Modelos de resenha – exemplos para seguir em seus trabalhos

modelos-resenha

Apesar de a internet ser uma rica fonte de conhecimento, que disponibiliza acesso aos mais diversos conteúdos para bilhões de pessoas e blá blá blá, faz tempo que venho pensando num de seus grandes problemas: não há sistematização e organização desse conhecimento.

Isto é, não basta que os 20 primeiros resultados do Google para “Livros de Machado de Assis” falem 2 parágrafos sobre o autor e fiquem por aí, só esperando que nós usuários entremos no site, percebamos que não há o que queremos, e então cliquemos em um anúncio publicitário. Não seria ótimo se no resultado do Google aparecesse apenas um site, com fotos do autor, biografia completa, listagem das obras com links para download e ainda algumas curiosidades históricas?

Infelizmente conteúdos de baixíssima qualidade andam se espalhando pela rede.

Esses dias andei pesquisando sobre modelos de resenha no Google. Adivinhem o que encontrei? Nada. No máximo uma aproximação do caso acima.

Como eu não sou do tipo que reclama sem fazer nada, resolvi fazer eu mesmo aquilo que procurava. Já publiquei aqui no blog um texto que se tornou referência sobre como fazer uma resenha; este artigo vem para complementá-lo e também atender ao pedido de vários comentários lá presentes. Vamos organizar essa história.

Modelo de resenha de obra

Resenha de obra é o tipo de resenha mais solicitado nas escolas e universidades. Sua estrutura é basicamente um resumo sobre o conteúdo a ser resenhado, seguido da opinião do autor da resenha.

O exemplo de resenha de obra que separei foi escrito por mim no primeiro semestre da faculdade (portanto é bem simples) e é sobre o conto A Causa Secreta, de Machado de Assis.

Modelo de resenha crítica

Resenhas críticas são parecidas com resenhas de obras, a grande diferença é que, como o nome já diz, ela tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do resenhista que qualquer outra coisa. Além disso, resenhas críticas costumam ser ricas em interpretações e conjecturas a respeito do enredo do livro.

O modelo para download foi escrito por Leonardo da Silva, e é sobre o livro Contos de Beedle, o bardo, de J.K. Rowling.

Modelo de resenha temática

Resenha temática é aquela que fala de vários textos ao mesmo tempo, que tenham assuntos em comum. Basicamente, o objetivo é fazer um paralelo entre suas ideias e expor uma opinião sobre elas.

O exemplo que selecionei foi escrito por Reynaldo Damazio e intitula-se As roupas na história.

Modelo de resenha de filme

Finalmente, a resenha de filme é um modelo menos pedido na faculdade, mas também importante para algumas licenciaturas que costumam analisar muitos filmes. Geralmente o objetivo da resenha de filme é destacar um aspecto teórico e relacionar com o roteiro ou personagens.

Selecionei um modelo de resenha do filme Conrack, escrita por mim no segundo semestre da faculdade, para a disciplina de Filosofia da Educação.

Contribua você também para aumentar qualidade e a organização dos conteúdos on-line! E para você que quer aprender ainda mais e melhorar sua escrita, indico o Curso de Escrita e Redação que fiz no site Cursos 24h. Nele você aprenderá técnicas avançadas para produzir textos atraentes e profissionais.

Faça agora o Curso de Escrita e Redação

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.É casado e mora em Bento Gonçalves-RS.

Comente!

8 Comments

  1. Essa é minha segunda participação ( A primeira estar registrada sob numero 263 nessa pagina), lembram que eu havia escrito que não cursava o ensino superior? Pois bem tou no ensino tecnico medio, no curso de secretariado, mas adivinhem qual foi uma das avaliações? Acertou quem disse ou pensou na resenha, viram como valeu eu ter lido antes o tema “Resenha”? Amigos, não deu outra, tive uma excelente nota. Por isso dedico essa nota também ao site. Pessoal valeu mesmo a dica do site. Obrigado!

  2. Parabéns pela iniciativa de compartilhar seus trabalhos, ajudando aqueles que estão em apuros com algum gênero textual acadêmico.
    Obrigado

  3. Professor, parabéns pela iniciativa. Realmente perdemos muito tempo na internet procurando algo realmente bom e sistemático, como os modelos de resenhas apresentados pelo senhor.

    Novamente, parabéns!

  4. Caramba!! Estou no ensino médio e tenho que fazer uma resenha crí­tica sobre Sonhos de uma noite de Verão – William Shakespeare, então, entrei na internet e coloquei no Google. Visitei vários sites (inclusive o Wikipédia), e encontrei informações vagas sem muito conhecimento. Quase desistindo, entrei aqui e então encontrei o que eu queria: conhecimento. Agora, tranquilamente, vou fazer a resenha ;D
    Gostaria que sempre que possí­vel, postasse, porque você tem o meu voto de confiança!! Parabéns, beijo

  5. Hoje acessando o site da UFPA, vi uma publicação na pagina online que chamou minha atenção, o assunto se trata de trabalhos que seriam publicados, desde que ineditos, entre eles a Resenha, então resolvi aprofundar meu conhecimento sobre o tema em questão e cheguei até vocês. Muito bom mesmo, essas dicas, não sou universitário, mesmo assim leio de tudo um pouco, tenho a preocupação de buscar conhecimento para no meu cotidiano interagir quando necessário com pessoas e suas áreas do conhecimento, pra não correr o risco de ficar sem assunto, já pensou se tema de amanhã for Resenhas?. Outro fator importante, é quando eu entrar na faculdade, não terei dificuldade no assunto, já que aprendi aqui no site. Mais que justo, não é? Obrigado! Parabéns!

  6. Parabéns por essa publicação. Foi muito útil. Exemplos de alguns gêneros textuais são escassos na rede.

  7. Olá, poderia me ajudar?
    Tenho que fazer uma resenha sobre a vida de Platão. O professor disponibilizou um livro sobre o filosofo, mas podemos usar qualquer fonte. O problema é quem nao sei por onde começar!
    Em qual desses tipos a minha resenha se encontra?

  8. André, estou visitando seu blog pela primeira vez e queria te dizer o quanto sou grato por disponibilizar mais uma ferramenta para o sucesso da minha vida. sei que o caminho é longo pois estou a mais de 7 anos sem estudar por causa das minhas escolhas, só que agora eu escolhi vencer e estou quebrando barreiras em minha vida para poder atingir esse objetivo. muito obrigado por tudo meu amigo, espero visitar seu blog mais vezes. abraços.