Como ir bem na faculdade?

A vida na universidade pode tornar-se um grande problema para um estudante que não conseguir equilibrar seus estudos, sua vida social e, muitas vezes, um trabalho.

As dicas a seguir vão ajudá-lo a lidar melhor com os desafios que representam o ingresso no ensino superior.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Vá para a Aula

Por que você acha que seus pais investem na sua educação e pagam até seu curso superior?

Para que você vá à faculdade!

Apenas vá. Mesmo quando não “estiver a fim”. Vá. Você pode ganhar pontos de participação e o professor terá a oportunidade de conhecer você melhor. Isso irá mantê-lo no fluxo da aula e prepará-lo para eventos inesperados como uma avaliação sobre um conteúdo recém estudado.

Diversas disciplinas têm trabalhos para fazer em aula e estudos de caso que você só ouvirá se estiver presente. Não desperdice isso!

Organize-se

No curso superior, sua capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo é muito importante. Busque formas de organizar e planejar todos os seus trabalhos, tentando terminá-los o mais cedo possível para evitar estresses de última hora.

Algumas universidades possuem ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) nos quais você pode registrar as datas de avaliações e trabalhos. Você também pode gostar de usar ferramentas on-line como o Google Agenda para registrar todos seus compromissos, sejam relativos à universidade ou não.

Se você não gosta de usar a internet para esse tipo de coisa, uma boa e velha agenda de papel pode ser de grande ajuda.

Eu, até hoje, utilizo um grande quadro branco que fica no meu escritório. Nele, anoto todas as minhas tarefas a fazer e vou apagando conforme as realizo.

Para aumentar sua produtividade e organizar seu tempo, a técnica Pomodoro é uma das melhores que existem.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Imponha limites em relação à mídia

Uso das Redes Sociais para Estudar

Isso inclui o Facebook, o YouTube, o Orkut, a televisão, os videogames e todo tipo de entretenimento virtual.

Você está na faculdade para aprender. Não perca seu foco e seu tempo com esse tipo de coisa, a não ser que você saiba tirar proveito delas para seus estudos.

Encare seu aprendizado como se estivesse em uma empresa

Em um trabalho, geralmente você começa às 7 e meia da manhã e sai às 5 e meia da tarde. O resto do dia seria seu tempo livre.

Se você seguir uma disciplina semelhante em relação aos seus estudos, seu sucesso está garantido.

Vá para a aula, frequente a biblioteca, estude seriamente e às 5 e meia da tarde deixe os livros de lado e vá para casa. Simples assim. Haja como um profissional, um adulto. Trate sua vida acadêmica como se fosse um treinamento para sua futura vida profissional.

Encontre o melhor método de estudo para você

Em relação à forma de estudo, cada um de nós é diferente.

Alguns gostam de estudar em meio ao barulho, outros preferem silêncio. Alguns gostam de música para aumentar a concentração, outros precisam ler em voz alta para si mesmos. Alguns gostam de ficar sozinhos na biblioteca, outros preferem estudos em grupo.

A neurociência vem tentando explicar essas diferenças e pode ajudá-lo a encontrar o melhor método de aprendizado.

Outra fonte que você vai gostar é este infográfico sobre os estilos de aprendizagem, com sugestões e dicas de métodos de estudo conforme as características de cada um.

Equilibre trabalho, estudo e vida social

Muitos estudantes universitários começam a tirar notas baixas pois só pensam em sair e conversar com os amigos o tempo todo.

Não pense que não há tempo para vida social quando se está na faculdade, mas tudo deve ser equilibrado. Fique longe de festas enquanto não deixar seus estudos em ordem.

Use seu tempo de forma eficiente e efetiva

Não deixe nada para depois. Tente progredir diariamente em tudo que você se propuser a fazer.

Por exemplo, se você tem um artigo acadêmico ou uma resenha para entregar daqui seis semanas, não deixe para escrever apenas três dias antes.

Eu utilizo um método que sempre se mostrou muito eficaz: estipulo o número de páginas para meu texto e divido pelo número de dias que tenho até a data de entrega.

Dessa forma, eu sei quanto preciso escrever por dia para ter tudo pronto na data final. Foi dessa forma que evitei sérias sobrecargas de trabalhos ao final de cada semestre da faculdade de Letras.

Cuide de sua saúde

Os antigos gregos já diziam: “Νους υγιής εν σωματι υγιεί”, ou seja “mente sã, corpo são”.

Estude muito, mas não deixe de praticar exercícios físicos, de alimentar-se bem e de dormir o tempo necessário todas as noites. Com isso você não apenas se sentirá melhor, mas também conseguirá pensar e aprender mais facilmente.

Mantenha um esforço de 100% durante todo o semestre

Alguns estudantes começam o semestre muito bem, mas vão perdendo energia conforme o tempo vai passando.

Eles pensam que se esforçando no princípio poderão relaxar ao final de cada disciplina. Esse é um erro grosseiro.

Esforce-se para dar sempre o seu melhor fazendo tudo com o maior afinco possível. Mantenha-se no topo e não perca o foco!

Dicas de Estudo – Nível Universitário

  • Faça anotações em todas as aulas e reescreva todas elas quando chegar em casa. Seja claro, de forma que seja possível entendê-las mesmo fora do contexto da aula. Além disso, não esqueça de datá-las.
  • Se for preciso, procure e aproveite serviços como aulas extra, grupos de estudo ou de pesquisa e aulas para alunos com dificuldades. Não espere nem tenha vergonha de pedir ajuda. Você paga para ter esses serviços. Use-os.
  • Considere a ideia de estudar em lugares que são agradáveis para você. Por exemplo, na cafeteria enquanto toma aquele expresso depois do almoço.
  • Revise suas anotações regularmente e seja crítico em relação a elas. Veja se estão consistentes e abarcam o conteúdo de forma clara e objetiva. Faça isso antes das provas ou avaliações, sendo sincero consigo mesmo a respeito de suas fraquezas e esforçando-se para corrigi-las assim que possível.
  • Se você tiver que faltar aula por motivo de doença ou alguma outra razão muito séria, pergunte ao professor sobre a matéria que você perdeu e, se preciso, peça ajuda a algum colega para recuperar aquele conteúdo.
  • Aprenda a escrever rapidamente, pois isso é necessário para tomar notas de tudo que for dito em aula.

Com todas essas dicas simples e óbvias, porém muito importantes, espero ajudar você que está ingressando na universidade ou que vem enfrentando problemas de organização no curso superior.

Manter-se sempre focado e encarar seus estudos com seriedade pode ser difícil no início, mas dará muitos frutos ao longo de toda sua vida profissional e acadêmica.

Tire suas dúvidas sobre o TCC e aprenda fazê-lo de forma mais rápida e fácil.

Para quem está entrando na Universidade

A universidade vem se tornando cada vez mais acessível ao estudante brasileiro. Com a ajuda de programas como o PROUNI, muitas famílias que nunca sonhariam em ver seus filhos com um diploma universitário já podem vislumbrar esse grande acontecimento.

No entanto, pouco tem sido feito para dar uma base melhor ao acadêmico iniciante, que, muitas vezes, sai do Ensino Médio sem a experiência e as habilidades necessárias para adaptar-se mais facilmente a uma forma de ensino completamente diferente: o Ensino Superior.

Pensando nisso, aqui no Lendo.org publicamos uma série de artigos que buscam justamente auxiliar os universitários das mais diversas formas possíveis, para que possam extrair o máximo de suas experiências acadêmicas.

Com os textos abaixo, você vai aprender, entre muitas outras coisas, sobre as diferenças entre escola e faculdade, sobre como elaborar trabalhos de alta qualidade e até como superar o desafio de trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Desafios do Ensino Superior

Elaboração de trabalhos e modelos prontos

  • Como fazer um trabalho da faculdade. Linhas gerais de como você deve estruturar qualquer trabalho acadêmico levando em conta a organização, coerência e qualidade das informações e argumentos utilizados.
  • Como fazer uma resenha e Modelos de resenha. O tipo de trabalho mais solicitado nas universidades, a resenha pode ser referente a livros, filmes, palestras e qualquer outro conjunto de informações. Também há diversos tipos de resenha, que o artigo aborda de forma bem didática.
  • Como fazer um resumo. Mais simples que a resenha, o resumo deve conter as informações principais do material sintetizado sem perder a coerência original.
  • Como escrever um artigo acadêmico. Um tipo de texto muito importante no mundo acadêmico, pois serve para fazer o conhecimento circular, ser questionado, corrigido e atualizado. Nas graduações, costuma ser exigido por vários professores.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes