Relatório de Estágio: Como Fazer e Exemplo de Modelo para Seguir

O relatório de estágio viabiliza que o estudante demonstre o seu aprendizado e crescimento profissional adquirido ao longo do seu curso em formação.

Assim, é crucial saber como estruturar um modelo de relatório de estágio, seja em uma determinada empresa ou universidade, para usar, de modo parcial, para a conclusão de curso.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Pensando nisso, preparamos exemplos e informações úteis para ajudar na elaboração e dicas de como fazer!

O que é um relatório de estágio supervisionado?

O que é um relatório de estágio supervisionado

Fonte: pexels.com

O objetivo geral para que o aluno apresente um relatório de estágio supervisionado concentra-se no fato de ser uma maneira de que as instituições de ensino, ou até mesmo uma empresa, comprove o desempenho no estágio profissional e o seu progresso. Sendo assim, alguns dos requisitos específicos que um relatório de estágio integra, incluem:

  • Uma introdução acerca do local de estágio e informações descritivas sobre;
  • Uma descrição sobre o que foi feito e trabalhado durante o estágio;
  • Uma parte dedicada acerca do aprendizado atingido no estágio;
  • Conclusões gerais da sua experiência em sua totalidade.

Esses são apenas alguns pontos importantes que um trabalho desse tipo deve conter. Assim, obrigatoriamente, precisa ser escrito de maneira profissional e seguindo as normas da ABNT. Mais adiante, estruturamos exemplos e modelos a serem seguidos.

Relatório de Estágio: como fazer um que se destaca?

Considerado entre muitos alunos um desafio, a sintetização de tudo que foi aprendido, junto ao seu desempenho profissional por meio de um documento, é uma parte essencial para conclusão dessa importante etapa.

Assim, seguem algumas orientações que consideramos essenciais:

  1. Organize as suas informações: um relatório de estágio deve ser bem estruturado e contendo todas as informações do que fora feito e aprendido;
  2. Compreenda os requisitos: certifique-se de entender completamente o que é esperado para um relatório de estágio, junto a sua estrutura que deve estar dentro das normas ABNT;
  3. Detalhe o seu aprendizado: procure descrever bem as funções designadas a você durante o seu estágio, tarefas específicas, habilidades desenvolvidas, conhecimento adquirido e mais;
  4. Procure usar exemplos concretos: ao escrever o seu texto, use exemplos concretos das suas funções designadas durante esse período e ilustre esses pontos. 

Seguindo essas dicas, certamente você terá a aprovação do seu relatório de estágio nas normas da ABNT que será analisado por docentes com êxito. Caso necessário, com seu relatório de estágio pronto, podem ser mencionados alguns pontos de melhorias pela banca avaliadora ou orientador — eles devem ser verificados e corrigidos no prazo especificado. 

Estrutura Geral

A estrutura para a elaboração de um exemplo de relatório de estágio, em certo viés, possui uma semelhança com a de um artigo científico.

No primeiro caso, deve incluir todos os feitos realizados no estágio, desde os que falharam até os que obteve uma boa crescente em relação ao aprendizado. Já no último caso, inclui uma estruturação de resultados que devem começar com uma introdução geral e a sequência de resultados obtidos.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

A seguir, confira a estrutura geral de um relatório de estágio:

Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuaisDescrição
CapaDeve-se incluir o seu nome, da empresa, da instituição de ensino, data e a especificação do tipo de trabalho.
Folha de RostoTraz vários detalhes como suas informações pessoais, junto ao nome do orientador e outras orientações referentes à instituição de ensino.
ResumoApresente um resumo geral acerca de sua experiência que será detalhada ao longo do trabalho.
ÍndiceInclua uma lista contendo todos os tópicos e subtópicos presentes em seu relatório final.
IntroduçãoDescreva a natureza do seu estágio, isto é, onde foram realizadas as suas atividades, a área de atuação e a descrição de sua função na respectiva empresa.
ObjetivosInclua e descreva qual o seu objetivo geral que planeja ter atingido ao final de seu estágio.
Descrição do EstágioDescreva detalhadamente tudo acerca do que será feito e o que foi feito no seu estágio final.
Avaliação e reflexãoDiscuta a sua experiência de estágio em relação ao ambiente no qual trabalhou e às atividades realizadas, a partir do seu ponto de vista.
ConclusãoResuma de maneira objetiva a sua experiência geral com relação ao estágio e o que foi feito.
ReferênciasCaso tenha utilizado algum material de referência para a elaboração de suas atividades de estágio e relatório, inclua essas fontes.
AnexosMateriais como fotos, descrições de documentos e diagramas devem estar inclusos na seção de anexos do relatório.

Saiba que para a estruturação de um relatório de estágio, não deve haver uma preocupação com a quantidade limite de páginas permitidas para a elaboração. No entanto, em um senso geral, o corpo principal do trabalho não deve passar de 60 páginas.

Além disso, a quantidade de anexos que conterá o seu relatório final deve ser proporcional à quantidade geral de textos.

Para facilitar esse processo, você pode contar com professores especialistas em sua área para ajudar você a desenvolver da melhor forma possível seu relatório de estágio.

Seguindo as normas da ABNT

De modo a deixar padronizado o seu relatório final de estágio supervisionado, algumas especificações gerais da ABNT devem ser respeitadas e seguidas na elaboração do trabalho. Dessa maneira, a seguir, confira os requisitos gerais da formatação gráfica:

  • Tipo de folha: deve-se, obrigatoriamente, incluir os elementos textuais padronizados em uma folha A4. Além disso, é recomendável usar a fonte Time News Roman ou Arial, fonte 12 com alinhamento justificado e margem esquerda e superior de 3,0 cm., inferior e direita com 2,0 cm;
  • Espaçamento entrelinhas: de maneira geral, nas normas ABNT, indica-se o uso de espaçamento simples de 1,5. Isso também é válido para os títulos;
  • Numeração: a partir da folha de rosto até a introdução não é preciso demarcar a numeração de página do relatório, apenas da introdução em diante. Assim, o algarismo arábico deve estar de 2 cm da borda superior e 2 cm da borda direita da folha do seu relatório;
  • Notas de rodapé: são necessárias margens para especificar as notas de rodapé. Essas observações normalmente são utilizadas para esclarecer algum ponto específico ao leitor que você considere essencial. Inclua na margem esquerda com 5 cm e espaçamento simples;
  • Formatação das seções: os títulos que são referentes à indicação principal do corpo do texto que o sucede. Deve começar no anverso da folha e com espaçamento de 1,5 cm.

Esses são apenas alguns pontos principais da formatação de um relatório de estágio. Para conferi-los de modo completo, basta verificar a NBR: 10719:2015 da ABNT.

Além disso, é importante conferir se a universidade que você estuda possui um modelo próprio da instituição que, muitas vezes, pode ser diferente da ABNT.

Recomendações para elaborar um Relatório de Estágio

Durante o período do seu estágio, é fundamental ir registrando o processo de elaboração do seu trabalho. Isso servirá como base para a estruturação do seu relatório de estágio supervisionado pronto, facilitando o processo. A seguir, confira uma tabela comparativa do que se deve fazer e não:

O que fazerO que não fazer
✅Esteja atento a todas as diretrizes de estágio❌Ignorar as orientações de estágio fornecidas
✅Inclua todas as informações pertinentes no relatório de estágio❌Deixar de fora detalhes importantes sobre o estágio
✅Use uma escrita profissional e formal❌Usar linguagem informal com gírias
✅Descreva bem as suas atividades diárias no estágio❌Deixar vagas as descrições do seu estágio
✅Reflita sobre o que aprendeu e as experiências❌Não mostrar o crescimento do seu aprendizado
✅Revise e edite o quanto necessário para evitar erros❌Enviar o seu relatório de estágio sem uma revisão cuidadosa
✅Entregue o relatório dentro do prazo estabelecido❌Deixar para começar a escrever de última hora

Seguindo essas orientações que foram mencionadas, você poderá escrever um bom trabalho e obter a aprovação necessária.

Outra recomendação importante é que, ao fazer um relatório de estágio, seu orientador deve ser informado e estar ciente de todos os seus passos, para que ele possa lhe indicar os melhores caminhos a cada etapa do trabalho. 

Exemplos de relatório de Estágio Supervisionado

Para facilitar ainda mais o processo de compreensão sobre como deve ser a estruturação do exemplo de relatório de estágio supervisionado, a seguir serão especificados alguns exemplos reais que foram submetidos, aprovados e seguem as normas padrão da ABNT:

Relatório de EstágioDescrição
Formação Inicial de Professores na MatemáticaAbordagem qualitativa acerca dos futuros professores de matemática. Aborda uma perspectiva sobre a prática laboral.
Método psicoanalítico na leitura do relatório de estágioDescreve um caso clínico no relatório de treinamento de psicologia para uma expressão individual do estagiário.
Análise da perda de vácuo em câmeras e disjuntores a vácuoTeve como objetivo o teste de protótipos na área de média tensão em câmara a vácuo vedada. 

Esses são apenas alguns exemplos práticos. Lembre-se que, atualmente, seu trabalho pode ser apresentado tanto em forma presencial ou elaborar e defender o relatório de estágio remoto pronto, a depender da instituição de ensino.

Portanto, é importante observar trabalhos já realizados, visto que isso permite que você compreenda como foi estruturado e, ainda, podendo observar como foram incluídas as citações para relatório de estágio supervisionado.

Qual o formato que se deve entregar o Relatório de Estágio?

A estrutura de um relatório de estágio pronto pode variar, a depender da sua instituição de ensino. No entanto, no geral, ela segue um modelo quase que padronizado e estruturado a ser entregue. Assim, é necessário realizar a impressão e, eventualmente, a versão digital deve ser direcionada ao acervo da universidade correspondente. 

Além disso, a entrega pode ser dividida em até duas etapas, isto é, a entrega parcial do que foi feito no estágio em um determinado período de tempo e, após, a entrega final. Entretanto, isso não é uma regra e, novamente, pode variar bastante. 

Considerações finais

Como pode ser visto até agora, o relatório final de estágio é parte essencial da sua formação acadêmica e possibilita comprovar o seu conhecimento adquirido e a forma como foi aplicado na prática, seja no âmbito acadêmico, seja no empresarial. 

Isto é, essa etapa serve como um panorama geral das atividades realizadas pelo estagiário e o que pode ser extraído dessa experiência, a qual é muito importante a todos que queiram ingressar no mercado de trabalho.

Somado a isso, possibilita que o estudante reflita mais detalhadamente sobre os desafios enfrentados e como os contornou para solucioná-los.

Por fim, como se trata de um texto mais técnico, seu trabalho deve basear-se em evidências e fatos. Por conseguinte, ele deve mostrar a contribuição do autor para o desenvolvimento de novas técnicas ou de uma perspectiva mais prática acerca das funções que podem ser exercidas conforme a sua área de formação.

Perguntas frequentes

O que é um relatório de estágio?

O relatório de estágio consiste em um documento que deverá detalhar as experiências e as habilidades que foram adquiridas durante o período de estágio supervisionado. É importante destacar os desafios e as suas conquistas, junto ao seu desenvolvimento.

Como começar um relatório de estágio supervisionado?

Primeiramente, é importante estar ciente de que as suas atividades no estágio devem ser descritas no relatório. Assim, é importante registrar, tirar fotos, organizar as informações para ter um norte e facilitar o processo de estruturação do relatório final.

Qual o tamanho de um relatório de estágio?

Não existe uma padronização específica que determine o número máximo de páginas. No entanto, a depender da instituição e do orientador, costuma-se elaborar um que tenha em média entre 50 a 60 páginas.

Pode incluir imagens e diagramas no relatório final de estágio?

Sim, sendo uma parte essencial e extremamente importante no relatório de estágio. Esse tipo de recurso pode demonstrar com fatos o trabalho desenvolvido ou, ainda, mostrar resultados do que foi atingido durante o período de estágio e as suas funções exercidas. 

Em quanto tempo deve ser entregue o relatório de estágio?

O tempo máximo para a entregar do relatório de estágio pode variar bastante. Costuma-se estipular entre 4 e 12 meses. No entanto, isso não é uma regra e o prazo para a defesa pode mudar consideravelmente em cada instituição acadêmica.

Como devo estruturar o meu relatório de estágio?

Estruture o seu relatório técnico de estágio com base na padronização do que as normas da ABNT especificam. Assim, inclua elementos textuais e seus derivados para manter a padronização do documento, o qual, posteriormente, será publicado e adicionado no acervo geral da instituição de ensino.

Checklist

  • Entenda as diretrizes gerais de um relatório de estágio
  • Registre as suas atividades no estágio para poder incluir no relatório ao final
  • Detalhe todas as suas experiências e como solucionou os desafios
  • Descreva o objetivo geral atingido durante o seu período de estágio
  • Confira a formatação ABNT para a elaboração do relatório final
  • Inclua anexos como fotos e diagramas para validar as informações citadas
  • Não deixe para escrever de última hora o seu relatório final
  • Revise e conte com especialistas para ajudar você nesse processo

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes