Avaliador oficial do ENEM cria curso de Redação diferente

A redação vem ganhando cada vez mais destaque na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Além das 4 provas objetivas, todos os candidatos devem escrever um texto dissertativo-argumentativo que vale 20% da nota.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Devido a esse peso significativo, muitos alunos compreendem a importância de uma boa preparação em redação e investem em correções online e cursinhos preparatórios específicos.

Até pouco tempo atrás, no entanto, boa parte dos cursos de redação do mercado, apesar de bons, não contava com o selo de aprovação, ou mesmo a experiência, de reais avaliadores das provas do ENEM.

Ao ver essa incerteza em seus alunos, que levava a certa insegurança, o prof. André Gazola, avaliador oficial de redações do ENEM por 3 anos, decidiu criar um curso preparatório a partir de seus conhecimentos e experiência na área.

Um curso feito por quem avalia as redações oficiais

Assim, surgiu o método Meu Sonho de Redação.

Por mais que os serviços já existentes tenham qualidade, só um avaliador real do ENEM sabe como pensa e trabalha quem corrige as redações.

Muitos conteúdos de outros cursos são ensinados de uma forma que não é nosso foco na hora da correção. Por isso, no meu treinamento eu busquei ser o mais prático possível e priorizar os aspectos que saltam aos olhos dos avaliadores em primeiro lugar. Todo o resto também é abordado, mas de acordo com sua importância real.

Assim, o professor, formado em Letras e com vasta experiência com aulas particulares de redação, criou um método próprio que chamou de MITO.

É uma sigla que define as quatro etapas mais importantes no processo de evolução de quem deseja escrever boas redações: movimentar, internalizar, transcrever e operacionalizar.

Seja MITO na redação do ENEM

No primeiro momento, MOVIMENTAR, o curso leva o estudante aos dois pontos primordiais, segundo o avaliador:

  • Ler e entender muitas redações que já tiraram 1000
  • Aumentar seu conhecimento de mundo de maneira rápida

Não adianta sair escrevendo redações feito um louco sem antes preencher os compartimentos de sua memória com esses dois tipos de informação essenciais.

M de Movimentar

Nesse primeiro módulo, o professor traz muitas análises de redações que já tiraram excelentes notas em versões anteriores do ENEM.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Além disso, também ensina você técnicas para aumentar seu conhecimento de mundo rapidamente através da internet, sem a necessidade de leitura extensa de uma bibliografia pesada, como muitos indicam.

Essa decisão de não indicar a leitura como fonte de conhecimento gerou polêmica, mas o professor explica:

A leitura ainda é a melhor forma de construir conhecimento, mas é lenta, dependendo do objetivo. Para preparar-se para o ENEM, é preciso rapidez e foco no que é importante, por isso os meios virtuais mostram-se mais efetivos nesse caso específico.

Para conduzir seus alunos no emaranhado de conteúdo da internet, o módulo Movimentar ainda traz a seleção, feita pelo próprio professor, de diversos conteúdos online, “cada vídeo trazendo conhecimento sobre uma área específica que considero importante que o estudante conheça”.

I de Internalizar

Segundo André, se o módulo inicial busca apresentar conhecimento, o segundo busca fazer o aluno trabalhar.

Para o avaliador, é muito importante que cada um trabalhe de maneira consciente em seus textos. Por isso, nesse módulo são apresentadas 10 redações que o estudante deverá analisar detalhadamente, conforme as orientações do professor.

“Essa é a chave para interiorizar aquilo que eu apresento no primeiro módulo. É a maneira que encontrei com meus alunos particulares para que eles consigam olhar para um texto e ver um pouco do que nós, avaliadores do ENEM, vemos.”

T de Transcrever

Então o professor pega uma folha de papel em branco, me dá uma caneta e diz, sorrindo: “Escreve agora um resumo de tudo que te falei até agora.”

Depois de perceber que era sério, passo a escrever, com certa insegurança.

Passam-se 15 minutos e termino meu trabalho para, espantada, ver o professor pegar a folha de papel e rasgar em mil pedaços.

“Agora me resume oralmente tudo que falei até agora.”

Comecei a falar e as palavras fluíam, afinal tinha acabado de escrever tudo aquilo.

O ponto é que lembramos muito mais daquilo que escrevemos a punho. Há pesquisas de neurociência que mostram isso. Por essa razão, o terceiro módulo do curso faz com que o aluno escreva à mão e organize todas as redações e análises que fez no módulo anterior.

Certamente eu nunca mais vou esquecer do meu resumo sendo rasgado :-(

O de Operacionalizar

No módulo final, as técnicas efetivas, a gramática, a parte bruta, digamos, aparece com força.

Aqui você terá contato com a parte técnica que precisa conhecer para escrever bem.

Há aulas sobre todos os elementos que fazem parte das cinco competências avaliadas na prova de redação:

  • Planejamento do texto;
  • Organização das ideias;
  • Estrutura macro e micro do texto dissertativo-argumentativo;
  • Escrita da introdução e tese;
  • Argumentação e operadores argumentativos (coerência e coesão textuais);
  • Proposta de intervenção;
  • Estratégia para títulos;
  • e várias outras.

A maioria dos cursos é formada apenas por este último módulo, mas isso é um erro que impede a real evolução de quem estuda. Só aprendi isso depois de anos de experiência com meus alunos.

Um avaliador do ENEM corrigindo suas redações (antes do ENEM)

O curso Meu Sonho de Redação ainda oferece um tipo de correção até agora inexistente no mercado online. O professor explica:

Além da correção por escrito, cada aluno recebe um vídeo em que eu mesmo comento detalhadamente, palavra por palavra, ideia por ideia, sua redação. Esse é um nível de personalização que ninguém dá — no geral as correções feitas por aí são muito ruins e cheias de erros, deixando os alunos com mais dúvidas que certezas.

Todos os alunos do curso têm direito a quatro correções desse tipo.

WhatsApp direto do avaliador

Para finalizar, o professor ainda me explica que acha um absurdo aqueles cursos em que a pessoa se matricula, mas nunca tem contato direto com o professor.

Você tem que mandar um e-mail para uma “equipe”, e esperar um bom tempo para ter sua dúvida respondida. Absurdo total!

É por isso que resolveu atender todos os alunos do seu curso diretamente via Whatsapp. Isso, segundo ele, gera uma proximidade que aumenta ainda mais a motivação do estudante.

Troco áudios e mensagens muito produtivos com diversos alunos. Discutimos as partes técnicas do texto, mas também muitas ideias sobre os temas. Até psicólogo acabo sendo, quando bate aquele dia difícil.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes