Como fazer um Artigo Científico do zero em 4 passos simples

Ao longo de qualquer curso acadêmico, o artigo científico é o tipo de texto mais solicitado. De acordo com minha percepção como professor universitário, mais de 80% das avaliações importantes são feitas com base nesse tipo de trabalho.

Ele tem um formato bastante específico, segundo o qual o aluno deve elaborar e defender uma ideia sobre determinado assunto analisando diversas facetas envolvidas e pesquisando na literatura já existente sobre o tema.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

O artigo científico é temido entre muitos universitários.

Por ser um tipo de texto bastante diferente do que somos apresentados na escola, muitos acabam entrando em pânico na primeira vez que precisam escrevê-lo. Isso tem levado a trabalhos finais pobres, de estrutura fragmentada, com sintaxe horripilante e com pouca ou nenhuma argumentação sólida.

Acredite se quiser, mas já vi alunos buscando elaborar em 72 horas algo tão complexo como um texto científico. Como se fosse possível escrever algo assim em um dia! Se você pensa que é possível escrever um artigo científico rápido e fácil, sinto informar que está enganado — na verdade a única forma de conseguir isso é comprando um artigo pronto, feito por algum especialista.

Neste texto você vai aprender mais sobre como deixar pronto um bom artigo científico do zero, desde sua estrutura, até a pesquisa em si.

Tela de computador com artigo científico aberto para leitura

As ciências evoluem justamente através desse tipo de publicação, que aparecem principalmente em revistas científicas. Foi com os artigos científicos que surgiram pela primeira vez estudos e teorias geniais que deram origem a uma grande parte do mundo que conhecemos hoje.

Se você é um desses marinheiros de primeira viagem que não sabem como começar a elaborar um artigo, leia as dicas abaixo que vão guiá-lo na escrita de seu primeiro texto científico.

Um artigo científico do zero

A primeira coisa a reconhecer é que existem diversos estilos de escrita, usados para diferentes propósitos.

Mesmo em um contexto isolado de escrita de uma carta, você será capaz de diferenciar um texto endereçado para sua avó de outro para algum colega de classe. Assim, é provável que no primeiro seja usado um estilo de linguagem mais formal, com verbos e palavras amenas.

Em um artigo científico, você deve usar a linguagem acadêmica, que é consideravelmente diferente da linguagem comum.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Depois você precisa entender qual o objetivo do trabalho que está escrevendo:

  • Publicar em uma revista científica;
  • Apresentar os resultados em um congresso;
  • Apenas aumentar seu conhecimento.

Tendo bem claro seu propósito, ficará mais fácil adaptar a estrutura do artigo, a linguagem e até mesmo a formatação, já que as normas ABNT não são a única forma de configurar um artigo no Word.

Passo a passo para fazer um bom artigo

Artigos científicos também precisam de atenção quanto ao estilo. Por isso, entender alguns conceitos básicos vai ajudá-lo no processo.

1. Aprenda os estilos de linguagem

Conheça as diferenças entre o estilo de linguagem informal, jornalístico e acadêmico.

Para isso, você precisa ler textos em que esses estilos apareçam. Resumidamente, a escrita acadêmica é impessoal, a jornalística pretende chamar a atenção do leitor, e a informal usa linguagem coloquial (gírias, abreviações, etc).

2. Use a técnica da nominalização

Familiarize-se com o conceito de nominalização.

Esse é um recurso usado com o propósito de eliminar palavras em excesso e tornar a escrita mais objetiva.

Nominalizar é transformar um verbo em um nome para remeter a algo já dito anteriormente. Por exemplo:

Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito.

3. Não abuse da voz passiva

Aprenda a diferença entre voz passiva e voz ativa.

A definição mais simples de voz passiva é: tornar o sujeito de uma sentença o objeto de uma ação. A voz ativa, por outro lado, tem um sujeito que pratica a ação sobre o objeto.

Então leia artigos acadêmicos sobre o assunto que você vai escrever e preste atenção quanto ao uso da voz passiva. Esse tipo de escrita é bastante usado no meio acadêmico, porém não deve haver exageros. Algumas áreas a usam menos que outras.

4. Preste atenção às normas ABNT

Lembre-se de consultar as normas técnicas da ABNT para formatar seu artigo de forma adequada, pois alguns professores dão tanta importância a isso quanto dão ao texto em si.

Porém, se você pretende publicar o texto em alguma revista especializada, lembre-se de consultar a folha de estilos dessa publicação, porque cada uma tem suas regras de formatação.

5. Faça referências

Preste especial atenção às citações, notas de rodapé e referências bibliográficas.

Plágio é a pior coisa que pode acontecer em relação a um texto desse tipo. Não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, pelo contrário, citações servem para dar mais força aos seus argumentos.

Aliás, dentro do estilo científico, seus argumentos devem ter força e embasamento suficientes. Pensando nisso, eu escrevi um outro artigo aqui no blog sobre como escrever argumentos fortes, algo que certamente vai lhe ajudar.

Leia e releia quantas vezes for necessário para ELIMINAR erros de gramática. Eles são inaceitáveis em artigos científicos.

Cuidado com a pontuação, é ela que vai dar o tom ao seu texto e permitir que o leitor o entenda. Leia meu guia definitivo de como usar a vírgula.

A importância das normas da ABNT

Mesmo que já tenha destacado nos itens anteriores, quero frisar novamente a importância nas normas ABNT no seu artigo.

Muita gente acaba pagando para ter artigo ou TCC formatados e prontos dentro das normas.

Apesar de ser uma formalidade odiada por muita gente, as normas nada mais são do que um padrão utilizado pela comunidade acadêmica para fazer com que todos os trabalhos sigam a mesma estrutura visual.

Assim tudo fica organizado e claro para o pesquisador que quiser utilizar seu trabalho como fonte de referência.

Se você não conhece as normas e quer contratar um especialista para fazer pra você, clique aqui e entre em contato.

Estrutura do artigo científico

Além das questões de estilo, um artigo também deve seguir uma estrutura pré-definida, com os seguintes elementos:

  • Título, que deve estar estritamente relacionado ao conteúdo e permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o que trata o texto.
  • Resumo, que costuma ser de 4 a 6 linhas, destacando objetivos, métodos e conclusões. Em alguns casos, é preciso o resumo em inglês (Abstract) ou espanhol. Aprenda como fazer um resumo.
  • Palavras-chave, geralmente 3 palavras que definam a abrangência do tema tratado no texto. Em alguns casos, também é preciso a versão em inglês (Keywords) ou espanhol.
  • Corpo do artigo, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão (mas não se usam títulos para isso)
  • Referências bibliográficas, em ordem alfabética e conforme as normas da ABNT.

Pesquise por artigos científicos prontos em PDF

Após essas dicas, você pode ter uma ideia de como é um artigo pronto pesquisando no Google Acadêmico sobre o tema que lhe interessa e lendo algum dos exemplos que aparecerem.

Além disso, também existem alguns repositórios científicos online para pesquisa e até mesmo sites de revistas e universidades.

Veja abaixo uma lista desses sites para pesquisa:

Perguntas Frequentes sobre escrita de artigos acadêmicos

Muitas dúvidas aparecem na hora de fazer esse tipo de trabalho, então vou buscar responder as mais frequentes abaixo:

Como fazer um artigo no Word?

Não existe um estilo pré-definido no Word para formatação de um artigo científico, mas um bom ponto de partida é configurar a página com margens 3cm superior e esquerda e 2cm inferior e direita.

Configuração das normas ABNT para o artigo científico

Além disso, fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1,5 são imprescindíveis para uma boa leitura, seja em uma tela, seja impresso.

Quantas páginas deve ter um artigo científico?

Entre 20 e 40 páginas é um bom número para você focar. Até podem existir artigos levemente menores, correndo o risco da superficialidade e outros maiores, quando a pesquisa exigir um maior aprofundamento, mas esses números servem como um bom guia.

Qual a diferença entre artigo e monografia?

Enquanto um artigo pretende defender uma ideia dentro de um tema especificamente delimitado, a monografia ou trabalho de conclusão de curso busca aprofundar-se em um tema, também fazendo uma revisão bibliográfica sobre ele.

Ou seja, o artigo é mais curto e mais focado em um estilo de linguagem argumentativo, enquanto a monografia é mais longa e tem um caráter, por vezes, mais expositivo. Você pode, neste meu artigo sobre monografias prontas, ver exemplos desse outro tipo de trabalho acadêmico.

Qual o objetivo de um artigo científico?

Averiguar uma ideia original dentro de determinado tema de sua escolha.

Mas veja bem, averiguar não significa provar ou defender, e sim levantar hipóteses e testá-las de acordo com uma determinada metodologia.

O que não pode ter em um artigo científico?

Não pode haver cópia de textos de referência sem identificação do autor, nem estilo de linguagem que se afaste da escrita acadêmica. Além disso, trechos opinativos de quem escreve não podem aparecer soltos, sem algum tipo de embasamento a partir de outros autores renomados.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes