5 Temas de Redação para o ENEM 2019

Opa, tudo bem? Aqui é o prof. André Gazola, do curso Redação #Mito.

Essa semana eu estava conversando com meus alunos da mentoria avançada do meu curso de redação para o ENEM. Apesar de ser avançada, sempre surge aquele questionamento: “E aí professor, tema pra esse ano?”

Os meus alunos já sabem que no momento que a gente aprende a escrever uma boa redação, paramos de nos preocupar tanto com o tema, pois quando a gente aprende a:

  1. Aumentar nosso conhecimento de mundo de maneira acelerada
  2. O passo a passo para montagem de introdução, estrutura macro e micro de redação
  3. Toda a questão de argumentação, com operadores argumentativos, encadeamento de ideias
  4. Mapas mentais e planejamento de texto
  5. Proposta de intervenção

… não precisamos mais nos preocupar com qual tema vai cair no ENEM.

Mas tudo bem! Às vezes, mesmo as pessoas mais preparadas, como é o caso dos meus alunos, ficam preocupadas com o tema.

Como eu imagino que talvez você também vá fazer o ENEM de 2019 e também esteja preocupado, então resolvi fazer este artigo para discutirmos 5 temas que podem cair esse ano.

Esse assunto é interessante principalmente pela mudança de governo que ocorreu do ano passado para cá — independentemente de concordarmos ou não ideologicamente falando, certamente isso vai influenciar na ideologia que está por trás da prova e do tema da redação.

Todo mundo sabe que o governo anterior era mais focado em temas sociais e que o governo de agora nem tanto. Em vista disso, eu espero uma prova um pouco menos focada nas minorias e um pouco mais focada em conhecimento bruto mesmo.

Separei agora 5 temas que eu quero discutir com você.

Mas antes disso, quero dizer que com meus alunos do curso Redação #Mito, discutirmos não apenas 5 temas, mas sim 20 deles. Esse é um treinamento em que pego sua mão e ensino TUDO que é preciso para você tirar uma nota acima de 900 na redação.

Ano passado, por exemplo, dos mais de 300 alunos do curso, NINGUÉM tirou menos de 900.

Então, se você também quer aproveitar essa oportunidade de ser mentorado por mim, numa turma avançada, vai lá, acessa www.redacaomito.com.

Por que esse tema para 2019?

Em primeiro lugar, porque nós tivemos algumas manifestações recentes por parte de vários grupos sociais: políticos, não políticos, sindicalistas, caminhoneiros, servidores públicos e tantos outros que cada vez mais usam esse mecanismo da manifestação social como maneira de reivindicar suas pautas.

Então cada vez mais aparece esse tema da importância do cidadão na formação de uma democracia, na formação de uma sociedade, e de um setor político que seja capaz de ouvir todos eles — não agradar a todos, mas entender as necessidades de cada um.

Portanto, esse tema do papel político do cidadão na sociedade cada vez mais fica evidente e importante.

Por isso é um dos temas que eu gostaria que você desse um foco maior para o ENEM desse ano.

Tema 2: Desafios para a saúde pública no Brasil

Não é um tema MUITO social, MUITO ligado às minorias sociais, mas é um tema que está em pauta.

Na saúde, estamos com problemas principalmente ligados à economia, com contingenciamento e falta de verba, de falta de incentivos para algumas áreas e outros problemas.

Escolhi a saúde, pois me parece que o governo está bem focado nesse ponto, apesar de certa nebulosidade.

Por tudo isso, acredito que eles possam querer saber um pouco mais sobre o que o jovem está pensando sobre isso.

Você pode pensar em aspectos como estrutura de hospitais e falta de médicos — praticamente se extinguiu o Mais Médicos, pelo menos os de Cuba, por exemplo.

Precisamos, portanto, de novas soluções em torno da precariedade da saúde pública.

Tema 3: O papel das universidades na constituição de uma sociedade

Muito se discutiu agora, quando se falou do contingenciamento de verbas para as universidades públicas, justamente sobre isso.

Dizem “Ah, na universidade não se faz nada, só tem gente pelada, só ficam fumando maconha” enquanto outros “Não! A pesquisa é importante. O desenvolvimento científico depende das universidades. Lá é que o Brasil tem seu futuro garantido através do conhecimento.”

Então como você vê esse paradoxo?

Certamente há o lado ruim da universidade pública — beneficiando quem já tem renda, por exemplo, quem tem condições de pagar um cursinho pré-vestibular –, mas também há os lados positivos.

Enfim, tudo que envolve o ensino superior no Brasil é interessante você pensar, discutir e treinar para uma possível redação do ENEM sobre o tema.

Tema 4: A importância da Educação Financeira na vida do cidadão

Estamos diante de um governo que prioriza muito as questões econômicas, certo?

Em qualquer plano econômico, precisamos pensar como o cidadão, como o indivíduo planeja suas finanças. A gente sabe que boa parte dos brasileiros gasta mais do que ganha, está endividada e com o nome em órgãos como SPC e SERASA.

Então como podemos ajudar o cidadão a mudar essa perspectiva? A parar de gastar mais do que ganha, a organizar suas finanças e investir melhor? A não ser uma vítima, um refém dos grandes bancos, nesse sentido?

Uma coisa que sabemos, por exemplo, é que as aplicações em poupança ainda são as preferidas, apesar de ter o pior rendimento entre os investimentos. Portanto, esse tema da educação financeira é muito importante e tem alta probabilidade de cair na redação do ENEM 2019.

Tema 5: Soluções para a inserção do jovem no mercado de trabalho

Sabemos que o governo está pensando em uma nova previdência, algo que vai reduzir os impostos que as empresas pagam sobre o empregado jovem, sobre quem está entrando no mercado de trabalho agora — e isso me parece uma coisa boa, apesar de não ser o foco discutir prós e contras da reforma aqui.

Então você precisa pensar na sua própria inserção no mercado de trabalho: o que o governo precisa fazer, o que as empresas têm que fazer e o que o próprio jovem deve fazer pra conseguir iniciar sua carreira e finalmente ter um emprego — vemos cada vez mais jovens saindo das universidades (imagine os que só têm Ensino Médio!) sem conseguir um trabalho.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Curtiu? Comenta aí!

Eu quero ser seu mestre!
Minhas melhores
Dicas de Redação
em seu e-mail
Cadastre-se para receber meus conteúdos exclusivos que vão ajudar você a alcançar uma nota altíssima na redação do ENEM 2019!
Cadastrar Agora!
Fechar isto e ir para o texto
close-link
DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link