Artigo de opinião pronto para qualquer tema

Artigos de opinião são comumente pedidos em ensinos superiores, para quem trabalha com jornais e sites, além de provas de vestibulares. E apesar de gerar algumas dúvidas, esse gênero textual é um dos mais flexíveis, permitindo que o autor expresse sua opinião sobre um assunto específico ou uma temática.

Apesar de o objetivo ser mostrar a visão do autor, o artigo é dissertativo-argumentativo. Ou seja, deve trazer argumentos para a opinião do autor, embasando o porquê de o autor pensar daquela forma. Assim, é preciso ter fontes e realizar pesquisas antes de escrever o artigo para trazer uma argumentação forte. Portanto, é possível afirmar que um texto de opinião apresenta a visão de uma pessoa sobre um determinado assunto.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

A estrutura de um artigo de opinião conta com a estrutura básica de todos os gêneros: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sua escrita deve ser feita com um pouco mais de atenção, podendo ser na primeira ou terceira pessoa.

Quer saber mais? Confira a seguir tudo sobre esse gênero textual, como elaborar um artigo opinativo, dicas de escrita e dicas gerais, bem como o que fazer e o que não fazer nesse tipo de texto. 

O que é artigo de opinião?

Como o próprio nome já indica, um artigo de opinião é aquele em que o autor expõe seu ponto de vista sobre um determinado assunto. Muito cobrado em algumas provas de vestibular e no ENEM (nas questões da prova de Linguagens), esse tipo de texto pode ser apresentado de diversas formas — muitas vezes na redação ele aparece como um parágrafo único relatando uma opinião e os alunos precisam escrever um artigo argumentativo-dissertativo sobre o mesmo.

Jornais, revistas e blogs geralmente utilizam esse tipo de artigo para emitir opinião sobre diversos assuntos. E todos seguem uma estrutura base composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Características

Assim como outras produções textuais, o artigo de opinião apresenta algumas características. Apesar disso, ele não segue nenhum padrão muito rígido, podendo ser apresentado de diversas formas. Confira a seguir algumas características do artigo de opinião. 

  • Por se tratar de uma opinião, deve ser escrita na primeira ou terceira pessoa.
  • A linguagem deve ser a culta padrão, ou seja, sem maneirismos e dialetos, a não ser que uma frase seja citada.
  • A opinião do autor deve ser o ponto principal do texto.
  • É um artigo argumentativo.
  • Para fundamentar a opinião é preciso trazer exemplos e informações que apoiem-na.
  • Esse tipo de artigo tende a ser direto, objetivo e claro.
  • O título deve despertar o interesse do leitor.
  • Geralmente artigos de opinião não são grandes, por exemplo, no ENEM o máximo é 30 linhas.
  • Em jornais e revistas, como se trata de uma opinião, o artigo costuma vir com a assinatura do autor. No ENEM a assinatura não deve ser feita, pois o texto de opinião tem que ser anônimo para ser avaliado imparcialmente.
Escrita de um artigo de opinião

Fonte: pexels.com

Estrutura de um artigo de opinião

Uma parte importante é a estrutura de um artigo de opinião, isso irá ajudar a caracterizar a produção textual e também garantir que a leitura possa ser compreendida por outras pessoas. Como já citado, a estrutura de um artigo de opinião tem uma estrutura básica que é válida para todos os tipos de textos. 

E essa estrutura é o que garante que a escrita siga o padrão da ABNT e também siga uma lógica, com começo, meio e fim. Confira a seguir um pouco mais sobre a estrutura de um artigo de opinião. Confira agora como fazer um artigo de opinião.

Pessoa escrevendo artigo de opinião e tomando café.

Fonte: pexels.com

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Introdução: o começo de tudo

A introdução é o que irá iniciar um artigo de opinião, e ela deve captar a atenção do leitor e apresentar para ele sobre o que esse artigo irá tratar. Ou seja, o autor faz uma breve contextualização do assunto, informando o tema do artigo, trazendo informações históricas, e já pontuando se sua opinião sobre o tema é positiva ou negativa.

Claramente, a introdução é importante, pois deve despertar a curiosidade do leitor sobre o assunto e deixará a primeira impressão do seu texto para quem está lendo. Geralmente é já na introdução que o leitor define se irá gostar ou não do texto.

A introdução pode ser composta por um parágrafo único (mais comum) ou por mais parágrafos. Isso irá depender do destino do texto e objetivo. Lembre-se que a introdução deve ser um resumo do que será mostrado a seguir.

Desenvolvimento: o meio

O desenvolvimento é que irá abordar mais a fundo o tema e trará argumentos do porquê sua opinião é positiva ou não sobre o tema. Ele é a maior parte do texto, sendo composto por no mínimo dois parágrafos, e deve trazer argumentações, dados, estatísticas, informações, citações, etc.

Por se tratar de vários parágrafos, a primeira linha de cada parágrafo deve trazer uma frase resumindo o que será discutido. Isso irá auxiliar na hora da conclusão para checar se o artigo está coeso e coerente.

É importante ter em mente que mesmo que um artigo de opinião tenha como principal o autor expor o que ele acha, isso não deve ser feito de qualquer maneira. É preciso ter um embasamento que mostre porque o escritor tem essa opinião ou como ele chegou a essa conclusão. Nessa parte é importante pensar em possíveis perguntas que os leitores possam ter e respondê-las no desenvolvimento.

Conclusão: o fim

Naturalmente, todo artigo precisa de um final, e esse final deve finalizar a linha de pensamento mostrada durante o desenvolvimento do texto. Dessa forma, o autor deve ‘amarrar as pontas’ com um resumo do apresentado e sua conclusão final sobre o tema. Geralmente a conclusão responde o que foi aberto no parágrafo introdutório e conta com um resumo do que foi colocado no desenvolvimento.

A conclusão também é a última impressão do texto, portanto será o que realmente ficará gravado na mente do leitor. Dessa forma, essa parte deve deixar bem claro o que o artigo quis trazer para quem está lendo.

Alguém deixando pronto seu artigo de opinião

Fonte: pexels.com

Dicas de como escrever um artigo de opinião

Sabendo do que se trata, o que é esperado e como é a estrutura de um artigo de opinião já é possível começar a escrever. Mas antes disso, confira algumas dicas de como criar um artigo de opinião.

  1. Temática: um artigo de opinião pode ter um assunto definido ou não. Caso seja um determinado assunto, tente refletir sobre o que você sabe e realmente acha sobre o tema antes de começar a escrever. Caso tenha que escolher o tema, escolha algo que você tenha segurança e certa proximidade. De preferência algo que você tenha argumentos quase decorados em sua mente.
  2. Argumentações: além de expressar sua opinião, argumentar o porquê você tem essa visão é muito importante. E para isso a pesquisa é essencial, de forma que se tenha informações de qualidade e fontes confiáveis para colocar no texto. Por isso, sempre faça uma busca e leia outros textos sobre a mesma temática, isso irá ajudar a entender qual a sua visão sobre o assunto e refletir.
  3. Foque em algo menor: às vezes o tema pode ser muito abrangente, e claro que em um texto opinativo não será possível falar de tudo. Isso pode prejudicar o fluxo do artigo e acabar perdendo o foco. Portanto, caso seja um tema muito abrangente, como por exemplo “Tecnologia”, escolha algo mais específico e exprima a sua opinião sobre esse subtópico. Vale mais escrever sobre algo mais específico e trazer boas argumentações e um artigo bem elaborado, do que apresentar uma opinião abrangente, mas sem argumentos fortes.
  4. Escreva seu rascunho: com a pesquisa feita e após refletido sobre o assunto, é hora de escrever. Descreva seu ponto de vista e siga a estrutura. Lembre-se que a escrita deve seguir as regras da língua portuguesa, ou seja, não utilize gírias ou abreviações. Tente ser claro e objetivo, garantindo que quem ler irá entender a escrita.
  5. Revisão: por fim, antes de finalizar é preciso revisar e conferir se tudo está de acordo com o que se busca de um artigo de opinião. Revise se a cronologia está correta, se não há erros gramaticais e também se os argumentos estão de acordo com o discutido.
Texto de máquina de escrever

Fonte: pexels.com

O que fazer e o que não fazer em um artigo de opinião

FazerNão fazer
Ler outros artigos de opinião e utilizá-los como referência para a escritaCopiar argumentos e textos de outros escritores
Texto objetivo, claro e coerente.Texto longo, com vários argumentos fracos e repetitivos
artigo sem erros gramaticais e seguindo a língua cultaUsar expressões do dia a dia, palavras erradas, abreviações e gírias
Redação com começo, meio e fimRedação de seguir uma lógica, sem coerência e coesão.
Evidenciar sua opinião com argumentos fortes e que concordem com elaColocar argumentos fracos e contra intuitivos
Utilizar fontes seguras e reconhecidas, informações importantes e citações de pessoas importantes no ramoColocar achismos e não embasar a opinião, ou trazer fontes duvidosas
Mão com unhas pretas escrevendo artigo

Fonte: pexels.com

Dicas gerais para o seu artigo de opinião

Agora confira algumas dicas gerais para te auxiliar na elaboração da sua redação.

  • Se informe sobre o assunto e discuta o mesmo com outras pessoas
  • Verifique a estrutura correta antes de começar a escrever
  • Leia jornais, revistas, artigo de opinião pronto e sites que tragam esse tipo de texto para entender melhor como é a escrita
  • Traga argumentos e embasamentos fortes para apoiar sua opinião
  • Apesar de ser um artigo opinativo não utilize frases como ‘eu acho que’, ‘na minha opinião’, ‘segundo minha tia’, etc.
  • Se possível utilize fontes conhecidas e de renome
  • Tente despertar a curiosidade do leitor utilizando temas atuais para artigo de opinião
  • Escreva de maneira fácil e acessível, com o intuito de que qualquer pessoa consiga compreender o que você quer passar com o seu texto. Às vezes utilizar palavras muito rebuscadas pode mais prejudicar do que ajudar.
  • Certifique-se que a conclusão está destacando os pontos principais do seu texto. Ela será o que realmente ficará na mente da pessoa ao ler o texto, portanto deve ser escrita pensando no que se quer que o leitor entenda do assunto.
Escrita de artigo em caderno

Fonte: pexels.com

Perguntas recorrentes sobre artigos de opinião

Em um artigo de opinião deve-se escrever o que se pensa sobre o assunto?

Sim, isso é exatamente o que um artigo opinativo deve trazer: a sua opinião. Contudo, lembre-se que ela deve ter uma boa justificativa, com argumentos demonstrando como se chegou nessa opinião.

Deve-se colocar uma descrição sobre o autor?

Nesse tipo de artigo não deve ser feita nenhuma introdução sobre o autor. Apesar de ser expressa a opinião do escritor, o foco deve ser o assunto. Portanto, a introdução já deve começar contextualizando o leitor sobre o que será discutido no artigo.

No final do texto é preciso assinar?

Depende do objetivo do artigo e para quem será escrito. Em revistas, jornais e sites é comum que em um texto opinativo o autor assine o mesmo, contudo em provas de vestibular, por exemplo, isso não deve ser feito.

Exemplos de artigos de opinião

Por fim, não deixe de ler alguns exemplos de artigos de opinião e ficar sabendo mais sobre esse tipo de produção textual.

Escreva seu próprio artigo de opinião

Com todas as informações acima você com certeza está pronto para começar um artigo de opinião próprio. E se ainda precisar de ajuda não deixe de visitar a StudyBay, lá você encontra profissionais que podem te auxiliar nas suas mais diversas produções textuais, inclusive no seu artigo de opinião. 

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes