Confira temas para qualquer trabalho de TCC de Direito Civil

Ao realizar um Trabalho de Direito Civil, é necessário delimitar um tema dentro desse campo. Inicialmente pode parecer uma tarefa difícil.

Por isso, através desse texto nós vamos te ajudar a encontrar temas para TCC de Direito Civil de modo prático. Acompanhe!

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Como selecionar a temática?

Para iniciar a escolha do tema do seu trabalho de Direito Civil é necessário seguir essas sugestões:

  • Faça uma lista com sugestão de temas do seu interesse;
  • Escolha temas relevantes para a sociedade;
  • Não escolha o tema pela facilidade que ele representa;
  • Monte um projeto de pesquisa e comece.

Após analisar todos esses aspectos, você pode fazer a escolha do tema que mais possui afinidade. Comece então a se debruçar em pesquisas na área do estudo do seu tema.

Exemplos de temas de Direito Civil

Alguns temas para TCC estão disponíveis na internet para que o estudante possa utilizar como uma base nos seus estudos. Veja:

ÁREA DE ESTUDOPOSSÍVEIS TEMAS
Direito de FamíliaO Direito de Família e as modificações familiares na atualidade; Os deveres do pai na formação da criança frente ao Direito de Família; Abandono afetivo à luz do princípio dos direitos fundamentais; A guarda compartilhada e o combate à alienação parental.
Responsabilidade CivilDanos ambientais e a responsabilidade civil; Contrato e as consequências do não cumprimento da boa-fé, frente à responsabilidade civil;
Personalidade DigitalA personalidade jurídica digital e a era tecnológica; Relações jurídicas nas mídias sociais e os deveres dos cidadãos; O uso das redes sociais para cometer crimes civis: consequências do ato.

Além desses temas para TCC da internet, também delimitamos algumas sugestões para você escolher:

  • O direito de ir e vir frente aos decretos da pandemia da Covid-19;
  • Consequências da alienação parental à luz do Direito Civil;
  • A obrigação da pensão alimentícia nas relações conjugais;
  • Direitos à afetividade da criança e do adolescente;
  • Extensão do ato jurídico de dano moral de acordo com o art. 499 do Código Civil; 
  • Marco civil da internet e os direitos garantidos em lei;
  • Prisão civil em casos do não cumprimento da obrigação de pensão alimentícia;
  • União estável entre homoafetivos e o reconhecimento no Direito Civil;
  • Concursos públicos e implicações do direito administrativo na vida dos funcionários públicos.

Você também pode criar o seu próprio tema, desde que contemple essa área de estudo e sejam temas atuais.

Como elaborar o trabalho

Como elaborar seu TCC de Direito Civil

Foto: unsplash.com

Para começar a fazer um TCC de graduação ou pós-graduação é necessário o aluno seguir algumas etapas:

PlanejamentoComece o seu trabalho de conclusão de curso com um bom planejamento, delimitando o momento de cada etapa.
Temas para TCCO aluno pode ficar perdido no momento da escolha do tema do TCC, mas isso é mais simples do que se imagina. Busque tratar de temas interessantes atuais que você tenha afinidade e possua capacidade para falar sobre.
Pesquisa bibliográficaO trabalho precisa possuir um aporte teórico que lhe confira forma acadêmica. Pesquise autores renomados que discutam sobre os temas atuais.
Comece seu trabalho de conclusãoSeja o seu trabalho de conclusão de curso uma monografia ou artigo científico sobre o Direito, você pode começar a escrita de um resumo a partir dos seus conhecimentos prévios.
Delimite o problema da pesquisaA pesquisa deve ter como base um problema em que o usuário irá levantar possíveis hipóteses dos assuntos. Esse problema é um questionamento que deve ser respondido na pesquisa de conclusão de curso.
Elaboração de hipótesesA elaboração de hipóteses diz respeito às possíveis causas do problema. Clique aqui e leia um artigo sobre como elaborar hipóteses.
MetodologiaEstabeleça uma metodologia que irá abordar os assuntos. Se será revisão bibliográfica somada à pesquisa de campo, pesquisa qualitativa, ou outras.
Pesquisa científicaFaça visitas em bibliotecas virtuais ou físicas, pesquise sobre o tema em sites confiáveis e comece a escrever a fundamentação teórica.
Análise de dadosApós a obtenção de todas as informações, faça o cruzamento de dados com o direito comparado e veja se as hipóteses se confirmam.
ResultadosApresente na monografia ou artigo os resultados obtidos através da sua pesquisa.
ConclusãoFaça um apanhado geral de tudo que consta em trabalho acadêmico, o que foi discutido no trabalho de forma clara e objetiva.
IntroduçãoPor mais que pareça estranho, a introdução é a última parte a ser elaborada. Isso porque ela é um resumo de tudo o que foi escrito no trabalho.

Dessa forma, para discutir sobre o Direito Civil é preciso ter noção acerca do Direito Civil Brasileiro e suas implicações na sociedade civil brasileira.

Um dos pontos a ser compreendido, por exemplo, é a diferença na aplicação do Direito Penal. Isso porque o conceito de prisão em Direito Penal não se aplica ao Direito Civil.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Clique para sugestões de temas de TCC de Direito Penal.

Um dos temas que inicialmente se discute no curso de direito é sobre a capacidade civil. Esse conceito é importante, pois irá permear nos diversos temas do direito civil e outras áreas do mesmo campo, a exemplo do Direito Empresarial.

Um exemplo disso é a discussão acerca da alienação fiduciária, que é atingida também pelo conceito de capacidade, para delimitar quem pode ser o fiduciante e fiduciário. É uma abordagem de negócio jurídico que também contempla o direito civil.

Portanto, é possível fazer TCC sobre responsabilidade civil atingindo outros âmbitos do direito, basta delimitar o assunto no tema.

Ademais, os temas TCC em processo civil, também utilizam como embasamento o direito civil (entenda o conceito). Essa área define como serão elaborados e executados os processos ao ser ferido algum direito civil, sob a ótica do direito processual civil.

Discutir acerca desses temas jurídicos irá exigir dedicação e empenho, principalmente na escrita. Para quem está começando na iniciação científica, pode buscar ajuda para começar a fazer o seu trabalho.

Nesse passo, diversos sites estão disponíveis para auxiliar estudantes que precisam de apoio para fazer trabalho com temas para TCC de direito civil 2024. Basta dar um Google que você encontrará temas em diversas áreas.

Modelos de trabalho final

Um TCC de Direito Civil pode ser em forma de artigo ou monografia. É preciso levantar sugestões de temas relevantes para TCC. Veja a diferença entre a monografia e artigos:

MODELODEFINIÇÃO
Monografia de Direito CivilÉ uma pesquisa mais complexa e maior do que um artigo, normalmente exige mais da escrita do autor. Nesse caso o trabalho de fim de curso será ainda maior se comparado ao artigo.
Artigos CientíficosArtigos científicos são feitos de forma mais sintética pelos estudantes. Pode ser solicitado não só como trabalho de conclusão das diversas áreas. Durante a graduação pode ser solicitado artigo científico sobre direito civil, não necessariamente para concluir o curso.

Veja algumas sugestões de temas de Direito Civil em monografia ou artigo:

Monografia

  • O Direito Civil e as garantias da capacidade dos indivíduos com deficiência sob a luz dos Direitos Humanos;
  • História do Direito Civil e seus avanços na sociedade como garantia do direito constitucional;
  • Dissolução da união estável e a divisão de bens;
  • Como resolver o problema da confusão patrimonial de pessoa jurídica e pessoa física;
  • Direito brasileiro e suas implicações em patrimônios de estrangeiros.

Artigo

  • Relações familiares em situações de guarda compartilhada;
  • Implicações do Direito Civil na aplicação de regras do Direito Administrativo;
  • União estável e a não equiparação ao casamento: regras do Direito Civil;
  • Pessoa jurídica e despersonalização, quando isso ocorre?;
  • Responsabilidade civil da pessoa jurídica do direito público e privado;
  • Dano moral e violência da honra: como se aplica o Direito Civil nesse contexto.

Dicas para TCC de Direito Civil

Dicas de temas para Direito Civil

Foto: unplash.com

Para quem vai fazer uma monografia de Direito, deve realizar um trabalho com rigor científico com as nossas dicas. Por sabermos da dificuldade de elaborar trabalhos acadêmicos, separamos dicas para TCC de Direito Civil:

  • Temas polêmicos podem chamar bastante atenção;
  • Selecione os melhores aportes teóricos para servir de base para trabalhos acadêmicos;
  • Peça ao professor que deixe um comentário a cada avaliação do seu trabalho;
  • Explore todo material disponível na faculdade;
  • Se estiver estudando para concurso público, crie cronograma para evitar procrastinar o TCC; 
  • Não permita que a preparação para exame da OAB atrapalhe a elaboração do TCC;
  • Temas fáceis também exigem dedicação, portanto, escolha bem;
  • Peça ajuda para TCC de Direito. Busque dicas de sites na internet. 

Podemos ajudar

Possíveis dificuldades são comuns na elaboração de quaisquer trabalhos acadêmicos. Contudo, o estudante não precisa manter as dúvidas para si, uma vez que pode contar com dicas experientes de profissionais qualificados através do nosso portal universitário.

Faça sua escolha e entre em contato solicitando auxílio sobre o assunto. Podemos ajudar a descobrir temas atuais, formatação, normas da ABNT e muito mais. 

Perguntas frequentes

Como fazer para escolher a temática?

Para escolher o tema do seu TCC, busque um assunto que você tenha habilidades e se sinta capaz para discorrer sobre. Lembre-se que você passará meses pesquisando sobre o tema. Assim, selecionar algo com que tenha afinidade tornará a tarefa mais fácil. 

Qual o melhor tema para Direito Civil?

Os melhores temas que encontramos estão relacionados à família, responsabilidade civil, personalidade jurídica. No entanto, como já mencionamos, o melhor assunto é aquele com o qual você tenha afinidade. Isso permitirá organizar melhor a pesquisa. 

Como escolher um tema fácil?

Os temas mais fáceis para discutir são aqueles que possuem maior referencial bibliográfico. Mas você precisa ter algum domínio sobre o assunto e escrever um bom trabalho. Antes de definir o tema por concreto, confira a quantidade e relevância do material que você consegue encontrar.  

Quais os principais temas?

Entre os temas mais discutidos hoje, se encontram aqueles sobre alienação parental, união estável entre homoafetivos, união estável, entre outros. No entanto, a melhor e principal temática sempre será aquela com a qual você possui afinidade. 

Como construir o TCC?

Para fazer um TCC é necessário delimitar um tema, pesquisar acerca do assunto e começar. De início, faça a fundamentação teórica, obtenha os dados, levante os resultados e conclusão. Por fim, faça a introdução.

Checklist

  • Tenha em mente que passará meses pesquisando, escolha uma temática que possui afinidade;
  • Antes de decidir a temática final, pesquise a quantidade e relevância do material que encontrará;
  • Monte um cronograma para a pesquisa;
  • Solicite auxílio do seu orientador para realizar a delimitação do tema.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes