Como melhorar a letra para a Redação do ENEM

Quando falamos de redação do ENEM, há uma preocupação que não se refere apenas à questão do tema, mas também a detalhes mais técnicos como ter boa caligrafia e que tipo de caligrafia usar: letra cursiva, letra de forma? Entre outras dúvidas.

Mesmo que a parte objetiva do ENEM seja extensa e cansativa, ainda assim o candidato não precisa se preocupar com sua caligrafia, tendo em vista que a resolução das questões fica no caderno de questões que, por sua vez, não passa pelas mãos dos revisores.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

No entanto, com a redação é outra história, pois ela passa pelas mãos dos corretores e além de ter que focar e caprichar em seu conteúdo, é preciso que ela seja legível.

Portanto, é preciso caprichar, também, na caligrafia da redação do ENEM.

Na realidade, para a redação chegar a ser corrigida, ela precisa passar primeiro pelo critério da legibilidade, pois só assim os corretores poderão compreender e entender seu conteúdo para poder corrigi-lo.

Caligrafia redação do ENEM

Muitos estudantes ficam temerosos quando falamos sobre caligrafia na redação do ENEM, porque não é raro considerarem sua letra feia e, geralmente, costumam associar isso à legibilidade.

Entretanto, é preciso que entendamos o seguinte: ter uma letra feia não significa que ela seja ilegível. Para o corretor, o que realmente conta é que as palavras sejam de fácil compreensão, pois não compete a ele tentar adivinhar o que está escrito.

É por isso que é importante que o candidato se preocupe em como melhorar a caligrafia, para que se torne legível e o corretor consiga compreender o que está escrito em sua redação.

É nesse ínterim também que surgem dúvidas sobre que tipo de caligrafia redação do ENEM se deve usar, afinal, algumas pessoas podem considerar sua letra de forma mais legível que sua letra cursiva. Mas o que é permitido para essa prova?

Qual caligrafia redação do ENEM usar? Letra de forma ou letra cursiva?

Não existe nenhuma exigência a respeito do tipo de letras que você pode ou não escrever no ENEM.

No entanto, essa é uma dúvida bastante recorrente, ou seja, é mais comum do que você imagina estudantes perguntarem se pode usar letra de forma na redação ou tem que ser letra cursiva.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

A verdade é que você pode optar tanto por letra cursiva, quanto letra de forma. Porém, independente de sua escolha, o único critério que ela precisa ter é legibilidade, para que, assim, o corretor consiga entender o que está escrito.

Entretanto, você precisa ter atenção a um detalhe: é preciso que diferencie letra maiúscula de minúscula, mesmo que você esteja escrevendo com letra de forma na redação.

Desse modo, no início das orações e em outros lugares onde se exige letra maiúscula, tente fazer a letra de forma um pouco maior do que no restante do texto.

Já se você optar por escrever sua redação com letra cursiva, mas suas letras maiúsculas forem com letra de forma, isso não tem problema nenhum.

O que fazer para melhorar a caligrafia?

Tendo em vista a importância da caligrafia para a redação do ENEM e o fato de que existem exercícios para melhorar a letra, resolvemos elencar o que fazer para melhorar a caligrafia.

Afinal de contas, por mais que haja pessoas que têm a letra bonita, muitas outras não têm e ficam preocupadas com a caligrafia na redação do ENEM e, portanto, se questionando como ter boa caligrafia.

Se você se enquadra nesse perfil, essas dicas são para você, mas se você já tem a letra legível e quer saber como melhorar a caligrafia, essas dicas podem ser super úteis também.

Exercícios para melhorar a letra

Confira 5 exercícios para melhorar a letra, pratique-os independentemente de sua letra ser cursiva ou letra de forma.

Teste canetas e procure um local adequado

É muito importante que você teste algumas canetas diferentes (marcas, pontas, e até mesmo formatos) para poder descobrir a que melhor ajuda na sua caligrafia.

Essa dica é importante porque não são todas as canetas que ajudam a como ter boa caligrafia, pois há pessoas que conseguem escrever mais bonito com pontas mais espessas, outras com pontas mais finas, canetas mais lisas, finas ou que proporcionem uma maior pegada e / ou mais grossas.

Porém, se você acredita que escreve melhor com lápis, aprenda a como melhorar a caligrafia com ele para só depois passar para a caneta.

Quanto ao local adequado, se você quer aprender a como ter boa caligrafia deve encontrar um espaço onde possa ter apoio para os braços, bem como para o papel.

Posteriormente, após encontrar a posição do seu braço e de sua mão, quando for mudar de linha, ao invés de mexer com o braço, deslize a folha de papel para cima.

Domine sua força e pratique movimentos no papel

Quando você vai escrever, como segura a caneta? Qual a pressão que utiliza para escrever?

A melhor forma de melhorar a caligrafia é, no ato da escrita, você segurar a caneta da forma mais leve possível e fazer os traços utilizando o braço para conduzir os movimentos da mão.

Seguindo com exercícios para melhorar a letra, pegue um caderno com pauta e faça traços verticais de forma sequencial até encher as linhas tanto com traços retos, como inclinados para ambos os lados.

O ideal é que durante esse processo você busque um padrão: tente manter a distância entre esses traços verticais.

Já para ganhar habilidade de movimento, faça a mesma sequência com círculos (molas) verticais, inclinados, etc.

É interessante que você pratique esses exercícios para melhorar a letra várias e várias vezes até ganhar um bom domínio e proficiência de movimentos.

Exercite sua escrita escrevendo na vertical

Substitua o apoio vertical de escrita (geralmente a mesa) por um apoio horizontal (pode ser uma parede), ou seja, em pé.

Nesses exercícios para melhorar a letra você manterá seu braço de escrever flexionado. Escreva palavras bem grandes e com letras bem grandes.

Ao fazer isso você conseguirá perceber que o movimento de seu ombro e braço, além disso, diminuirá a pressão que você pode colocar em sua mão na hora de escrever.

Treine, exercite e aperfeiçoe

Pratique bastante o exercício anterior, pois você perceberá além da força que emprega para escrever, os possíveis problemas com as laçadas e seu movimento de escrita (ombro, braço e pulso).

Ademais, com os treinos, vá diminuindo o tamanho das letras e aperfeiçoando-a.

Escreva todos os dias

Se você se vê às voltas sobre o que fazer para melhorar a caligrafia, saiba que uma das melhoras exercícios para melhorar a letra é o mais lógico: escrevendo e escrevendo muito.

Sabe aquele ditado que diz que a prática leva à perfeição?

Isso vale completamente para melhorar a caligrafia redação do ENEM, pois quanto mais você escreve, melhor sua letra irá ficar, em contrapartida, se você passar muito tempo sem escrever, sua letra pode ficar muito feia.

Uma dica para escrever mais é você manter um diário, além de poder exercitar a escrita todos os dias, estará exercitando outras habilidades.

Espero que este post tenha te ajudado a saber como melhorar a letra para a Redação do ENEM, mas sobretudo, coloque em prática esses exercícios para melhorar a letra e você perceberá o quanto vai melhorar.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes