Monografia pronta: exemplos e modelos no Word e PDF


O seu prazo para entrega da monografia está chegando, e você está com dificuldade para colocar o projeto de pesquisa no papel? É hora de considerar um modelo de monografia pronta para estruturar as ideias e dar vida ao seu TCC.

Escrever uma monografia do zero é estimulante, porém exige muito tempo e estrutura do aluno. Para você focar no essencial da sua TCC (trabalho de conclusão de curso) sem perder a cabeça, um modelo de monografia online te ajudará a produzir o seu projeto de pesquisa. Aqui estaremos também apresentando os elementos e estrutura da monografia para você começar.

Neste artigo você vai encontrar modelos de monografia pronta geniais, além de dicas e exemplos em Word e PDF para impressionar seu orientador!

Introdução à monografia e seus componentes principais

Monografia é um projeto de pesquisa acadêmico, apresentando uma temática aprofundada e fundamentada em teorias sólidas e trabalho de campo. Geralmente apresentada como TCC (trabalho de conclusão de curso), a monografia é feita em diversos cursos como graduação, pós-graduação e até cursos técnicos. De fato, o trabalho monográfico é requerido em qualquer disciplina!

No mundo universitário – e seguindo os princípios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) –  a monografia possui três componentes:

  • Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo, sumário, dentre outras. 
  • Elementos textuais: introdução, o corpo do trabalho, resultado e conclusão. 
  • Elementos pós-textuais: referências bibliográficas, anexos, apêndices e citações. 

Nos próximos parágrafos abordaremos cada item para estruturar o seu projeto de pesquisa!

Os componentes pré-textuais numa monografia

Elementos pré-textuais são elementos-padrão que todo estudante deve inserir para que trabalhos acadêmicos estejam estruturados de acordo com os padrões da ABNT. Estes componentes são extremamente importantes para dar uma boa impressão ao seu orientador e aos avaliadores de sua monografia! São esses os três componentes principais:

  • Capa e folha de rosto
  • Resumo 
  • Sumário
  • Glossário. 

Comecemos pela capa. Os seguintes dados são exigidos pela ABNT:

  • O nome e a entidade de ensino
  • O título e subtítulo de sua TCC
  • O nome do autor
  • Ano. 

O logotipo da entidade de ensino, nome do orientador e dedicatória são opcionais.

Título de monografia (exemplo):

“CRIAR PARA APRENDER: A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO NA ESCOLA”

Nome do aluno

Data e local

Nome do orientador

Natureza do trabalho (objetivo acadêmico – que grau acadêmico pretende o proponente obter).

Veja um modelo:

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Geografia do Instituto da Educação Superior Brasileira, como requisito necessário para a obtenção do título de licenciado em Geografia.

Orientador: Godofredo José Paulo da Silva

Linha de pesquisa: Ensino de Geografia

Folha de rosto: bem parecida com a capa, mas difere por necessitar ter um elemento no verso. No anverso (frente), deve apresentar nome do autor, título e subtítulo, natureza e data e local. No verso deve apresentar a ficha catalográfica.

Dedicatória: A única página que é feita com o coração. É dedicada a alguém especial que teve impacto no trabalho ou na vida do autor e que merece este carinho especial.

Exemplo de dedicatória monografia:

“A todos os colegas, professores e familiares que de alguma forma que contribuíram para a realização deste trabalho.”

Agradecimentos: esta folha faz um agradecimento a todos os que contribuíram de forma relevante e positiva para a elaboração da monografia e, geralmente, são mencionados professores, colegas ou entidades que participaram da trajetória.

Modelo de agradecimentos para monografia:

Aos nossos pais pelo apoio e amor incondicionais, aos nossos irmãos e familiares pelas palavras, pelos gestos, pelo entendimento das ausências, e até por aquele cafezinho na madrugada. Aos amigos pela paciência e motivação, ao nosso orientador João da Silva, por todo o conhecimento e por tudo que compartilhou comigo. Também agradeço ao amigo Raphael de Souza pelas tardes de parceria enquanto estudávamos e ficamos longe da família.

Resumo:

Esta é a porta de entrada escrita para todo o trabalho. Geralmente qualquer pesquisador costuma sempre começar pelo resumo. Apresenta todo o trabalho, desde os objetivos gerais e específicos, passando pelo pressuposto teórico, a metodologia usada e as conclusões obtidas. Se houver algum ponto que tenha sido relevante na obtenção de resultados ou algum fator determinante e que esteja fora do que estava previsto, deverá ser considerado aqui. Pode ser necessário incluir também uma versão traduzida (Abstract, se for em inglês).

Figura 1: exemplificação de capa e folha de rosto. 

Após a capa, insira a folha de rosto (ou contracapa) e a folha de aprovação seguindo os princípios da ABNT.

Inclua também um resumo de monografia com: 

  • Introdução
  • Objetivo do trabalho acadêmico
  • Método
  • Resultados
  • Conclusões
  • Palavras-chave.
Figura 2: Exemplificação de resumo de monografia. 

Após o resumo, adicione o sumário e permita aos leitores navegarem o miolo da sua monografia sem problemas. O sumário apresenta a ordem dos capítulos, as seções e a respectiva paginação, para que o leitor encontre facilmente o que procura na sua TCC.

Lembre-se que o sumário não é índice, pois este é apenas um catálogo de temas ou capítulos contidos no seu trabalho acadêmico!

Figura 3: Exemplificação de sumário para um projeto de monografia. 

Para concluir, o glossário se faz necessário se a monografia contém uma linguagem específica e terminologias distintas. Defina estes termos em ordem alfabética.

Os componentes textuais numa monografia

Em geral, os itens textuais constituem a introdução, assim como o corpo do trabalho que dá o assunto do seu trabalho acadêmico. Os componentes textuais são compostos por quatro itens:

  • Introdução, incluindo a justificativa
  • O corpo da tese
  • Conclusão.

Na introdução, inclua: 

  • A temática
  • O propósito do seu projeto de pesquisa
  • Referenciar a fundamentação teórica, o método e hipóteses alcançados do seu TCC.
Figura 4: Exemplificação de introdução para projeto de monografia. 

Ainda na introdução, justifique a pesquisa. Tal justificativa é necessária – e compulsória! – ao demonstrar o motivo da temática. Defina:

  •  A relevância do assunto
  • Por que estudar o tema neste momento
  • Impacto ou consequência dos resultados para a ciência e até para a sociedade.

JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema justifica-se pela grande demanda atual que ele tem na sociedade. Atualmente, se fala em sustentabilidade em todos os meios de comunicação, nas universidades, nas escolas e nas empresas. Por isso, fica caracterizada a necessidade de compreender melhor tal fenômeno. Além disso, parte-se também de motivações pessoais, de afinidade e interesse pelo assunto. A união dos dois fatores, demanda social e interesse pessoal explicam de forma satisfatória as razões pelas quais inicia-se este estudo.

Figura 5: Exemplificação de justificativa para projeto de monografia.

Após uma justificativa convincente, vem o corpo do seu projeto de pesquisa. Esta é a parte principal do seu TCC, onde você vai passar grande parte do tempo para apresentar:

  • Fundamentação teórica: utilize referências com credibilidade no meio universitário para corroborar a teoria central de sua monografia ou TCC. 
  • Método: descreva a metodologia utilizada para chegar aos resultados/para atingir os objetivos. 
  • Apresentação dos dados: apresente informações de maneira pragmática no seu trabalho monográfico. Gráficos e tabelas são úteis para leitores visualizarem os dados atingidos no  TCC.
  • Resultados: Aqui fica a discussão, onde se alia todo o material do referencial teórico aos resultados encontrados na pesquisa de fato, chegando a novas ideias, confirmando ou refutando a hipótese citada lá na introdução.

Independentemente se você mesclar a conclusão com os resultados ou criar uma seção dedicada, a conclusão deve detalhar se os resultados do projeto de monografia conformam com os seus objetivos. Mencione aspectos a serem melhorados ou até incompletos, o que pode ser a base de novos projetos de pesquisa para resolver aspectos não solucionados.

Figura 6: Exemplificação de conclusão para TCC. 

Viu como os componentes textuais da monografia são trabalhosos?

Recomendamos utilizar monografias prontas para dar estrutura à sua TCC, sem que você perca tempo com as miudezas do trabalho monográfico!

Nos contate agora e conheça as opções e orçamentos da monografia pronta. 

O que são elementos pós-textuais numa monografia?

Após a apresentação do corpo de trabalho, finalize a TCC com:

  • Referências bibliográficas 
  • Anexos e apêndices.

As referências bibliográficas são obrigatórias para qualquer trabalho monográfico! Eis algumas dicas:      

  • Inclua as fontes utilizadas na sua fundamentação teórica de acordo com as normas da ABNT. 
  • Confira se a instituição de ensino possui padrões a serem levados em conta. 

Organize as referências por ordem alfabética.

Figura 7: Como formatar as referências bibliográficas numa monografia.

As referências citadas devem estar identificadas ao longo da monografia. Portanto, caso você tenha utilizado fontes que acabaram não sendo citadas no corpo da TCC, elas não precisam estar listadas na bibliografia. Referências e citações se completam!

Quando o autor da monografia utiliza material de outras fontes, é necessário visualizá-las em anexos.

Para concluir, os apêndices têm o mesmo escopo dos anexos, porém tais materiais são criados pelo autor do projeto de pesquisa. 

Usando citações no seu TCC

Como dito, as referências bibliográficas e citações se completam. Existem padrões da ABNT para citações, como inserir o ano, autor e página de maneira correta. Veja aqui uma comparação super útil para citações e referências!

SIMNÃO
✔️ Citar as referências utilizadas, direta ou indiretamente.❌ Exagerar no uso de citações intermediadas ou “apud”.
✔️ Inserir o ano em todas as citações.❌ Mesclar o sistema numérico e autor/data. Escolha um!
✔️ Detalhar as citações nas referências bibliográficas.❌ Esconder o ano da obra nas referências. 

Componentes de sua monografia: antes e depois

Vamos fazer um comparativo de alguns itens cruciais para fazer uma monografia?

Resumo 

Citações

Referências bibliográficas

Comece com o pé direito com exemplos de monografias prontas

Colocar a sua pesquisa no papel é uma tarefa estimulante, mas nós sabemos que a realidade é diferente! Às vezes o trabalho monográfico se torna tão estressante que muitos alunos desenvolvem bloqueios para persistir… O nosso objetivo é evitar este problema.

Às vezes o trabalho monográfico se torna tão estressante que muitos alunos desenvolvem bloqueios para persistir… O nosso objetivo é evitar este problema.

Primeiramente, determine o tema do seu projeto de pesquisa. Ainda que o orientador ofereça uma temática, verifique opções de seu interesse. Sempre considere as referências bibliográficas disponíveis para a fundamentação teórica. Se for um tema muito novo, é possível que não haja ainda as referências necessárias para a condução da TCC.

Para que sua monografia seja bem-sucedida, é crucial o seu interesse genuíno. Discuta sugestões com o seu orientador qual assunto mais te atrai para começar o trabalho monográfico com o pé direito!

Aprofunde sua pesquisa sobre monografias prontas

Como proceder após definir a temática do seu projeto de monografia?

O que estabelecer depois da temática:

  • Cronologia da TCC
  • Definição dos objetivos
  • Fundamentação teórica.  

Com estes três elementos bem definidos, crie o método de estudo e determine o trabalho de campo.

Colete as informações e comece a processá-las – quanto mais cedo, melhor! Ao agrupar as informações de sua pesquisa, os resultados começarão a aparecer, e te farão visualizar em como abordar o conteúdo. Com tal estrutura, você terá as ferramentas para concluir sua monografia sem arrancar os cabelos!

Além desta estrutura geral, veja a seguir exemplos de monografias prontas em Word e PDF para você não perder tempo. Cheque cada modelo de monografias pronta, TCC ou projeto de pesquisa em diversas áreas como agronomia, administração, química e jornalismo, dentre outras.

Exemplos de TCC pronto em Word e PDF

Analise cada elemento pré-textual, textual e pós-textual nas sugestões abaixo para fazer uma monografia seguindo os princípios da ABNT. 

1.    Agronomia

2.    Administração

3.    Cinema

4.    Direito

5.    Engenharia Civil

6.    Jornalismo

7.    Odontologia

8.    Pedagogia

9.    Química

Como dar o primeiro passo? Use um modelo de monografia pronta 

Mesmo com estrutura para iniciar o seu trabalho monográfico, a criação de um projeto de pesquisa exige tempo, paciência e muita determinação! Cada passo de uma monografia pode levar semanas ou meses. Infelizmente, nem todos têm o luxo de se dedicar exclusivamente a um projeto de monografia. Muitos estudantes precisam conciliar trabalho e estudo, outros têm filhos que precisam de atenção. Enfim, a vida também tem as suas exigências…

Seja lá qual for a sua situação, nós temos uma proposta para você! Nós da StudyBay somos especializados em ajudar alunos com a monografia pronta, que inclui:

  • Definição do tema e estruturação da pesquisa
  • Nós escrevemos, formatamos e revisamos a monografia por completo com eficiência e dentro do prazo
  • Garantia de uma TCC inédita e sem traço de plágio. 

Se este é o caminho certo para você, dê o primeiro passo: solicite um orçamento. Forneça o tema e a fase em que a monografia se encontra. Em questão de dias, você terá um escritor para o seu projeto!

O custo de uma monografia pronta? Entenda como funciona

Os fatores para o orçamento para a monografia pronta são diversos, como o prazo do projeto de pesquisa. Se você solicitar um TCC pronto em cima da hora, haverá um impacto no preço por conta da urgência. Consideramos também os seguintes fatores para o orçamento de monografias prontas:

  • Grau de escolaridade como curso técnico, graduação, pós-graduação e mestrado e doutorado. Cada nível possui complexidades distintas.
  • A complexidade da temática em si durante a pesquisa.
  • Tamanho da pesquisa.
  • Necessidade de revisão e formatação.
  • A qualificação do profissional responsável por sua monografia pronta.  

Nossos projetos são personalizados! Acesse uma monografia online completa, assim como serviços individuais, como formatação e revisão da sua TCC. 

Considerações finais

Para evitar estresse ao fazer uma monografia, nós criamos este guia básico de como começar esta jornada com exemplos no Word e PDF. Confira modelos de monografia online como base para criar a sua. Entre em contato conosco caso precise de ajuda para concluir o seu curso com uma nota excelente. A sua carreira agradece! 

Não deixe para depois. Solicite o seu orçamento agora!

Perguntas frequentes sobre monografias 

Qual é a definição da monografia? 

A monografia é um trabalho acadêmico de conclusão de curso (TCC) em qualquer disciplina – exatas, humanas ou artes. Toda monografia segue a estrutura definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Para visualizar, cheque este exemplo de monografia pronta. 

Como fazer uma monografia?

Primeiramente, defina a temática do seu trabalho monográfico. Para tal, verifique temas com referências bibliográficas sólidas e que tenham chance de serem aprovadas pelo seu orientador. No geral, temas comuns têm acesso mais fácil a referências para dar uma argumentação forte à TCC. Com o assunto definido, planeje o tempo necessário para o projeto de pesquisa, defina o método e inicie o trabalho de campo. Use as amostras neste artigo como referência! 

Quais são os componentes de uma monografia?

Existem elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo de monografia, sumário, glossário), textuais (introdução, corpo do trabalho, resultados e conclusão), e por fim pós-textuais (referências bibliográficas, anexos e apêndices). Use as normas da ABNT para criar e formatar cada componente de acordo com padrões definidos. 

O seu checklist para um projeto de monografia bem-sucedido

⬜ Defina o tema de acordo com suas preferências e referências bibliográficas sólidas.

⬜ Encontre um orientador, ouça sugestões e concorde com a temática. 

⬜ Defina um planejamento.

⬜ Leia as fontes necessárias para a fundamentação teórica. 

⬜ Inicie seu projeto de pesquisa.

⬜ Agrupe os dados do seu trabalho de campo.

⬜ Escreva cada seção da monografia!

⬜ Reveja passos juntamente com o orientador quando possível e revise.

André Gazola

André Augusto Gazola é avaliador oficial de redações do ENEM, formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Posts