Os possíveis temas de redação para o ENEM 2022

A menos de 2 semanas para a prova do ENEM 2022, a maioria dos candidatos começa a se desesperar ao se dar conta de que há uma prova de redação para ser feita! E o que mais? Que essa redação deverá ser escrita sobre um tema aleatório e desconhecido até o exato momento da avaliação.

Se você se preparou ao longo do ano e se é meu aluno no curso Redação MITO, você já está tranquilo e preparado para absolutamente qualquer um dos temas de redação do ENEM 2022.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Agora, se você caiu aqui de paraquedas e precisa de algumas ideias de assuntos para dar aquela lida rápida antes da prova, vou dar 10 sugestões de tópicos importantes para você pesquisar, sem mais delongas:

  1. Limites e liberdade de expressão do indivíduo no mundo atual;
  2. O papel da mídia e sua responsabilidade na formação de uma sociedade justa;
  3. O mundo do trabalho e a inserção do jovem no mercado;
  4. Os novos desafios das escolas na educação dos jovens, principalmente após a pandemia (pense nos problemas de alfabetização, por exemplo);
  5. O impacto da inflação e preços de alimentos no orçamento doméstico;
  6. Práticas de prevenção de doenças e manutenção da saúde no Brasil pós-pandemia (inclui temas envolvendo vacinação e SUS);
  7. O papel de influencers de redes sociais na formação do pensamento coletivo e seus impactos;
  8. O desenvolvimento da ciência e como potencializá-lo nas universidades brasileiras;
  9. Meio ambiente, aquecimento global e efeito estufa (principalmente relacionados à Amazônia);
  10. Mobilidade urbana, relacionando questões de ensino a distância e trabalho estilo homeoffice.

Note que esses 10 itens são tópicos para seu estudo. Ou seja, não são temas exatos que devam cair na prova, mas sim grupos de conhecimento que eu aconselharia que você revisasse nesse momento.

Outro ponto importante é que o INEP sempre acaba dando algum spoiler secreto em suas redes sociais sobre o tema da redação antes da prova. Uma imagem que foi publicada de maneira meio aleatório, por exemplo, foi esta:

Spoiler do tema de redação do ENEM 2023?
Inep dando spoiler sobre o tema de redação 2023?

Será que está muito na cara? Provavelmente sim, mas de qualquer forma eu estaria preparado para escrever uma dissertação nessa linha de assunto.

Ainda dá tempo de estudar Redação para 2022?

Você ainda tem chances de tirar uma boa nota, sim! Se está começando do absoluto zero, recomendo que você leia meus guias sobre redação, nessa ordem:

O tema da prova foi Desafios para a valorização de povos e comunidades tradicionais do Brasil. Clique aqui para ver minha redação pronta sobre esse tema.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes