100 Citações para usar na Redação do ENEM

Não é nenhuma novidade que a redação tem um grande peso na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares e, portanto, quem está se preparando para fazê-lo precisa preparar-se para ela de forma metódica para poder conseguir ter um bom desempenho na prova.

É por isso que preciso alertar você de que um dos recursos importantes e que você deveria explorar em sua redação são as citações.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Para que servem as citações em um texto expositivo/argumentativo?

As citações são um elemento diferencial que servem para mostrar ao corretor características a mais sobre seu conhecimento, além de darem mais credibilidade ao seu texto. Ou seja, mesmo que não sejam obrigatórias, seu uso é muito recomendado em redações expositivas ou argumentativas.

Para completar, ao usar citações filosóficas você estará mostrando que tem um bom repertório cultural, já que boa parte das citações para redação do ENEM são de filósofos e personalidades importantes.

Porém, não esqueça que também são válidos trechos de filmes e músicas.

Tendo em isso em mente, os temas propostos nas redações exigem de você uma opinião crítica e que mostre, evidentemente, uma boa leitura de mundo.

Não é por nada que no meu curso de Redação para o ENEM estudamos um módulo inteiro sobre como aumentar seu conhecimento de mundo de maneira rápida e efetiva.

Por conta disso, ter argumentos respaldados em fundamentação teórica, ou seja, através de citações curtas para redação irá elevar seu desempenho na prova textual.

As citações para usar na redação podem ser colocadas logo na introdução de seu texto, para provar um argumento ou na conclusão da redação.

Porém, entendemos o quão difícil é preparar citações para redação, tendo em vista que o tema da redação do ENEM é um grande mistério. Contudo, mesmo sendo uma tarefa difícil, é interessante guardar na memória algumas citações.

Para ajudá-lo nesse processo, separamos algumas citações para redação por tema, assim fica mais fácil você guardar algumas delas de acordo com possíveis temas do ENEM.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Citações para redação por tema

Mesmo que o tema da redação do ENEM seja uma verdadeira incógnita, ainda assim é possível depreender alguns possíveis temas ou áreas do conhecimento que podem ser explorados.

Portanto, separamos 100 citações para redação do ENEM, confira!

Citações para redação com temas que falam sobre Direitos Humanos

1. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

2. “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.” (Hannah Arendt, historiadora e filósofa Alemã)

3. “Liberdade parcial não é liberdade.” (Nelson Mandela, político Sul-Africano)

4. “A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.” (Ayn Rand, escritora e filósofa americana)

5. “Onde não há lei, não há liberdade.” (John Locke, filósofo inglês)

6. “Não se nasce mulher: torna-se.” (Simone de Beauvoir, escritora, professora e filósofa francesa)

7. “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.” (Jean-Paul Sartre, filósofo e crítico francês)

8. “O homem está condenado a ser livre, pois, uma vez lançado ao mundo, ele é responsável por tudo o que faz.” (Jean Paul Sartre, filósofo e crítico francês)

9. “Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” (Papa Francisco)

10. “Temos de respeitar mutuamente o direito do outro, e este é o começo do direito, da justiça.” (Hugues-Félicité de Lamennais, religioso, filósofo e teólogo francês)

11. “A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos.” (Jean-Jacques Rousseau, filósofo suíço)

12. “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” (Pablo Neruda, poeta chileno)

13. “Eu não estou dizendo para os homens não falarem mais dos direitos das mulheres, mas estou focando na ideia das mulheres serem independentes e lutarem por si mesmas.” (Malala Yousafzai, ativista paquistanesa)

14. “Paz em todo lar, toda rua, toda aldeia, todo país — esse é o meu sonho. Educação para toda criança do mundo. Sentar numa cadeira e ler livros com todas as minhas amigas, em uma escola, é um direito meu. Ver todo ser humano com um sorriso de felicidade é o meu desejo.” (Malala Yousafzai, ativista paquistanesa)

15. “O indivíduo que se recusa a defender os seus direitos quando chamado pelo seu Governo, merece ser um escravo, e deve ser punido como um inimigo do seu país e amigo de seu inimigo.” (Andrew Jackson, advogado e político americano)

16. “Acima de todas as liberdades, dê-me a de saber, de me expressar, de debater com autonomia, de acordo com minha consciência.” (John Milton, poeta inglês)

17. “Entre todos os direitos da mulher, nenhum é maior que o de ser mãe.” (Yutang Lin, escritor chinês)

18. “Toda a sociedade que pretende assegurar a liberdade aos homens deve começar por garantir-lhes a existência.” (Léon Blum, líder político socialista francês)

Citações para redação com temas que falam sobre Preconceito

19. “Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios.” (Nicolau Maquiavel, historiador, diplomata, poeta e músico italiano)

20. “Preconceito bloqueia a mente. Nada pode entrar. Nada verdadeiro pode escapar.” (Gerry Spence, jurista americano)

21. “Todo preconceito é condicionado por outro preconceito, e os mais frequentes são aqueles que provêm de suas contradições.” (Elías Canetti, escritor austríaco e prêmio Nobel de literatura em 1981)

22. “Os seres humanos são examinadores pobres, sujeitos a superstição, viés, preconceito e uma tendência profunda para ver o que eles querem ver, e não o que realmente está lá.” (Morgan Scott Peck, psiquiatra e escritor americano)

23. “O preconceito é filho da ignorância.” (William Hazlitt, escritor e crítico inglês)

24. “O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível.” (Maya Angelou, poeta e atriz americana)

25. “O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se – basta a simples reflexão.” (Machado de Assis, escritor brasileiro)

26. “O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas.” (Voltaire, escritor e filósofo francês)

27. “Época triste a nossa… mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito.” (Albert Einstein, físico alemão e prêmio Nobel de física de 1921)

28. “Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida.” (Paulo Autran, ator brasileiro)

Citações para redação com temas que falam sobre Refugiados

29. “Direito de asilo é direito humano.” (Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão)

30. “Nada no mundo é mais assustador que a ignorância em ação.” (Goethe, escritor e estadista alemão)

31. “Entre os indivíduos, assim como entre nações, o respeito pelo direito alheio é a paz.” (Benito Juárez, ex-presidente do México)

Citações para redação com temas que falam sobre Educação

32. “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” (Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro)

33. “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.” (Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro)

34. “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” (Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro)

35. “É no problema da educação que assenta o grande degredo do aperfeiçoamento da humanidade.” (Immanuel Kant, filósofo prussiano)

36. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” (Immanuel Kant, filósofo prussiano)

37. “A educação não é nem oriental nem ocidental. A educação é a educação e é o direito de cada ser humano.” (Malala Yousafzai, ativista paquistanesa)

38. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela, político Sul-Africano)

39. “A educação nos ajudará a sair da sujeira e da mediocridade!” (Betty Smith, escritora americana)

40. “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” (Sêneca, filósofo e escritor romano)

41. “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” (Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço)

42. “O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada.” (Émile Durkheim, francês considerado o fundador da sociologia moderna)

43. “Um povo que lê nunca será um povo escravo.” (António Lobo Antunes, escritor português)

44. “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” (Sir Arthur Lewis, economista britânico)

Citações para redação com temas que falam sobre Tecnologia

45. “Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa Humanidade” (Albert Einstein, físico alemão e prêmio Nobel de física de 1921)

46. “A tecnologia torna as grandes populações possíveis, grandes populações tornam a tecnologia indispensável.” (Joseph Wood Krutch, escritor e cientista americano)

47. “Fórmulas matemáticas no papel nem sempre são a melhor proteção contra os fatos da robótica.” (Isaac Asimov, escritor americano)

48. “Evidentemente as máquinas parecem ter sido inventadas para nos poupar de fadigas, mas todos os trabalhadores trabalham muito mais desde que se servem delas.” (Jean Paulhan, escritor francês)

49. “A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso.” (Stephen Covey, escritor americano)

50. “Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo o lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.” (Simone de Beauvoir, escritora, professora e filósofa francesa)

51. “O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser.” (George Orwell, escritor inglês)

52. “Temos que reconhecer humildemente: desenvolvimento tecnológico não trouxe o desenvolvimento psíquico esperado. Algumas coisas melhoraram, outras pioraram. Transtornos emocionais, solidão, crise de diálogo.” (Augusto Cury, psiquiatra e escritor brasileiro)

53. “Avanços na tecnologia dos computadores e da Internet mudaram a forma como a América trabalha, aprende e se comunica. A Internet tornou-se parte integrante da vida econômica, política e social da América.” (Bill Clinton, político americano)

54. “A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.” (Edward Teller, físico norte-americano de origem húngara)

Citações para redação com temas que falam sobre Fake News

55. “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.” (Paul Joseph Goebbels, político alemão, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista)

Citações para redação com temas que falam sobre Saúde Pública

56. “Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.” (Dalai Lama, chefe de estado e líder espiritual do Tibete)

57. “Alguns homens perdem a saúde para alcançar dinheiro.; e depois perdem o dinheiro para alcançar saúde.” (Noel Clarasó, escritor espanhol)

58. “A saúde como a fortuna, deixa de favorecer os que abusam dela.” (Charles Saint-Evremond, soldado e ensaísta francês)

59. “As mulheres em particular, precisam manter um olho em sua saúde física e mental, porque se estamos em um mundo cheio de compromissos, não temos muito tempo para cuidar de nós mesmos.” (Michelle Obama, ex primeira-dama dos Estados Unidos)

60. “A saúde é o estado no qual as funções necessárias se cumprem insensivelmente ou com prazer.” (Paul Valéry, escritor e pensador francês)

61. “Cuidar da saúde mental das meninas é fundamental para proporcionar um desenvolvimento saudável. Este encontro é importante para debater problemas que, muitas vezes, elas têm medo de conversar em casa ou na escola.” (Albertina Duarte Takiuti, brasileira graduada em medicina e professora da FMUSP)

62. “O ciclo da saúde mental é entender que pensamento gera sentimento.” (Alex Cavalcante, administrador brasileiro)

63. “Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoa apenas se ela existe para todas as pessoas.” (Phyllis Chesler, escritora, psicoterapeuta e professora norte-americana)

64. “A televisão tem feito muito pela psiquiatria ao espalhar informações sobre ela, bem como ao contribuir para a necessidade dela.” (Alfred Hitchcock, diretor e produtor britânico)

65.. “A saúde da alma não é menos vulnerável que a do corpo; e por muito afastados das paixões que nos julguemos, não corremos menor risco de nos deixar envolver nelas, que de adoecer quando estamos bem.” (François de La Rochefoucauld, escritor e moralista francês)

Citações para redação com temas que falam sobre Drogas

66. “Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo.” (Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço)

Citações para redação com temas que falam sobre Meio Ambiente

67. “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” (Paul Atson, cofundador do Greenpeace)

68. “Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.” (Pitágoras, filósofo e matemático grego)

69. “A mudança rápida da temperatura do ar não é mais funesta à saúde individual do que a das opiniões políticas à tranquilidade das nações.” (Marquês de Maricá, escritor, filósofo e político brasileiro)

70. “Eu entendo a felicidade como uma relação de harmonia, como uma relação estreita da pessoa com a sociedade, com aqueles que lhe são próximos e com o meio ambiente.” (José Saramago, escritor português e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura)

71. “É triste pensar que a natureza fala e o que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo, escritor francês)

72. “Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais.” (Victor Hugo, escritor francês)

73. “Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 ano, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente.” (Confúcio, filósofo chinês)

74. “Hoje, todos nós sabemos que somos finitos como raça. E, além de não saber como lidar com a imprevisibilidade dos fenômenos climáticos, temos pouco tempo para aprender como fazê-lo. (Marina Silva, historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira)

75. “A nossa geração tem que escolher o que ela valoriza mais: lucros de curto prazo ou habitabilidade de longo prazo no nosso lar planetário?” (Carl Sagan, cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo e escritor americano)

76. “Quando a natureza puxa a corda, é porque caminhamos ao contrário; quando ela nos castiga, é que o perigo está perto.” (Eliphas Lévi, escritor e ocultista francês)

77. “Se cada um de nós varresse a frente do nosso lugar, o mundo todo seria limpo.” (Goethe, escritor e estadista alemão)

78. “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” (Chico Xavier, médium, espiritista e filantropo brasileiro)

79. “Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore.” (Martin Luther King, pastor e ativista político norte-americano)

80. “As árvores são nosso pulmão, os rios nosso sangue, o ar é nossa respiração, e a Terra, nosso corpo.” (Deepak Chopra, médico e professor indiano radicado nos Estados Unidos)

81. “As pessoas devem ser capazes de desfrutar de onde vivem, enquanto ao mesmo tempo proteger as plantas e os animais ao redor deles.” (Tom Hanks, ator, produtor, roteirista e diretor norte-americano)

82. “A conservação dos recursos naturais é o problema fundamental. Se não o resolvermos, ficará difícil resolver todos os demais.” (Tedd Roosevelt, militar, explorador, naturalista, escritor e político norte-americano)

Citações para redação com temas que falam sobre Políticas Públicas

83. “Segurança pública se faz com pessoas que conseguem aliar boas ideias, planejamento e ação.” (Ivenio Hermes, cientista criminal, especialista em políticas e gestão em segurança pública brasileiro)

84. “Quanto à sensação de segurança perante os homens, o poder e o domínio são bens dados pela natureza, a partir dos quais podemos proporcionar-nos segurança.” (Epicuro, filósofo grego)

85. “O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido.” (Hannah Arendt, filósofa e política alemã)

86. “O homem é um animal político (Aristóteles, filósofo grego)

87. “Solução de problemas apenas restaura a normalidade. Aproveitar oportunidades significa explorar novos caminhos.” (Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo austríaco, considerado o pai da administração moderna)

88. “A inclusão social nas escolas é um grito da necessidade de aprimoramentos e investimentos específicos por parte do Governo Federal e da sociedade.  Cerca de 10% da população no Brasil apresenta algum tipo de deficiência. Diante desse quadro, vemos o como são importantes políticas de incentivo e o apoio das massas sociais.” (Jackson da Mata, escritor brasileiro)

89. “A política é a arte do possível”. (Bismark, chanceler alemão)

90. “A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas.” (Jaak Bosmans, escritor e representante da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo)

91. “Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias.” (Augusto Cury, psiquiatra e escritor brasileiro)

92. “A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias.” (Clement Attlee, político e primeiro-ministro inglês)

93. “Todo o progresso é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.” (Martin Luther King, pastor e ativista político norte-americano)

94. “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” (George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês)

95. “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.” (Herbert José de Sousa, sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro)

96.  “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.” (Karl Marx, filósofo, sociólogo, economista e revolucionário socialista prussiano)

97. “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver” (Mahatma Gandhi, advogado e nacionalista indiano)

98. “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia.” (Nelson Mandela, político Sul-Africano)

99. “O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.” (Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e político brasileiro)

100. “O Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia.” (Karl Marx, filósofo, sociólogo, economista e revolucionário socialista prussiano)

Concluindo: Mostre seu conhecimento de mundo

Não importa se você usar citações ou alusões históricas, o mais importante na redação é mostrar todo seu conhecimento de mundo e capacidade de relacionar informações em defesa do seu ponto de vista.

Você pode fazer isso estudando sozinho para o ENEM ou através da minha ajuda direta com o meu curso de Redação para o ENEM que já aprovou mais de 3 mil candidatos com notas acima de 900 na redação.

Bora estudar juntos?

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes