Prompts de ChatGPT para professores

O inegável impacto da tecnologia sobre a Educação inclui o uso de assistentes virtuais. Nesse contexto, uma inovação notável e promissora é o uso, por parte de professores, de prompts para ChatGPT.

Mas você sabe, exatamente, o que é prompt? O termo pode ser traduzido literalmente como “estímulo” ou “solicitação” em português. Ele se refere, portanto, a uma instrução fornecida a um sistema de Inteligência Artificial, como o famoso modelo de linguagem ChatGPT.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

O objetivo de usar um prompt é obter uma resposta ou ação específica do sistema. ou seja: é como fazer uma pergunta ou fornecer um direcionamento para que o chatbot faça o que você quer. Em essência é algo simples, mas um detalhe que faz total diferença é: a qualidade da resposta é proporcional à qualidade do prompt.

Em outras palavras, extrair uma resposta altamente satisfatória da IA exige uma das duas alternativas a seguir:

  1. bastante habilidade e experiência por parte do usuário;
  2. prompts prontos, ou seja, pequenos textos pré-elaborados para adaptar e usar, conseguindo o resultado desejado de forma fácil e ágil.

Seja você alguém que quer aprender a criar prompts eficientes, ou alguém que quer encontrar um atalho e aproveitar um compilado de prompts úteis para professores, este conteúdo pode ser muito útil. Então, continue lendo!

Professora jovem sorrindo e digitando em um notebook

Por que um professor deve usar prompts para ChatGPT?

Há uma infinidade de profissões que podem se beneficiar de forma extraordinária do uso de prompts com assistentes virtuais — e os educadores estão inclusos. Confira, a seguir, algumas razões para isso.

Economia de tempo

Prompts permitem que os professores obtenham rapidamente informações relevantes ou sugestões para tarefas educacionais, economizando tempo, por exemplo:

  • na criação de materiais de ensino;
  • no planejamento de aulas;
  • na resposta a dúvidas dos alunos;
  • na busca por soluções para problemas de comportamento.

Criação de conteúdo

O uso de prompts permite a criação fácil e rápida de exercícios, avaliações e outros tipos de conteúdo educacional. Isso é particularmente útil para economizar tempo, otimizar o trabalho e diversificar as abordagens de ensino.

Personalização do ensino

Com o uso de prompts, fica mais fácil adaptar conteúdos às necessidades individuais dos alunos. Isso contribui para um aprendizado mais personalizado e eficaz.

Assistência em tarefas complexas

Para tarefas desafiadoras, como a criação de planos de aula abrangentes, a IA (com os comandos certos) pode fornecer insights e sugestões valiosas para garantir a eficácia do ensino.

Melhoria na comunicação

Prompts podem ser usados para conseguir o auxílio do ChatGPT na comunicação com alunos, colegas, pais e administradores, por exemplo, tornando as interações mais eficazes e fluidas.

Aprenda a usar a inteligência artificial para elaborar provas e listas de exercícios em instantes. Recupere seus fins de semana e tenha mais tempo com sua família.

Clique aqui e conheça o curso profGPT

Redução do estresse e da sobrecarga

Usar prompts para automatizar tarefas rotineiras e obter apoio na resolução de desafios pedagógicos pode reduzir significativamente o estresse e a carga de trabalho dos professores.

Disponibilidade 24 horas por dia

Um professor precisa descansar — mas a IA, não. Chatbots como o ChatGPT estão disponíveis a qualquer hora. Ou seja: você pode obter assistência sempre que precisar.

Familiaridade com a Inteligência Artificial

Ao utilizar prompts, os professores estão se familiarizando com a IA  — algo valioso no mundo atual, em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante.

DESAFIOS EDUCACIONAISBENEFÍCIOS DOS PROMPTS
Economia de tempoCriação eficiente de materiais de ensino.
Planejamento de aulas otimizado.
Resposta rápida a dúvidas dos alunos.
Solução ágil para problemas de comportamento.
Criação de conteúdoFacilidade na criação de exercícios e avaliações.
Diversificação das abordagens de ensino.
Personalização do ensinoAdaptabilidade às necessidades individuais dos alunos.
Aprendizado mais personalizado e eficaz.
Assistência em tarefas complexasSuporte na criação de planos de aula abrangentes.
Insights valiosos para o ensino eficaz.
Melhoria na comunicaçãoComunicação eficaz com alunos, colegas e pais.
Interações mais fluidas e produtivas.
Redução do estresse e da sobrecargaAutomatização de tarefas e desafios pedagógicos.
Menos estresse e carga de trabalho.
Disponibilidade 24 horas por diaAssistência disponível a qualquer hora.
Familiaridade com a IAPreparação para um mundo com IA em crescimento.

Como funcionam os prompts no ChatGPT?

Esses comandos no ChatGPT funcionam por meio de um processo de interação entre o usuário (no caso, o professor) e o sistema de Inteligência Artificial. Em geral, eles são mensagens digitadas na caixa de entrada do site ou aplicativo — como se você estivesse em um bate-papo, mas com um assistente.

Aqui está uma visão geral de como esse processo opera:

  1. fornecimento do prompt: o professor inicia a interação com o ChatGPT fornecendo um prompt — uma pergunta, instrução ou solicitação específica —, que pode ser digitado diretamente no campo disponível ou colado, em caso de prompt já pronto;
  2. compreensão e geração de resposta: o ChatGPT, então, processa o prompt fornecido. Ele faz uso de modelos de linguagem e algoritmos de aprendizado profundo para entender a solicitação e gerar uma resposta pertinente com base nela;
  3. resposta gerada: o sistema gera uma resposta com base no prompt, tentando fornecer informações relevantes ou realizar a ação solicitada. Essa resposta pode vir em forma de texto corrido, lista, tabelas, ou outro modo de apresentação;
  4. interação contínua (opcional): se necessário, o usuário pode continuar interagindo com o ChatGPT por meio de um diálogo, fornecendo mais prompts para obter esclarecimentos, informações adicionais ou aprofundar a discussão;
  5. iteração e ajuste: pode-se tentar uma nova interação se a resposta não for satisfatória, refinando os prompts até obter as informações desejadas ou o resultado esperado.

Vale lembrar que a qualidade da resposta gerada pelo ChatGPT depende da clareza e especificidade do prompt fornecido. Quanto mais preciso e claro for o prompt, melhor será a resposta. Por isso, prompts que já foram testados e aprovados por outras pessoas costumam ser especialmente eficazes.

As instruções personalizadas no ChatGPT

Além de aceitar instruções por meio da caixa de diálogo, o ChatGPT agora oferece, gratuitamente, um campo específico no seu perfil, chamado de Custom instructions. Nele, você responde a duas perguntas:

  1. O que você gostaria que o ChatGPT soubesse sobre você para fornecer respostas melhores?
  2. Como você gostaria que o ChatGPT respondesse?

Após preencher esses campos, você pode deixar suas respostas salvas e ativá-las, para que elas sejam consideradas em novos chats que forem abertos. Elas vão passar a funcionar como uma espécie de prompt permanente.

Isso não dispensa o uso de prompts nas interações, mas pode garantir resultados muito mais satisfatórios. Afinal, ter esse direcionamento-base pode ajudar o assistente virtual a reagir às solicitações de forma mais consistente e adequada às suas necessidades.

Quais as possíveis aplicações dos prompts de ChatGPT no trabalho docente?

A utilização de prompts personalizados no ChatGPT oferece uma ampla gama de possibilidades para aprimorar a Educação em diferentes contextos e auxiliar os professores em várias tarefas. Confira, a seguir, alguns cenários e aplicações.

Sala de aula presencial

Os prompts podem ser utilizados para fomentar discussões e estimular a participação ativa dos alunos. Ao adaptá-los às necessidades individuais dos alunos, os professores criam um ambiente dinâmico de aprendizado que promove o engajamento.

Além disso, os prompts personalizados podem ser empregados para avaliações formativas, permitindo aos educadores avaliar o entendimento dos alunos e ajustar sua instrução de acordo com os resultados.

Ensino online

No contexto do EaD, o bom uso de prompts no ChatGPT oferece a oportunidade de revolucionar a experiência de ensino. Dessa forma, os educadores podem criar um ambiente virtual de aprendizado que promove o engajamento e a interação dos alunos.

Os prompts são altamente adaptáveis e podem ser utilizados tanto em ambientes de aprendizado síncronos como assíncronos, permitindo que os alunos participem no seu próprio ritmo.

Além disso, os educadores podem empregar prompts personalizados, por exemplo, para:

  • desenvolver materiais de aprendizado interativos;
  • planejar e aplicar avaliações online.

Ensino híbrido

No cenário de ensino híbrido, que combina elementos presenciais e online, o uso de custom instructions e prompts permite que os professores adaptem o conteúdo para as duas modalidades, garantindo uma experiência de aprendizado coesa.

Isso inclui a criação de materiais interativos para aulas online e o uso de prompts personalizados para envolver os alunos em sala de aula, entre outros aspectos.

Correção e feedback

O uso de prompts para ChatGPT pode simplificar o processo de correção e fornecimento de feedback ao:

  • automatizar a avaliação de questões abertas, oferecendo uma análise abrangente que destaque as áreas de melhoria dos alunos;
  • fornecer critérios de avaliação padronizados, garantindo justiça e consistência na correção;
  • oferecer feedback construtivo que promova o crescimento e o desenvolvimento dos alunos;
  • agilizar o processo de correção, permitindo que os educadores forneçam feedback oportuno aos alunos.

Desenvolvimento profissional

Além de atender aos alunos, as custom instructions também podem ser aplicadas no desenvolvimento profissional dos professores.

Os educadores podem usar prompts personalizados para acessar recursos específicos de treinamento, dicas de ensino e orientações para aprimorar suas habilidades de instrução. Isso promove o crescimento profissional contínuo.

Planejamento de currículo

Os prompts personalizados podem ser uma ferramenta valiosa no planejamento do currículo. Eles podem ajudar os professores a criar planos de aula, atividades e avaliações personalizadas para atender às necessidades de suas turmas.

Além disso, os prompts podem sugerir abordagens inovadoras para o ensino de conceitos específicos.

Comunicação com os responsáveis

Os prompts do ChatGPT podem ser usados para melhorar a comunicação entre os educadores e os pais ou responsáveis legais pelos alunos. Os professores podem fazer uso deles para redigir mensagens eficazes, responder a perguntas comuns dos pais e fornecer atualizações sobre o desempenho dos alunos, de forma ágil e organizada.

Criação de recursos educacionais

Professores podem empregar prompts personalizados para auxiliar na criação de recursos educacionais, como apresentações, materiais de estudo e atividades em sala de aula. Isso economiza tempo e ajuda a garantir que os materiais sejam eficazes na promoção do aprendizado dos alunos.

Orientação de carreira

Em especial quando se trata de alunos do Ensino Médio, os prompts personalizados podem ajudar os orientadores a oferecer orientação de carreira mais eficaz.

Com bons direcionamentos, a IA pode fornecer informações sobre cursos, requisitos acadêmicos e oportunidades de carreira, com base nas preferências individuais dos alunos.

Professora de meia idade usando óculos, sorrindo e digitando prompts chatGPT em um notebook

O que caracteriza um bom prompt para ChatGPT?

As respostas para essa pergunta são, ao mesmo tempo, simples e complexas. Não é à toa que uma área chamada engenharia de prompts tem sido vista como promissora para a atuação profissional.

Um bom prompt de ChatGPT deve ser conciso, fornecendo instruções claras ou perguntas. Deve ser específico e focar nos resultados desejados ou nas informações necessárias.

Prompts eficazes são bem estruturados, orientando o modelo a fornecer respostas coerentes e relevantes. Eles devem apresentar informações simples e diretas.

A clareza da linguagem é crucial ao criar prompts, para garantir que o assistente virtual compreenda a instrução. Além disso, incorporar palavras-chave aos prompts ajuda o modelo a fornecer as informações desejadas. Incluir informações contextuais também ajuda o ChatGPT a gerar respostas mais precisas.

Algumas dicas básicas para bons prompts são:

  • use um verbo de comando: inicie seu prompt com um verbo de comando claro, indicando ao modelo o que você deseja que ele faça. Isso orienta o processo de geração de texto;
  • garanta o máximo de especificidade: certifique-se de que seu prompt seja específico em relação aos resultados desejados. Quanto mais claro for, melhor o modelo poderá responder às suas instruções;
  • tenha uma estrutura clara: organize seu prompt de maneira estruturada. Isso facilita a compreensão do modelo e a geração de respostas coerentes;
  • mantenha a simplicidade: evite prompts excessivamente complexos. Modelos como o ChatGPT funcionam melhor com instruções diretas e claras;
  • varie os prompts: experimente diferentes variações de prompts. Isso pode ajudar a descobrir qual abordagem funciona melhor;
  • refine continuamente: não pare de aprimorar seus prompts. A prática contínua leva a resultados cada vez melhores ao trabalhar com o ChatGPT.

Erros para evitar

Ao criar comandos do ChatGPT, é importante evitar certos erros comuns. Um desses erros é o uso de prompts muito abertos (ou pouco específicos), que podem resultar em respostas vagas ou não relacionadas por parte do modelo. Em vez disso, os prompts devem ser específicos e guiar o assistente na geração de respostas relevantes e informativas.

Outro erro a ser evitado é depender exclusivamente de prompts para a criação de conteúdo. Os prompts devem ser usados como uma ferramenta de orientação e suporte, enquanto também incorporam a expertise e o conhecimento humano.

É igualmente crucial ter cautela com prompts que possam levar a respostas tendenciosas ou inadequadas, garantindo uma engenharia responsável dos prompts.

Além disso, os prompts não devem ser muito complexos ou ambíguos, pois o chatbot pode ter dificuldade em gerar uma resposta relevante.

Como o ProfGPT facilita o uso de prompts para ChatGPT?

Aprender a criar prompts personalizados do zero é algo um tanto desafiador e complexo para a maioria das pessoas. Nesse sentido, o ProfGPT traz uma solução perfeita.

O ProfGPT é um programa de treinamento desenvolvido para ajudar professores a utilizar a ferramenta ChatGPT sem complicações e com bons resultados.

O curso fornece uma série de prompts prontos e recursos projetados especificamente para atender às necessidades dos professores. Esses prompts cobrem uma ampla variedade de tópicos e situações educacionais, permitindo que os educadores usem facilmente a IA, por exemplo, para:

Aqui estão algumas das razões pelas quais prompts prontos podem ser uma escolha inteligente:

  1. Ainda mais economia de tempo: com prompts prontos, você economiza um tempo valioso. Não é necessário investir tempo na criação e refinamento de prompts personalizados. Em vez disso, você pode aproveitar prontamente as instruções que já foram preparadas para abordar várias necessidades educacionais;
  2. Eficiência na utilização da IA: os prompts prontos foram desenvolvidos considerando as melhores práticas para extrair respostas relevantes e informativas do ChatGPT. Isso significa que você pode aproveitar ao máximo a capacidade da IA para obter as informações e orientações de que precisa;
  3. Variedade de tópicos: o ProfGPT oferece prompts prontos em uma ampla variedade de tópicos educacionais. Independentemente da disciplina ou área de ensino em que você atua, é provável que encontre prompts que se adequem às suas necessidades;
  4. Resultados comprovados: os prompts do ProfGPT foram testados e refinados, garantindo resultados consistentes e confiáveis. Isso é especialmente valioso quando se busca respostas claras e corretas para perguntas específicas;
  5. Foco na educação: os prompts prontos do ProfGPT são projetados tendo em mente o contexto educacional. Eles são formulados para ajudar professores e educadores a obter informações relevantes, dicas de ensino e orientações específicas para suas aulas.

Em resumo, o ProfGPT, com sua riqueza de prompts prontos e orientações sobre o uso eficaz do ChatGPT, representa uma verdadeira carta na manga para os educadores. Ele capacita professores a aprimorar seu ensino, economizar tempo e recursos, e, o mais importante, adaptar-se às crescentes demandas de um cenário educacional em constante evolução.

Os prompts para ChatGPT desempenham um papel transformador na eficiência educacional. Eles simplificam os fluxos de trabalho dos educadores, permitindo que se concentrem na entrega de ensino de alta qualidade. Com ferramentas assim à disposição, os professores podem enfrentar com confiança os desafios da educação do século XXI e fornecer uma experiência educacional excepcional para seus alunos.

10 PERGUNTAS + RESPOSTAS

1. O que são prompts para ChatGPT e como eles beneficiam os professores?

Os prompts para ChatGPT são instruções específicas que os professores podem dar a um sistema de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para obter respostas e assistência personalizada. Eles beneficiam os professores economizando tempo, melhorando o planejamento de aulas e muito mais.

2. Qual é a importância da clareza ao criar prompts para ChatGPT?

A clareza é fundamental ao criar prompts, pois ajuda o assistente virtual a entender as instruções. Quanto mais claro for o prompt, melhor será a resposta.

3. Como os prompts ajudam na personalização do ensino?

Os prompts permitem que os professores adaptem o conteúdo às necessidades individuais dos alunos, promovendo um aprendizado mais personalizado e eficaz.

4. Qual é a relação entre prompts e a redução do estresse dos professores?

Os prompts podem reduzir o estresse dos professores automatizando tarefas rotineiras e oferecendo suporte na resolução de desafios pedagógicos.

5. Como os prompts podem ser usados na comunicação com pais e administradores?

Os prompts podem ser usados para melhorar a comunicação com pais e administradores, tornando as interações mais eficazes e fluidas.

6. O que são custom instructions no ChatGPT e como elas podem melhorar as respostas?

Custom instructions são informações específicas fornecidas ao ChatGPT para obter respostas melhores. Elas podem servir de base para uma conversa inteira e ajudar o assistente virtual a reagir de forma mais consistente às solicitações.

7. Como os prompts podem ser aplicados no ensino híbrido?

No ensino híbrido, prompts e custom instructions podem ajudar os professores a adaptar o conteúdo para as modalidades presenciais e online, proporcionando uma experiência de aprendizado coesa.

8. O que caracteriza um bom prompt para ChatGPT?

Um bom prompt deve ser conciso, específico, bem estruturado e utilizar linguagem clara. Além disso, deve ser simples e direto.

9. Quais são os erros comuns a serem evitados ao criar prompts?

Erros comuns incluem prompts muito abertos, dependência exclusiva de prompts na criação de conteúdo e prompts complexos ou ambíguos.

10. Como o ProfGPT facilita o uso de prompts para ChatGPT?

O ProfGPT oferece prompts prontos e orientações para ajudar os professores a utilizar o ChatGPT de maneira eficaz, economizando tempo e recursos.

Aprenda a usar a inteligência artificial para elaborar provas e listas de exercícios em instantes. Recupere seus fins de semana e tenha mais tempo com sua família.

Clique aqui e conheça o curso profGPT

Artigos Recentes