Os 4 livros que não saem da minha cabeça

Livros, livros e mais livros. São tantos títulos, tantos autores e tantas as lembranças que guardamos de cada um deles. Essa é a grande propriedade da literatura, envolver-nos de tal forma que passa a fazer parte da nossa vida e até a influenciar nosso comportamento.

Lendo o post da Marcela, que deu continuidade ao meme sobre “Os livros que estão presentes em sua vida”, passou um filme na minha memória que me remeteu a mundos distantes e distintos, alguns obscuros e outros claros como a neve.

Não nego e sequer escondo que minha personalidade varia muito conforme o livro que estou lendo e de certa forma, até sinto orgulho por isso, por conseguir absorver de tal forma a conteúdo de uma obra.

Ainda assim, é impossível dizer que não há aqueles que sempre vão ser lembrados em primeiro plano, os que marcaram realmente épocas de nossas vidas ou que simplesmente nos acompanharam pelas ruas desertas em dias chuvosos.

Passada essa nostálgica introdução, apresento os quatro livros que marcaram, de alguma forma, a vida literária deste que vos fala:

Rufo e Téo no BosqueRufo e Téo no Bosque Compare preços e economize dinheiro

Ria! Mas ria muito como eu também estou rindo! Este livro, acreditem se quiserem, foi o primeiro que li! Daquela coleção infantil em que o livro tinha a forma de algum dos personagens da história. O meu tinha o formato de um gato (Téo), que com seu amigo Rato, saiu pela floresta procurando cogumelos, pois queria fazer uma sopa. Lembro que decorei o livro inteiro e foi com ele que tentei, pela primeira vez, enganar minha professora da 1ª série, copiando-o na íntegra em um trabalho onde deveríamos escrever uma história própria.

Pássaro Contra a VidraçaPássaro Contra a Vidraça Compare preços e economize dinheiro

Um livro de nível infanto-juvenil que foi o grande responsável pela minha educação em relação às drogas. Ele conta a história de um jovem rico e com todas as regalias que o dinheiro proporciona, mas que acaba caindo no mundo das drogas e do crime. Não consigo lembrar do final, mas sei que o li na 4ª série, para um trabalho de Língua Portuguesa.

O Mundo de Sofia O Mundo de Sofia Compare preços e economize dinheiro

Esse livro representou um marco na minha vida de adolescente. Eu o li exatamente no momento em que me questionava sobre tudo e todos que estavam ao meu redor. Foi através dele que conheci a história da filosofia, seus principais pensadores e construí a base de meu modo de pensar sobre o mundo.

codigo_da_vinci.jpgO Código da Vinci Compare preços e economize dinheiro

Tudo bem, eu sei que muitos vão me criticar por isso. O Código da Vinci foi o livro que confirmou diversas de minhas teorias sobre a religião e a Igreja como um todo. Independentemente de alguns fatos serem reais ou não, eu acredito que o ser humano simplesmente merece mais respeito dessas instituições que se dizem “espirituais”.

Perdoem-me pelo post excessivamente pessoal, mas acredito ser inevitável, já que a leitura é sim algo muito individual.

Para continuar, vou convidar nosso amigo Alessandro Martins, o pessoal do Bravus.net e a querida Patrícia (do Letrariaa), para listarem Os livros que estão presentes em suas vidas.

Atualizado

Por uma falta de atenção minha, não reparei que o Alessandro já tinha escrito a sua lista, confiram ;)

E mais um link para a coleção! A galera do bravus.net postou sua lista!

Bolsas para a faculdade

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link

NÃO VÁ EMBORA AINDA!
BAIXE GRÁTIS MEU LIVRO
COMO ESCREVER COM CLAREZA

[Revisto e atualizado. Edição 2019]
Baixe este ebook grátis e aprenda os macetes de escrita que meus alunos usam para alcançar o sucesso.
BAIXAR JÁ
Seus dados estão seguros aqui.
close-link

Continue comigo!

Receba minhas melhores dicas de escrita e língua portuguesa direto no seu e-mail. Cadastre-se abaixo :)
CADASTRAR
close-link