Como fazer Paper para a Uniasselvi – passo a passo simples

Paper é um estudo que tem seu próprio formato gráfico. Hoje em dia, esse tipo de trabalho acadêmico tem sido muito solicitado em cursos à distância, como os da faculdade Uniasselvi, seu famoso sistema Gioconda, e outras.

Aqui neste artigo você vai aprender tudo que precisa para escrever um ótimo paper e ser aprovado com boas notas.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Embora seja semelhante à estrutura do artigo científico, ele é relativamente mais simples, ainda que com um caráter analítico do que está sendo estudado.

Resposta rápida
Para fazer um bom Paper, você precisa definir um tema e procurar por referências de autores que já tenham estudado o mesmo assunto. Seu objetivo é montar uma estrutura de 6 a 12 páginas que exponha tópicos importantes que já tenham sido estudados por outros pesquisadores

Ou seja, diferentemente de um artigo científico, em que você deve defender argumentos próprios, no paper você apenas expõe ideias de forma resumida, sempre citando as fontes.

É comum que haja dúvida quanto à elaboração desse modelo de trabalho, já que se deve levar em consideração os aspectos formais, gramaticais, assim como a clareza do que está em pauta.

Quantas páginas deve ter um paper Uniasselvi? De maneira geral, o tamanho do paper irá depender da complexidade e extensão da pesquisa em si, porém normalmente são aceitas de 6 a 12 páginas.

Ainda, os elementos que devem compor a estrutura do seu trabalho são, respectivamente:

  • cabeçalho da universidade;
  • resumo; palavras-chave;
  • introdução;
  • desenvolvimento (corpus);
  • considerações finais;
  • referências.

Como você pôde perceber, em termos de estruturação, é bastante semelhante aos artigos científicos. No entanto, estes, por sua vez, atribuem especial atenção e detalhamento quanto à revisão de literatura, à metodologia, à abordagem etc.

Formatação da Página de um paper

Formatação da página no Paper da Uniasselvi - Word

Além da estruturação do trabalho, assim como nos artigos científicos, deve-se atribuir um especial cuidado à formatação da página.

Isso é necessário, pois os padrões do Word ou de outros editores de texto, em sua grande maioria, não vêm ajustados à formatação acadêmica.

Sendo assim, o seu paper deverá ser formatado da seguinte maneira:

  • Fonte: Times New Roman – tamanho 12 para o corpo do texto. Para citações longas, notas de rodapé e legendas o tamanho deve ser 2 pontos inferior, ou seja, tamanho 10;
  • Espaçamento de linha: 1,5. Para citações longas, cabeçalho, notas de rodapé, ilustrações, legendas e referências o espaçamento deve ser simples, ou seja, 1,0.
  • Tamanho do papel utilizado: A4;
  • Margens: todas devem ser configuradas em 2cm, direita, esquerda, superior e inferior (note que é diferente à norma da ABNT);
  • Alinhamento: justificado em todo o artigo, com exceção do cabeçalho, que deve ser centralizado;
  • Numeração de página: sempre no canto inferior direito. Atenção: A primeira página, onde consta o cabeçalho, resumo e introdução é contada, mas não recebe numeração. Sendo assim, a paginação começa a partir da segunda página, direto no número 2.

Formatação do Cabeçalho

O cabeçalho compõe a primeira parte gráfica do paper. Nele, deve constar a identificação do aluno, do professor, da universidade, do curso, da disciplina e, por fim, a data.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Sendo assim, a configuração e formatação do cabeçalho deve ser feita de acordo com os pontos elencados abaixo:

  • Título: Nesse campo você deverá inserir o título da sua pesquisa. É comum que a própria universidade apresente o título que você ou seu grupo deverá utilizar. No entanto, se a escolha for livre, é importante que ele seja claro e objetivo, uma vez que é o primeiro contato que seu professor e que o leitor, de maneira geral, terá com seu trabalho. É importante, ainda, criar titulações que não despertem ambiguidade, pois, cientificamente, é preciso ser o mais claro possível. Quanto à formatação, ele deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 20, centralizado, em negrito, de forma que todas as letras estejam em negrito.
  • Subtítulo: Assim como nos artigos acadêmicos convencionais, nem todos os trabalhos apresentam subtítulos. Dessa maneira, é opcional fazer uso desse recurso. Caso você ache pertinente, ele deverá ser redigido sob a mesma fonte, com tamanho 16, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas.
  • Nome do autor: Aqui, você deverá inserir seu nome completo, por extenso, 2 linhas abaixo do subtítulo, se houver, ou do título, se não houver subtítulo. Se houver mais de um autor, então os nomes devem ser redigidos em ordem alfabética. A formatação do nome dos autores deve ser em tamanho 12, centralizado, com a primeira letra dos nomes e sobrenomes em maiúscula e o restante em minúscula.
  • Nome do professor/tutor: Neste campo, valem as mesmas regras apresentadas acima. Abaixo do nome do autor, adicione, sob o mesmo padrão de formatação, o nome do seu professor/tutor.
  • Instituição – curso – disciplina: Logo abaixo do item mencionado acima, você deve inserir, nessa ordem, o nome da instituição, do curso ou habilitação e da disciplina à qual você está apresentando sua pesquisa. Não se deve deixar nenhuma linha em branco entre a autora e esse campo. Sendo assim, devem compor essa parte as palavras: Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Em seguida, basta pular uma linha, especificar o nome do curso e o seu respectivo código entre parênteses. Após essa sequência, adicione um hífen e acrescente o nome da disciplina e número de turma. A formatação deve permanecer centralizada, sem utilizar negrito, com tamanho 12, sempre com a mesma fonte.

Formatação dos títulos

Deve-se atribuir especial atenção aos títulos das seções do seu trabalho, pois eles garantem a divisão e, portanto, uma melhor compreensão acerca de sua pesquisa.

Em termos técnicos, todos os títulos e subtítulos devem ser redigidos em letras maiúsculas e alinhados à esquerda.

Inicia-se a numeração a partir da introdução e finaliza-se nas considerações finais.

É importante ressaltar que não se deve utilizar ponto para separar a numeração do título.

Sendo assim, a estrutura do seu paper, quanto aos títulos, deverá ficar algo como:

1 INTRODUÇÃO
2 LITERATURA NO BRASIL
2.1 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA BRASILEIRA EM SALA DE AULA
3 LUDICIDADE NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
5 REFERÊNCIAS

É importante ressaltar que o corpus do artigo, ou seja, o seu desenvolvimento, deve ser feito de forma clara, objetiva e sem ambiguidades.

Para garantir credibilidade ao que está sendo apresentado, sempre aponte as referências às quais você recorreu para subsidiar a pesquisa, sempre considerando as normas ABNT para trabalhos acadêmicos.

Além disso, números, gráficos, tabelas e estatísticas devem ser apresentadas embasadas em pesquisas reais, feitas por você ou por outros estudos e/ou agências de pesquisa. Nunca deixe de referenciá-los.

Por fim, escreva as referências da seguinte forma:

SOBRENOME, Nome. Obra em negrito. Local. Editora. Ano.

Desenvolvimento da Pesquisa do Paper

Fazendo a pesquisa para paper da Uniasselvi

Nortear a pesquisa pode ser uma parte bastante complicada se você não desenvolveu adequadamente a introdução.

Para isso, é fundamental que você, durante a introdução, apresente o objeto do seu estudo, ou seja, sobre o que você irá falar.

Um erro comum entre os iniciantes no mundo acadêmico é querer tratar de assuntos muito abrangentes. Quando se trata de pesquisa científico-acadêmica, é essencial que o assunto seja afunilado para que possa ser contemplado adequadamente — isso se chama delimitação do tema.

Ainda na introdução, é preciso apontar a justificativa, ou seja, por que você acha que sua pesquisa é relevante no cenário atual.

Em seguida, levantar o objetivo geral e os objetivos específicos o ajudarão a chegar ao cerne da questão e explorá-lo adequadamente.

Durante o desenvolvimento, você precisa elencar um problema de pesquisa, que diz respeito à problematização do que você está estudando e, em seguida, inferir hipóteses sobre o fenômeno.

Atente-se à metodologia utilizada. Sua pesquisa precisa ter uma abordagem científica, seja qualitativa ou quantitativa, para que seja válida.

A abordagem pode ser de cunho descritivo, explicativa ou exploratória.

Com base na revisão de literatura, ou seja, de matérias que já se debruçaram sobre o tema ou sobre parte dele, você poderá comprovar ou refutar as hipóteses.

Apoiando-se no referencial teórico, você deverá mostrar os resultados obtidos.

Por fim, escreva a conclusão retomando o que foi levantado de forma concisa e apresente possíveis soluções para o problema.

Vejamos agora algumas dúvidas comuns sobre esse tipo de trabalho da Uniasselvi.

O que é um paper? Pode dar um exemplo?

Um paper é tipo de trabalho acadêmico no qual o estudante deve escolher um tema e desenvolver uma pesquisa em torno dele, deixando claro o que já foi dito, em nível científico, sobre aquele assunto, considerando um referencial teórico que seja relevante.

Você pode baixar um exemplo de paper clicando aqui.

Qual a diferença entre paper e artigo científico?

O paper é uma versão reduzida de um artigo científico, principalmente porque o paper não busca defender ou argumentar em torno de uma ideia, mas apenas expor pesquisas que já foram realizadas em torno de um tema específico. Logo, de certa forma, o paper aproxima-se mais de uma revisão bibliográfica que de um artigo científico.

O que colocar na introdução de um paper?

A introdução é um espaço para você apresentar o tema de uma maneira geral, bem como sua relevância dentro da sua área e estudos. Nessa seção você pode citar quem são os principais autores que já estudaram esse tópico e que linhas de pensamento costumam seguir. Ainda é um bom momento para você dizer que seu objetivo é expor de maneira mais aprofundada cada uma dessas abordagens.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes