Temas atuais para TCC de direito penal em 2024

A gente sabe que escolher possíveis temas para o seu TCC em direito e processo penal pode ser difícil, sendo assim, o Studybay pode ajudá-lo com toda a pesquisa e redação.

Nossa equipe de acadêmicos está muito empenhada em ajudá-lo a ter sucesso. Colocamos bons aspectos-chave do direito penal a ser analisado para ajudá-lo a escrever uma monografia direito penal e criminologia ou TCC. 

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Fonte: Pexels

Temas para TCC em Penal 

As estatísticas mostram um crescimento sem precedentes nos últimos anos dos crimes. A demanda por policiamento e investigações criminais tem crescido dramaticamente nos últimos tempos, com o aumento global dos números de crimes.

O Brasil não é alheio a essa mudança de cultura, que também levou a um aumento nos programas de graduação e pós-graduação em criminologia e justiça criminal.

À medida que as taxas de criminalidade aumentam, há um aumento no número de pessoas que adotam a lei. Também houve um aumento no envolvimento do setor privado na justiça criminal.

Estudiosos observaram que a aplicação da lei experimentou um aumento significativo nos últimos anos. As discussões sobre isso estão focadas em como disciplina, pragmatismo e pensamento conceitual podem estar relacionados.

Embora o estudo dos crimes já exista há algum tempo, ela está se tornando cada vez mais importante e estabelecida – e por boas razões. Ele pode fornecer uma imensa quantidade de informações úteis, mesmo sem estar associado a sociólogos ou outros tipos de especialistas.

A criminologia passou de um campo teórico para um campo aplicado – aplicando técnicas do mundo real na aprendizagem, produção e muito mais. Ele também se conecta com as preocupações de estudantes de direito e profissionais interessados em áreas de justiça criminal e serviços, fornecendo um valioso processo analítico para essas áreas.

O estudo dos crimes mudou muito ao longo dos anos – de um campo teórico para um campo aplicado. Eles agora se conectam com técnicas da realidade.

A criminalidade e o estudo dos crimes tornaram-secada vez mais conectados e é devido a isso que o conhecimento do direito processual penal e do direito penal sobre as causas aumentou. Contemplar esses novos tópicos de maneira concisa será eficiente para sua pesquisa.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Os melhores temas para monografia ou TCC em Direito Penal

Saiba aqui como escolher a temática do trabalho de conclusão de curso, ou mesmo quanto custa um TCC pronto, caso você precise. Fonte: Pixabay

A legislação baseada em evidência é compreensível, abrangente e acadêmica. É por isso que as faculdades desejam a proatividade dos estudantes para discussões em sala de aula – argumentando a partir de evidências e descrevendo detalhes técnicos.

Com as habilidades e o talento certos, você pode explicar facilmente qualquer coisa para um grande público. Você só precisa do conhecimento e das ferramentas certas. O importante é abordar um assunto em que você domina, com fatos e argumentos bem apresentados.

É muito fácil para você realizar uma boa apresentação, só precisa de muito conhecimento e as ferramentas certas. O importante é abordar um assunto em que você domina com fatos e argumentos bem elaborados.

Caso tenha interesse em direito penal, existem inúmeras disciplinas disponíveis no trabalho de conclusão de curso.

Há muitas maneiras de estudar direito e o código penal. Você pode aprender sobre eles em:

  • Filosofia e Direito
  • Legislação comum
  • Sistema prisional
  • Direito Civil
  • Crimes sexuais
  • Prisão preventiva
  • Lavagem de dinheiro

Existem várias sugestões de bons tópicos que você pode usar para seus artigos acadêmicos, pois estão relacionados ao direito penal ou ao direito processual penal. Isso é só para citar alguns. Você também poderia, por exemplo, falar sobre má conduta policial, procedimentos de fiança ou sobre algum aspecto importante de projeto de lei. 

Será preciso utilizar da legislação para determinar como eventos e objetos influenciam o cotidiano de todos. Isso faz parte do trabalho da lei. Você notará que os alunos estão usando a legislação de outras maneiras interessantes.

Tudo, desde como eventos e objetos influenciam a vida das pessoas todos os dias até como certos sistemas jurídicos operam, faz parte do direito. Ao estudar a lei, você perceberá que há muitas maneiras interessantes dos alunos a aplicarem em suas vidas.

Penal: 30 temas de artigos e TCC

Veja aqui  possíveis temais para um TCC  na área penal de sucesso. Fonte: Pexels

Sabemos que restringir sua lista de temas atuais pode ser difícil, por isso criamos no intuito de ajudá-lo a encontrar os melhores temas de artigo científico ou monografia, conforme o assunto de maior domínio. 

Escolhemos 30 temáticas diferentes para uma lista que você certamente achará valiosa. É bem pesquisado e tem informações que o ajudarão a ter sucesso em sua pesquisa.

Acesse a lista:

1Lavagem de dinheiro e o direito penal brasileiro
2Direito Penal e administração pública
3A aplicabilidade do direito penal do inimigo
4Crimes contra o patrimônio
5Teoria da cegueira deliberada
6O Direito Penal como cumprimento da execução de tributos fiscais
7Inquérito policial e o Direito penal
8Direito Penal e os crimes tributários 
9O Direito Penal e o princípio da presunção da inocência 
10O feminicídio, a lesão corporal e o Direito Penal
11A cultura desportiva e o direito penal brasileiro
12As alterações legislativas contidas no pacote anticrime: benéficas ou maléficas para o cidadão?
13Os bens jurídicos econômicos e o Direito Penal brasileiro
14O terrorismo e as escutas telefônicas no direito penal brasileiro
15A  teoria da culpabilidade e o direito penal brasileiro
16O direito penal frente ao acordo de não persecução penal
17Pornografia de vingança, exploração sexual e o direito penal
18O direito ao esquecimento e o processo penal brasileiro
19Análise da tipificação da contravenção penal
20O consentimento do ofendido no Direito Penal 
21Compliance Público e o Direito Penal 
22O Direito Penal Militar e o crime continuado
23O Código de Trânsito Brasileiro e o Direito Penal
24O direito penal aduaneiro, 9 tópicos atuais
25As drogas ilícitas à luz do direito penal no tribunal do júri 
26A execução provisória da pena, o direito constitucional e o Direito Penal 
27Justiça restaurativa: possui de fato efetividade no que concerne ao Direito Penal?
28Prisão preventiva e o direito penal 
29A audiência de custódia e o direitos fundamentais
30O direito penal e a intolerância religiosa 

A maioria desses temas não é fácil ou rápido na elaboração. No entanto, com esta lista de tópicos, esperamos fornecer ideias que você possa usar. Embora escolher o tema e organizá-los possa ser um desafio, esperamos dar a você algum norte para impulsionar suas ideias.

É possível a adaptação de temas antigos para esse ano, desde que sejam temas que ainda possuam relevância. Isto porque, nesse ano, você precisará cobrir o conteúdo que será relevante no futuro. Uma ótima maneira de começar é ter ideias para conteúdo agora e desenvolvê-las.

Dicas importantes para iniciar a elaboração do TCC

Antes de iniciar o TCC, determinadas dicas podem te ajudar. Fonte: Pexels

Uma ótima maneira de escolher temas para TCC de direito penal 2024 é considerar aquele evento cotidiano que a maioria das pessoas não percebe que acontece e julgar o princípio legal por trás dele. Recomendamos evitar temas que sejam propícios a ter alterações legislativas. 

Escolher um tema é uma parte importante do processo de escolha de tema para o tcc em direito penal. Ele resume o assunto previamente escolhido com as devidas delimitações, encontrando quaisquer princípios legais envolvidos.

Felizmente, a legislação pode fornecer todas as informações relevantes necessárias em alguns casos, mas você ainda deve fazer o possível para entender como isso afeta sua pesquisa.

Por isso, é importante que seja escolhida uma área de direito penal com base no que deseja fazer.

Você viu algumas recomendações interessantes de temas sobre os quais escrever em seu artigo sobre direito criminal e esperamos que elas sejam úteis no processo de conclusão de curso. 

Modelos de TCC

LinkTema 
dspace.uniceplac.edu.brO infanticídio e o Direito Penal 
revistas.ufcg.edu.brLinguagem Jurídica e o Direito Penal no brasil 
pensaracademico.unifacig.edu.brO serial killer e a regulamentação do Direito Penal Brasileiro
repositorio.ufpb.brIdade mínima penal: o declínio na idade prevista na legislação seria um auxílio para o Estado?
repositoriodigital.univag.com.brO princípio da presunção da inocência e a regulamentação do direito penal brasileiro 
repositoriodigital.univag.com.brO feminicídio e a atuação do direito penal brasileiro 
acervodigital.ufpr.brA justiça desportiva e o direito penal no brasil  
idonline.emnuvens.com.brO terrorismo no Brasil e o direito penal
repositorio.ufsc.brO acordo de não persecução penal e o cenário jurídico brasileiro
repositorio.ufsc.brO direito penal militar e a aplicabilidade do crime continuado

Saiba mais sobre a StudyBay

Portanto, o nosso trabalho é voltado para estudantes que desejam concluir seus estudos. Podemos ajudá-lo com os prazos do projeto e qualquer outra coisa que você precisar, incluindo, entregar um tcc de direito penal pronto. Também temos um preço muito razoável.

Produzimos o necessário para o sucesso, desde resumos rápidos até avançados. Se quiser saber mais sobre o assunto, é só entrar em contato conosco. 

Conheça a nossa plataforma de produção de artigos científicos. Fonte: Pexels

Conclusão

Optar por temas que lhe são familiares e que o inspiram é fundamental. Isso dará à sua escrita uma sensação pessoal, que tem o potencial de atrair as pessoas.

Concentre-se no básico e, ao fazer isso, você estará no caminho certo para aumentar seu desempenho no trabalho. Também é importante se concentrar nos tópicos que considera importantes, de modo a criar uma sensação pessoal.

Selecionar temas simples, mas criativos, que se apliquem ao seu trabalho é a melhor maneira de impulsionar sua escrita. Quanto mais você explorar essa área de domínio, maiores serão suas chances de atrair o professor orientador e a equipe de professores componentes da banca de avaliação do trabalho científico. 

Checklist para fazer o seu TCC

⬜ Desenvolva uma temática que possua domínio

⬜ Verifique a possibilidade junto aos professores

⬜ Pesquise sobre outros trabalhos que possuam temática semelhante

⬜ Realize o seu trabalho fazendo as devidas citações 

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes