Como é corrigida a redação do ENEM


Não é raro me deparar com estudantes que estão se preparando para fazer o ENEMOpens in a new tab. que têm dúvidas sobre os critérios de avaliação da redação, nada mais justo, não é mesmo?

Veja bem, quem está estudando e se preparando com todo o foco quer saber como é feita a correção da redação do ENEM para, assim, preparar-se melhor para a prova e dar mais atenção às competências da redação ENEMOpens in a new tab..

Além do mais, os critérios de correção da redação do ENEM são uma das maiores reclamações por parte dos estudantes que fazem o ENEM, que ao se verem impossibilitados de solicitar revisão de nota e até de descobrir os motivos da redação ter sido zerada, se veem inconformados.

Por ser uma questão tão polêmica, é importante que o estudante entenda como é feita a correção da redação do ENEM. Então, vamos entender a matriz de correção?

Como é feita a correção da redação do ENEM

Uma das informações mais importantes é entender quem corrige a prova de redação do ENEM.

De modo geral, a redação do ENEM é corrigida inicialmente por dois professores — eles corrigem a mesma prova e atribuem uma nota.

Eles o fazem de forma independente, ou seja, sem saberem quem mais corrigiu a prova e qual a nota que já atribuíram aquela redação.

As notas desses dois corretores têm que se assemelhar, pois se divergirem mais de 100 pontos da nota total, ou 80 pontos de cada uma das competências redação ENEM avaliadas, essa redação terá que ser avaliada por um terceiro corretor.

Mas e se as notas atribuídas ainda apresentarem muita discrepância? Nesse caso, em específico, a prova será avaliada por uma banca composta por três professores que deverão avaliar a redação e atribuir uma nota final.

Mas quais os critérios de avaliação? Quantos pontos valem? Quais as competências redação ENEM são avaliadas? É chegado o momento de entendermos a matriz de correção dessa importante prova.

Matriz de correção da redação do ENEM

A matriz de correção da redação do ENEM leva em consideração 5 competências, que valem no máximo 200 pontos cada e no mínimo 0, de modo que a pontuação total da redação pode ser 1000.

Desse modo, as competências redação ENEM a são:

  1. Mostrar domínio na escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreensão do tema da redação e bom desempenho no seu desenvolvimento, de acordo com a estrutura dissertativa-argumentativa em prosa;
  3. Bom desempenho na organização das ideias, na exposição dos argumentos e em sua defesa — será levada em consideração a qualidade da interpretação da informação proposta;
  4. Manifestar de conhecimentos acerca das ferramentas linguísticas para uma boa construção de argumentos; e
  5. Elaborar uma proposta de intervenção relevante para o problema proposto no tema da redação, levando em consideração o respeito aos direitos humanos.

Para que você entenda melhor os critérios de correção da redação do ENEM, vamos falar sobre cada uma das competências a serem avaliadas.

1. Mostrar domínio na escrita formal da língua portuguesa

Nessa competência redação ENEM, o que se espera é que o candidato registre suas ideais de acordo com a norma culta e produza seu texto respaldado nessa forma de registro.

Durante a correção desse critério, o corretor avaliará os aspectos gramaticais do texto escrito, bem como a utilização da norma culta.

Então, é necessário que o candidato se atente para a sintaxe de concordância, a colocação verbal, a regência, a pontuação, a flexão, a ortografia e todos os demais aspectos linguísticos da norma culta que são exigidos em uma redação.

2. Compreensão do tema da redação e bom desempenho no desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo

Essa matriz de correção irá avaliar a forma que o candidato interpretou o tema proposto e como ele desenvolveu seus argumentos no texto dissertativo.

Inclusive, o corretor avaliará se você soube usar corretamente a estrutura desse tipo de texto e a organização de suas ideais e opiniões.

3. Defender um ponto de vista de forma organizada, coerente e coesa

Para essa competência será avaliado como o participante expôs e organizou suas ideias e argumentos de forma coerente e coesa.

Além da forma como o candidato interpretou as informações e selecionou os dados para a construção de sua redação de forma a corresponder com o tema proposto da redação do ENEM.

4. Manifestar de conhecimentos acerca das ferramentas linguística para uma boa construção de argumentos

Já nessa competência, serão avaliados os recursos coesivos para a boa articulação dos argumentos e exposição de opiniões, dados e fatos.

Quem corrige a redação do ENEM irá observar aspectos como: coesão referencial, coesão lexical e coesão gramatical.

Aprenda a usar os conectivos na redação do ENEM

Portanto é essencial que você confira e estude esses aspectos em sua produção textual.

5. Elaborar uma proposta de intervenção relevante para o problema proposto no tema da redação, respeitando os direitos humanos

Para essa matriz de correção da redação ENEM, será avaliada a competência do participante em solucionar a problemática desenvolvida, principalmente em quesitos como a qualidade da intervenção: se é genérica ou mais específica.

Além disso, um fator determinante para esse critério é se o estudante levou em consideração a solidariedade, os direitos humanos e o respeito à diversidade sociocultural, pois são os eixos fundamentais para uma sociedade democrática.

Como é calculada a nota da redação?

A atribuição da nota da redação é calculada de acordo com as 5 competências redação ENEM, que valem no máximo 200 pontos cada e no mínimo 0.

Que por sua vez desdobram-se em 4 níveis: insuficiente, regular, bom e excelente da seguinte maneira:

Então, além de cada competência a ser avaliada pelo corretor é necessário que ele saiba em que nível o candidato se encontre para lhe atribuir uma nota.

Quais motivos podem levar a redação a ser nota zero

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que zeraram na redação, certo?

Esse é um medo real de vários candidatos que passam o ano se preparando para a prova, pois tem medo de “mandar bem” na prova objetiva e acabar se dando mal na redação.

Tendo em vista isso é importante que o candidato tenha em mente algumas características que podem levar um corretor a atribuir nota zero, como por exemplo:

  • Fugir completamente do tema proposto pela prova;
  • Escrever uma redação minúsculo – com até sete linhas;
  • Folha de redação entregue em branco;
  • Redação que não segue a estrutura textual requisitada (dissertativo-argumentativo)
  • Redação com desenho ou outros aspectos impróprios colocados de forma proposital e que não tenham relação com o tema proposto;
  • Redação que desrespeite dos direitos humanos e a diversidade sociocultural.

Após tomar conhecimento dessas características, basta evitá-las em sua prova de redação, assim suas chances de garantir que sua redação tenha uma boa pontuação e, consequentemente, ter uma boa oportunidade de ingressar em uma faculdade aumentaram consideravelmente.

Em suma, saber como é feita a correção da redação do ENEM e os critérios de correção da redação do ENEM é uma forma de se manter atento aos detalhes exigidos e tentar cumpri-los e/ou evitá-los.

Ademais, você pode utilizar essa métrica nos seus estudos práticos de produção textual para ir se preparando.

Quer aprender mais estudando comigo, tendo acesso 24h ao meu WhatsApp? Conheça meu curso de Redação para o ENEM.

André Gazola

André Augusto Gazola é avaliador oficial de redações do ENEM, formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Content

©Lendo.org 2007 - 2020 - Todos os direitos reservados | Não copie sem prévia autorização

Meu Curso de Redação ENEM

Conheça o curso que eu desenvolvi para ajudar você a tirar acima de 900 na Redação do ENEM
CLIQUE E CONHEÇA O CURSO
O único de um avaliador oficial do ENEM.
close-link
Clique em mim