TCC de Engenharia Civil: Temas atuais para Construção Civil e exemplos prontos

O TCC ou mesmo uma monografia direcionada à engenharia civil é o trabalho mais importante do curso de graduação. O curso normalmente é longo — no mínimo 5 anos — e os conhecimentos adquiridos vão desde os cálculos de engenharia civil, elaboração de projetos, pavimentação, concreto, entre tantas outras possibilidades.

Por isso o trabalho de conclusão de curso (TCC) na construção civil merece total atenção e dedicação por parte do estudante. Continue a leitura para ver desde temas fáceis a um conhecimento mais complexo para seu trabalho acadêmico.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Como começar seu TCC: Projeto de Engenharia Civil

Temas para TCC de Engenharia Civil

Fonte: Freepik

Além dos temas atuais na construção civil, trabalhos acadêmicos teóricos podem garantir uma boa nota na avaliação final da banca e do orientador. 

A consideração da escolha do tema é de suma importância. Entretanto, antes disso, é importante entender que a área da engenharia civil é muito ampla, por isso deve ser feito um afunilamento dos assuntos.

Outro ponto necessário é pensar nas normas da ABNT, afinal, todo o seu projeto escrito deverá se enquadrar nos formatos corretos, e os estudantes que querem se tornar engenheiros devem padronizar seu trabalho de conclusão de curso.

Melhores Temas para TCC de Engenharia Civil

Procure não ficar tão focado em listas de temas para TCC de engenharia civil 2023, 2024, ou outras listas. Em vez disso, lembre-se que será necessário filtrar os assuntos e levá-los a um campo mais específico. Por exemplo: na área da construção civil, você pode falar sobre materiais de construção, obras públicas, concreto armado, meio ambiente, entre outros.

Indo mais fundo, ainda na escolha do tema relacionado a materiais, pode-se falar sobre lajes pré-moldadas, alvenaria estrutural, concreto, dry wall e trazer informações essenciais sobre cada um deles.

Veja abaixo alguns temas que selecionamos para trazer mais inspiração:

Os pontos importantes de um Engenheiro na execução de obras e Construção Civil

Pensando e colocando temas por ordem de relevância entre os membros do conselho, sem dúvida encontramos a relação do início de uma obra com a presença do engenheiro.

Você consegue imaginar que um pedreiro com experiência pode construir uma casa ou um prédio, de fato. Mas uma ponte ou uma estrada, que possuem uma estrutura bem mais complexa, precisa de estudo, trabalho e sugestões profissionais para que o documento possa explorar o tema apropriadamente.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Produção Civil e Saneamento Básico

Um TCC de engenharia civil também pode trazer temas que foram abordados durante o curso.

A questão de planejamento de obras e da inclusão do saneamento — com informações, inclusive, no âmbito governamental, regras de segurança, ideias, possibilidades e modelos. Tudo isso será muito interessante e trará dicas para estudos futuros nas áreas correlacionadas.

Planejamento: Fundações, Estruturas e Edificações

Se o ponto é ter ideias para TCC em engenharia civil relacionadas à parte técnica, um estágio da faculdade pode ajudar a coletar informações de todo tipo: desde o planejamento, a segurança da obra e até uma pesquisa com um caso real. Tendo o aluno participado ativamente, agora, como autor do próprio artigo, pode trazer suas próprias sugestões e, com a ajuda de um engenheiro já experiente, chegará a uma nova conclusão.

Sustentabilidade na Construção Civil

Relacionar sua pesquisa com a natureza é sempre ter chance de acertar.

Falar de energia solar, sustentabilidade ou cobertura verde pode ser a escolha de alunos que o orientador motive a levar a pesquisa de construção para outro patamar. Afinal, desde a pavimentação, mão de obra, modelos de construção, tudo seguirá uma padronização diferenciada.

Como fazer um TCC de Engenharia

Um TCC de engenharia civil pronto passa por diversas etapas antes de chegar à aprovação do orientador e, finalmente, da banca.

Muito além das dicas da escolha da área ou do tema do trabalho estão os elementos que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige, por isso preparamos o infográfico abaixo, para que o estudante possa pensar na estrutura de sua pesquisa desde o início.

Ao observar o infográfico, entenda que a parte do texto tem algumas partes extras que estão ali para auxiliar, trazer mais informações, e colocar tudo de maneira organizada, tornando a leitura mais fácil e o acesso ao que se busca mais rápido de ser realizado.

Nem todos os itens da lista são obrigatórios, mas, uma vez que se façam necessários, não deixe de organizá-los, agrupá-los, formatá-los e por fim catalogá-los de maneira adequada segundo dizem as normas.

Analise através da imagem abaixo: 

Infográfico: estrutura de um TCC

O que é recomendado e o que é melhor evitar no seu TCC sobre Engenharia Civil

Caso o aluno esteja preocupado com a forma de planejar, desenvolver e estruturar seu TCC de Engenharia Civil, separamos alguns conselhos essenciais para todos os trabalhos. Acompanhe abaixo:

Recomendado Evitar X
Escolha temas para TCC de engenharia civil que tenham a ver com seu interesse, com uma pesquisa que você já realizou, ou com temas para TCC de trabalhos que se identifica.X Optar por temas para TCC de engenharia civil que fazem parte da moda (como construção, obras, ou ideias de estudo que outras pessoas disseram serem temas bons).
Antes mesmo de escrever o seu trabalho, faça uma delimitação e organização completa do conteúdo do seu estudo de Engenharia Civil. Quanto mais estruturado você estiver, melhor ficará o resultado.X Sair escrevendo sobre temas para TCC de engenharia civil sem ter uma organização do seu estudo ou uma construção estruturada do tema, deixando seu trabalho confuso e sem uma lógica de leitura.
Escolha um orientador que entenda do tema proposto, que contribua para seu estudo e que traga valores positivos para seu trabalho de Engenharia civil.X Não se preocupar com quem fará a orientação do seu trabalho e correr o risco de ter uma construção ou elaboração do tema feita de forma pouco aprofundada.
Coloque seu trabalho nas normas da ABNT e faça diversas revisões, de tempos em tempos, reorganizando o conteúdo e até reordenando se for preciso.X Formatar seu TCC de engenharia civil sem considerar as normas e regras da ABNT, podendo vir a ter problemas no futuro para adequá-lo ao que se espera de um projeto padronizado.

A questão é que tais dicas não servem somente para este tema em específico, mas sim para qualquer trabalho de conclusão.

Por isso é preciso entender a relevância deste tipo de documento e dar a real importância a ele. Isso inclui todo o processo: desde a escolha do assunto, seu planejamento e a forma de listar ou organizar cada tarefa ou cada ação que será realizada, até a execução, ou seja, a escrita propriamente dita.

Após isso, o processo de revisão e formatação deve ser minucioso e contar com o máximo de ajuda que você puder. Procure por pessoas com mais experiência, que possam te oferecer outros pontos de vista e até diferentes conselhos.

Podemos ajudar com seu TCC de Engenharia Civil

Compreendemos que a vida está muito corrida e, por diversas vezes, passa a ser difícil consultar temas para TCC de engenharia civil, analisá-los, consultar um profissional, além de organizar todo o desenvolvimento do seu trabalho como um todo.

Por isso estamos aqui, para ajudá-lo a ter inspiração, referências, orientações, auxílio técnico, e também na escrita ou na elaboração — independente dos temas para TCC que escolher. 

Faça seu primeiro contato com a gente utilizando o formulário abaixo e receba de maneira confortável, por e-mail, todos os detalhes de algumas formas que podemos contribuir.

Perguntas frequentes

Quanto custa um TCC Engenharia Civil?

A depender da quantidade de páginas, da complexidade do tema, do que se espera obter como resultado final e do acabamento, os valores podem começar a partir de R$ 300 e seguir até mais de mil reais. Os fatores citados é que vão dizer qual o tamanho do investimento.

Clique aqui para receber um orçamento para seu TCC de Engenharia.

Como fazer um TCC de Engenharia Civil?

Tanto um TCC de engenharia civil como o mesmo trabalho de alguma outra área devem seguir certas estratégias para que sejam feitos de forma organizada, estruturada, e assim consigam obter uma melhor avaliação junto à banca no momento da apresentação.

Ter uma ideia principal de um tema de engenharia civil é um passo importantíssimo. Reduzir esse tema amplo a um assunto mais específico, fazer uma pesquisa detalhada, anotar e documentar tudo e juntar arquivos de caráter bibliográfico também fazem parte das tarefas principais.

Além disso, escolher um orientador que possa dar bons conselhos, além de ser um guia mais profissional englobando as partes teórica e prática, também faz parte do processo que, no fim, nos leva às questões de formatação e enquadramento das normas da ABNT.

Quantas páginas tem um TCC de Engenharia Civil?

Não existe uma quantidade exata de páginas que tenha sido definida pelas normas, ou mesmo alguma regra específica que classifique esse número. Entretanto, por uma questão de convenção — considerando os trabalhos mais recentes e alguns modelos ou exemplos já publicados — pode-se dizer que a média está entre 25 e 40 páginas. Uma monografia um pouco mais completa pode chegar a trazer até 50 páginas, quase como um limite.

É importante dizer também que esses números estão considerando apenas o texto do trabalho, ou seja, elementos pré-textuais e elementos pós-textuais (aqueles documentos e arquivos anexos antes e depois do texto principal, respectivamente, não entram nessa conta).

Quais os melhores temas para TCC de Engenharia Civil?

  • Temas relacionados a Saneamento ou questões naturais
  • Pesquisas ou relatório teóricos sobre planejamento ao longo das obras
  • Sustentabilidade na construção civil
  • Pavimentação, Fundações e Estruturas

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes