Como fazer referência de site em trabalho acadêmico nas normas ABNT

Nas áreas relacionadas a um trabalho acadêmico de graduação, ou até os casos de níveis mais altos como a tese ou a dissertação — para mestrado e doutorado — as instruções dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são bem claras quanto à referência de site.

E não somente no que diz respeito ao material utilizado para sua pesquisa. Trata-se do documento como um todo: regras de formatação, a listagem dos elementos que fazem parte do conjunto completo do projeto (pré e pós textuais, anexos, listas, tabelas, entre outros). 

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Entendendo melhor o tema:

Referência de site segundo as normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Fonte: Freepik

Falando da realidade de um acadêmico experiente, é fácil imaginar sua naturalidade e familiaridade com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como a respeito  das questões de citação direta de site e referenciação. 

Uma citação de site ABNT comum pode ter vários exemplos: citar site em artigo ou citar um site no TCC são situações diferentes, enquanto citar site ABNT no corpo do texto também gera um formato especial.

Sendo assim, um estudante de graduação ou pós-graduação ou um aluno começando a fazer referências de sites merecem um pouco mais de orientação nesse processo.

Entendendo as necessidades para uma Referência de site

Ter uma publicação pertencente a um autor como referência bibliográfica é algo natural que existe em qualquer trabalho acadêmico. As fontes e informações (como nome, título, página da matéria, artigo de jornal etc.) trazem mais confiabilidade e atribuem mais crédito ao documento.

Esses elementos devem estar propriamente agrupados, surgindo assim a organização mencionada pela ABNT. Com a organização de cada informação disponível em https, sua url, o local (cidade, estado, país), a leitura da referência de artigo da internet ou referência de site online torna-se muito mais sólida e homogênea.

Aqui, com base em minha experiência de anos orientando trabalhos acadêmicos, vou falar de diversos tipos de referências e citações, por isso continue a leitura para entender um pouco melhor como deve ser tratada cada publicação.

Por que uma referência necessita estar nas normas?

Essa é uma necessidade que, a princípio, pode parecer mais como uma situação complexa de se atingir. Entretanto, seu objetivo — assim como as outras questões requeridas pela ABNT em geral — é dar uma padronização ao seu projeto, de modo que cada trabalho elaborado, desenvolvido e então apresentado ao final do curso possua as mesmas características.

Seu objetivo é permitir que futuramente, quando o assunto abordado vier a ser estudado por outros alunos da área, esses textos possam servir de base para novas pesquisas e evoluções acerca do tema, sua interpretação seja clara e não haja dificuldades para sua compreensão e resgate de fontes.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Imaginando esse cenário, um pesquisador que utilizar o seu trabalho para contribuir para sua pesquisa fazendo citações de você como autor e utilizando trechos ou fontes que você já descobriu anteriormente não terá dificuldades de checar o conteúdo, interpretá-lo de outras maneiras, cruzar os detalhes e gerar uma nova perspectiva.

Por isso a importância dessa adequação e a relevância que se deve dar ao formato de cada caso em específico.

Como são feitas as citações e também referências em Trabalhos Acadêmicos

Desde usar uma foto de site, fazer uma citação indireta de site, ou mesmo uma referência de artigo online, as referências de qualquer publicação são tão importantes quanto as informações ali registradas, já que são a maneira que o leitor do determinado trabalho pode encontrá-las.

Vamos entender abaixo alguns dos casos mais comuns:

Como começar

Antes de pensar que o principal é o nome da revista científica ou o título da matéria, verifique se o conteúdo está disponível na URL e faça a relação de acesso em dia, mês e ano de todos os sites que tiver utilizado. 

Verifique em quais categorias estão as variáveis de conteúdo que precisará listar (matéria de site, notícia de site, marketing digital etc.) e abra o manual da ABNT para saber como são os modelos.

O que é recomendado e o que é melhor evitar ao fazer referências

Para algo simples como citar reportagem de site ou ainda buscar citar um livro da internet (citação de um livro digital), há algumas dicas que podem auxiliar no processo, separamos as melhores abaixo. Confira agora mesmo:

Recomendado Evitar X
Verifique se todos os dados, informações e conteúdos estão corretos antes de fazer referências bibliográficas de sites em seu trabalho. Confira o acesso e se tudo funciona perfeitamente.X Apenas pensar nas letras ou na pessoa que indicou as homepages, sem checar a url (o link das páginas) ou a fonte, o título da matéria, o nome do jornal, o meio eletrônico de acesso etc,
Faça uma conferência dos sites da internet que está colocando, dos artigos que vai fazer referência, e pense se isso será relevante para o curso e para o trabalho em geral.X Referenciar site no texto sem um critério adequado, ou colocar referência de site que não tenha exatamente uma conexão com o seu tema, criando sem a intenção algumas formas de desviar a atenção do tema
Seja minucioso com cada norma ao pensar em como referenciar site. Fazer referência de site nas normas da ABNT é seguir as instruções passo a passo, em ordem alfabética, com organização e formatação adequadas.X Desprezar as orientações ao fazer referência de site, acesso em dia, mês e ano, se a publicação está disponível em URL, perdendo a ordem das informações e conteúdos.
Coloque a informação completa, ou seja, se está disponível em https, qual é a url, o nome do autor, nome da publicação, título da matéria, seção, cidade de publicação, ou qualquer tipo de referência.X Deixar faltando dados de sites em suas referências, seja de livros, página ou jornal — se for da cidade de São Paulo, por exemplo, você deve acrescentar. A ausência de uma fonte pode prejudicar suas referências bibliográficas online.

Vídeo sobre montagem de referência de site em trabalhos acadêmicos

Para ajudá-lo a inserir referências em qualquer tipo de artigo científico, publicação, referência bibliográfica, ou mesmo referenciar site de acordo com normas da ABNT, veja o vídeo que separei abaixo:

Podemos te ajudar através do seu e-mail

Entendemos que de fato passa a ser estressante e uma sobrecarga estar com tanto trabalho envolvendo a área e o meio acadêmico. Por isso, apenas utilizando seu e-mail (endereço eletrônico), você pode entrar em contato através do formulário abaixo e receber a informação mais detalhada, os conteúdos que trabalhamos, entre outras. 

Conte conosco para obter mais informações sobre como referenciar artigo de site, referenciar artigo online, citar página de internet, colocar referência de imagem de site, entre muitos outros tópicos.

Perguntas frequentes

Como fazer uma referência de um site?

Verifique o que diz o manual da ABNT e siga à risca cada um dos detalhes ali presentes no que diz respeito a formatação, organização, ordem das palavras e das informações relacionadas à fonte utilizada. Isso já é o primeiro caminho. Em seguida, observe qual é o caráter da informação que está colocando, se a ela pode ser digitalmente acessada, e prossiga caso tudo esteja correto.

Como fazer citação de site da internet ABNT?

Atente-se aos detalhes principais que a informação da sua fonte tem. Você deve seguir exatamente o protocolo descrito no manual e, para isso, primeiro deve anotar todas as informações em formato de lista. Depois, verifique o que deve estar em maiúsculo ou minúsculo, separado por vírgula ou por ponto, além de o que vem primeiro e qual é a sequência exata.

Como citar imagem de site da internet?

Esse é um tipo de citação direta, na qual logo acima da imagem será incluído o número e o seu título. Depois, um pouco abaixo da imagem, insira a fonte e o ano de publicação.

Como montar referência de uma notícia de jornal nas normas ABNT?

Existem questões específicas em relação a uma notícia de jornal online, principalmente se ela não exatamente tiver um autor, ou talvez não esteja disponível o local de sua publicação — justamente por estar na internet. Verifique esses detalhes e, antes mesmo disso, faça uma checagem da veracidade e se a informação é confiável.

Checklist para referência de site

  • Fique atento à ordem das informações (nome, título, local, data – dia, mês e ano etc.);
  • Observe cada exemplo para conferir a formatação, como caixa alta, estilo, fontes, formato, regras dentro da norma etc.;
  • Entenda se o objetivo é para a cidade de publicação ou uma referência de homepage, dê atenção aos elementos utilizados em seus textos;
  • Caso faça citação de livro digital ou vá citar revista eletrônica, confira se os links estão funcionando;
  • Faça uma revisão completa do texto no final, de forma a evitar quaisquer dados incorretos que prejudiquem a pesquisa.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes