Redação pronta para qualquer tema para ENEM e vestibular


Dominar a escrita é fundamental para quem está se preparando para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Por conseguinte, durante a redação é a sua oportunidade de explicitar o seu raciocínio e ideias de uma forma que seja atraente para os leitores. E saiba que estamos aqui para ajudá-lo a criar a sua redação perfeita, independentemente do tópico que você precisar abordar. 

Depois de ler o texto, não deixe de conhecer meu curso de redação para o ENEM, o Redação Mito.

Redação para qualquer tema: exemplos e modelos prontos

O preparativo para o ENEM leva algum tempo para dominar. Ao entender adequadamente o básico de uma redação, você poderá fazer com que qualquer tópico discutido no exame atenda às suas necessidades (ou aumentar a probabilidade de obter uma melhor nota). O trabalho do ensino médio para te preparar, pode ser desafiador, então, vá no seu tempo e domine todas as habilidades necessárias.

Ao criar modelos de redações, você notará que todos tendem a ter a mesma estrutura. Portanto, quando você terminar seus estudos, sinta-se à vontade para começar a desenvolver estratégias para diferentes categorias de redações existentes e aumentar as suas chances de passar nas universidades.

Neste artigo, mostraremos um modelo base de redação do ENEM – se você quiser entender mais, vamos adiante!

O que é uma redação?

Podemos definir a redação como um pequeno trabalho de prosa de não-ficção, tipicamente escrito em um estilo expositivo ou argumentativo e geralmente de natureza analítica. As redações costumam ser pessoais e expressivos, refletindo a perspectiva única do escritor sobre seus próprios pensamentos ou ideias. 

Deste modo, a redação possui três partes principais, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Mais à frente, você encontrará Informações adicionais sobre o tópico em específico abordado aqui.

Quais são os diferentes tipos de redação?

O Exame Nacional do Ensino Médio é um teste padronizado que examina o conhecimento dos alunos em matemática, ciências humanas e estudos sociais. A prova de redação do ENEM é uma ótima maneira dos alunos demonstrarem sua capacidade de escrita. 

As três principais categorias de redação são – dissertação, descrição e narração. Mergulharemos rapidamente nessas categorias a seguir, para começar a entendê-la melhor.

Causar uma boa impressão com a escrita é necessário, mas não se limite a apenas essas categorias de composições. Fonte: Pixabay

A redação dissertativa

Esse é o modelo de redação mais popular para aqueles que iram realizar a redação ENEM, mas tome cuidado – existem outros modelos que podem ser cobrados em diferentes vestibulares! Em uma redação dissertativa pronta, os alunos precisam cada vez mais discutir um tópico e articular seus pensamentos e perspectivas sobre ele. 

A redação dissertativa é classificada em dois tipos:

  1. Dissertativa-argumentativa
  2. Dissertativo-expositivo

O ENEM e outros exames nacionais similares, exige que os alunos escrevam uma dissertação argumentativo sobre um tema. O objetivo é criar um argumento que convença os leitores, mesmo que eles não concordem com os seus pensamentos. É válido salientar que o escritor não precisa necessariamente ser a favor de uma determinada posição, entretanto, seus argumentos não devem negar os direitos humanos ou ser preconceituosos. Preste bastante atenção a isso!

No entanto, sempre se certifique de fornecer os devidos créditos ao escritor original.

Estrutura para a redação do ENEM

A redação do ENEM, precisa ter a seguinte estrutura:




Introdução

Aqui, apresente o tema e a ideia de sua redação. Deve conter uma linha de raciocínio que atraia o leitor de modo a continuar a leitura.



Desenvolvimento
Nesta parte, deve-se criar e defender os seus argumentos. Ou seja, deverá conter as sugestões que você conduziu na introdução. É hora de persuadir seu leitor através de enredos, passagens descritivas, explicações, exemplos, citações, causas e efeitos.

Conclusão
Por fim, você reformula seu argumento e adiciona algumas evidências para apoiá-lo. Essa simples redação pronta deve ter uma proposta de intervenção, contendo a solução do tema.

A redação narrativa

A redação narrativa é um estilo de escrita, onde a história é contada através do uso de palavras, diálogo, etc. É uma arte que exige muita criatividade e imaginação. A empatia é a chave para uma redação narrativa bem-sucedida.

O potencial de criar histórias convincentes, existe há séculos. Os contadores de histórias na Grécia antiga, eram considerados escritores narrativos.

Estrutura dessa redação

Os textos dissertativos são encarregados por discutir um tema ou assunto através de argumentos. Defende um ponto de vista enquanto tenta persuadir o leitor. Esse gênero textual é divido em:

  • Introdução, é crucial que o leitor entenda a história apresentada e perceba a situação atual para compreender com clareza o que se lê;
  • Desenvolvimento, onde é traçado cuidadosamente o curso dos eventos;
  • O clímax, é o ápice do enredo;
  • A conclusão é o parágrafo que amarra a introdução e o desenvolvimento da redação.

A redação descritiva

A redação descritiva é como uma prosa não literária que visa fornecer uma imagem ou descrição detalhada de algo. Pode ser encontrado em romances, contos, poemas e outras obras de literatura. O autor transmite ao leitor uma imagem ou história para ajudá-los a entender o que estão lendo. 

Para que a escrita descritiva seja eficaz, ela precisa ser elaborada como se estivesse acontecendo agora, a favor dê os leitores sintam que estão realmente lá com os personagens da história.

A redação do ENEM, segue o gênero de texto dissertativo-argumentativo e defende uma perspectiva  por meio da discussão e da análise. Fonte: Pixabay

Um artigo de opinião

Artigos de opinião são uma espécie de texto onde o escritor emite seus pensamentos sobre um problema que está acontecendo. A sua estrutura é composta por uma introdução, abordando como os tópicos foram desenvolvidos, bem como o foco no formato, direções e reflexões finais.

No entanto, ele tem a perspectiva do autor o tempo todo. A princípio pode parecer estranho e provavelmente um pouco complicado – não deixe a ansiedade tomar conta – mas, explicarei com mais detalhes adiante.

Redação dissertativo-argumentativa – redação do ENEM


O que fazer

O que evitar
✅ Novas ideias e argumentos podem se apresentam a todo momento.❌ Pode ser imaginário.
✅ Escreve, menciona, fornece dados.❌Narrador, enredo e personagens são elementos de suma importância. 
✅ Os  tópicos principais são bem fundamentados.❌ Desrespeitar os direitos humanos.
✅ Quando a introdução, desenvolvimento e conclusão forem providos, o foco final deve ser na  proposta de intervenção.      ❌ Fazer o uso de outro gênero textual.

Veja o vídeo de como fazer um esqueleto de redação para qualquer tema

O esqueleto de redação é um guia para ajudar os alunos a organizar seus pensamentos. Ele é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Este vídeo mostrará como criar um para qualquer tópico em poucos minutos!

Pode até parecer uma tarefa assustadora. Mas, todas as redações começam com uma estrutura.

Esqueleto de redação pronto para qualquer tema

Até agora, você viu que existem alguns tipos de produções textuais. Portanto, você precisa decidir qual a opção mais viável e a que se enquadra nas suas necessidades. Com isso dito, é importante estar preparado para quaisquer desafios futuros.

Imagine o seguinte tópico, sobre a “Maioridade penal no Brasil”. Quando apresentado o tema, o aluno começa a usar um diagrama, como este abaixo:



Tema


Maioridade penal no Brasil

Tese
A qualidade da educação no país e a atuação do estado pelos desfavorecidos.

Introdução
A situação social do Brasil é baseada em um sistema injusto. Como resultado, as pessoas estão enfrentando diversos contratempos e, consequentemente desenvolvendo até doenças mentais. Existem algumas causas que levam a essa injustiça – ARGUMENTO 1 e ARGUMENTO 2.

Desenvolv. 1
Educar as crianças produz melhores resultados que castigá-las com o encarceramento. 

Desenvolv. 2
O sistema prisional é um sistema falho que pune o ser humano em vez de lhes fornecer os recursos adequados para mudar suas vidas.



Conclusão

É interessante escrever sobre como a penalidade levou a um grande número de problemas no modo como as sociedades funcionam, incluindo questões como a falta de inclusão social em que está atrelado a educação. No final, explicar os fatores que podem levar à penalização seletiva de determinados grupos.

Existem algumas etapas para escrever no Enem e outras provas, muitas das quais as redações prontas, podem ser feitas a partir do esqueleto mencionado anteriormente. Aqui estão os passos em ordem:

  1. Antes de começar a escrever, leia o tópico com atenção e reflita sobre ele;
  2. Certifique-se de projetar suas dissertações conforme o seu tema. Esta, deve ser a base do seu trabalho, e todos os aspectos diferentes se encaixarão;
  3. Se você já tem alguns temas bem definidos, pode usar a seguinte lista de pontos para ajudar a organizar e ordenar os seus pensamentos. Dessa forma, a partir dos contextos inseridos no início, você pode escrever o desenvolvimento 1 e 2, ou seja, dois parágrafos com base nos argumentos;
  4. Escreva seu desfecho com cuidado. Esta, deve ser a última coisa a ser escrita, e deve concluir as ideias apresentadas na introdução.

O candidato deve estar sempre preparado com recursos aplicáveis nas provas. Fonte Pixabay

Não tenha medo! Mesmo que a ideia de um “modelo pronto para qualquer tema do ENEM” pareça difícil ou esmagadora, entretanto, não é. É uma maneira de conduzir você a encontrar sua inspiração e tirá-lo de sua zona de conforto. Você desenvolverá seu próprio texto em torno da ideia e a tornará ótima!

Modelos Prontos para Quaisquer Temas de Redação ENEM

O treinamento nunca foi tão fácil de fazer! Simplesmente, selecione seu tópico de preferência e complemente com alegações, segundo os modelos de introduções e conclusões, você terá uma ótima visão de como estruturar o parágrafo de uma redação e expandir seu repertório de escrita adequadamente! Agora, vejamos:

Introdução Pronta para Qualquer Tema de Redação

Logo em seguida, há uma lista de exemplos introdutórios. Foram sugeridos alguns tópicos, mas você também pode usar a ideia geral para aplicá-los em qualquer assunto. Lembre-se de seguir conforme o tópico solicitado.

Modelo de introdução para problemas sociaisOs problemas sociais não são apenas uma questão do presente, mas estão conosco desde tempos imemoriais. Eles fazem parte de nossas vidas cotidianas e nunca podemos ignorá-los. Nos últimos anos, houve um aumento da pobreza, falta de moradia, onde acarretou problemas na saúde mental de muitos cidadãos. Isso levou à necessidade das pesquisas e conscientização sobre essas questões. TEMA (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO + IDEIA A SER DEFENDIDA) corroboram esta asserção.
Modelo de introdução para sustentabilidade ou problemas ambientaisA sustentabilidade é o processo de criar e manter o bem-estar econômico, social e ambiental para as gerações atuais e futuras através de um mundo em constante mudança. A sustentabilidade tornou-se um assunto importante em todo a humanidade. Todavia, para tornar nosso planeta sustentável,  TEMA (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO + IDEIA A SER DEFENDIDA) e reduzir o desperdício.
Modelo de introdução para questões políticas e econômicasA economia global está em declínio constante desde a crise financeira de 2008. Assim, gerou o aumento do número de pessoas que vivem na pobreza e um aumento na agitação política. Embora não haja uma razão única para essa desaceleração, muitos especialistas concordam TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO + IDEIA A SER DEFENDIDA) demonstra que esses dois são os principais contribuintes para esse problema.
Modelo de introdução para o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileiraNa atual conjuntura do país,  ainda existe um alto grau de intolerância às pessoas com doenças mentais. TEMA (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO + IDEIA A SER DEFENDIDA) demonstram que as leis brasileiras fornecem proteção contra crimes de ódio em geral, mas não são suficientes para combater o preconceito em particular. Existem algumas instituições que oferecem proteção a diferentes grupos, mas não têm poder e recursos suficientes para combater eficazmente esse problema por conta própria, podendo o governo federal fornecer um melhor suporte contra essa realidade.
Bônus: Modelo de introdução para temas filosóficosKant acreditava que o conhecimento não é suficiente para alcançar a felicidade. Pois, para sermos felizes, precisamos adquirir a sapiência. A ideia de sabedoria é um tema comum em muitos textos filosóficos. É o sentido de que coletivamente sabemos muito sobre a realidade, a não compreensão e como nossas ações o afetam. A discussão sobre TEMA (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO + IDEIA A SER DEFENDIDA) corrobora com essa afirmativa.

Conclusão Pronta para Qualquer Tema

Use alguns desses modelos para ajudá-lo a elaborar suas conclusões. Eles normalmente vão bem com a introdução porque são sobre tópicos bem semelhantes.

Modelo de conclusão para problemas sociaisA luta por igualdade e justiça social vem acontecendo há décadas. É uma batalha sem fim que continuará até que alcancemos uma realidade onde (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO) todas as pessoas estejam livres da injustiça. O mundo está em crise. Estamos enfrentando muitos problemas nas relações sociais que precisam ser resolvidos. Por conseguinte (ABORDAR A TESE) precisamos encontrar uma solução para esses problemas e combater a desigualdade e a pobreza.
Modelo de conclusão para sustentabilidade ou problemas ambientaisO atual sistema econômico global não é sustentável. Não está apenas causando danos ecológicos, mas também injustiça social, pobreza, desigualdade, desemprego e diversos outros problemas. Precisamos encontrar (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO) de modo a melhorar a performance do nosso sistema econômico com o intuito de (ABORDAR A TESE) em fornecer melhores resultados sociais para todas as pessoas ao redor do mundo.
Modelo de conclusão para questões políticas e econômicasA economia global está em constante mudança. Houve uma quantidade sem precedentes de inovação tecnológica na última década, o que levou (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO) ao aumento da eficiência e da produtividade o/a (ABORDAR A TESE).
Modelo de conclusão para o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileiraMedidas para combater a discriminação dessas pessoas portadoras de doenças mentais com leis que penalizam a (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO). Apesar do fato de que essas patologias mentais são frequentemente estereotipadas ou minimizadas, é importante ajudar as pessoas a entender sua gravidade podendo (ABORDAR A TESE). Uma boa forma de fazer isso é por meio da mídia e a atuação mais iminente do Ministério da Saúde, que deve estimular a discussão para que esse estigma social seja combatido.
Bônus: Modelo de conclusão para temas filosóficosKant é um homem cético quanto à ideia de sabedoria. Pregava-se que o ser humano não deveria ser desviado pelos seus sentimentos, mas sim, confiar em sua razão e conhecimento devido o/a (TESE/QUESTIONAMENTO/DISCUSSÃO). Não obstante, procura encontrar uma maneira de empregar o/a (ABORDAR A TESE)  na vida e aproveitá-lo ao máximo.
Você precisará realizar algumas alterações e correções (caso precise)  nas seções introdutória e conclusiva. Todavia, deve escrever mais em relação ao tópico de cada parágrafo.

Outras fontes sobre os temas

Para ajudá-lo, compilamos uma lista das melhores fontes de pesquisa referente aos tópicos abordados em nossos modelos de introduções e conclusões. Veja a seguir, para você ter um melhor embasamento ao escrever sua redação.



Direitos Humanos


https://www.gov.br


Doenças Mentais


https://www.paho.org/


Sustentabilidade


https://www.inbs.com.br/

Podemos te ajudar com modelos de redação para qualquer tema

Se porventura, as instruções e dicas fornecidas aqui não parecem ajudá-lo, não se sinta mal. Todos nós temos o nosso próprio estilo de escrever e às vezes não é tão simples expressar seus pensamentos através de palavras. Portanto, é imprescindível construir uma boa estrutura para uma redação feita, e, não se culpe se estiver tendo dificuldade. 

Oferecemos um amplo leque de serviços na nossa plataforma do StudyBay que podem ajudá-lo no que for possível. Entre em contato com nossos profissionais altamente qualificados e peça o seu modelo de redação, correções e o que for necessário para o seu crescimento.

Respire fundo e pense no que está sendo proposto. Siga os modelos montados e tudo deve fluir muito mais tranquilamente no ENEM. Fonte: Pixabay

Conclusão

Escrever é uma habilidade essencial para todos, e não ser capaz de escrever bem pode ser uma enorme desvantagem na vida. Por isso, a Studybay está aqui para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de escrita com uma variedade de recursos e tutores que atendem às suas necessidades e orçamento. Você pode encontrar um tutor especializado em qualquer área em que precisar de ajuda, desde a redação do ENEM até redação técnica, e contratá-lo pelo tempo que for necessário.

Perguntas frequentes

Como fazer uma redação para qualquer tema?

Procure estar atento sobre os eventos atuais através das redes sociais e por outros meios de comunicação, onde é possível manter-se informado e aproveitar ao máximo o seu tempo. Busque também criar uma rotina no trabalho ou em casa, que lhe permita praticar e escrever com mais sucesso.

 Onde encontrar uma redação pronta?

Encontrar uma redação pronta pode ser complicado. Às vezes você precisa pagar por isso e às vezes pode não ser a qualidade que você deseja. Em um esforço para oferecer redações prontas de qualidade, foi criada a StudyBay.

Como começar uma redação?

Leia o título e a ideia geral para começar e, em seguida, construa um esboço de sua redação dissertativa-argumentativa.

O que escrever na redação tema livre?

É mais eficaz falar sobre as coisas que você conhece melhor – seu trabalho ou a área que prestará o vestibular, por exemplo.

Checklist

  • Estar sempre em dia com as atualidades e fatos
  • Compreender o tipo de texto necessário a ser escrito
  • Se nortear a partir dos componentes selecionado para a estrutura pronta de redação
  • Dispor de um esqueleto de redação pronta para ajudá-lo se aprimorar 
  • Use exemplos de redação para praticar a sua escrita

André Gazola

André Augusto Gazola é avaliador oficial de redações do ENEM, formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Posts