Como conciliar trabalho e estudo

Você acaba de encontrar uma grande oportunidade: pode trabalhar em uma empresa e ir à faculdade para graduar-se em sua área de interesse. Ou então está preparando-se para um grande concurso público, com salários altos, mas com grande concorrência. Ainda, pode estar prestes a fazer o vestibular, mas precisa trabalhar para pagar as contas.

Em todas essas situações, logo surge um grande problema: como conciliar o tempo para conseguir realizar todas essas atividades? Como trabalhar e estudar, tendo bom desempenho em ambos?

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Eis aqui alguns conselhos para estudantes trabalhadores como eu, que precisam fazer muitas acrobacias, encontrando tempo para lidar com a correria desse alucinado e interessante estilo de vida.

Organização é tudo

Mantenha seu material organizado e em um só lugar. Anote em sua agenda ou calendário as datas para entrega dos trabalhos e nunca deixe-os para a última hora.

Se você cursa diversas disciplinas como eu (já cheguei a cursar 8 no mesmo semestre), considere a possibilidade de separar seu tempo conforme as exigências de cada uma;

Crie um calendário flexível! Algumas partes de seu calendário não poderão ser movidas, como horários de aulas e de trabalho, isso é óbvio.

Mas tente criar uma rotina em que você se adapte de forma que também possa ajustar caso apareçam outras coisas importantes. Como um estudante que trabalha, prepare-se para encarar novas tarefas, imprevistos e crises de trabalhos repentinos, os quais terá que fazer imediatamente;

Além disso, informe seus chefes, amigos e familiares sobre seu calendário. Tenha certeza de que as pessoas que convivem com você saibam quando e onde você estará.

Faça um calendário geral e mande por e-mail para todos, ou use um calendário on-line que possa ser compartilhado.

Tenha em mente que nem todos em seu trabalho entenderão que você é um estudante e nem todos em sua faculdade entenderão que você trabalha, então, ao menos, deixe todos informados.

Para organizar seu tempo e utilizá-lo com maior eficiência, você ainda pode ler os seguintes artigos aqui do blog:

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Veja, por exemplo, um resumo da técnica que eu utilizo para aumentar minha produtividade:

Ciclo de 1 Pomodoro - Aprendizagem e Produtividade

Saiba mais sobre essa técnica aqui: Como aumentar sua produtividade com a técnica Pomodoro.

Cuide de sua Saúde

Controle o stress! Ele é um fator inevitável na vida de um estudante trabalhador, então você terá que tentar preveni-lo, mas, acima de tudo, aprender a superá-lo. Para isso siga esses 3 passos:

  1. Tenha horários de descanso: Isso também deve estar no seu calendário. Não caia naqueles pensamentos do tipo “Eu não preciso dormir hoje, posso adiantar isso aqui”. Isso vai acabar com você.
  2. Mantenha-se ativo: Faça alongamento, nade, corra, faça algum esporte. Manter um estilo de vida saudável ajuda a aliviar o stress e você ainda verá que quanto mais exercício fizer, mais fácil será lidar com os estudos e o trabalho.
  3. Viva: Não esqueça de aproveitar sua vida. Não fique angustiado por causa da intensidade de sua vida acadêmica e profissional. Guarde um tempo para desfrutar do mundo ao seu redor e apreciar suas relações sociais. Vá ao cinema, leia livros de assuntos diferentes, assista televisão.

Nunca se esqueça de inserir em seu calendário essas coisas que fazem você se sentir vivo e o enriquecem como pessoa.

Leia mais 6 dicas para combater o stress.

Não perca a Motivação

Seja realista. Talvez realmente não haja tempo para tudo, por isso você deve identificar suas prioridades e não ficar se culpando caso não consiga terminar todas as tarefas para um determinado dia.

Seja positivo e tenha em mente que você é um privilegiado por estar trabalhando e estudando: muita gente no mundo não tem nenhuma de suas oportunidades.

Lembre-se do porquê de estar fazendo isso. Ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo, você está enfrentando um desafio que a maioria das pessoas não se atreveria a enfrentar. Mas você também não enfrentaria se não tivesse boas razões para fazer isso.

Não importa se seu desejo é uma grande carreira, uma família feliz ou simplesmente aprender. Quando pensar que “isso já é demais”, lembre-se de seus objetivos.

Leia mais: Como manter a motivação para os estudos.

Conselhos úteis para quem Trabalha e Estuda

  • Mantenha o trabalho e a escola separados: Não se preocupe com o trabalho durante as aulas e vice-versa, concentre-se no que está fazendo no momento;
  • Procure ferramentas on-line que possam ajudar na organização do seu tempo: eu recomendo o Backpackit e o Google Calendar;
  • Pense mais e trabalhe menos;
  • Mantenha seus contatos: Como todas essas tarefas sua atividade social tende a decair. Tente manter contato com seus amigos e pessoas conhecidas, ao menos por e-mail.

Os Perigos de Trabalhar e Estudar

  • Mantenha-se atento aos sinais que indiquem algum problema para a entrega de seus trabalhos e faça os ajustes necessários em seu calendário;
  • Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é uma tarefa para todos. Não permita que seus estudos atrapalhem seu trabalho, a não ser que viver desempregado não seja um problema pra você;
  • Nunca pare! Um semestre de férias parecerá uma boa ideia em algum momento, mas acredite, você pode nunca mais voltar. Por mais que esteja cansado, faça pelo menos uma disciplina que lhe seja interessante e participativa.

Outras Estratégias?

Se você é um estudante ativo e um trabalhador incansável, certamente já utilizou muitas dessas estratégias na sua vida.

Mas o que mais pode ajudar? Compartilhe sua história como alguém que estuda e trabalha nos comentários para ajudar outras pessoas que estejam passando por dificuldades para conciliar suas atividades.

Ser produtivo, hoje, é uma habilidade mais do que essencial, então precisamos sempre encontrar estratégias para manter o foco e alcançar a alta performance em nossa vida pessoal a profissional.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes