Projeto Integrador (PI) do Senac: Como Fazer, Exemplos e Ideias de Temas

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o projeto integrador, uma ferramenta de suma importância para os estudantes e acadêmicos em geral.

Elemento da grade curricular dos principais cursos de formação superior do país, o projeto integrador é o resultado final de anos de estudos. É a aplicação, na prática, do acúmulo de teoria que os alunos absorveram ao longo da graduação.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Compreendido também como um trabalho acadêmico, muito similar ao TCC para alguns cursos, o projeto integrador vai mostrar ao mercado de trabalho que o aluno está preparado para lidar com os desafios do setor. Daí a importância de elaborar um projeto de integrador de qualidade. 

Vamos entender mais como o Projeto Integrador funciona e como escrever um durante a sua carreira acadêmica e profissional.

Objetivos do Projeto Integrador

Antes de tudo, importante ressaltar que o projeto integrador, apesar do nome, é um trabalho que envolve essencialmente pesquisa científica. E como toda pesquisa científica ou trabalho acadêmico, é composto por várias partes. 

Entre as partes obrigatórias de um projeto integrador estão os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, que são essenciais para a organização e apresentação do trabalho de projeto integrador pronto. 

Conversamos com professores que aplicam a matéria de projeto integrador aos alunos do último ano da graduação e questionamos sobre os objetivos que o projeto deve ter. Eis as respostas mais citadas:

  • Integração do conhecimento: Ao longo do curso, o estudante entra em contato com uma série de áreas de matérias, muitas vezes, de campos diversos. O PI é uma das ferramentas que auxilia o aluno a compreender como todos os assuntos trabalhados na graduação se relacionam e são interdependentes, dando, portanto, uma visão mais ampla da graduação para o aluno.
  • Praticando a teoria: Além de mostrar a integração de todo o conhecimento adquirido, o projeto também auxilia os alunos a visualizarem como tudo o que foi aprendido nas salas de aula se aplica na prática. É uma espécie de teste final para o mercado de trabalho.
  • Desenvolvimento das habilidades: Sabe aquelas habilidades que você leu muito durante o curso? Como a comunicação, o pensamento crítico e a gestão de tempo? Por bem, no projeto integrador essas habilidades deverão sair da teoria e serem usadas na prática. Esse é um dos papéis centrais do PI: testar o aluno para compreender se ele conseguiu captar todas as habilidades ensinadas em aula.
  • Estímulo à pesquisa científica: Além de tudo, o PI é, muitas vezes, o primeiro contato que o aluno da graduação tem com o ramo da pesquisa científica. Ao investigar um determinado problema, coletar e analisar dados, os alunos são obrigados a apresentar soluções com base no conhecimento prévio adquirido e também nos casos concretos. O resultado é uma pesquisa científica que pode contribuir para o ramo em que o aluno decidiu se especializar.
  • Fomento à criatividade e inovação: Outra função muito destacada do projeto integrador é o papel de incentivar a criatividade e o espírito inovador dos alunos. Como é uma ferramenta versátil que liga a teoria à prática, o projeto permite que o aluno busque por soluções criativas para problemas complexos, longe da pressão e das demandas que o mercado de trabalho impõe. 
  • Preparação para o mercado de trabalho: Ainda que distante da realidade do mercado de trabalho, o aluno está, ao mesmo tempo, colocando em prática tudo o que aprendeu ao longo do curso e sentindo o gosto de como será a sua vida enquanto profissional. É no projeto integrador que muitos estudantes descobrem se fizeram a escolha certa ou não, abrindo caminho, nesse caso, para uma requalificação.

Por fim, mas não menos importante, vale destacar que muitos Projetos Integradores focam em resolver problemas que impactam a sociedade, seja na área da saúde, tecnologia, meio ambiente, entre outros. Contribuir para o bem-estar da comunidade e, em última instância, com toda a sociedade, deve ser o papel central do projeto integrador.

Note que esses são apenas alguns dos objetivos que o projeto integrador tem. Além desses, há outros objetivos secundários, igualmente importantes, para que o objeto integrador seja bem elaborado e pensado pelo aluno.

Como Fazer um Projeto Integrador

Pensar na elaboração do seu projeto integrador é pensar, além dos objetivos, em como ele deve estar estruturado. Quando falamos em estrutura, estamos falando das partes que compõem um projeto integrador e que devem estar presentes para que o trabalho seja considerado como tal. Os principais elementos estruturais do PI são:

  1. Introdução: Como em todo trabalho, a introdução é a parte que apresenta o trabalho e, no caso do PI, é ela quem dará o rumo da pesquisa.
  2. Revisão de Literatura: Outro elemento essencial para todo trabalho acadêmico, a revisão da literatura também está presente na criação de um projeto integrador. Ir em busca dos livros e autores certos pode definir o sucesso do seu projeto.
  3. Metodologia: Há também a necessidade de na elaboração do projeto integrador definir um tipo de metodologia que será usada durante o trabalho. Muitos tipos de metodologia podem ser usados para isso e os procedimentos são diversos.
  4. Desenvolvimento: O desenvolvimento do trabalho é o que vem logo após a introdução. É nessa parte que o autor do projeto integrador deve informar quais foram os estudos feitos, os dados encontrados, as respostas surgidas. Tudo o que for relevante para compreender a próxima seção.
  5. Conclusão: Essa próxima seção é a conclusão, onde deverá aparecer o resultado final do projeto integrador. É na conclusão que todo o trabalho se fecha, e o aluno resolve um problema prático com a teoria e o conhecimento adquirido em sala de aula.
  6. Referências: Aqui, o aluno deve listar todas as fontes que foram consultadas durante a realização do projeto.
  7. Anexos: Esta seção é opcional e pode incluir qualquer material adicional que seja relevante para o projeto, como gráficos, tabelas, fotos, questionários, etc.

Lembrando, ainda, que o projeto pode ser escrito em word, pdf ou powerpoint a ser apresentado em sala de aula. Independente do formato, ele deve conter uma estrutura base.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Agora, vamos analisar cada uma dessas etapas, com exemplos e ideias de temas para seu projeto. Todos esses pontos devem estar presentes no seu projeto integrador. Com essa estrutura em mente, passamos para as etapas da criação do seu trabalho.

Etapas do Projeto Integrador – Passo a passo

Todo projeto integrador, para ser considerado válido e julgado como aprovado, precisa ser bem estruturado e também contar com todos os elementos necessários para atingir seus objetivos. Confira o passo a passo das etapas que você deve cumprir na hora de executar seu projeto integrador.

Escolha do Tema

A escolha do tema é uma das etapas mais importantes do PI. Afinal, não é possível criar um projeto integrador em aberto. A escolha do tema ajuda na delimitação do objeto da pesquisa, facilitando a vida do estudante e pesquisador na hora de elaborar o seu trabalho.

Desenvolvimento do Projeto

Como já falamos na seção anterior, o desenvolvimento do projeto é uma das principais partes do projeto. É nessa etapa que o estudante ou projetista deverá apresentar números, estatísticas e outras informações relevantes para comprovar a sua linha de solução.

Aprenda a fazer seu projeto integrador passo a passo

Foto: Unsplash

Orientação

Além disso, o orientador irá avaliar o projeto conforme os critérios estabelecidos pela instituição de ensino. O ser humano, às vezes, precisa de orientação no sentido de pessoas com mais conhecimento sobre determinado assunto possam passar a sua visão e ponto de vista. Nesse sentido, encontrar um orientador que conheça o assunto também é uma etapa fundamental do seu projeto.

Apresentação do Projeto

A apresentação do projeto é uma etapa crucial do projeto. É o momento onde você mostrará ao mundo todo o seu trabalho e as suas conclusões alcançadas. Muitas vezes, a própria apresentação já corresponde a parte da nota final do projeto integrador. Por isso, pensar em como será feita a apresentação durante o projeto é importante para quem busca por bons resultados.

Avaliação

A avaliação do PI é realizada pela banca avaliadora e pelo orientador. É a nota que o seu projeto receberá desses avaliadores. É algo que foge do controle do estudante e projetista, mas que um bom projeto, elaborado usando a estrutura básica, pode alcançar números razoáveis.

Busque ajuda profissional

Sites como o StudyBay oferecem a possibilidade do estudante encontrar projetos integradores de outros alunos para basear a criação do seu projeto. Existem exemplos de projeto para todos os setores e áreas do conhecimento. É importante considerar a leitura de todo o projeto como se você fosse um avaliador do projeto, de modo que compreenda as etapas uma a uma.

Com ajuda de trabalhos feitos de projetos integradores prontos, tentaremos apresentar novas ideias de temas para inspirar os alunos. É importante mencionar que os exemplos são apenas para referência e que cada aluno deve desenvolver seu próprio projeto único.

Ideias de Temas para Projeto Integrador:

Agora, encontrar uma ideia para o seu projeto pode parecer algo desafiador. Porém, com o conhecimento certo e um critério estabelecido para o seu caso, alguns conteúdos podem ser encontrados na localização do seu projeto. A seguir, algumas ideias para projeto integrador:

EducaçãoAutonomia na Idade Escolar – Como Trabalhar Independência Com Crianças e Adolescentes.
NutriçãoAlimentação na Terceira Idade – Formas de Combater a Desnutrição Entre Pessoas Mais Velhas.
EsportesPrática Entre Jovens – Ideias de Políticas Públicas Para Aumentar o Interesse pelo Esporte Entre os Jovens.
SaúdeInfecções Virais – Práticas Básicas para Prevenção de Infecções Respiratórias.
TecnologiaFerramentas de Criação Artísticas – Como Aplicar a Tecnologia no Fazer Artístico

Lembre-se, esses são apenas exemplos e ideias para montar o seu projeto integrador. É importante que cada aluno ou grupo de alunos desenvolvam um projeto único, de acordo com seus próprios interesses, capacidades e as necessidades da comunidade ou empresa envolvida.

Projeto Integrador – Conclusão 

É importante que os alunos comecem a planejar e desenvolver seus projetos integradores o quanto antes. Afinal, estamos falando de um trabalho integrador que demanda tempo, estudo, dedicação e conhecimento aplicado a situações cotidianas práticas. Com o PI em mãos, você poderá apresentar o seu conhecimento para a sociedade.

O projeto integrador serve também como parâmetro para atestar se o conhecimento adquirido ao longo dos anos do curso será de grande utilidade para a sociedade em geral. Conferir alguns projetos prontos pode ser a alternativa que você precisa para desbloquear sua criatividade e com ideias de projetos integradores você encontrará a melhor alternativa para o seu caminho.

Perguntas Frequentes (FAQs)

O que é um projeto integrador?

Um projeto integrador é uma atividade acadêmica presente em muitos currículos universitários. Funciona como uma espécie de TCC e serve para colocar em prática todo o conhecimento que o estudante aprendeu durante os anos de graduação.

Como escolher um tema para o meu PI?

O tema do PI deve estar vinculado ao objeto de estudo ou área em que o estudante pretende trabalhar após formado. Encontrar ideias ou analisar projetos integradores prontos também pode ajudar na hora de definir o seu tema.

Qual é a estrutura ideal de um projeto integrador?

A estrutura ideal de um PI inclui três partes principais: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Os elementos pré-textuais incluem a capa, folha de rosto, resumo, lista de figuras, lista de tabelas e sumário. Os elementos textuais incluem a introdução, desenvolvimento e conclusão. Os elementos pós-textuais incluem as referências bibliográficas, apêndices e anexos.

Como elaborar um plano de ação para o meu PI?

Pensar em um modelo de atividade integradora é o primeiro passo para elaborar o seu integrador acadêmico durante a faculdade. A partir do modelo, estabelecer as etapas do seu projeto, considerando todas as etapas necessárias para a consecução de um bom projeto de integração.

Quais são os critérios de avaliação do projeto integrador no Senac?

No Senac, a avaliação do projeto integrador funciona como na avaliação dos demais projetos e trabalhos. O uso das competências aprendidas em sala de aula no desenvolvimento do projeto é um fator analisado. A síntese do projeto integrador também, assim como os resultados, a coerência, a coesão e a criatividade do projeto. Soluções inovadoras, de um ponto de vista crítica, tendem a ser mais bem avaliadas pela banca examinadora do Senac. Por fim, mas não menos importante, no Senac também é avaliado como o projeto integrador aplica as estratégias da escola na solução dos problemas.

Checklist para criar seu projeto integrador

  • Defina qual será o tema do seu projeto (use a criatividade)
  • Busque por matérias produzidos sobre o tema definido
  • Encontre um orientador que tenha conhecimento na área
  • Converse com seus colegas e apresente os estudos de caso
  • Transforme o projeto em um documento, word, pdf ou powerpoint
  • Apresente para a banca examinadora

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes