Como organizar seu tempo de estudo – a técnica do espaçamento

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Muitos alunos chegam até mim com dúvidas quanto à organização de seu tempo de estudo. A maioria diz não ter tempo suficiente ou não ter disciplina para seguir um cronograma muito pesado. Outros, ainda, dizem esquecer boa parte do que estudaram pouco tempo depois de ter feito a leitura do material proposto.

O que muitos não sabem, porém, é que o aprendizado não depende somente do tempo que gastamos estudando algo, mas sim da forma como o organizamos. Nesse artigo vou ensinar sobre uma estratégia que uso há mais de 15 anos — desde o tempo da escola — para tirar melhor proveito do pouco tempo que sempre tive para estudar. Eu a chamo de técnica do espaçamento.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Organizando sua agenda de estudos

Em primeiríssimo lugar, você deve ter uma agenda ou calendário grande em que possa organizar todos os seus horários disponíveis para estudar. Se quiser, é claro, você pode usar uma ferramenta virtual como o Google Agenda. O importante é que você NUNCA deixe para estudar na última hora, pois isso costuma causar um estado de nervosismo que o faz esquecer até mesmo daquele pouco que já sabia.

Tempo e Organização para o estudo
A organização é uma parte essencial do seu estudo.

Normalmente, sabemos sobre uma prova ou avaliação bastante tempo antes da data, não é? A técnica do espaçamento consiste em olhar para esse tempo e espaçar, organizar na sua agenda horários curtos de estudo, que se repetem ao longo desse período.

O raciocínio é simples: você aprende muito melhor estudando 40 minutos por dia, durante 10 dias, do que estudando quase 7 horas (400 minutos) num único dia.

Com essa divisão o seu cérebro retém mais informação gastando menos energia, facilitando a formação da memória de longo prazo a respeito da matéria estudada — a galinha dos ovos de ouro de qualquer estudante.

Algo importante de destacar, no entanto, é que você deve evitar sessões de estudo menores que 30 minutos, pois assim não se dá tempo suficiente para o cérebro focar-se naquela atividade a ponto de criar um entendimento sólido sobre o tema de estudo — não sei dizer se isso tem alguma explicação científica, mas é algo que percebi ao longo desses anos.

Outra coisa importante: defina o total de tempo que você precisa estudar para aquela prova específica antes de começar a estudar. Assim você pode organizar esse tempo através da técnica do espaçamento com mais consciência a respeito de suas necessidades.

E como saber quanto tempo você precisa? É uma questão bem individual, mas algo possível de considerar é o tipo de teste que vai lhe cobrar aquele conhecimento. Questões de múltipla escolha, por exemplo, são muito mais fáceis de resolver e requerem menos tempo de estudo do que questões em que você deve escrever a resposta dando explicações e exemplos. Se for uma atividade prática, algo relacionado a movimentos corporais como dança, exercícios físicos ou esportes, então você deverá considerar também o treino em torno da teoria que você estudar.

Eis uma dica simples, porém muito efetiva que eu uso desde que tinha 10 anos de idade.

Ser produtivo, hoje, é uma habilidade mais do que essencial, então precisamos sempre encontrar estratégias para manter o foco e alcançar a alta performance em nossa vida pessoal a profissional.

[adrotate banner=”151″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

No Youtube há alguns vídeos que falam sobre essa questão da organização do tempo de estudo e também sobre outras formas de estudar melhor. Encontrei um em especial com 4 formas de ser mais produtivo em seus estudos. Assista abaixo:

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes