Como Estudar para Concurso Público (e Passar!)

Há algum tempo, venho percebendo que muitas pessoas têm o desejo de passar em um concurso público. Porém, simultaneamente, muitas delas contam que têm dificuldade quando um grande questionamento chega a suas mentes, que é: como estudar para concurso público?

É fato que muitas pessoas não conseguem organizar o tempo de estudo de forma eficaz para que elas tenham o maior proveito possível durante esse período. Eu enfrentei esse problema durante muito tempo enquanto estudante, sendo por estar cansado, por estar com falta de foco, por não saber o que estudar ou até mesmo por onde começar.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Essas são perguntas frequentes que chegam à mente de vários estudantes e que fizeram com que eu perdesse um tempo precioso durante o qual eu poderia estar estudando de forma efetiva.

Ao longo dos próximos parágrafos, vou passar algumas dicas incríveis para que você possa aproveitar o seu tempo de estudo da melhor forma possível, aumentando as suas chances de sucesso enquanto concurseiro. Agora sente-se de maneira confortável e aproveite o conteúdo.

Estudar Sozinho? A União entre Corpo e Mente

Quem nunca chegou em casa depois de um dia corrido, sem nenhuma vontade de estudar, desejando apenas o conforto da cama? Ou até mesmo encontrou forças para estudar, mas teve um baixo rendimento durante o período de estudo?

Acredite, você não é a única pessoa que já passou por isso. Ao longo do tempo e durante meus estudos sobre desenvolvimento pessoal, descobri algumas dicas que fazem você ficar cheio de disposição até mesmo depois daquele dia que foi exaustivo.

Em primeiro lugar, devemos entender o que pode estar causando essa indisposição. Isso pode ser causado por vários motivos e, dentre eles, vou listar os dois que considero principais.

1. Mindset para Concurso Público

Como o próprio nome diz, Mindset, ou sistema de crenças, é a predisposição psicológica no qual a pessoa se encontra.

Muitas vezes, depois de um dia ruim, acabamos entrando “automaticamente” em um estado pobre de recursos. Acreditamos que estamos cansados e que não iremos conseguir estudar, acreditamos que não vamos estudar com a mesma vitalidade de quando estamos bem. Porém, como eu disse, acreditamos nisso, mas não é necessariamente verdade.

Se mudarmos esse estado para um no qual estamos cheios de recursos, ficará muito mais fácil estudar do que quando estamos com pensamentos negativos que fazem com que a nossa produção seja baixa.

Para fazer isso, basta imaginar. Feche os olhos por alguns momentos e acredite que você já é concursado, já passou no concurso que deseja, acredite que você está fazendo a diferença, acredite que você não é só mais um — pense até mesmo no seu contra-cheque farto no fim do mês. Você ficará impressionado em como você ficará extremamente motivado e energizado depois de fazer isso.

Isso funciona, pois o nosso subconsciente não sabe diferenciar entre o que é real e o que não é. Portanto, materializando isso em sua mente seu cérebro passa a acreditar que é real! Ele começará a tomar as decisões inconscientes para que você atinja seus objetivos.

2. A Química do Cérebro para Passar em Concurso Público

Muitas pessoas, por já terem pouco tempo para estudar, acabam deixando a saúde de lado. Porém, isso é um erro, uma vez que, quando começamos a deixar alimentos saudáveis e os exercícios físicos de lado, nosso corpo começa a ser menos eficiente na hora de transformar alimentos em energia.

Além do corpo se tornar menos eficiente, os alimentos do tipo fast-foods, que normalmente são consumidos por quem tem menos tempo para preparar um alimento saudável, exigem um consumo de energia muito alto na hora da digestão.

Dessa forma, ao final do dia, além de estarmos cansados devido ao dia longo, exigimos muito do nosso organismo para a digestão de alimentos pesados. Dessa forma, pouca energia foi reservada para o final do dia, para o horário de estudo.

Essas dicas, quando combinadas, fazem com que seu corpo flua com energia para os estudos. Quando você já estiver dominando seu sistema de crenças e estiver com uma saúde excepcional, devemos cuidar da organização.

Organização do Tempo

Muitas pessoas pensam que organizar o seu tempo de estudo não é necessário. Porém, isso é um erro quase que fatal para quem quer ter um bom rendimento durante o período de estudo. Eu mesmo passei por isso durante um semestre da faculdade no qual decidi fazer sete cadeiras e trabalhar ao mesmo tempo.

Agora imagine tentar conciliar sete cadeiras da faculdade, trabalho, família, amigos e hobbies sem organizar o tempo de forma eficiente. Assim, resolvi seguir essas dicas fornecidas pelo professor André para que eu pudesse aproveitar o meu tempo de estudos da melhor forma possível. Dessa forma, ao final do semestre, consegui ser aprovado em todas as disciplinas.

Ainda assim, seguindo todas essas dicas, muitas vezes sofremos com o problema abordado no próximo tópico. A falta de foco.

Encontre sua Motivação Interior

Motivação: Como estudar para Concurso Público

Durante nosso período de estudos, sofremos, muitas vezes, com a falta de foco. Na maioria dos casos, é necessária apenas a utilização de técnicas ou a realização de exercícios para aprimorar o controle sobre o ele. Já falamos aqui no blog sobre esses dois assuntos. Nesse link apresentamos a técnica do pomodoro e nesse outro apresentamos 10 exercícios para aumentar o poder de concentração.

Porém, em algumas situações, percebemos que o que nos falta é a motivação para o estudo. Entramos nesse estado por pensamos que estudar não recompensa. Isso acontece, pois acabamos não enxergando os resultados que o estudo traz.

De fato, esses resultados não são tão explícitos quanto alguns outros como a prática diária de exercícios, por exemplo. Mas mesmo que não sejam tão visíveis, eles existem e, muitas vezes, demoram a aparecer. O bom é que, quando eles aparecem, trazem apenas benefícios para a nossa vida.

O problema é que quando estamos na correria do dia a dia, não percebemos esses pequenos resultados. Isso faz com que entremos em um mindset pobre de recursos no qual não conseguimos focar nos nossos estudos para concurso. Mas então, o que podemos fazer para que possamos sair desse estado?

Existem várias técnicas de Programação Neurolinguística que nos ensinam a entrar em estados incrivelmente ricos em recursos nos quais conseguimos aproveitar ao máximo nosso tempo de estudo. Dentre essas técnicas, vou falar sobre uma em específico que, na minha opinião, é uma das melhores.

Na realidade, o que temos que fazer é muito simples. Precisamos apenas procurar pessoas que tiveram excelência, que tiveram resultados devido ao estudo. Dedique um tempo para estudar essas pessoas, estude como elas estudavam, estude como elas organizavam seu tempo e estude seus resultados depois desse período de dedicação quase que exclusiva aos cadernos e livros.

  • Conheça o jovem de 22 anos que foi aprovado e nomeado em 10 Concursos Federais

Fazendo isso, você adquire um norte, você enxerga uma luz no final do túnel, luz que indica que estudar traz resultados para a vida. Além de tudo isso, você ainda consegue descobrir métodos talvez mais eficientes que essa pessoa utilizava para estudar, aumentando ainda mais as suas chances de sucesso.

Mesmo que você já tenha todas essas técnicas dominadas, consiga estudar e aproveitar o tempo com maior eficiência e eficácia, ainda há um item que deve ser considerado como, se não o mais, um dos mais importantes.

A Importância da Redação ao estudar para Concurso Público

Estudar Redação para Concurso

Muitas pessoas, quando estão estudando sozinhas para um concurso, acabam se preocupando demais com determinados assuntos e deixam de lado, muitas vezes sem intenção, a redação.

Porém, isso é, senão o maior, um dos maiores equívocos que se pode cometer ao estudar para um concurso público. Mas por quê?

Grande parte dos alunos sai da escola, ou até mesmo da faculdade, sem saber escrever uma boa redação. Isso acontece por diversos motivos, sendo o principal, na minha opinião, um ensino de baixa qualidade.

Na minha experiência pessoal, aprendi a escrever somente depois de ter aulas particulares com o professor André, aqui do blog. Entretanto, muitas pessoas não têm essa chance de conhecer algum professor que realmente saiba sobre redação.

Entretanto, isso não quer dizer que você não possa aprender a escrever. Muito pelo contrário, podemos aprender a fazer qualquer coisa que queiramos na nossa vida. Isso se torna difícil quando não temos materiais de referência. Todavia, já disponibilizamos aqui no blog alguns artigos que podem ajudar você, concurseiro que quer fazer a diferença para o nosso país, a escrever uma redação de qualidade.

Nesse link o professor André reforça as vantagens de estudar para a redação e nesse outro dá dicas valiosas para escrever bons argumentos.

Depois de todas essas informações, vamos fazer um resumo e uma recapitulação geral do que foi visto.

Muitas pessoas, quando entendem que é possível chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e ainda assim estudar de forma eficaz, com o tempo passam a criar um hábito que as levará ao sucesso. Isso tudo é tão importante quanto encontrar os melhores materiais para estudar ou saber quais matérias são mais cobradas nas provas.

Assim, lembre-se:

  • Cuide de sua mente e de seu corpo em uníssono;
  • Organize seu tempo;
  • Encontre a sua motivação interior;
  • Não deixe a redação de lado.

Espero que esse artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, um comentário seu. Assim vou saber que posso publicar ainda mais conteúdo sobre como estudar para concurso público, de forma que possamos ajudar cada vez mais e mais pessoas.

Artigos Recentes