ProfGPT: empoderamento e produtividade para professores

A produtividade, para professores, é um assunto delicado. Muitas vezes, eles se sentem sobrecarregados com a quantidade de tarefas que precisam realizar, como preparar aulas, corrigir provas, atender alunos, participar de reuniões etc.

Além disso, precisam lidar com as constantes mudanças e desafios da Educação, como a adaptação a novas tecnologias, as demandas dos alunos e dos pais, as exigências da direção, ou as políticas educacionais. Tudo isso pode gerar estresse, ansiedade e desmotivação, afetando a qualidade de vida e de trabalho dos educadores.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Mas  já imaginou como seria se você pudesse usar Inteligência Artificial para automatizar tarefas e melhorar sua prática docente? Como seria se você pudesse economizar tempo, aumentar a qualidade de ensino, inovar na pedagogia, se atualizar profissionalmente e se empoderar como educador?

É exatamente essa a proposta do ProfGPT. Nesse curso, você pode aprender a usar IA para transformar sua carreira docente . O ProfGPT é um treinamento prático, dinâmico e objetivo, que oferece prompts para ChatGPT, testados e comprovados, úteis em diversas situações educacionais.

Bateu a curiosidade? Então, acompanhe o post para saber mais sobre o papel do ProfGPT na formação de professores em IA, bem como no empoderamento, no aumento da produtividade e no desenvolvimento profissional desses educadores.

Aperto de mãos entre mão robótica (IA) e mão humana

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta de conversação baseada em Inteligência Artificial, que usa modelos de linguagem treinados em grandes quantidades de texto, capazes de gerar respostas coerentes, criativas e personalizadas para qualquer tipo de pergunta ou solicitação.

O ChatGPT é a principal ferramenta que o ProfGPT utiliza no ensino da Inteligência Artificial para professores.

Mas como o ChatGPT funciona? Como ele consegue entender e responder às nossas perguntas e solicitações? A resposta está nos prompts.

Entendendo os prompts

Os prompts são as frases ou palavras que usamos para fazer perguntas ou solicitações ao ChatGPT. Eles são a forma de comunicação entre nós e a IA. Devem ser claros, objetivos e bem formulados, para que o sistema entenda o que queremos e gere uma resposta adequada.

Por exemplo, se quisermos que o ChatGPT nos ajude a criar um exercício de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental, podemos usar o seguinte prompt:

Crie um exercício de matemática para o 5º ano sobre frações, com enunciado, alternativas e resposta correta.

Aprenda a usar a inteligência artificial para elaborar provas e listas de exercícios em instantes. Recupere seus fins de semana e tenha mais tempo com sua família.

Clique aqui e conheça o curso profGPT

O ChatGPT irá analisar o prompt e buscar em sua base de dados textos relacionados ao tema de frações para o 5º ano. Em seguida, ele irá usar sua capacidade de geração de texto para criar um exercício original, com enunciado, alternativas e resposta correta.

Por exemplo, ele poderia gerar algo assim:

João tem uma pizza inteira e quer dividir igualmente entre ele e seus três amigos. Que fração da pizza cada um vai receber? Escolha a alternativa correta.

a) 1/4 b) 1/3 c) 1/2 d) 2/3

Resposta correta: a) 1/4

O que é o ProfGPT?

O ProfGPT é um curso online, disponibilizado via Hotmart, que ensina professores a usar Inteligência Artificial para automatizar tarefas e melhorar sua prática docente. O idealizador é o professor André Gazola, autor deste blog, com vasta experiência na Educação e um fascínio pela IA.

O treinamento ProfGPT é voltado para a aplicação de prompts para ChatGPT no ensino. O curso fornece uma série de prompts prontos, testados e aprovados, para usar e adaptar de acordo com suas necessidades, acompanhados por vídeos com demonstrações práticas do professor André Gazola.

Esse curso para professores é dividido em sete módulos:

  1. O incrível mundo da Inteligência Artificial: Neste módulo, você vai aprender aspectos conceituais sobre IA, como ela funciona e como pode ser aplicada no ensino. Também vai aprender o básico sobre o ChatGPT e se surpreender com as possibilidades da Inteligência Artificial para professores e na Educação como um todo.
  2. Planejar aulas na velocidade da luz: aqui, você descobrirá como usar os prompts para preparar aulas completas em poucos minutos, economizando tempo e energia, além de garantir a qualidade e a coerência do seu planejamento.
  3. Criar provas e trabalhos em tempo recorde: você vai aprender a usar prompts para elaborar provas e trabalhos criativos e desafiadores para os seus alunos, sem perder horas elaborando as questões ou as propostas.
  4. Gerir a sala de aula com inteligência emocional: aqui, você vai descobrir estratégias para lidar com comportamentos indesejados dos alunos e para boas intervenções pedagógicas.
  5. Aprofundar conhecimentos e melhorar a didática: você vai aprender como usar os prompts para aprofundar os seus conhecimentos sobre os temas que você ensina e melhorar a sua didática.
  6. Organizar o ano letivo sem ansiedade: neste módulo, você vai entender o uso de prompts para planejar o ano letivo facilmente, ganhando mais tranquilidade e controle sobre o seu trabalho.
  7. Reuniões pedagógicas (com pais, alunos, colegas ou direção) sem stress: você também vai descobrir como usar prompts para conduzir reuniões escolares, bem como gerar pautas, roteiros, slides, relatórios e outros documentos que vão ajudar você nesse sentido.
  MÓDULOCONTEÚDO
1O incrível mundo da Inteligência ArtificialConceito de Inteligência Artificial; Potencial da IA no ensino; Introdução ao ChatGPT.
2Planejar aulas na velocidade da luzTreinamento em prompts para: Desenvolver planos de aula; Criar exercícios; Tornar as aulas mais interessantes; Conseguir fontes confiáveis; Usar abordagens inovadoras; Elaborar perguntas; Usar a técnica Pomodoro; Construir analogias para diversificar explicações.
3Criar provas e trabalhos em tempo recordeTreinamento em prompts para: Elaboração de avaliações e gabaritos; Ideias para trabalhos avaliativos; Critérios de avaliação para trabalhos; Modelos diferentes de avaliação.
4Gerir a sala de aula com inteligência emocionalTreinamento em prompts para: Lidar com comportamentos indesejados; Cultivar um ambiente saudável na sala de aula; Construir relacionamentos melhores com os alunos; Melhorar a comunicação.
5Aprofundar conhecimentos e melhorar a didáticaTreinamento em prompts para: Aprofundar o entendimento com a técnica Feynman; Utilizar o princípio de Pareto no estudo; Explorar a interdisciplinaridade; Aplicar a repetição espaçada para retenção de informações; Desenvolver modelos mentais para conceitos complexos; Propor diferentes métodos de estudo; Melhorar a memorização e aprendizado com narrativas.
6Organizar o ano letivo sem ansiedadeTreinamento em prompts para: Planejar a longo prazo; Desenvolver Planos Educacionais Individualizados (PEI) para alunos inclusos.
7Reuniões pedagógicas sem stressTreinamento em prompts para: Conduzir reuniões com responsáveis sobre comportamento; Colaborar com professores de outras disciplinas em projetos conjuntos; Avaliar alunos inclusos e comunicar-se com os pais.

Por que fazer o ProfGPT?

Você já sabe que ProfGPT é um curso que vai te ensinar a usar o ChatGPT e os prompts para automatizar tarefas e melhorar sua prática docente. Mas o que isso significa na prática? O que você vai ganhar com isso?

Confira, a seguir, os cinco principais motivos para investir no ProfGPT.

1. Produtividade para professores

Capacitar-se no uso de prompts para chatbots é uma ótima forma de otimizar seu trabalho, automatizando tarefas repetitivas ou demoradas, como criar planos de aula, exercícios, avaliações e trabalhos.

Você vai poder gerar conteúdos educacionais de qualidade em poucos minutos, usando apenas algumas palavras como instrução. Ou seja: menos trabalho e mais eficácia.

2. Economia de tempo e redução do estresse

Com toda essa otimização proporcionada pelo bom uso da IA, é possível economizar muito tempo e reduzir o estresse que muitos professores enfrentam por causa da sobrecarga de trabalho.

Você vai poder ter mais tempo livre para cuidar de si, da sua saúde, da sua família e dos seus hobbies, por exemplo — conquistando mais equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

3. Empoderamento de professores

O ProfGPT vai ajudar você a se sentir mais confiante e preparado para enfrentar os desafios da Educação moderna, lidando com comportamentos indesejados dos alunos, desenvolvendo modelos mentais para conceitos difíceis, manejando bem reuniões pedagógicas etc.

Você vai poder gerar estratégias de intervenção pedagógica baseadas em inteligência emocional, promovendo o respeito, a cooperação, a autoestima e a autonomia dos alunos. Também vai poder gerar dicas, exemplos, analogias, metáforas e outras técnicas que vão ajudar a explicar melhor os conceitos difíceis para os seus alunos.

4. Formação de professores em IA

Essa é uma grande chance de se atualizar profissionalmente e se tornar apto a usar Inteligência Artificial em suas práticas docentes, aprendendo conceitos básicos de IA e ChatGPT, aprofundando conhecimentos e melhorando a didática.

Você vai aprender o que é Inteligência Artificial, como ela funciona e como ela pode ser aplicada na Educação. Também vai saber usar a ferramenta de IA mais famosa de todas, o ChatGPT, bem  como prompts para gerar conteúdos variados e automatizar tarefas.

5. Desenvolvimento profissional

O ProfGPT vai te ajudar a se destacar no mercado de trabalho e aumentar suas oportunidades de carreira, mostrando que você é um profissional inovador, criativo e adaptável às novas tecnologias educacionais.

Você vai poder mostrar aos seus alunos, colegas, pais e direção que você está por dentro das tendências da Educação do século XXI e que você sabe usar a Inteligência Artificial como uma aliada. Também vai aumentar o seu reconhecimento e valorização como professor.

Professora usando inteligência artificial em notebook e fazendo sinal e positivo com a mão esquerda

Aprender a ter a Inteligência Artificial como aliada, e não como rival, é a melhor forma de evitar a obsolescência e se preparar para o futuro da Educação.

Neste post, você aprendeu sobre o ProfGPT: um curso para professores, prático, dinâmico e eficiente, que oferece, além de prompts testados e comprovados para ChatGPT no ensino, vídeos explicativos e demonstrativos.

Agora você sabe como o ProfGPT é uma peça importante no aumento da produtividade para professores, bem como no empoderamento deles, no desenvolvimento profissional, na economia de tempo e na redução do estresse. Também é uma ferramenta relevante para a capacitação e formação de professores no uso de Inteligência Artificial.

Só falta você dar o próximo passo: se inscrever no ProfGPT e começar a transformar sua carreira. Clique aqui e garanta sua vaga já!

10 PERGUNTAS + RESPOSTAS

1. Como a Inteligência Artificial pode melhorar a produtividade dos professores?

A Inteligência Artificial, incluindo o ChatGPT, pode ajudar os professores a automatizar tarefas e melhorar sua prática docente. Isso pode economizar tempo, aumentar a qualidade do ensino, inovar na pedagogia, atualizar-se profissionalmente e se empoderar como educador.

2. Como o ChatGPT funciona na prática docente?

O ChatGPT é uma ferramenta de conversação baseada em Inteligência Artificial que usa modelos de linguagem treinados em grandes quantidades de texto. Ele gera respostas coerentes, criativas e personalizadas para qualquer tipo de pergunta ou solicitação. Os prompts são a forma de comunicação entre nós e a IA e devem ser claros, objetivos e bem formulados para que o sistema entenda o que queremos e gere uma resposta adequada.

3. O que é o curso ProfGPT e quem criou?

O ProfGPT é um curso online que ensina professores a usar Inteligência Artificial para automatizar tarefas e melhorar sua prática docente. O curso foi idealizado pelo professor André Gazola, autor deste blog, com vasta experiência na Educação e um fascínio pela IA.

4. Como o curso ProfGPT é benéfico para professores?

O ProfGPT é um treinamento prático, dinâmico e objetivo que ensina os professores a usar a Inteligência Artificial em suas práticas docentes. Ele oferece prompts para o ChatGPT, testados e comprovados, úteis em diversas situações educacionais.

5. Como o ProfGPT pode aumentar a produtividade dos professores?

O ProfGPT ensina os professores a usar o ChatGPT e os prompts para automatizar tarefas repetitivas ou demoradas, como criar planos de aula, exercícios, avaliações e trabalhos. Isso permite gerar conteúdos educacionais de qualidade em poucos minutos.

6. Como o ProfGPT pode ajudar os professores a economizar tempo e reduzir o estresse?

O uso eficiente dos prompts ensinados pelo ProfGPT permite economizar muito tempo e reduzir o estresse causado pela sobrecarga de trabalho. Isso proporciona mais tempo livre para cuidar de si mesmo, da saúde, da família e dos hobbies.

7. Como o ProfGPT contribui para o empoderamento dos professores?

O ProfGPT ajuda os professores a se sentirem mais confiantes e preparados para enfrentar os desafios da Educação moderna, lidando com comportamentos indesejados dos alunos, desenvolvendo modelos mentais para conceitos difíceis e gerenciando bem as reuniões pedagógicas.

8. Como o ProfGPT contribui para a formação de professores em IA?

O ProfGPT oferece uma grande oportunidade para se atualizar profissionalmente e se tornar apto a usar Inteligência Artificial em suas práticas docentes, aprendendo conceitos básicos de IA e ChatGPT, aprofundando conhecimentos e melhorando a didática.

9. Como o ProfGPT pode ajudar no desenvolvimento profissional dos professores?

O ProfGPT ajuda os professores a se destacarem no mercado de trabalho e aumentarem suas oportunidades de carreira, mostrando que são profissionais inovadores, criativos e adaptáveis às novas tecnologias educacionais.

10. Como o ProfGPT pode ajudar os professores a se atualizarem sobre as tendências da Educação do século XXI?

O ProfGPT ajuda os professores a se atualizarem sobre as tendências da Educação do século XXI, mostrando como usar a Inteligência Artificial como uma aliada no ensino. Isso aumenta o reconhecimento e valorização do professor.

Aprenda a usar a inteligência artificial para elaborar provas e listas de exercícios em instantes. Recupere seus fins de semana e tenha mais tempo com sua família.

Clique aqui e conheça o curso profGPT

Artigos Recentes