5 Melhores faculdades EAD do Brasil

Você completou o Ensino Médio e finalmente chegou a hora de escolher um curso universitário para começar o Ensino Superior. Hora de festejar! E também de escolher uma boa faculdade. Neste artigo vou lhe apresentar as 5 melhores faculdades EAD do Brasil para você escolher uma boa instituição de ensino a distância.

Aqui no site eu costumo falar muito do ENEM e busco ajudar em sua preparação para essa prova tão importante para todos que estão concluindo o Ensino Médio. Às vezes é tanto estudo que nos esquecemos do verdadeiro propósito disso: entrar na faculdade!

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Na minha época, isso significava ir até o campus, ouvir uma conversa dos coordenadores dos cursos e, em caso de gostar da ideia, efetivar a matrícula assinando um monte de papeis.

Depois disso, passar 4 ou 5 ou 6 anos frequentando as aulas praticamente todos os dias (ou noites), conhecendo colegas e professores a cada disciplina nova, que durava um semestre inteiro.

Foram muitas histórias e muitas noites na biblioteca, na cantina, nos laboratórios, apresentando trabalhos em grupos em seminários, escrevendo artigos, resenhas… tanta coisa e tantas lembranças!

A realidade do ensino a distância

Quando virei professor universitário e conheci o Ensino a Distância, percebi que algo estava mudando em relação àquela realidade que vivenciei.

Já era possível frequentar a faculdade apenas uma vez por semana, ou nem isso; os professores já atendiam muito mais alunos simultaneamente; as aulas eram via ambiente virtual como Zoom ou Teams ou Google Meet, com turmas com mais de 200 pessoas.

Além disso, o processo de estudar voltou-se mais aos materiais, tanto livros didáticos quanto recursos multimídia, e menos às discussões que às vezes eram tão acaloradas dentro de uma sala de aula com menos pessoas.

Por isso, o ensino mudou e a forma como o aluno deve organizar-se para aprender também mudou.

Em pesquisa recente, por exemplo, o INEP divulgou que o Ensino a Distância cresceu quase 500% em 10 anos, principalmente na rede privada.

Claro que diversos desafios surgem desse contexto, mas para o estudante o principal é escolher a melhor faculdade EAD, certo? Todo mundo quer aquela que vá lhe proporcionar um ensino de qualidade e também uma boa preparação para o mercado de trabalho.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

O que considerar ao escolher uma faculdade EAD

O MEC tem seus critérios, é claro.

O primeiro deles é o Índice Geral de Cursos (IGC) — ele define uma média das avaliações de todos os cursos daquela universidade. Já o segundo é o Conceito Institucional (CI), nota que é definida após uma visita presencial nas instalações da instituição educacional.

Esses conceitos são importantes, é claro — e a lista abaixo considera as melhores faculdades também de acordo com eles –, mas eu também aconselho você a considerar os seguintes fatores:

  • A instituição é reconhecida pelo MEC? Pode ser básico, mas é sempre bom consultar neste link;
  • Qual a formação média dos professores do seu curso escolhido? Você consegue consultar isso no site de cada faculdade;
  • Se você tiver qualquer tipo de problema durante o curso, como questões envolvendo pagamento de mensalidades, precisar trancar matrícula, documentações, como vai ser o processo de atendimento? Eu sempre recomendo testar o atendimento ao máximo possível antes de matricular-se, mas não faça isso com nenhum tipo de vendedor, pois para eles é bem fácil prestar um bom atendimento, afinal estão querendo a venda. Busque os canais digitais da instituição e veja se funcionam bem ou não;
  • Busque no site Reclame Aqui pelo nome da instituição e descubra que tipo de problema ocorre e se eles são resolvidos;
  • Peça uma amostra dos materiais didáticos e veja se eles têm profundidade suficiente e referências adequadas, além de autores que sejam pesquisadores da área;
  • Peça para lhe darem um usuário teste do portal de aluno e veja se é fácil de usar, rápido e sem erros de tecnologia.

A lista das 5 melhores instituições de ensino a distância

A lista abaixo considera os critérios utilizados pelo MEC, mas também minhas próprias pesquisas com base nos critérios que apresentei acima para definir as melhores faculdades na modalidade EAD.

Algumas disponibilizam bolsas de estudo através do site QueroBolsa. Por isso acrescentei o link direto para você buscar diretamente e conseguir bons descontos em sua graduação a distância.

Universidade São Judas Tadeu

Faculdade EAD São Judas Tadeu

Já vou começar aqui por aquela que é considerada por muitos a melhor universidade EAD do Brasil.

A São Judas Tadeu, além da tradição de existir desde 1971 no ensino presencial, conta com nota máxima pelo MEC para seus cursos a distância (CI-EAD), algo que é raridade entre as faculdades privadas.

Além disso, possui um corpo docente com 97% de mestres e doutores, além dos melhores materiais bibliográficos, tanto em quantidade (mais de 80 mil) quanto em qualidade.

Seu portal virtual para o aluno é o Ulife São Judas, um sistema que ainda pode ser melhorado e atualizado, mas que atende as necessidades mais comuns de alunos e professores.

Vale destacar, ainda, que a universidade é responsável por formar muitos CEOs de grandes empresas e possui o selo OAB Recomenda, por ser uma das que mais aprova no Exame da Ordem.

Quanto à nota no Reclame Aqui, a universidade deixa a desejar atualmente, apesar de responder a maioria das reclamações cadastradas pelos usuários.

Buscar bolsas de Estudo na São Judas Tadeu

Universidade Cruzeiro do Sul (UnicSul)

Universidade Cruzeiro do Sul entre as melhores faculdades EAD do Brasil

A UnicSul atualmente conta com mais de 24 mil alunos matriculados e também possui nota máxima do MEC nos cursos EAD.

Um diferencial dessa faculdade é que ela tem um foco muito grande no contato do aluno com o mercado de trabalho.

Por isso, surgem muitas possibilidades de emprego para quem está cursando uma graduação, seja através de indicações de estágio, seja através de seu blog Carreiras ou do Portal de Vagas que a instituição mantém.

Seu corpo docente de quase 500 professores tem 90% de mestres e doutores.

Um ponto muito positivo é que a nota do Reclame Aqui da Cruzeiro do Sul é bem alta, assim como o índice de satisfação dos clientes que lá são atendidos — um ótimo sinal no quesito resolução de problemas.

Buscar bolsas de Estudo na Cruzeiro do Sul

PUC-RIO

PUC Rio Entre as melhores universidades do Brasil no presencial e no EAD.

A Pontifícia Universidade Católica dispensa apresentações.

Ela não é apenas uma das melhores na modalidade EAD, mas também sempre figura nos TOP 5 na modalidade presencial.

Não é para menos, afinal a universidade, fundada em 1940, desenvolveu-se a ponto de ser um grande centro de formação em mais de 40 cursos de graduação e conta com parcerias com instituições acadêmicas do mundo todo. Isso faz com que ela seja o lugar perfeito para quem busca intercâmbio acadêmico e aprofundar-se em pesquisas de ponta das mais diversas áreas.

No quesito nota do Reclame Aqui, fica impossível avaliar, afinal quase não existem reclamações sobre a instituição! Porém, as poucas que foram cadastradas nunca foram respondidas, naquele site, pela PUC-RIO.

Buscar bolsas de Estudo na PUC

Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

UNISC entre as melhores universidades EAD do Brasil

A UNISC é uma faculdade privada com cara (e qualidade) de pública.

Ela é muito conhecida no sul do Brasil pela qualidade de seu curso de Medicina e seu hospital universitário, que é referência em todo o centro do Estado do RS.

Conhecida também por preocupar-se com políticas públicas e apoio à comunidade, a UNISC conta com 95% de seus professores com mestrado ou doutorado, além de nota 4 no IGC do MEC.

No Reclame Aqui, também não foi possível avaliar pelo número reduzido de reclamações.

Buscar bolsas de Estudo na UNISC

Universidade Anhembi Morumbi

Para finalizar a lista das melhores faculdades EAD do Brasil, a Anhembi Morumbi consta como a maior entre todas as 5, contando com mais de 1000 docentes e 92.000 alunos matriculados.

Contando atualmente com 92 cursos de graduação e impressionantes 571 de pós-graduação, a universidade é conhecida por antecipar tendências do mercado com cursos inovadores e foco em conhecimento prático.

A quantidade de projetos paralelos aos quais o estudante tem acesso dentro da Anhembi é gigantesca, sendo bem difícil destacar apenas um deles. Vou optar, então, por destacar a Rede Laureate, uma das maiores redes de universidades do mundo, que abre possibilidades infinitas para intercâmbio.

Pela quantidade de alunos, o número de problemas no Reclame Aqui não é grande, mas a taxa de solução não é das maiores. Vale fazer um teste mais detalhado do atendimento caso você decidir matricular-se.

Buscar bolsas de Estudo na Anhembi Morumbi

Conclusão: a melhor faculdade EAD

Todas as instituições citadas têm pontos fortes e fracos, abrindo possibilidades diferentes para alunos diferentes.

Dependendo do que você busca no ensino a distância, você vai encontrar soluções diversas no mercado, seja a nível de cursos, seja a nível de tecnologias.

O importante, além de considerar os pontos que citei neste artigo, é sentir-se seguro sobre onde você quer chegar e agarrar a oportunidade que surgir para uma boa graduação EAD.

Faça um orçamento com especialistas que podem ajudá-lo com seu trabalho acadêmico.

Clique aqui para receber seu orçamento em instantes.

Artigos Recentes