Como fazer uma justificativa de TCC (com modelo)

A justificativa de um TCC é um elemento textual que faz parte do trabalho de conclusão de curso. Esse elemento busca justificar a necessidade de desenvolver a pesquisa. Afinal, qual a importância de discutir o tema?

Acompanhe esse texto e aprenda a fazer uma justificativa de TCC.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

O que colocar na justificativa de TCC?

Na justificativa do TCC devem constar os seguintes elementos:

  • Relevância do tema de pesquisa;
  • Motivação para tratar do tema;
  • Público-alvo da pesquisa;
  • Quais as referências utilizadas para sustentar as ideias do TCC.

É preciso compreender que essa parte funciona como uma forma de defender a importância da construção do seu trabalho. Ou seja, é a maneira de convencer que o seu projeto de pesquisa tem uma motivação pertinente para existir.

O avaliador, orientador ou professor da sua banca de conclusão de curso irá avaliar a relevância da sua pesquisa científica. Assim, você precisa convencê-lo de que a sua pesquisa é importante e possui motivação fundamentada. 

Porém, essa motivação não deve ser apenas de quem escreve. Pois, além de um interesse pessoal em discutir o assunto, precisa ter importância e fazer sentido para a sociedade em geral.

Ademais, o TCC é um trabalho que deve ser pensado também como uma ferramenta de novas construções reflexivas. A partir do seu trabalho, é possível que novas percepções sejam adquiridas, assim como novos questionamentos. 

Portanto, a justificativa também é uma das formas de mostrar como o assunto poderá acompanhar outras discussões e provocar novos projetos no âmbito acadêmico e social.

Passo a passo de uma justificativa de TCC

Para escrever a justificativa do TCC, siga o passo a passo:

  1. Explique o motivo de escrever sobre o tema que escolheu: você pode refletir sobre as interferências do tema sobre a sua vida pessoal, acadêmica e na sociedade. Além disso, pode discorrer sobre como a graduação lhe provocou algumas perguntas acerca do assunto em diversas áreas;
  2. Apresente os objetivos que pretende alcançar com pesquisas: é importante deixar claro o que se pretende alcançar com a pesquisa, qual a sua importância, a relação com o contexto atual e o porquê de o assunto merecer um destaque;
  3. Defina o público que será destinado a sua escrita: todo trabalho deve ser feito pensado em um público. Mas cuidado! Um TCC deve possuir linguagem acessível, para que não só os estudantes da área de estudo do tema abordado compreendam. É necessário escrever de uma maneira que outras pessoas consigam compreender a linguagem e a comunicação ali pretendida;
  4. Mostre a área de estudo e a fundamentação utilizada para embasar seu TCC: todo trabalho precisa possuir uma fundamentação teórica, ou seja, autores que embasem o assunto. Essa pode parecer uma tarefa mais difícil para quem nunca fez um trabalho de pesquisa mais robusto. Vá em bibliotecas, visite sites que discorram sobre o assunto e utilize-os como fonte de referências.

Apesar de não ser uma etapa com grandes dificuldades, o aluno pode solicitar ajuda para escrever essa parte. Há diversos sites disponíveis na internet que oferecem o serviço de orientador online. Caso necessite, recorra e garanta um guia de estudos para fazer com maior qualidade e rigor científico. 

Como estruturar a justificativa

A estrutura de uma justificativa TCC é simples e fácil. Não há muita diferença na abordagem conforme a mudança da área de estudo.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Por mais que o estudante possua dificuldades, com a ajuda deste guia você perceberá que é fácil. 

ETAPASDETALHES
1ª EtapaComece escrevendo quais foram as motivações que levaram a falar a respeito desse tema. Normalmente, a maior motivação é o surgimento de perguntas-problema.
2ª EtapaFale qual é o seu tema. Apresente o que o seu trabalho discute, exponha quais escritores fundamentam a verdade do seu trabalho, faça relação com o seu tema e formate de acordo com as normas ABNT.
3ª EtapaApresente os motivos de ter escolhido o objeto de estudo que está sendo acolhido pelo seu tema.
4ª EtapaDiscuta acerca da importância pessoal, social e acadêmica do trabalho..

É importante lembrar que a justificativa não é um texto solto de um trabalho. Faz parte de um todo do TCC que irá ter um público-alvo leitor. Portanto, ela deve ter estar em consonância com os demais elementos do TCC. Portanto, seja coerente.

Como colocar a justificativa na introdução?

Aprenda a escrever a justificativa de seu TCC

Fonte: unsplash.com

Para quem nunca fez um TCC, é necessário dizer que a justificativa do seu TCC, além de ser um elemento textual no trabalho acadêmico, também deverá constar na introdução.

Isso porque a introdução aborda de uma forma sintetizada todos os aspectos discutidos ao longo do trabalho. Ou seja, modelos de apresentação do que se encontra no corpo do texto. Portanto, também deverá possuir justificativa.

Para melhor compreensão, um TCC é dividido da seguinte forma:

  • Elementos pré-textuais: capa, contra-capa, sumário, listas, tabelas, resumo;
  • Elementos textuais: introdução, objetivos gerais e específicos, problema da pesquisa, justificativa desenvolvimento / fundamentação teórica, análise de dados, resultados obtidos, conclusão;
  • Elementos pós-textuais: referências, anexos e apêndice.

Para fazer a justificativa dentro da etapa de introdução, é necessário já ter feito o elemento textual justificativa anteriormente. 

Ademais, recomendamos que a introdução seja uma das últimas etapas a serem elaboradas, uma vez que ela irá abordar a argumentação de todo o conteúdo que consta no trabalho.

Desse modo, a introdução deverá possuir a justificativa como um dos tópicos. É necessário resumir, abordando a importância de discutir sobre o tema, a relevância da temática, de modo a atrair a atenção para o trabalho.

Exemplos de Justificativa 

Podemos citar alguns exemplos de parte da justificativa. Veja abaixo como seria uma justificativa para um TCC em que o autor discute “Valorização e formação do professor no século XXI”. 

Veja o exemplo de parte de trabalhos acadêmicos:

ETAPAMODELO DE JUSTIFICATIVA
Por que escrever esse trabalho?A presente informação discute acerca do histórico da valorização e formação do professor no Brasil. Durante a graduação, é perceptível que a profissão vem sendo desvalorizada ao longo dos anos, fator que precisa ser analisado.
Relevância do tema para sua áreaMediante a desvalorização do professor no contexto do século XXI, é necessário repensar a estrutura na sua formação e a forma que a sociedade encara esse profissional, que é responsável por formar pessoas capacitadas para exercer suas funções e provocar reflexão acerca do mundo em que vivem. 
MotivaçõesDurante a graduação, foi possível perceber que há uma discrepância entre a profissão em comento e do pesquisador, por exemplo, além de outras elitizadas, como a de advogado, médico, arquiteto, entre outras. Essa inquietação provocou curiosidade em compreender a raiz do problema e repensar possíveis ações governamentais para modificar tal realidade.
Benefícios sociais e acadêmicosA partir da construção desse trabalho, espera-se contribuir com as discussões e reflexões acerca dessa problemática. Além disso, pretende-se provocar mais inquietações para que a valorização do professor faça parte da agenda da educação e seja uma discussão com medidas práticas, em meandros governamentais, sociais e acadêmicos. 

É possível encontrar uma variedade de exemplos prontos na internet, para que o estudante possa se basear no modelo de justificativa ao fazer seu trabalho de conclusão de graduação. Use o exemplo como uma fonte de pesquisa e não copie exatamente o que está escrito. Além disso, verifique a ordem que o texto é escrito. 

A justificativa segue os mesmos critérios e modificações, seja para um artigo, monografia ou TCC, por exemplo. A forma da sua escrita irá depender das exigências da instituição em link com a natureza do trabalho. Porém, costuma-se abordar basicamente as mesmas características. 

Regras para justificativa de TCC

A ABNT não possui muitas regras criteriosas quando se trata de elaborar uma justificativa para artigo científico ou TCC. O mais importante é seguir os seguintes requisitos que reunimos:

  • Fonte deve ter a referência 12;
  • Título “Justificativa” maiúsculo e negrito seguido de espaço 1,5 cm;
  • Espaçamento recuado na primeira linha, de 1,5 cm;
  • Fonte Times New Roman ou Arial, que deve estar idêntica em todo o texto;
  • Alinhamento das margens justificado;
  • A justificativa pode ser dividida em parágrafos.

Ademais, as normas exigem que o trabalho possua uma argumentação coerente ao longo do texto. Ou seja, não pode haver contradições nos parágrafos de artigo, monografia ou TCC.

Além disso, em regra, é necessário fundamentar, utilizar referências que discorram sobre o assunto que você está discutindo. De preferência, baseie sua pesquisa com exemplos de autores clássicos do assunto e com base em materiais novos que discutam sobre a perspectiva abordada. Após isso, confira a formatação.

Vídeo para auxiliar a compreensão

Mediante a explicação, sabemos que a compreensão acerca de uma justificativa de TCC pode ainda ter ficado confusa na sua cabeça. Encontramos artigos, resumos e vídeos sobre o tema.

Diversos modelos estão disponíveis na internet para que você tenha a oportunidade de compreender melhor os detalhes dessa etapa de um trabalho de conclusão de curso. Separamos um vídeo para auxiliar no entendimento.

Veja a seguir exemplo de justificativa:

Dicas extras para escrever justificativa

Separamos dicas extras para que você possa escrever seu TCC com mais qualidade acadêmica.

  • Crie um roteiro de elaboração do TCC;
  • Escolha uma metodologia coerente;
  • Faça leitura de exemplos para ajudar a encontrar respostas e palavras de auxílio;
  • Se aprofunde sobre o seu tema da pesquisa;
  • Compreenda quais são os requisitos necessários, verificando modelo disponível;
  • Não faça plágios de exemplo de leituras na internet ou livros;
  • Veja dicas em vídeos na internet para sua pesquisa;
  • Defenda o seu ponto de vista;
  • Peça ajuda caso não consiga concluir a elaboração do trabalho sozinho.

Podemos ajudar

As informações e argumentos que compõem o processo da justificativa TCC podem gerar dúvida no estudante, seja ele de pós-graduação, ou até mesmo de graduação. Contudo, saiba que é possível ter auxílio com conhecimentos técnicos sobre o assunto, tirando suas dúvidas com um profissional que tem prática em escrever a justificativa de diversos trabalhos. 

Nesse passo, entre em contato e consiga a ajuda necessária, bem como as ferramentas certas para trazer uma boa ideia de escrita e pontos de argumentos da justificativa do TCC. Entre em contato e saiba as condições.

Perguntas frequentes

Como fazer a justificativa?

A ordem é explicar a necessidade do documento de pesquisa que você está gerando. Dê ao leitor respostas do porquê esse trabalho ser necessário, o que esse conteúdo irá agregar. 

Quais as dicas para elaborar?

Traga argumentos que justifiquem a necessidade desse projeto, explicando como e por que ele auxiliará a comunidade acadêmica.

Do que se trata?

As justificativas são necessárias para explicar a necessidade daquela pesquisa. 

Quais palavras utilizar? 

Utilize palavras que respondam à pergunta sobre a necessidade de trazer a pesquisa à tona. 

Checklist 

  • Confira exemplos que auxiliem na confecção;
  • Tente expressar qual a necessidade da pesquisa;
  • Utilize fontes de pesquisa confiáveis e seguras para enriquecer o texto;
  • Traga pontos de argumentos que expliquem exatamente o porquê da sua proposta.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes