no dia da prova com parte da sua redação pronta: ela tinha uma introdução para qualquer tema, um bom esqueleto e uma proposta de intervenção pronta.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

A Fabi pensou esses modelos considerando 3 eixos temáticos que costumam aparecer na prova:

  • Temas ligados à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente
  • Temas ligados a questões Políticas e Econômicas
  • Temas ligados a Problemas Sociais

Dessa forma, criamos uma introdução e uma conclusão para cada eixo, considerando os critérios de avaliação para a redação do ENEM:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa — eu revisei cada um dos parágrafos, deixando-os completamente de acordo;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa — você vai perceber que cada introdução traz a citação de um pensador, algo que faz com que automaticamente esse critério seja contemplado;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista — esse é um critério que deve ser bem contemplado nos argumentos, mas é importante que a introdução tenha um posicionamento sobre o tema, também chamado de tese;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação — também mais relacionado à argumentação, mas presente em todo texto que se pretenda coeso;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos — um item que gera muitas dúvidas, mas que está muito bem desenvolvido ao longo dos modelos de conclusão que construímos.

Modelo de Introdução para Problemas Sociais

Veja o modelo de introdução usado para temas relativos a problemas sociais:

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. (TEMA/PROBLEMA), (AMOSTRA DE OPINIÃO), reflete essa realidade.

Essa introdução usa uma ideia do Bauman, um famoso pensador da atualidade, e sua modernidade líquida, que pode ser usada para balizar qualquer problema social do mundo de hoje. Após essa mostra de conhecimento de outras áreas, há o espaço para a tese, que deve, é claro, ser adaptada de acordo com cada tema.

Modelo de Conclusão para Problemas Sociais

Retomando a ideia inicial sobre vida líquida e elaborando uma proposta de intervenção, eis o modelo de conclusão:

O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço (PROBLEMA), deve tornar-se efetivo, uma vez que (RETOMADA DA TESE). Sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar (O PROBLEMA EM QUESTÃO), construindo uma sociedade mais fiel aos (IDEAIS OU PRINCÍPIOS) da constituição.

Perceba que nessa conclusão, apesar de ser um modelo, as partes que o redator deve completar são imprescindíveis para deixar o parágrafo de acordo com o critério de avaliação número 5.

Modelo de Introdução para Sustentabilidade ou Problemas Ambientais

Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com (TEMA/PROBLEMA), (AMOSTRA DE OPINIÃO), reflete essa realidade.

Exatamente a mesma estratégia usada anteriormente, agora usando Sartre e adaptando a parte contextual. A tese sempre presente, é claro.

Modelo de Conclusão para Sustentabilidade ou Problemas Ambientais

É preciso que os indivíduos assumam, portanto, sua responsabilidade diante do (PROBLEMA), uma vez que (RETOMADA DA TESE). Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar os problemas ambientais, construindo um Brasil mais sustentável.

Modelo de Introdução para Questões Políticas e Econômicas

Após a Guerra Fria, com o avanço do capitalismo, o processo de globalização intensificou-se, bem como seus efeitos. Diante disso, o contato entre diferentes povos ampliou o conceito de identidade nacional. (TEMA/PROBLEMA) reflete pontos (POSITIVOS/NEGATIVOS) dessa realidade.

Modelo de Conclusão para questões Políticas e Econômicas

Recai sobre o ser humano, portanto, o compromisso de administrar com mais consciência as mudanças proporcionadas pelo avanço do mundo globalizado, uma vez que (RETOMADA DA TESE). Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar (PROBLEMA), construindo o progresso sem desconsiderar a ordem.

Bônus: Introdução para temas Filosóficos

Nós não chegamos a desenvolver a conclusão para este eixo, que é um tanto raro no ENEM, mas você pode usar essa introdução se o tema tiver relação com questões filosóficas:

Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno do (TEMA), (AMOSTRA DE OPINIÃO), encaixa-se em tal cenário.

Veja como a Fabi usou esse modelo para escrever uma redação sobre O Poder do Silêncio:

Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno do poder do silêncio, cuja polêmica está em quando a ausência do discurso é a melhor opção, encaixa-se em tal cenário.

Aprenda mais sobre a Redação do ENEM

É evidente que o uso desses modelos não garante uma nota alta na redação do ENEM, mas pode representar uma boa economia de tempo caso você já tenha habilidades de escrita bem desenvolvidas.

Se você quer aprender redação de verdade, alcançar uma nota alta e conquistar a vaga dos seus sonhos, acompanhe de segunda a quinta as lives no meu canal do Youtube às 19h07min.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes