Artigo de opinião pronto para qualquer tema


Artigos de opinião são comumente pedidos em ensinos superiores, para quem trabalha com jornais e sites, além de provas de vestibulares. E apesar de gerar algumas dúvidas, esse gênero textual é um dos mais flexíveis, permitindo que o autor expresse sua opinião sobre um assunto específico ou uma temática.

Apesar de o objetivo ser mostrar a visão do autor, o artigo é dissertativo-argumentativo. Ou seja, deve trazer argumentos para a opinião do autor, embasando o porquê de o autor pensar daquela forma. Assim, é preciso ter fontes e realizar pesquisas antes de escrever o artigo para trazer uma argumentação forte. Portanto, é possível afirmar que um texto de opinião apresenta a visão de uma pessoa sobre um determinado assunto.

A estrutura de um artigo de opinião conta com a estrutura básica de todos os gêneros: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sua escrita deve ser feita com um pouco mais de atenção, podendo ser na primeira ou terceira pessoa.

Quer saber mais? Confira a seguir tudo sobre esse gênero textual, como elaborar um artigo opinativo, dicas de escrita e dicas gerais, bem como o que fazer e o que não fazer nesse tipo de texto. 

O que é artigo de opinião?

Como o próprio nome já indica, um artigo de opinião é aquele em que o autor expõe seu ponto de vista sobre um determinado assunto. Muito cobrado em algumas provas de vestibular e no ENEM (nas questões da prova de Linguagens), esse tipo de texto pode ser apresentado de diversas formas — muitas vezes na redação ele aparece como um parágrafo único relatando uma opinião e os alunos precisam escrever um artigo argumentativo-dissertativo sobre o mesmo.

Jornais, revistas e blogs geralmente utilizam esse tipo de artigo para emitir opinião sobre diversos assuntos. E todos seguem uma estrutura base composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Características

Assim como outras produções textuais, o artigo de opinião apresenta algumas características. Apesar disso, ele não segue nenhum padrão muito rígido, podendo ser apresentado de diversas formas. Confira a seguir algumas características do artigo de opinião. 

  • Por se tratar de uma opinião, deve ser escrita na primeira ou terceira pessoa.
  • A linguagem deve ser a culta padrão, ou seja, sem maneirismos e dialetos, a não ser que uma frase seja citada.
  • A opinião do autor deve ser o ponto principal do texto.
  • É um artigo argumentativo.
  • Para fundamentar a opinião é preciso trazer exemplos e informações que apoiem-na.
  • Esse tipo de artigo tende a ser direto, objetivo e claro.
  • O título deve despertar o interesse do leitor.
  • Geralmente artigos de opinião não são grandes, por exemplo, no ENEM o máximo é 30 linhas.
  • Em jornais e revistas, como se trata de uma opinião, o artigo costuma vir com a assinatura do autor. No ENEM a assinatura não deve ser feita, pois o texto de opinião tem que ser anônimo para ser avaliado imparcialmente.
Escrita de um artigo de opinião

Fonte: pexels.com

Estrutura de um artigo de opinião

Uma parte importante é a estrutura de um artigo de opinião, isso irá ajudar a caracterizar a produção textual e também garantir que a leitura possa ser compreendida por outras pessoas. Como já citado, a estrutura de um artigo de opinião tem uma estrutura básica que é válida para todos os tipos de textos. 

E essa estrutura é o que garante que a escrita siga o padrão da ABNT e também siga uma lógica, com começo, meio e fim. Confira a seguir um pouco mais sobre a estrutura de um artigo de opinião. Confira agora como fazer um artigo de opinião.

Pessoa escrevendo artigo de opinião e tomando café.

Fonte: pexels.com

Introdução: o começo de tudo

A introdução é o que irá iniciar um artigo de opinião, e ela deve captar a atenção do leitor e apresentar para ele sobre o que esse artigo irá tratar. Ou seja, o autor faz uma breve contextualização do assunto, informando o tema do artigo, trazendo informações históricas, e já pontuando se sua opinião sobre o tema é positiva ou negativa.

Claramente, a introdução é importante, pois deve despertar a curiosidade do leitor sobre o assunto e deixará a primeira impressão do seu texto para quem está lendo. Geralmente é já na introdução que o leitor define se irá gostar ou não do texto.

A introdução pode ser composta por um parágrafo único (mais comum) ou por mais parágrafos. Isso irá depender do destino do texto e objetivo. Lembre-se que a introdução deve ser um resumo do que será mostrado a seguir.

Desenvolvimento: o meio

O desenvolvimento é que irá abordar mais a fundo o tema e trará argumentos do porquê sua opinião é positiva ou não sobre o tema. Ele é a maior parte do texto, sendo composto por no mínimo dois parágrafos, e deve trazer argumentações, dados, estatísticas, informações, citações, etc.

Por se tratar de vários parágrafos, a primeira linha de cada parágrafo deve trazer uma frase resumindo o que será discutido. Isso irá auxiliar na hora da conclusão para checar se o artigo está coeso e coerente.

É importante ter em mente que mesmo que um artigo de opinião tenha como principal o autor expor o que ele acha, isso não deve ser feito de qualquer maneira. É preciso ter um embasamento que mostre porque o escritor tem essa opinião ou como ele chegou a essa conclusão. Nessa parte é importante pensar em possíveis perguntas que os leitores possam ter e respondê-las no desenvolvimento.

Conclusão: o fim

Naturalmente, todo artigo precisa de um final, e esse final deve finalizar a linha de pensamento mostrada durante o desenvolvimento do texto. Dessa forma, o autor deve ‘amarrar as pontas’ com um resumo do apresentado e sua conclusão final sobre o tema. Geralmente a conclusão responde o que foi aberto no parágrafo introdutório e conta com um resumo do que foi colocado no desenvolvimento.

A conclusão também é a última impressão do texto, portanto será o que realmente ficará gravado na mente do leitor. Dessa forma, essa parte deve deixar bem claro o que o artigo quis trazer para quem está lendo.

Alguém deixando pronto seu artigo de opinião

Fonte: pexels.com

Dicas de como escrever um artigo de opinião

Sabendo do que se trata, o que é esperado e como é a estrutura de um artigo de opinião já é possível começar a escrever. Mas antes disso, confira algumas dicas de como criar um artigo de opinião.

  1. Temática: um artigo de opinião pode ter um assunto definido ou não. Caso seja um determinado assunto, tente refletir sobre o que você sabe e realmente acha sobre o tema antes de começar a escrever. Caso tenha que escolher o tema, escolha algo que você tenha segurança e certa proximidade. De preferência algo que você tenha argumentos quase decorados em sua mente.
  2. Argumentações: além de expressar sua opinião, argumentar o porquê você tem essa visão é muito importante. E para isso a pesquisa é essencial, de forma que se tenha informações de qualidade e fontes confiáveis para colocar no texto. Por isso, sempre faça uma busca e leia outros textos sobre a mesma temática, isso irá ajudar a entender qual a sua visão sobre o assunto e refletir.
  3. Foque em algo menor: às vezes o tema pode ser muito abrangente, e claro que em um texto opinativo não será possível falar de tudo. Isso pode prejudicar o fluxo do artigo e acabar perdendo o foco. Portanto, caso seja um tema muito abrangente, como por exemplo “Tecnologia”, escolha algo mais específico e exprima a sua opinião sobre esse subtópico. Vale mais escrever sobre algo mais específico e trazer boas argumentações e um artigo bem elaborado, do que apresentar uma opinião abrangente, mas sem argumentos fortes.
  4. Escreva seu rascunho: com a pesquisa feita e após refletido sobre o assunto, é hora de escrever. Descreva seu ponto de vista e siga a estrutura. Lembre-se que a escrita deve seguir as regras da língua portuguesa, ou seja, não utilize gírias ou abreviações. Tente ser claro e objetivo, garantindo que quem ler irá entender a escrita.
  5. Revisão: por fim, antes de finalizar é preciso revisar e conferir se tudo está de acordo com o que se busca de um artigo de opinião. Revise se a cronologia está correta, se não há erros gramaticais e também se os argumentos estão de acordo com o discutido.
Texto de máquina de escrever

Fonte: pexels.com

O que fazer e o que não fazer em um artigo de opinião

FazerNão fazer
Ler outros artigos de opinião e utilizá-los como referência para a escritaCopiar argumentos e textos de outros escritores
Texto objetivo, claro e coerente.Texto longo, com vários argumentos fracos e repetitivos
artigo sem erros gramaticais e seguindo a língua cultaUsar expressões do dia a dia, palavras erradas, abreviações e gírias
Redação com começo, meio e fimRedação de seguir uma lógica, sem coerência e coesão.
Evidenciar sua opinião com argumentos fortes e que concordem com elaColocar argumentos fracos e contra intuitivos
Utilizar fontes seguras e reconhecidas, informações importantes e citações de pessoas importantes no ramoColocar achismos e não embasar a opinião, ou trazer fontes duvidosas
Mão com unhas pretas escrevendo artigo

Fonte: pexels.com

Dicas gerais para o seu artigo de opinião

Agora confira algumas dicas gerais para te auxiliar na elaboração da sua redação.

  • Se informe sobre o assunto e discuta o mesmo com outras pessoas
  • Verifique a estrutura correta antes de começar a escrever
  • Leia jornais, revistas, artigo de opinião pronto e sites que tragam esse tipo de texto para entender melhor como é a escrita
  • Traga argumentos e embasamentos fortes para apoiar sua opinião
  • Apesar de ser um artigo opinativo não utilize frases como ‘eu acho que’, ‘na minha opinião’, ‘segundo minha tia’, etc.
  • Se possível utilize fontes conhecidas e de renome
  • Tente despertar a curiosidade do leitor utilizando temas atuais para artigo de opinião
  • Escreva de maneira fácil e acessível, com o intuito de que qualquer pessoa consiga compreender o que você quer passar com o seu texto. Às vezes utilizar palavras muito rebuscadas pode mais prejudicar do que ajudar.
  • Certifique-se que a conclusão está destacando os pontos principais do seu texto. Ela será o que realmente ficará na mente da pessoa ao ler o texto, portanto deve ser escrita pensando no que se quer que o leitor entenda do assunto.
Escrita de artigo em caderno

Fonte: pexels.com

Perguntas recorrentes sobre artigos de opinião

Em um artigo de opinião deve-se escrever o que se pensa sobre o assunto?

Sim, isso é exatamente o que um artigo opinativo deve trazer: a sua opinião. Contudo, lembre-se que ela deve ter uma boa justificativa, com argumentos demonstrando como se chegou nessa opinião.

Deve-se colocar uma descrição sobre o autor?

Nesse tipo de artigo não deve ser feita nenhuma introdução sobre o autor. Apesar de ser expressa a opinião do escritor, o foco deve ser o assunto. Portanto, a introdução já deve começar contextualizando o leitor sobre o que será discutido no artigo.

No final do texto é preciso assinar?

Depende do objetivo do artigo e para quem será escrito. Em revistas, jornais e sites é comum que em um texto opinativo o autor assine o mesmo, contudo em provas de vestibular, por exemplo, isso não deve ser feito.

Exemplos de artigos de opinião

Por fim, não deixe de ler alguns exemplos de artigos de opinião e ficar sabendo mais sobre esse tipo de produção textual.

Vídeo Artigo de Opinião

Buscando por mais explicações? Confira o vídeo sobre artigo de opinião a seguir e fique mais seguro na hora de fazer suas redações e desenvolver seus textos. 

Escreva seu próprio artigo de opinião

Com todas as informações acima você com certeza está pronto para começar um artigo de opinião próprio. E se ainda precisar de ajuda não deixe de visitar a StudyBay, lá você encontra profissionais que podem te auxiliar nas suas mais diversas produções textuais, inclusive no seu artigo de opinião. 

André Gazola

André Augusto Gazola é avaliador oficial de redações do ENEM, formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Artigos Recentes