Realismo – Principais autores e obras


Realismo é o movimento cultural e literário ocorrido na segunda metade do século XIX aproximadamente, marcando uma total mudança de pensamento em relação ao Romantismo.

Nesse período, devido às mudanças sociais acontecidas, os artistas passaram a ver o mundo de maneira completamente diferente, dando lugar a uma visão bem mais crítica da realidade que os cercava.

4 Aulas Grátis de Redação

Uma semana de aulas sobre a redação do ENEM
com um avaliador oficial do MEC!
EU QUERO!
Rápido! As vagas são limitadas.

Nesse artigo, vamos conhecer mais detalhes sobre esse período.

Ah! Se você está estudando para o ENEM e chegou até aqui, não deixe dar uma olhada nos artigos que vão lhe ensinar como fazer uma boa redação.

O que acontecia no mundo?

Na segunda metade do século XIX, o contexto sociopolítico europeu mudou profundamente. Lutas sociais, tentativas de revolução, novas ideias políticas e científicas apareceram. O mundo agitava-se, e a literatura não podia mais viver de idealizações, do culto do eu e da fuga da realidade, como no tempo do Romantismo.

A Revolução Industrial na Inglaterra também foi algo que contribuiu para essas mudanças, já que a vida pacata e tranquila que os românticos tinham transformou-se completamente com o advento da máquina.

No vídeo abaixo é possível compreender muito bem a trajetória dessas mudanças:

Quem influenciava a arte?

As ciências naturais surgidas no século XIX influenciaram sobremaneira o desenvolvimento da arte realista. Pesquise sobre correntes filosóficas e científicas como o positivismo, de Augusto Comte; determinismo, de Hipolyte Taine; evolucionismo, de Charles Darwin; socialismo científico, de Marx e Engels.

Música no Realismo

A música ficou um pouco de lado durante esse período. Parece que esse sentimento de representação nua e crua foi contrário às idealizações frequentes nessa arte.

Artes Plásticas no Realismo (pintura a escultura)

Conheça a pintura realista, principalmente as obras de Gustave Courbet, Daumier e do pré-realista Millet. Pesquise em livros como:

  • Para entender a arte, de Robert Cumming
  • História da Pintura, de Wendy Beckett
  • Estilos, escolas e movimentos, de Charles Harrison

Do que os autores realistas mais gostavam (temáticas)?

Pintura realista: Quebradores de Pedra, de Gustave CoubertBuscava-se, desta vez, a retratação fiel da realidade e a objetividade é marca consagrada em suas obras. Portanto, repudiam-se os temas de cunho fantástico, extraordinário ou sobrenatural.

O artista, além de documentar a realidade, pela primeira vez busca compreendê-la, acreditando que ao descobrir as causas de ações biopsíquicas e ambientais, o homem estaria no caminho certo para evitar seus efeitos degradantes.

O protagonista preferido é o homem comum e seus conflitos na sociedade, o que importa é o aqui e agora, não se resgata momentos passados ou exóticos como em outros períodos.

Pintura realista: Auto-Retrato, Gustave CoubertQuanto ao enredo, cabe destacar a minuciosa descrição das personagens em detrimento de suas ações, é assim que o autor busca compreender os conflitos.

A linguagem utilizada é livre de arcaísmos e extremamente simples e direta, respeitando as normais gramaticais, mas sem uso de figuras de linguagem obscuras.

Nos gêneros literários não há inovações, o romance e o conto prevalecem.

A crítica sociológica está presente na maioria das obras, abordam-se temas como o preconceito, a intolerância e a exploração. Instituições como a Igreja Católica e a burguesia eram alvos comuns dos autores realistas.

Quais os principais autores do Realismo?

Entre os quais se destacam Fiódor Dostoiévsky, Leon Tolstói, Charles Dickens, Nikolay Gogol e Eça de Queiróz.

Quais os livros mais legais?

A obra que marca o início do Realismo na literatura é Madame de Bovary de Gustave Flaubert, já no Brasil o grande marco é a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Porém, você também pode se interessar por outros títulos, como:

  • Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac;
  • Germinal, de Émile Zola;
  • O Vermelho e o Negro, de Stendhal
  • Os irmãos Karamazov, de Dostoievski;
  • Guerra e Paz e Anna Karenina, de Léon Tolstoi;
  • O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós;
  • Dom Casmurro e Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • O Cortiço e O Mulato, de Aluísio Azevedo.

Veja abaixo um Prezi feito por mim que resume as principais características do Realismo, diferenciando-o do Naturalismo após definir o contexto histórico da época.

Seu próximo passo é ler o artigo sobre os conteúdos mais importantes de literatura para estudar para o ENEM. Corre lá!

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Leia Também:

Participe da
Semana Masterclass
para a Redação do ENEM!
De 27/07 a 03/08, uma semana
que vai mudar a história da sua nota em Redação.
Quero Participar!
Fechar isto. Já sei tudo sobre Redação do ENEM
close-link

4 Aulas Grátis de Redação

Uma semana de aulas sobre a redação do ENEM
com um avaliador oficial do MEC!
EU QUERO!
Rápido! As vagas são limitadas.
close-link
Participe da Semana Masterclass para a Redação do ENEM
Quero Participar!
close-image

Semana Masterclass para Redação do ENEM

Cadastre-se e participe!
SIM, ME AVISE!
close-link
MASTERCLASS REDAÇÃO