13 Dúvidas mais comuns sobre a Redação do ENEM

Dúvidas mais comuns na redação do ENEM

Diariamente eu recebo e-mails de alunos do Brasil todo que estão estudando para o ENEM e têm muitas dúvidas em relação à prova de redação: precisa ter título? pode ser a lápis? o que fazer? o que não fazer? quanto vale? quais critérios? como estudar? E por aí vai…

Como forma de responder todas essas dúvidas de uma vez só, elaborei este artigo que busca esclarecer tudo que você sempre quis saber sobre a redação do ENEM, mas nunca ninguém soube responder. Let’s go!

A Redação do ENEM tem que ter título?

Não. O ENEM não exige que você escreva um título para a dissertação. Inclusive, eu recomendo para meus alunos que não escrevam título por dois motivos:

  1. É uma coisa a menos para pensar e perder tempo;
  2. Faz você perder 2 preciosas linhas (1 para o título e outra que você precisa pular depois dele).

A Redação do ENEM vale quantos pontos?

A redação vale 1000 pontos, sendo 200 para cada um dos 5 critérios de avaliação. Essa nota é somada à das provas objetivas e, então, tira-se a média aritmética para calcular sua média final no ENEM (isso já foi diferente, no passado). Ou seja, hoje a redação vale 20% da sua nota.

A Redação do ENEM tem quantas linhas? Existe um mínimo?

O máximo de linhas é 30 e o mínimo é 8. Redações com 7 ou menos linhas tiram nota zero — algo que nunca acontecerá com você caso ler minhas 50 dicas para a redação do ENEM.

Quantos parágrafos escrever?

Pensando na fórmula que mais funciona, a estrutura ideal é composta por 4 parágrafos: 1 para introdução, 2 para argumentação e 1 para a conclusão. Para agilizar, uma ótima estratégia é ler exemplos ou modelos de redações prontas.

Qual nota é considerada boa?

Isso depende muito do curso que você deseja ingressar. Porém, se pensarmos apenas na redação, isoladamente, tirar acima de 800 já coloca você entre uma minoria de estudantes. Veja:

Notas da Redação do ENEM

Como faço para estudar Redação para o ENEM?

Aqui está o grande segredo da galera que realmente vai bem na redação: eles estudam, preparam-se para tirar uma nota alta.

O primeiro passo é adquirir conhecimento. Para isso existe o jeito caro, que é contratando um professor particular, e o jeito barato, que é matriculando-se num curso de redação para o ENEM.

Tenha em mente que esse curso deve oferecer toda a base para você entender o que é uma redação, que tipo de texto deve fazer, como ter ideias e acumular conhecimento de mundo rapidamente e, finalmente, organizar essas ideias no papel através de uma introdução, argumentos e proposta de intervenção.

Uma vez conquistado esse conhecimento técnico que um bom cursinho vai lhe fornecer, então é hora de praticar. O ideal é que você escreva no mínimo uma redação por semana a partir de um tema estilo ENEM.

Muita gente indica que você tenha alguém para corrigir essas redações, mas o problema é que as correções de cursinhos online costumam ser bem superficiais, deixando você, às vezes, mais confuso do que estava antes.

Pensando nisso, eu mesmo criei um treinamento que tem como bônus o módulo 9 passos para corrigir suas próprias redações — esse módulo tem sido o diferencial para a aprovação dos meus alunos que buscam o curso de medicina!

Quais os critérios de correção para a Redação do ENEM?

No total são 5 critérios avaliados (o edital do ENEM os chama de competências):

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Como tirar 1000 na redação do ENEM?

Pelo visto você gosta de perguntas complexas! Para responder isso, vou indicar meus artigos já publicados que ensinam tudo que você precisa saber:

Qual o formato para a redação?

A redação do ENEM deve seguir o gênero dissertativo-argumentativo. Isso significa que você deve demonstrar conhecimento sobre o tema, mas também posicionar-se a respeito dele a fim de convencer o leitor através de argumentos.

Posso escrever o rascunho a lápis?

O rascunho, pode. Nem pense em fazer isso na versão final! Lá tem que ser com caneta azul ou preta.

Posso escrever a redação em letra de forma?

Pode, sem problema algum. O único cuidado que você precisa ter é o de diferenciar claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

O que não fazer na redação do ENEM?

Várias coisas são importantes, mas quero destacar algumas:

  • Nunca deixe de posicionar-se em relação ao tema — o avaliador quer ver sua opinião!
  • Não escreva parágrafos de tamanhos muito diferentes entre si — busque o equilíbrio. Assim você não perde pontos na competência 2, no quesito de respeitar os limites da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
  • Não esqueça de, na conclusão, elaborar uma solução para o problema proposto.
  • Não escreva fora das margens reservadas à redação. Isso lhe dá nota zero automaticamente.
  • Não deixe de ler meu outro artigo 10 erros comuns na redação do ENEM.

O que pode cair nesse ano como tema?

Tanta coisa! Para responder essa pergunta, fiz um vídeo em que discuto 10 possíveis temas para a redação do ENEM deste ano. Assiste lá!

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

Eu quero ser seu mestre!
Minhas melhores
Dicas de Redação
em seu e-mail
Cadastre-se para receber meus conteúdos exclusivos que vão te ajudar a alcançar uma nota altíssima na redação do ENEM 2018!
Cadastrar Agora!
Não, obrigado. A Redação é fácil pra mim.
close-link

Conteúdo Protegido!

Cadastre seu e-mail abaixo para desbloquear
os modelos de resenha exclusivos.
(você os receberá em sua caixa de email)
Baixar Modelos
close-link

Assista já!
10 Temas de Redação para o ENEM 2018

Prepare-se para tirar 1000 na Redação através dos temas que o prof. André Gazola selecionou para 2018!
ASSISTIR AGORA
Você poderá se descadastrar a qualquer hora.
close-link
Clique em mim!