50 alusões históricas para usar na redação do ENEM


Conhecer diferentes tipos de alusões históricas para redação pode ser um diferencial na hora de conquistar a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quer saber mais? Acompanhe esse artigo.

É comum que os avaliadores do Enem atribuem boas notas para quem utiliza as citações e alusões históricas para redação, portanto, conhecer um pouco sobre esse tema é essencial se você deseja fazer uma excelente prova.

Ao descobrir quais são as alusões históricas para qualquer tema de redação, você estará mais preparado e conseguirá mostrar o seu potencial ao redigir o seu texto.

O tema da redação do Enem no ano de 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, alguns dos alunos que fizeram essa edição citaram a série Black Mirror como uma alusão histórica.

Isso foi visto como um excelente fator aos olhos de quem estava avaliando, já que comparar o tema com algum acontecimento histórico é uma estratégia para deixar o texto mais rico.

Quer saber mais sobre alusões históricas para redação? Continue nesse artigo, pois vou explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Afinal, o que é alusões históricas? Entenda

Mulher Pensando para o ENEM

A alusão nada mais é que uma figura de linguagem cuja origem é do latim, allusio e essa palavra significa referência e citação.

Dessa forma, é muito usada na língua portuguesa e é aplicada quando é feito um exemplo de ideias e realizando comparações com algo que é parecido.

Sendo assim, além da apresentação da estrutura básica de uma redação, os avaliadores do Enem valorizam bastante as alusões históricas, pois, como já mencionado, enriquece o texto do aluno.

Portanto, as alusões podem ser citações de algum pensador, livro ou até mesmo de um filme, documentário e série que são relacionados a proposta do tema da redação.

Chegou o momento de você conhecer algumas alusões históricas para redação do ENEM e melhorar a sua nota final na prova.

Como fazer uma boa redação? 50 Alusões para redação que você precisa conhecer

Escrevendo a Redação com Alusões Históricas

Agora você sabe o que é a e a importância de saber alusões históricas redação Enem, conheça alguns exemplos e faça a diferença na hora de redigir o seu texto.

Abaixo, confira possíveis temas e as melhores alusões históricas para redações que poderão fazer propostas parecidas com os temas sugeridos, mas é importante salientar que adaptar sempre é uma estratégia boa.

Tema: Preconceito linguístico, Língua Portuguesa e livros brasileiros

1 – Poemas como: Vício da Fala e Pronominais de Oswald de Andrade podem ser citados para falar desses temas que tratam sobre diversos assuntos relacionados a língua Portuguesa.

2 – Citar a Colonização do Brasil é importante na discussão sobre preconceitos linguísticos, pois influenciou na forma do português brasileiro e como há a desvalorização dos usos de linguagens das massas.

3 – O uso de dialetos no Pré-Modernismo em poemas por famosos autores, exaltando a diferença linguística em nosso país.

Uma das alusões históricas para redação importantes para evidenciar acontecimentos históricos no Brasil com o preconceito linguístico.

4 – Centralização da língua portuguesa no período colonial, valorização do português normativo e culto.

Tema: A democracia ao acesso à cultura

5 – O Renascimento, pois foi uma época em que a arte europeia contava com artistas famosos, como Shakespeare, Leonardo Da Vinci e Michelangelo.

Por mais que tenha sido um período em que o movimento se rompeu com a cultura em geral, ainda há um fato que ainda reflete nos dias atuais: cultura produzida devido ao financiamento da elite.

6 – Revolução Industrial e produção de arte, já que esse artifício se tornou um produto de consumo, onde a cultura erudita era vista como requintada e a cultura das massas era desvalorizada.

7 – Arpatheid Cultural: quem vive em lugares periféricos estão distantes de locais que promovem a arte como teatros e os museus.

8 – A criação, em 1985, do Ministério da Cultura, que foi visto durante o Governo Sarney, com o objetivo de promover a valorização à tradição nacional e proporcionar liberdade de expressão.

Liberdade de expressão para aqueles que tiveram suas músicas e obras eliminadas pela censura que aconteceu durante todos os anos da Ditadura Militar no Brasil.

9 – “Não deixe o samba morrer” de Alcione, descrevendo que a arte e a cultura são fundamentais para todo mundo.

Essas são as principais alusões históricas para redação, porém há diversas outras, continue!

Tema: Questões relacionadas aos índios

10 – Museus Indígena do Rio de Janeiro que foi responsável pela expulsão dos índios que viviam no local.

11 – “Índios” música da banda Legião Urbana, pois é uma das fortes alusões históricas para usar na redação cujo tema é o índio do Brasil.

12 – Racismo da parte da supremacia das pessoas de Portugal sobre os indígenas durante o período da Colonização que se configura até hoje como racismo.

No entanto, esse é uma questão que passou por certo velamento devido a caracterização apenas desse mesmo crime cometido contra as pessoas negras durante esse mesmo período.

Tema: Questões relacionadas aos esportes

13 – Criação dos Jogos Olímpicos como valorização da prática esportivana Grécia Antiga.

14 – 1984: quando as regras do futebol e uma bola foram trazidas da Inglaterra, por Charles Miller, porém, o esporte era privado a elite, portanto, os negros e os pobres só podiam assistir aos jogos e jamais participar.

15 – Constituição Federal Brasileira e a citação sobre o dever do estado na fomentação do esporte.

Não acaba por aqui! Quer saber mais alusões históricas para qualquer redação? Continue acompanhando esse artigo, pois vou te contar muito mais sobre esse assunto.

Tema: Preconceito contra quem é LGBT

16 – Propagando de casais LGBT da marca O Boticário que fez as vendas aumentarem no dia dos namorados.

Importante alusão histórica para qualquer tema de redação que envolva LGBTfobia, homofobia, direito dos homossexuais, relacionamentos homoafetivos.

17 – Parada LGBT que proporciona benefícios a economia de uma cidade, assim como a Parada LGBT de São Paulo, que é uma das maiores do mundo todo e é considerada um movimento de resistência dessa comunidade.

18 – Citação do iluminista Rousseau: “o homem nasce bom, porém a sociedade o corrompe”.

19 – A grande dificuldade em conviver com que é diferente de forma social, já que segundo a teoria da Seleção Natural que foi uma proposta de Charles Darwin, os humanos são frutos de processos da evolução.

Dessa forma, ainda que todos nós sejamos de uma única espécie, há diversas diferenças que nos permeiam.

Tema: A violência e a justiça no Brasil e mundo

20 – Filmes: Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 e o tratamento agressivo da parte dos policiais contra os envolvidos com drogas.

21 – Citações de jornalistas, como: “Bandido bom é bandido morto” fala de Datena no programa Brasil Urgente.

22 – Em 1945, há mais de 70 anos, os Estados Unidos foram responsáveis pelos lançamentos de bombas atômicas nas cidades do Japão: Nagasaki e Hiroshima.

Tema: A deficiência no Brasil e no mundo

23 – Citação da 2ª Guerra Mundial onde as pessoas que possuíam deficiência foram submetidas a “experiências científicas na Alemanha durante o período nazista controlado por Hitler.

Durante esse mesmo tempo, os mutilados que sobreviviam as guerras eram considerados grandes heróis em outros países, como nos Estados Unidos, e recebiam honras e tratamentos em instituições governamentais.

Além também do extermínio massivo de quem era deficiente.

24 – O gibi “Turma da Mônica” que é um grande clássico da literatura infanto-juvenil, escrito por Maurício de Sousa, conta a história de vida do personagem Lucca, que é uma criança que vive na cadeira de rodas.

Os gibis contam o amor e a inclusão da sociedade para esse personagem e essa é uma das alusões históricas para redação interessante, pois se trata de um acontecimento brasileiro.

25 – Falar sobre a Grécia antiga, Atenas, onde quem era influenciado por Aristóteles, que foi responsável pela definição jurídica que é utilizada até os dias de hoje.

“Tratar os desiguais de maneira igual constitui-se em injustiça”, sendo assim, os deficientes acabaram sendo protegidos e amparados pela sociedade.

26 – Nobres e plebeus que possuíam a permissão para poder sacrificar os filhos que nasciam com alguma deficiência na Roma antiga.

Há outras alusões históricas para usar na redação que você ainda precisa conhecer, sendo assim, continue lendo esse artigo e garanta uma excelente nota no Enem.

Tema: Diferentes conceitos em relação a família no Brasil

27 – Abordagem da novela reproduzida pela Rede Globo, Babilônia, onde a personagem de Fernanda Montenegro, Teresa, e a de Nathalia Timberg, Estelas, viviam juntas durante muitos anos.

O filho, interpretado por Chay Suede, Rafael, acabaram sofrendo preconceito devido aos dogmas religiosos e que o conceito de família é pensando em amor.

28 – Diversos pessoas que são criadas por outros parentes, assim como Isaac Newton que foi criado pelos avós.

29 – Citação do período literário Realismo onde era retratado os diversos casamentos que eram forjados para que uma pessoa pudesse subir na posição social.

Tema: Migração, Emigração, Imigração e a Xenofobia

30 – O livro de Graciliano Ramos, Vidas Secas que é responsável por contar a história de uma família de nordestinos considerada retirante que fugiam da seca do sertão.

Por outro lado, a história é cíclica e por mais que essa família tente fugir a seca parecia não possuir um fim, sem falar que a obra também aborda algumas questões sobre zoormorfia de um homem.

31 – “Que horas ela volta?” é um filme que retrata a vida de uma empregada doméstica interpretada por Regina Casé, uma personagem nordestina que foi para São Paulo.

O objetivo dessa alusão histórica para redação do Enem é justamente mostrar os frutos de um Brasil xenofóbico e que foi contaminado por causa da segregação social.

32 – Citação da Grécia Antiga, onde o preconceito contra qualquer pessoa estrangeira acontecia com bastante frequência e isso porque era uma época onde as pessoas imigrantes eram consideradas não cidadãs.

Portanto, eram pessoas que não possuíam direitos iguais aos outros.

Não para por aqui, conheça outras alusões históricas para usar em qualquer redação e no Enem e receba uma boa avaliação no resultado final.

Tema: Abuso de quem tem poder e repressão durante a história e na atualidade

33 – Movimento Hippie que foi um movimento contracultura que foi iniciado em 1960 nos Estados Unidos, que eram pessoas que achavam que todo autoritarismo e grandes instituições não podem ser legitimadas para conseguir se manter.

Eram contra qualquer movimento de guerra e também protestavam contra a Guerra do Vietnã.

34 – A Idade Média foi o período marcado pela supremacia da igreja católica, sociedade organizada em hierarquia, economia ruralizada, enfraquecimento do comércio e sistema feudal que iniciou no século V e estendeu-se até o século XV.

Portanto, essa é uma das principais alusões históricas para redação cujo tema envolve abuso de poder e repressão.

35 – O fascismo, que foi um sistema político, social e econômico, forte em países com crises como Alemanha e Itália, lideradas por Hitler e Mussolini, podem ser citadas em diversos tipos de redações.

Tema: Juventude e Bullying

36 – De acordo com a teoria da tábula rasa que foi desenvolvida por John Locke, todo ser humano é como uma tela que está em branco e que somos preenchidos por nossas experiências e influências.

Seguindo essa ideia, pode levar em consideração que qualquer prática adotada pela juventude que pratica o Bullying em escolas pode possuir origem na família, em outras discussões e outros fatores.

Tema: Intolerância religiosa

37 – Toda falta de conhecimento das massas em relação as: religiões africanas, Iemanjá, macumba, que são cultuadas por várias pessoas no Brasil, religiões mulçumanas, que sofrem com os estereótipos de radicalização

Assim como também a falta de compreensão dos costumes.

38 – A adoção de uma religião só como a certa e quando isso acaba fugindo do campo da “ideologia” e vai para direção de atos que são violentos de forma física.

Como o caso da menina de 11 anos que levou pedradas ao sair de um terreiro de Candomblé no Rio de Janeiro e é uma boa maneira de usar uma alusão história para redação no Enem.

Quer conhecer algumas alusões históricas para redação sobre saúde? Prossiga!

Tema: Saúde no Brasil e no mundo

39 – Revolta da Vacina que aconteceu no Brasil em 1924, pois a população se revoltou devido ao fato do governo brasileiro impor a vacinação obrigatória.

Excelente alusão histórica, pois o tema da vacinação é muito atual.

40 – Citar a Constituição de 1988, pois ela descreve a garantia de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

Tema: Violência contra mulher e igualdade de gênero

41 – Revolução Francesa que aconteceu entre os anos de 1789 e 1799 que foi também um período bem agitado da história na França, que foi responsável por colocar em foco algumas questões, como:

  • Liberdade;
  • Igualdade;
  • Fraternidade.

Tudo isso devido as influências do Iluminismo.

42 – Período da literatura Barroca, que ocorreu no século XXII, a figura da mulher passou por uma edificação e a um instrumento de sedução dentro da poesia.

Poemas como “à mesa da Dona Ângela”, escrito por Gregório de Matos acaba se referindo as mulheres como anjos que tentam, mas não guardam e que a beleza mata como se um pecado.

Ainda há mais alusões históricas para usar em redação, sendo assim, se atente nos temas e como você poderá obter uma excelente nota final.

Tema: Racismo, escravidão e preconceito

43 – Durante muito tempo a mão de obra escrava foi bastante utilizando com objetivo de explorar as riquezas do Brasil, ademais a exploração de terras nacionais, o tráfico de negros ajudou na potencialização de atividades econômicas.

Portanto, a escravidão colonial pode ser usada como alusões históricas para redação do Enem em temas como esses mencionados acima.

44 – Lei do Ventre Livre, Lei Eusébio de Queirós, Lei Áurea que em 1888 aboliu a escravidão no Brasil e que foi assinada pela princesa Isabel em maio daquele ano.

No entanto, muitos escravos ainda acabaram ficando sob o domínio das pessoas que os possuíam por não possuir um lugar para que eles pudessem ir após a libertação.

45 – Filme com tema de faroeste que retratavam a destruição de culturas e povos nativos devido aos avanços de quem colonizava e que eram sempre homens brancos.

A eterna briga maquiavélica entre o mal e o bem, sendo que o bem é sempre retratado com mocinhos cuja etnia é branca e o mal é sempre os bandidos excluídos pela sociedade.

Tema: A alienação e consumismo

46 – É possível citar o início da mecanização da produção e a promoção ao consumismo que se tornaram fatores para que o sistema capitalista fosse sustentado.

Assim, segundo o filosofo Karl Marx, para que tal incentivo pudesse ser possível, foi criado o fetiche em relação a uma mercadoria, constrói-se então a ilusão de que a felicidade é encontra apenas quando se compra algo.

47 – Outra excelente alusão histórica para usar na redação é a música do Legião Urbana “Geração Coca-Cola”, pois a música retrata bastante sobre esse assunto em seus versos no auge do rock nacional.

Tema: Prisão no Brasil

48 – O livro, Utopia de Thomas More, é responsável por descrever um governo que é responsável por criar ladrões para que depois possa puni-los.

Essa é uma análise que pode ser facilmente aplicada à relação entre o sistema penitenciário do Brasil e o governo.

Tema: Obesidade no público infantil

49 – A frase pronunciada por Zygmunt Baurman “Consumo, logo existo”, é uma grande demonstração que, dentro da sociedade pós-moderna, essa é uma condição essencial.

Dentro desse cenário, poderá ser inserido o consumo dos alimentos feitos por industrias, como os fast foods.

Tema: Mobilidade em cidades grandes

50 – Devido a várias manifestações que aconteceram em 2013 o poder público foi pressionado e resolveu criar o Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

Com esse plano, qualquer município que possua mais de 20 mil pessoas deveria elaborar, até o fim de 2018, projetos que sejam adequados a sua região com o objetivo de proporcionar melhorias nos transportes coletivos.

Essas formas as 50 melhores alusões históricas para redação, portanto, se você possui o desejo de obter uma nota alta no Enem é essencial utilizar alguma alusão.

Os avaliadores estão esperando o melhor dos alunos.

Alusões históricas para redação: lembre-se de usar da maneira correta

É essencial que você empregue as alusões históricas para redação da forma correta, dentro de um contexto e mantendo sempre a coerência daquilo que já está sendo redigido.

Se atente também ao fato de que esse é apenas um item dentro de uma redação e que há diversas outras coisas que precisam ser realizadas para quem uma redação receba uma boa nota.

Analise precisamente o que está sendo pedido, leia toda proposta do Enem com muita atenção.

Sendo assim, veja se é necessário colocar alguma citação e qual é a melhor maneira de abordar a alusão histórica que você deseja dentro do texto que está sendo construído.

Não exagere na quantidade de vezes que você fará a utilização desse recurso.

Dica

Você poderá procurar bons textos feitos para o Enem que receberam excelentes notas e verificar na prática como as alusões históricas para redação do Enem foram utilizadas.

Esse é uma estratégia para que você consiga estudar tanto sobre esse recurso, como também sobre qualquer outra questão que envolva esse assunto, já que é fundamental se ligar em outros quesitos.

Você também poderá se atentar em tudo que é avaliado e bem visto pelos avaliadores para se dar bem na redação.

Atente-se!

É sempre importante salientar e deixar marcado que:

  • Essa é uma estratégia bastante utilizada por quem busca excelência na nota de uma redação do Enem;
  • É recurso que mostra como o aluno consegue conectar o tema da redação com algum fato histórico;
  • A alusão histórica é apenas um dos recursos que fazem a redação do Enem receber uma excelente nota;
  • Não é recomendado exagerar na quantidade de vezes desse item;
  • Há diversas outras questões que precisam ser levadas em conta no momento de redigir um texto;
  • É essencial ler tudo com bastante cuidado e utilizar a alusão histórica para redação apenas quando conveniente.

Agora que você sabe tudo sobre alusões históricas para redação, já poderá usar com tranquilidade esse recurso que deixa o texto do Enem ainda mais valioso.

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Leia Também: