Mapa do Site

Abaixo você encontra links diretos para todos os artigos do blog, com um pequeno resumo de cada um deles.

Posts

Artigos para professores

  • Estágio Supervisionado – Relato de um estagiário
    Relato de um estagiário do Curso de Licenciatura em Letras sobre suas experiências no Ensino Fundamental e Médio. Modelos de Relatórios de Estágio Grátis.
  • Bullying na Escola e seus efeitos no Cérebro
    As consequências do bullying escolar para o cérebro de crianças e adolescentes. Veja pesquisas, vídeos e indicações de livros sobre essa força de agressão.
  • Como lidar com a Indisciplina Escolar
    Guia prático para combater a indisciplina em sala de aula. Aprenda as técnicas adequadas para manter a atenção de seus alunos e planejar aulas mais dinâmicas
  • Como usar o Twitter em sala de aula
    Descubra estratégias para usar o Twitter em sala de aula e aproveitar os recursos dessa rede social para criar aulas mais dinâmicas, motivando seus alunos.
  • Como organizar sua biblioteca em casa
    Aprenda a organizar sua biblioteca em casa, catalogar seus livros e deixar até mesmo ambientes pequenos mais bonitos através da decoração com livros.
  • Como evitar o bloqueio criativo
    Aprenda 6 estratégias para eliminar o bloqueio criativo, relaxar seu cérebro e aumentar sua criatividade
  • 5 apps incríveis para fazer anotações e compartilhar conteúdo de suas aulas
    Conheça 5 aplicativos que vão fazer você ganhar tempo e melhorar seus estudos e organização, seja você professor ou aluno.
  • 3 maneiras simples de usar a tecnologia em suas aulas
    Para você que está começando com o uso de tecnologia em sala de aula, descubra 3 maneiras fáceis e descomplicadas de otimizar suas aulas usando a internet.
  • 5 dicas para escrever uma ótima narrativa
    Aprenda 5 técnicas simples, porém pouco triviais, para escrever textos narrativos que envolvam o leitor e garantam que ele continue interessado na história.
  • Como indicar livros para seus alunos sem desmotivá-los?
    Aprenda atividades práticas para sugerir livros para crianças e adolescentes e estimular seu gosto pela leitura, sem traumas e sem reclamações.
  • Socorro! Tenho a pior turma da escola
    Foi premiada com a infame pior turma da escola? Leia estratégias que podem ajudar você a não ficar louca até o final do ano ganhando os alunos indisciplinados.
  • A Geração Y: desafios para educação dos nativos digitais
    No artigo de hoje, discutiremos sobre a Geração Y, também conhecida como Geração do Milênio ou Geração da Internet, nomes pelos quais tem sido chamado o grupo dos nascidos entre os anos 1980 e 2000, com todas suas peculiaridades e desafios que suas características impõem aos educadores. Recentemente li dois materiais muito interessantes. O primeiro deles, um artigo publicado em 2005, Understanding and Appreciating the Communication Styles of the Millennial Generation, Jenna Reith (leia na íntegra aqui), determina que as gerações sobrepõem-se temporalmente, de modo que as características de uma estarão presentes, em maior ou menor grau, em outra. Postula, […]
  • 32 filmes para trabalhar Literatura em sala de aula
    Lista de filmes que professores de Literatura podem usar em sala de aula para aproximar os alunos da leitura. 32 filmes separados por período literário.
  • 10 grandes insultos da história da literatura
    Grandes escritores da história da literatura trocando insultos entre si. Veja o que alguns pensavam sobre Ulysses de Joyce ou sobre toda a obra de Jane Austen.
  • Vamos escrever um livro juntos no Widbook?
    Conheça a plataforma colaborativa para escrita e leitura de livros e junte-se ao prof. André Gazola na escrita de O Grande Livro das Citações Literárias.
  • A verdadeira história dos contos de fadas
    Conheça a verdadeira história dos contos de fadas antes de a Disney transformá-los em clássicos infantis.
  • Como ler um livro difícil
    Mesmo como leitor experiente, eventualmente você vai se deparar com um livro difícil de ler. A leitura pode ficar lenta devido ao assunto, às palavras difíceis e o uso que se faz delas, ou ainda ao grande número de detalhes e personagens presentes no enredo. Eu, por exemplo, considero a obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, como a mais bem acabada da literatura brasileira, apesar da imensa dificuldade que tive em relação à linguagem utilizada ali, típica de uma determinada região do país. Aqui no sul nós temos um exemplo semelhante nos Contos Gauchescos, do Simões Lopes Neto. Quando […]
  • Livros de Pedagogia para baixar grátis
    Acadêmicos de todas as licenciaturas passam por várias disciplinas que envolvem a obra dos grandes teóricos da educação: Freire, Piaget, Gramsci, Skinner e muitos outros. Por vezes, esse estudo é tão rápido e atropelado que muitas de suas concepções de ensino acabam entendidas em um nível superficial ou descontextualizado, algo muito perigoso quando falamos de pedagogia. Recentemente, o novo ministro da educação, José Henrique Paim, afirmou com veemência que a maior meta de sua gestão é a qualificação dos professores da educação básica. Seguindo essa linha, o MEC acaba de disponibilizar uma coleção valiosíssima para o estudo de todos os […]
  • Tecnologia em sala de aula: 3 sites para professores
    Conheça 3 sites fantásticos para uso dos professores e alunos em sala de aula. Usar tecnologia na educação, hoje, vai muito além dos slides de Power Point!
  • Ama livros? Compre sua camiseta com estampa literária!
    Compre as camisetas com estampas de livros, clássicos da literatura e citações de escritores famosos. Presenteie com criatividade a quem ama os livros!
  • Literatura, Filosofia e Cerveja
    Vinho e café têm tudo a ver com Literatura e Filosofia. E a cerveja? Conheça a história, os tipos e a relação de amor que essa bebida tem com os livros.
  • 29 referências literárias presentes no mundo da música
    Eu e meu marido sempre nos desafiamos. Em forma de brincadeira, é claro. Mas é uma brincadeira séria e que queremos fazer muito com nossa filha: quando surge alguma coisa curiosa que não sabemos, devemos pensar, buscar na memória, em livros, enciclopédias, cd’s, dvd’s, em tudo que é lugar a resposta do desafio lançado. É uma forma de desafiar a nós mesmos, com o objetivo de estimular a criatividade, a lógica, a memória, entre outros — mas brincando. Não, não chega a ser um duelo intelectual, apenas queremos superar alguns de nossos limites. A brincadeira da vez surgiu quando eu cantava mentalmente uma música da Legião […]
  • Inteligências múltiplas, a teoria de Howard Gardner
    Conheça a teoria das inteligências múltiplas, seus conceitos, aplicações práticas e outros aspectos que influenciam no aprendizado de cada um de nós.
  • 3 técnicas para criar um ambiente de aprendizagem saudável
    Aprenda 3 técnicas para sala de aula que são capazes de motivar seus alunos e criar um ambiente de aprendizagem mais rico e saudável.
  • Leitura para crianças: ideias para ler em voz alta
    Estimular o gosto pela leitura é papel da família. Veja dicas para ler em voz alta para seus filhos e transformá-los em leitores vorazes.
  • O que é Preconceito Linguístico?
    Série de artigos que procura desmistificar vários aspectos do português como língua falada, com objetivo de acabar o preconceito em torno da fala.
  • Criatividade na escola, vamos desenvolver?
    A criatividade, que deveria ser a preocupação maior de qualquer sistema educacional, é palavra encontrada em dicionários apenas como definição construtiva, difícil de ser operacionalizada em classes com cinquenta alunos, durante a instrução comandada por professor, frequentemente não-criativo, em uma escola apenas preocupada em seguir a risca as sugestões das autoridades educacionais, raramente criativas.  “(…) a criatividade, bem como a inovação, são palavras que, em nosso meio, têm conotações curiosas. Criativo, como o cientista, é o sujeito louco. Inovador é o indivíduo ‘tumultuador da paróquia’, sempre em vias de ser repreendido ou perder seu emprego”, afirma Hennig (1985). A escola […]
  • O prazer da leitura – ler para gostar de ler na escola
    O que acontece no dia a dia escolar no tocante à leitura, que causa um distanciamento tão grande entre o que queremos, esperamos e o que temos, os resultados?
  • Música Folclórica e Educação
    O Folclore surgiu como ‘estudo das antiguidades populares’ e atrelado a historiografia, inicialmente. A primeira sistematização veio em 1846, com o arqueólogo inglês William John Thoms, até sua aproximação direta com as Ciências Humanas e Sociais. No Brasil, havia uma necessidade de revisão de aspectos relativos ao folclore, e durante o VIII Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Salvador, Bahia, no ano de 1995, aconteceu a releitura da Carta Brasileira de Folclore, datada de 1951 e apresentada durante o I Congresso. Esse documento trata sobre a coleta, análise, resguardo e promoção das manifestações populares. Com sua releitura, pode-se ampliar a área de abrangência do mesmo. A aproximação com as Ciências Humanas e Sociais veio a favorecer a metodologia e as teorias e a partir de então, propiciando a consolidação dos avanços provenientes destas. Além do mais, houve a aceitação, nesse congresso, da cultura popular como folclore, permitindo as manifestações culturais urbanas e a cultura de massa como objeto de estudo.
  • Como escolher um livro para ler nas férias
    Leia algumas dicas para não se perder no emaranhado de livros das vitrines das livrarias na hora de escolher suas leituras para as próximas férias.
  • Sugestões de filmes para introdução à Literatura
    A Literatura tem muito em comum com o Cinema. Diversos são os filmes cujo roteiro baseia-se em obras literárias de grande — ou nem tanto — sucesso, a fim de levarem para as telas as imagens que estavam apenas na imaginação dos que se aventuraram entre as páginas de um livro. Sabemos da dificuldade que as escolas têm para introduzir aos alunos, principalmente os de Ensino Médio, obras literárias que exigem mais que apenas a simples absorção passiva das palavras — principalmente por muitas serem realmente difíceis até para leitores experientes. As principais dificuldades têm ocorrido no primeiro ano do […]
  • Os 25 mandamentos do professor profissional
    Aprenda atitudes e comportamentos que os bons professores devem ter perante seus alunos, a comunidade escolar e sobre seu próprio trabalho.
  • Como fazer um plano de unidade para o ensino da leitura
    Uma unidade para o ensino da leitura é um instrumento de trabalho que gira em torno de um tema central ou assunto significativo para o aluno, sendo sua principal substância o próprio texto. Ou melhor: textos encadeados que permitam o surgimento e o desenvolvimento de uma rede de significações que venham a aumentar o grau de compreensão sobre os temas privilegiados nessa unidade. Uma unidade para o ensino da leitura deve conter textos vinculados ao repertório de interesses, aspirações e necessidades da classe, e atividades que levam à compreensão mais refinada e ao domínio de competências orientadas para a autonomia […]
  • Contação de histórias – O guia definitivo
    Contar histórias é a mais antiga das artes. Elas são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca. É através do prazer ou emoções que as histórias lhes proporcionam que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai agir em seu inconsciente. Ali atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os conflitos interiores que normalmente vivem. Os significados simbólicos dos contos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional, quando se dá a evolução, a passagem do […]
  • Música e Interdisciplinaridade
    Já levantamos algumas considerações sobre música e desenvolvimento infantil e, a partir desse momento, podemos explorar temas sobre educação musical com maior especificidade. Sabemos que qualquer conhecimento que não seja atrelado a algum significado é um conhecimento vago de uma prática sem sentido. As novas aprendizagens devem partir das necessidades dos alunos, dos seus interesses e do seu contexto, para que assim possam ser internalizados e sejam agentes de mudança para a vida do educando. Não podemos cair no pensamento de que aprender música é apenas agradável, lúdico, que os alunos gostam e que estimula a cooperação. Não adianta fazer […]
  • Considerações sobre Música e Desenvolvimento Infantil
    A infância é momento de internalizar e sensibilizar para os conhecimentos diversos. A música, que abrange vários aspectos do desenvolvimento humano, deve começar a ser trabalhada desde cedo para que vá se criando o universo do conhecimento musical do sujeito. Esse conhecimento se dá na sala de aula, de maneira sistemática, através dos objetivos traçados pelo professor, além do conhecimento vindo das experiências cotidianas do senso comum. Desde que a música passou a ser componente curricular obrigatório, muito se especula e tem se falado sobre Educação Musical. Afinal, o que é educar musicalmente e como se dá esse processo?
  • Seu filho e o gosto pela leitura – Dicas para aplicar desde o berço
    Qual o maior motivo para o jovem não ler? A falta de estímulo dentro de sua própria casa -- pais que não leem não podem esperar que o filho leia.
  • Como manter seus livros em boas condições
    Este artigo vai ajudar você que precisa proteger seus livros daquele irmão que adora comer chocolate enquanto folheia páginas procurando por figuras.
  • 1ª Mostra Literária Colégio Medianeira — envolvendo pais e alunos no mundo da ficção
    Conheça um evento literário organizado pelo professor André Gazola com seus alunos do 1º ano do Ensino Médio em torno da obra O Senhor dos Anéis.
  • Educação Infantil, pra que te quero? – Resenha
    Um guia completo que abre muitas portas do saber e da visão que temos dessa fase tão única que é a infância.
  • A Expressão Corporal na escola
    Você, professor, assume uma turma de sexta série para lecionar História. Perfil da turma: há conflitos de relacionamento entre os alunos, que se dividem em pequenos grupos e, em alguns momentos, um é oprimido por outro. Há também uma geral falta de interesse nos estudos agravada pela dificuldade de concentração. Você precisa ensinar História. Por onde começar? Através da expressão corporal! História, Geografia, Matemática, Português. Arregace as mangas e coloque a criatividade para funcionar, afinal, todo professor também é artista. Dei-me conta da importância do trabalho corporal no decorrer do Curso Normal, antigo Magistério, quando pude perceber as mudanças que […]
  • Como despertar o gosto pela leitura – dicas para professores
    Aprenda técnicas e ideias originais para estimular o gosto pela leitura em seus alunos na sala de aula e contribua para formar um país de leitores.
  • 10 dicas práticas para cuidar da sua voz
    Técnicas práticas que todo o profissional da voz pode usar imediatamente. Para professores, cantores, palestrantes e todos mais que trabalhem com a voz.
  • 20 livros que li em 2011 que você vai gostar de ler em 2012
    Com um certo atraso, venho mais uma vez publicar minha lista de leituras do ano passado a fim de avaliar cada livro (ainda que simploriamente, pelo sistema de estrelinhas) e sugeri-los a você. Em meu primeiro ano como professor, li bastante literatura infanto-juvenil e aqueles livros pedagógicos que me davam ânsia durante o curso universitário — agora começam a fazer sentido. Fique à vontade para também comentar sobre suas leituras e sugerir coisas legais :)
  • Não deixe os livros tornarem-se obsoletos!
    Sempre vi os livros como maravilhosas peças de arte que têm feito parte da história há vários séculos, contendo o passado, o presente e também o futuro da humanidade entre suas páginas ora empoeiradas, ora perfumadas por suas gramaturas modernas. Com as últimas inovações tecnológicas, no entanto, eles estão sob iminente ameaça de virarem coisa do passado. Com a internet e os computadores cada vez mais frequentes em nossas vidas, ficamos com a impressão de que praticamente tudo que costumávamos fazer no dia-a-dia pode-se fazer on-line. Pagar contas, ler o jornal, baixar músicas. O uso dos bancos e de alguns […]
  • Projeto Literatura, Mitologia e Videogames
    Projeto baseado no uso do game God of War para ensinar mitologia nas aulas de literatura ou história. Baixe o PDF e faça também na sua escola!
  • Curso para melhorar a escrita
    Conheça o melhor curso online para melhorar sua escrita. Receba seu certificado em casa, válido como horas complementares para a faculdade.
  • 17 livros que eu li em 2010 que você vai gostar de ler em 2011
    Como de praxe, todo final do ano publico a lista de livros que li como forma de sugestão a você que já está pensando na lista de leituras para o próximo ano. Dessa vez, a lista é bem menor pois os últimos semestres da faculdade não permitiram tantas leituras quanto eu gostaria — algo que pretendo compensar agora nas férias. Além disso, dessa vez resolvi deixar apenas as obras literárias, excluindo coisas sobre educação financeira, antropologia e outros assuntos. Adotei o sistema de avaliação de sempre, baseado em estrelinhas. De 1 a 5, quantas estrelinhas um livro merece? E você […]
  • 25 fatos chocantes sobre o Ensino Médio americano
    A medida que as crianças crescem e lutam por mais independência, muitos pais costumam conhecer e entender cada vez menos a vida dos filhos. Apesar disso, na maior parte das vezes, ser um processo natural, não significa que se deva deixar de lado até mesmo a vida dos jovens dentro da escola. Talvez você se surpreenda ao conhecer algumas estatísticas sobre a educação, condições de prédios escolares, salários de professores, e mesmo sobre a segurança dos jovens dentro das escolas. Talvez se surpreenda mais ainda ao saber que os dados abaixo são dos EUA, um país considerado de primeiro mundo. […]
  • 10 dicas para incentivar a leitura dos filhos
    Seu filho ainda não gosta de ler? Aprenda dicas para incentivar a leitura desde cedo, gerando o amor pelos livros e pela literatura.
  • 27 habilidades que a escola não ensina (e deveria)
    O que a escola não ensina, apesar das necessidades do mundo atual? Conheça 27 habilidades essenciais para a vida que o sistema educacional deixa de lado.
  • Neurociência para professores: o que você deve saber
    50 fatos sobre a neurociência que você professor deve saber para melhorar a aprendizagem de seus alunos em sala de aula.
  • 32 livros que eu li em 2009 que você vai gostar de ler em 2010
    Ano passado, li um número enorme de livros e acabei por não listá-los aqui devido a qualquer motivo que ignoro — o que não pretendo deixar acontecer novamente. Apesar de ter falado no último post sobre os livros mais vendidos de 2009, não é esse tipo de livro que costumo ler (daquela lista não li nenhum, mas alguém andou me falando sobre exigências do mercado ou algo assim). Na faculdade de Letras, entramos em contato com uma vasta lista de obras clássicas que eu realmente acredito que deveriam ser lidas por todas as pessoas, uma vez que proporcionam experiências estéticas […]
  • LIBRAS – Aprendendo a falar com as mãos
    Com todo o alvoroço que tem sido feito em torno da inclusão, os cursos de licenciatura incorporaram algumas disciplinas que visam dar subsídio àquele professor que precisar trabalhar com alunos diferentes. Uma dessas disciplinas, que estou fazendo nesse semestre, chama-se LIBRAS – a Língua Brasileira de Sinais. Muito mais que uma simples mímica, LIBRAS é uma língua completa, com estrutura própria, e extremamente divertida de aprender. Na faculdade, além das aulas práticas, temos também uma visão teórica que visa apresentar os surdos não como deficientes, mas como uma comunidade de pessoas diferentes que possuem sua cultura, seus costumes e vivem […]
  • Como fazer um plano de aula
    Aprenda a fazer plano de aula passo a passo, seguindo as teorias pedagógicas mais recentes. No final, baixe um modelo de plano de aula completo em PDF.
  • Que tal criar seu próprio Clube de Leitura?
    Aprenda a criar um clube de leitura com seus amigos ou pessoas próximas de você. Troque experiências sobre livros lidos da maneira mais divertida de todas.
  • 4 Dicionários de Língua Portuguesa para download grátis
    Bastante gente tem chegado no site procurando por downloads de dicionários de português. Os leitores habituais sabem que o nosso foco não é bem esse, mas não custa nada agradar as pessoas que chegam aqui procurando por isso, não é? :-) Portanto, pesquisei 4 dicionários de língua portuguesa que podem ser baixados gratuitamente e usados no computador. É a solução definitiva para quem está cansado de carregar aqueles volumes grossos e pesados. Vamos a eles: Índice 1. Dicionário Aulete Digital2. LusoDic3. Dictionary Tooltip4. Dicionário de Sinônimos 1. Dicionário Aulete Digital O Aulete Digital é a versão para computadores do dicionário […]
  • Literatura: leitores & leitura, de Marisa Lajolo
    Eu já tinha decido antes de terminar o semestre: nas férias, eu ia dar um tempo nas leituras, e ler um pouco mais. Acabei agora pouco de ler esse simpático livrinho da famosa professora da Unicamp. A surpresa é que ele conseguiu fazer uma confusão tremenda com o conceito que eu tinha de literatura. Explico. Através de 15 capítulos de conversa direta com o leitor e análise de alguns períodos históricos, juntamente com as diversas formas de literatura que os acompanharam, Marisa questiona aquela visão erudita do conceito de literatura: apenas livros; apenas clássicos; apenas autores “bons”. Literatura: leitures & […]
  • Como escrever um conto
    Saiba o que é e aprenda a escrever um conto. Dicas que vão ajudá-lo a escrever seus próprios contos.
  • 21 filmes sobre educação e professores criativos
    Lista com diversos filmes sobre educação e professores. Neles o tema educação é explorado de uma forma criativa e inspiradora.
  • Resenha do filme Conrack
    O objetivo deste trabalho é analisar as ações pedagógicas, sociais e culturais no filme Conrack, produzido em 1974 com direção de Martin Ritt. A análise será feita com foco em três personagens principais, que são: Pat Conroy (o professor, representado por Jon Voight), Sra. Scott (a diretora, representada por Madge Sinclair) e Sr. Skeffington (o superintendente, representado por Hume Cronyn). Além disso, também será feita uma abordagem em relação aos alunos da escola. Pat Conray é um professor branco que passou boa parte de sua vida como racista. Tem a oportunidade de redimir-se, ensinando crianças negras em uma ilha em […]
  • 10 formas de escrever um primeiro parágrafo sedutor
    Qual é a segunda parte mais importante dos seus textos, depois do título? O primeiro parágrafo. Na internet, 80% dos leitores abandona o texto antes de terminar a leitura. São uns preguiços, não é? NÃO! A culpa é toda sua! Um vendedor sabe que, para ser bem sucedido em uma venda, deve dirigir-se sempre com o pé direito a pessoa com quem está falando. Não importa o quanto bom seja o produto, o preço ou a qualidade, muito menos se o cliente já for conhecido. Se deixar de causar uma boa primeira impressão, a chance de concretizar a venda cairá […]
  • 30 livros que eu li em 2007 e que você vai gostar de ler em 2008
    A média de livros que os brasileiros lêem por ano é de 1,8, segundo a Câmara Brasileira do Livro. Por isso, não tive como não me orgulhar quando percebi que estou 28,2 pontos acima dessa média. É claro que eu, como a maioria dos que passam por aqui, faço parte de uma minoria que lê bastante. Ainda mais pelo fato de fazer faculdade de Letras. Sem dúvida, um belo estímulo. Então, resolvi listar os livros que li nesse ano que está terminando. Tenho quase certeza que estou esquecendo de algum. Aqueles que a gente pega naqueles fins de semana chuvosos, […]
  • 10 motivos para ler livros atuais
    Você já leu Machado de Assis? Racine? Shakespeare? Maupassant? E quanto a Zusak? Yalom? Seierstad? Pamuk? Estes últimos fazem parte da mais nova geração de romancistas. Eles tem sim contribuído para uma certa diminuição na leitura dos clássicos, porém, há um motivo bem forte: eles são incríveis! O Alessando Martins publicou em seu blog o post “10 motivos para ler livros clássicos“. Eu concordo que há obras praticamente obrigatórias para os amantes da literatura, mas não dispenso, de forma alguma, as fantásticas produções escritas atualmente. Então, como resposta (e não pensem que isso é um conflito, foi uma sugestão do […]
  • O que é linguística?
    Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria. Portanto, a função de um linguista é estudar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. Para um linguista é muito mais interessante uma passagem do tipo: Cumé qui é? a outra: Como é que é? pois as variações linguísticas e seus motivos socio-culturais são, cientificamente, muito mais relevantes do que a norma padrão da língua, isto é, o jeito “correto” de […]

Concurso Público

ENEM e Vestibular

  • 5 Temas de Redação para o ENEM 2019
    Confira 5 Temas que podem cair na Redação do ENEM em 2019 e veja sugestões de como montar os argumentos para cada um deles.
  • Como Estudar para o ENEM e passar de Primeira
    Aprenda a estudar para o ENEM como os alunos TOP fazem: descubra como otimizar seus estudos, como estudar sozinho pela internet e ainda organizar seu tempo.
  • 4 técnicas ninja para Fazer uma Boa Redação do ENEM
    Aprenda a fazer uma boa redação no ENEM através de um passo a passo com exemplos práticos. Você aprenderá 4 técnicas simples e rápidas para aumentar sua nota já na próxima redação.
  • 13 Dúvidas mais comuns sobre a Redação do ENEM
    Tire todas as suas dúvidas sobre a redação do ENEM: precisa de título? quantas linhas? como fazer? quantos pontos vale? como estudar redação? quais os critérios? fazer com lápis ou caneta? quais temas podem cair? E muito mais!
  • Qual o Melhor Curso de Redação para o ENEM?
    Descubra que curso fornece a melhor preparação para você tirar uma nota 1000 na redação do ENEM e ser aprovado na universidade dos seus sonhos.
  • 50 Dicas Secretas de avaliadores da Redação do ENEM
    Avaliadores da redação do ENEM deram 50 dicas para você tirar uma nota 1000 na sua redação. Leia, aprenda e aplique para aumentar sua nota já na próxima dissertação.
  • 4 Elementos essenciais da Redação nota 1000 no ENEM
    Veja modelos de redação e aprenda o passo a passo para escrever uma redação nota 1000 no ENEM. Conquiste sua vaga na universidade pelo SISU.
  • 10 Temas de Redação para o ENEM 2018
    Confira os 10 Temas de Redação para o ENEM 2018 propostos pelo prof. André Gazola. Assista ao vídeo e baixe o infográfico. Prepare-se e rumo à nota 1000!
  • Curso Preparatório ENEM: aprenda escolher o melhor
    Descubra as qualidades essenciais para um Curso Preparatório ENEM e aprenda escolher o melhor. Veja, ainda, sugestões de cursinhos online e presenciais.
  • Correção de Redação online: o caminho para a nota 1000
    Procurando Correção de Redação online? Aprenda como corrigir suas próprias redações num passo a passo elaborado pelo prof. André Gazola
  • Quer entrar na faculdade pelo ENEM? Foco na Redação!
    Entrar na faculdade pelo ENEM é mais fácil se você entende estas brechas na pontuação. Descubra como Miguel, um aluno mediano, conseguiu a vaga pelo SISU.
  • PDF Grátis: Guia Completo ENEM 2019
    Baixe o guia com conteúdos para estudo no ENEM. Saiba o que estudar de cada matéria e mande bem no ENEM para conquistar sua vaga na universidade pelo SISU.
  • Como passar no ENEM estudando MENOS
    Conheça o método de estudos usado por alunos americanos que se preparam para Harvard e Stanford. Aprenda como passar no ENEM estudando MENOS.
  • 6 Modelos de Introdução e Conclusão para a Redação do ENEM
    Copie e cole 6 modelos de Introdução e Conclusão para usar na sua redação do ENEM e ficar mais próximo da nota 1000 e da sonhada aprovação.
  • Curso de Letras: minha trajetória de 4 anos
    Leia o relato da minha experiência no curso de licenciatura em Letras, detalhes sobre a grade curricular e campo de trabalho.
  • Sermões de Padre Antônio Vieira
    Leia resumos sobre os principais sermões de Padre Antônio Vieira, leituras obrigatórias em diversos vestibulares, e vá melhor em Literatura.
  • Pomodoro: a melhor Técnica de Organização do Tempo
    Seu foco nos estudos, concentração e organização do tempo nunca mais serão os mesmos após aprender e usar a técnica Pomodoro. Saiba mais!
  • Infográfico: Qual seu Estilo de Aprendizagem?
    Descubra qual seu estilo de aprendizagem (visual, auditivo ou cinestésico) e aprenda estratégias de estudo para melhorar seu desempenho.
  • Os 10 erros mais comuns na Redação do ENEM
    Veja quais são os 10 erros que eu mais encontro em redações do ENEM e aprenda como corrigi-los, aumentando suas notas.
  • 3 dicas para organizar seu horário de estudos para o ENEM
  • Como Aprender FÍSICA de Forma Fácil: A Regra da MANGA
    Descubra a técnica para aprender física mais fácil usada pelos alunos com notas mais altas no ENEM e vestibular.
  • 5 dicas para fazer uma excelente dissertação argumentativa
    Aprenda 5 técnicas que vão tornar suas redações ainda melhores. Com foco nas dissertações para concursos, você vai descobrir segredos das redações nota 10.
  • 10 Temas de Redação para o ENEM 2016
    Confira a lista com 10 Temas de Redação para o ENEM 2016 elaborada pelo professor André Gazola e fique mais bem preparado para chegar na nota 1000.
  • Como organizar seu tempo de estudo – a técnica do espaçamento
    Aprenda a organizar seu tempo de estudo de modo otimizado. Aumente sua memória e capacidade de aprendizagem rápida com a simples técnica do espaçamento.
  • 2 estratégias pouco conhecidas para ir bem no ENEM
    Aprenda duas estratégias desconhecidas para preparar-se para o ENEM e esteja à frente de muitos concorrentes.
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe
    Resenha da obra-prima de Goethe - Os sofrimentos do jovem Werther, um marco do Romantismo na História da Literatura que abalou a sociedade europeia da época
  • 4 habilidades necessárias para entrar na faculdade
    Conheça 4 habilidades essenciais para estudantes universitários e descubra como desenvolvê-las antes de chegar à faculdade.
  • Curso Segredos do ENEM funciona? Vale a pena?
    Análise sincera do curso Segredos do ENEM. Ele é confiável? Seguro? Vale a pena comprar? O prof. André Gazola comprou e analisou o curso para você.
  • Contos gauchescos, de Simões Lopes Neto
    Análise do livro e resumo dos contos principais desta leitura obrigatória do vestibular da UFRGS. Pratique com 50 questões de vestibular.
  • O que estudar de Literatura para o ENEM?
    Revisão essencial para a prova de Linguagens e Códigos do ENEM: matéria de Literatura mais importante para você revisar e tirar aquela nota alta.
  • O Processo, de Franz Kafka
    Resenha do livro O Processo, de Kafka, um dos romances mais representativos da literatura do autor conhecido por suas obras únicas em estilo e originalidade.
  • Análise do poema “A Nosso Senhor Jesus Christo com actos de arrependimento e suspiros de amor”
    Professor de Literatura André Gazola analisa um dos poemas de Gregório de Matos que é leitura obrigatória para o vestibular da UFRGS.
  • Infográfico ENEM – estude, prepare-se e passe!
    Entenda, através de um infográfico, os objetivos da prova do ENEM, como prepara-se de maneira adequada e como realizá-la da melhor maneira possível.
  • Simbolismo: origem e características
    Entre os muitos movimentos artísticos que desenvolveram-se ao final do século XIX, talvez o mais importante e influente seja o Simbolismo. Tendo como idealizadores os poderosos franceses Paul Verlaine, Arthur Rimbaud e Stéphane Mallarmé, essa estética literária foi a semente de uma grande revolução que ocorreria nas artes com as Vanguardas Europeias do início do século XX. Gosto de iniciar minhas aulas sobre essa escola lendo e analisando o poema Correspondências, de Charles Baudelaire. Na primeira estrofe desse soneto cria-se uma metáfora na qual a natureza é comparada a um templo cheio de vida, mas ao mesmo tempo obscuro e […]
  • A Semana de Arte Moderna de 1922
    A semana de arte moderna foi uma exposição organizada por artistas de vanguarda que aconteceu na cidade de São Paulo e influenciou na formação de um novo conceito de arte brasileira e consequentemente no ensino de artes nas escolas. Entre 1900 e 1929, a Europa passava por um período de efervescência cultural, com manifestações artísticas que rompiam conceitos tradicionais, como o expressionismo alemão, o cubismo, a pintura abstrata, o dadaísmo e o surrealismo. Muitos pintores brasileiros viajaram a fim de conhecer novas formas de expressão e, ao retornar para o Brasil, trouxeram essas novas concepções estéticas. O estopim para a explosão […]
  • Édipo Rei, de Sófocles
    Resumo, análise e comentários sobre Édipo Rei, tragédia grega escrita por Sófocles.
  • Clássicos da Literatura – Lista completa
    Entenda o que faz o que um livro seja chamado de "clássico" e veja uma grande lista com indicações de clássicos da Literatura.
  • Carlos Drummond de Andrade – 110 anos de poesia
    No próximo dia 31 de outubro, um dos maiores poetas da literatura brasileira completa 110 anos: Carlos Drummond de Andrade. Drummond é um clássico extremamente popular entre leitores de todos os níveis. Parte de sua obra (e até coisas que ele não escreveu) costuma ser compartilhada em redes sociais e tem boa recepção do público que adora curtir e compartilhar conteúdos cult. Entre acadêmicos, continua sendo estudado e analisado exaustivamente, já que é “um desses escritores que aparecem de tempos em tempos que conseguem apreender e refletir poeticamente as inquietudes de uma época, como um Camões ou um Fernando Pessoa” […]
  • Períodos Literários – O Quinhentismo
    Quando estudamos Literatura na escola, geralmente somos apresentados à linha cronológica dos movimentos literários que formam a história da literatura no Brasil. São datas, autores, características e uma infinidade de palavras incompreensíveis que fazem com que nos afastemos e até criemos uma barreira a essa “disciplina que só estuda livros velhos”. Está aí o cerne, ao meu ver, do problema da falta de leitura crônica que temos no país. Um dos caminhos que tenho buscado para amenizar os efeitos desse currículo — afinal existe uma exigência conteudista bastante ultrapassada em torno do ensino de Literatura — é dar mais foco […]
  • Como estudar Literatura
    Uma dúvida bem comum entre os alunos do Ensino Médio é como estudar Literatura. É uma pergunta simples e complicada ao mesmo tempo, para a qual eu estava elaborando uma resposta quando me deparei com uma espécie de fórmula pronta no melhor livro didático de Literatura que conheço, o Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, do William Roberto Cereja e da Thereza Cochar Magalhães. Conhecendo esses dois estudiosos e a qualidade do material que eles têm produzido, tanto em Literatura quanto em Língua Portuguesa, resolvi trancrever aqui esse pequeno guia para aqueles que desejam tirar o […]
  • 10 exercícios para aumentar sua concentração
    Aprenda a concentrar-se através de técnicas que o professor André Gazola utiliza para otimizar os estudos e aumentar a capacidade de memorização.
  • 10 dicas para melhorar seu aprendizado
    Aprenda 10 técnicas para melhorar seu aprendizado, aprimorar sua memorização e fazer seu cérebro funcionar a seu favor na hora das provas.
  • Novelas de Cavalaria
    Quem leu um dos maiores livros da história da humanidade jamais se esquecerá das loucas aventuras de Dom Quixote de la Mancha, seu pajem Sancho Panza e seu cavalo Rocinante contadas por Miguel de Cervantes Saavedra. O autor era apaixonado por novelas de cavalaria (consideradas os primeiros best sellers da humanidade), possuindo em sua biblioteca pessoal diversas obras como: Amadis de Gaula, Palmerin de Oliva, Palmerin de Inglaterra, Olivante de Laura, Espelho de príncipes e cavaleiros, Tablante de Ricamonte e Tirante o branco. As novelas da cavalaria eram derivadas de poemas épicos e das canções de gesta Francesas e Inglesas, […]
  • 102 filmes para amantes de literatura brasileira
    Cinema e Literatura são uma paixão muito comum. Já publiquei aqui algumas listas interessantes de livros baseados em filmes, mas nunca nenhuma lista extensiva de filmes para amantes da literatura brasileira. Eis, então, que a lista é um prato cheio para os cinéfilos e bibliófilos de plantão! A Cartomante (2004) (baseado no conto de Machado de Assis) A Causa Secreta (1994) (adaptação do conto homônimo de Machado de Assis) A Dama da Lotação (1978) (da peça de Nelson Rodrigues) A Estrela Sobe (1974) (do livro homônimo de Marques Rebelo) A Falecida (1965) (baseado na peça de Nelson Rodrigues) A Hora […]
  • Como fazer um resumo
    Aprenda técnicas de como fazer um resumo usadas por alunos e professores de sucesso. O resumo é a melhor forma de estudar de um jeito fácil e rápido.
  • Tabela comparativa entre escola e faculdade
    Qual a diferença entre escola e faculdade? Veja uma comparação entre os dois ambientes e evite passar pelos problemas (ou micos) que os novos alunos passam.
  • Como escrever argumentos fortes
    Acabo de ler um ensaio muito interessante intitulado How to Disagree (in english, of course) escrito por Paul Graham. Nele, o autor descreve sete níveis hierárquicos das formas de não concordar com algo. Desde o nível mais baixo — simplesmente um ataque direto e desrespeitoso ao autor — até a refutação do ponto central — nível mais alto –, Graham dá uma breve explicação de cada um, com exemplos. Concordo com a teoria do Paul, só discordo no fato dele não ter usado um gráfico para resumir seu ensaio. Mas não seja por isso. Traduzido de http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Graham_(computer_programmer) Pronto. Através da […]
  • 52 filmes para amantes da Literatura Estrangeira
    Quem ama literatura também ama ver seus livros favoritos adaptados para o cinema. Confira esta lista de filmes baseados em livros de literatura estrangeira.
  • Literatura de Cordel: a literatura popular no país da falatória
    No texto de ontem, em que fiz uma tentativa de mostrar a pobreza literária dos brasileiros, através da paródia do livro mais vendido, ficou evidente que tenho poucas esperanças quanto à difusão da leitura por aqui. Só que apesar dessa crítica ter feito bastante sentido, falou considerar um aspecto da literatura brasileira que é bem importante: a literatura popular, ou literatura de cordel. Índice O que é literatura de cordelOrigens da literatura de cordelA literatura de cordel no BrasilGrandes autores da poesia popular brasileiraBaixar grátis 40 livros da Literatura de CordelAfinal, temos ou não um país de leitores? O que […]
  • As 4 qualidades essenciais de um texto
    Quando escrevemos, o principal objetivo deve ser — ao menos na maioria das vezes — a plena comunicação com o leitor. As qualidades de um texto são fatores que determinam a facilidade com que o leitor poderá interagir e criar significados a partir daquele conjunto de sentenças. Essas qualidades são, essencialmente, os elementos da língua que estão à disposição de quem escreve. Paulo Guedes, em seu livro Da redação escolar ao texto – um manual de redação (2002) define 4 qualidades que qualquer texto deve possuir: unidade temática, objetividade, concretude e questionamento. Índice Unidade temáticaConcretudeObjetividadeQuestionamentoConclusão Unidade temática Todo texto deve […]
  • O que é tragédia grega? Características, autores e obras
    Leia sobre tragédias gregas, suas características, principais autores e obras, além de downloads das principais tragédias de Sófocles, Eurípedes e Ésquilo.
  • A Causa Secreta – Machado de Assis
    Em resumo, este é um conto que aborda um tema oculto da alma de todo ser humano: a crueldade. Machado de Assis cria um cenário onde o recém formado médico Garcia, conhece o espirituoso Fortunato, dono de uma misteriosa compaixão pelos doentes e feridos, apesar de ser muito frio, até mesmo com sua própria esposa. Através de uma linguagem bastante acessível, que não encontramos em muitas obras de Assis, o texto mescla momentos de narração – que é feita em terceira pessoa – com momentos de diálogos diretos, que dão maior realidade à história. Uma característica marcante é a tensão […]
  • Realismo – Principais autores e obras
    Tudo que você precisa saber sobre o Realismo. Conheça os principais autores e obras que marcaram esse período artístico-literário tão cobrado no ENEM e vestibulares.
  • 15 Exercícios para melhorar sua Escrita
    Aprenda a escrever melhor através de 15 exercícios práticos e fáceis que vão lhe dar as habilidades necessárias para elevar o nível de sua escrita.

Landing

Resenhas de Livros

  • Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe
    Resenha da obra-prima de Goethe - Os sofrimentos do jovem Werther, um marco do Romantismo na História da Literatura que abalou a sociedade europeia da época
  • Contos gauchescos, de Simões Lopes Neto
    Análise do livro e resumo dos contos principais desta leitura obrigatória do vestibular da UFRGS. Pratique com 50 questões de vestibular.
  • A Menina que Roubava livros, de Markus Zusak
    Resenha sobre A Menina que Roubava livros, obra de Markus Zusak que esteve entre as mais vendidas e que acaba de receber adaptação para o cinema.
  • O Processo, de Franz Kafka
    Resenha do livro O Processo, de Kafka, um dos romances mais representativos da literatura do autor conhecido por suas obras únicas em estilo e originalidade.
  • Édipo Rei, de Sófocles
    Resumo, análise e comentários sobre Édipo Rei, tragédia grega escrita por Sófocles.
  • O Apanhador no Campo de Centeio, de S. D. Salinger
    Leia a resenha sobre um dos livros mais representativos do século XX, que foi usado como argumento pelo assassino do beatle John Lennon.
  • Educação Infantil, pra que te quero? – Resenha
    Um guia completo que abre muitas portas do saber e da visão que temos dessa fase tão única que é a infância.
  • País sem Chapéu, de Dany Laferrière
    O texto a seguir é uma colaboração do leitor Marcos Fidalgo. Se você também gostaria de participar do blog, entre em contato. Em País sem chapéu, Dany Laferrièri traz perspectiva de dentro pra fora sobre o Haiti. Seja com a ocupação do exército brasileiro, o terremoto ou a fome, o Haiti não sai de pauta. Correspondentes vão até lá, enviam-nos imagens heroicas que são exibidos no domingo à noite, ou escrevem reportagens de um par de toques sobre as calamidades do lugar, listando tudo aquilo que falta, como se o país fosse a dispensa vazia de uma casa. E é […]
  • Oriente, Ocidente, de Salman Rushdie
    O texto a seguir é uma colaboração da leitora Violeta Ayumi Teixeira Araki. Se você também gostaria de participar do blog, entre em contato. Tal qual muitos de seus personagens, o anglo-indiano Salman Rushdie parece também um ser preso entre dois mundos segregados. Nasceu na antiga Bombaim, atual Mumbai, mas passou boa parte da vida num país de princesas muito belas e rainhas muito velhas chamado Inglaterra. O Oriente nunca saiu de seu sangue e se manifestou de alguma forma em todos os seus romances. O Ocidente, porém, estava logo ali, visível pela janela, e Rushdie não pôde ignorá-lo a […]
  • O Estrangeiro, de Albert Camus
    O texto a seguir é uma colaboração da leitora Violeta Ayumi Teixeira Araki. Se você também gostaria de participar do blog, entre em contato. Numa terra onde tudo convidava a viver, com areias reluzentes e um mar insanamente azul, Albert Camus (lê-se Albert Câmi) aprendeu bem cedo que a miséria limitava o paraíso argeliano a um lugar sem muitas oportunidades. Nascido em uma pobre família do interior da Argélia (de descendência francesa), foi graças a uma bolsa de estudos que Camus conseguiu entrar no liceu da capital. Sob o sol ardente, batendo sem cessar sobre o bairro Belcourt, o então […]
  • O Seminarista, de Rubem Fonseca
    Para quem estuda literatura brasileira na faculdade e está acostumado com títulos como O Ateneu, O Quinze ou Os Sertões, pegar um livro intitulado O Seminarista para leitura de fruição parece meio doentio. No entanto, o novo livro de Rubem Fonseca narra não a história de um menino mandado para um colégio interno, nem de uma família que luta para sobreviver em meio à seca, muito menos é um tratado histórico-geográfico sobre uma revolução, mas sim a história de um matador profissional, o melhor de todos — O Especialista, como é chamado — que decide largar a profissão.
  • Legado de una Tragedia – Edgar Allan Poe
    Terminado o semestre na faculdade e quase trezentas páginas de trabalhos depois, é hora de voltar a escrever por aqui. E voltamos em estilo. Edgar Allan Poe (1809-1849), como sabemos, é um autor americano considerado o mestre do crime e do terror, que influenciou e ainda influencia gerações de escritores fascinados com a “realidade irreal” de seus contos e poemas. Entre as produções mais famosas de Poe, que completa duzentos anos em 2009, estão Os Crimes da Rua Morgue, O Gato Preto, e o perturbador poema O Corvo, que foi traduzido, entre outros, por Machado de Assis e por Fernando […]
  • Orgulho, preconceito e… zumbis??
    Parece que essa história de seres imaginários (vampiros.. lembram?) nos romances está virando moda. A última descoberta (obrigado @Leopastor) é a versão zumbi do clássico Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. A edição macabra, escrita por Seth Grahame-Smith e publicada pela editora QuirkBooks, já está disponível para venda em português e:
  • Contos mágicos para os fãs de Harry Potter
    Essa resenha foi escrita por Leonardo da Silva, graduando do curso de Letras da UFSC, e contém spoilers. Recentemente, J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter, lançou Os Contos de Beedle, o Bardo (Rio de Janeiro: Rocco), mesmo após ter declarado que “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o sétimo livro da série, encerraria a saga do bruxo. De fato, neste livro não sabemos nada mais de Harry, já que nem mesmo ele é citado na obra. Entretanto, Beedle nos leva de volta ao mundo dos bruxos, ao universo de Harry Potter; além disso, seus contos, como se sabe, […]
  • Mais 30 citações apaixonadas sobre livros
    Todos nós somos apaixonados por livros. Percebi isso claramente quando do grande sucesso do post 30 citações apaixonadas sobre livros. E por que não continuar com a brincadeira? Aqui estão mais 30 citações apaixonadas sobre livros que vão reafirmar esse sentimento maluco que temos sobre um maço de folhas de papel escritas, costuradas ou coladas. Não se esqueça de contar qual a que mais gostou ou de completar a lista com aquela(s) outra(s) que você conhece! Eu penso na vida como sendo um bom livro. Quanto mais você explora, mais começa a fazer sentido. Harold Kushner Não há como abrir […]
  • Jack Kerouac: Aceite as perdas para sempre
    Grandes nomes da literatura costumam deixar fabulosos legados para a humanidade. Muito disso está nas citações ou pequenos trechos de obras que expressam fragmentos da genialidade de um autor. A partir disso, ando selecionando algumas das melhores frases dessas grandes personalidades que jamais serão esquecidas. Hoje quero apresentar a você um pouco do pensamento do líder dos beats, Jack Kerouac. Quem quiser saber sobre a vida dele pode encontrar na Wikipedia, por exemplo. Aqui só quero destacar dois aspectos que considero bem interessantes: A crítica não o aceitava, DE INÍCIO: Diferentemente de vários outros, Kerouack obteve reconhecimento ainda em vida. […]
  • Os 10 escritores americanos mais bêbados da história
    Para muitos, a bebida é simplesmente um vício. Algo ruim que acaba com sua vida, com sua família e com seu fígado — não necessariamente nessa ordem. Para outros, pode ser um hábito não-regular que implica em simplesmente fugir um pouco da dura e injusta realidade. Ainda há os que bebem para perder a timidez, os que bebem por esporte, ou sabe-se lá que outros motivos. E finalmente, encontramos os que bebem porque são gênios. Gênios cuja realidade é simples demais para suas mentes pretensiosas, indagadoras e irriquietas. Encontrei essa lista de escritores que apreciam a bebida, no site Alternative […]
  • 31 audiobooks grátis para download
    Faz um tempinho que eu tenho guardada essa lista de audiobooks do site BibVirt, uma iniciativa da USP que está, desde 1997 “disponibilizando gratuitamente vasta quantidade de informação qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares, e servindo como subsídio para o desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares.” Minha relutância era em razão daquele velho preconceito “ah, mas livro falado é coisa de leitor preguiçoso, gente que lê Harry Potter”. Como agora sabemos que literatura não é só feita de livros, eis aí 31 audiobooks para baixar grátis. Para ouvir os audiolivros é necessário ter instalado o Real […]
  • Literatura: leitores & leitura, de Marisa Lajolo
    Eu já tinha decido antes de terminar o semestre: nas férias, eu ia dar um tempo nas leituras, e ler um pouco mais. Acabei agora pouco de ler esse simpático livrinho da famosa professora da Unicamp. A surpresa é que ele conseguiu fazer uma confusão tremenda com o conceito que eu tinha de literatura. Explico. Através de 15 capítulos de conversa direta com o leitor e análise de alguns períodos históricos, juntamente com as diversas formas de literatura que os acompanharam, Marisa questiona aquela visão erudita do conceito de literatura: apenas livros; apenas clássicos; apenas autores “bons”. Literatura: leitures & […]
  • 30 citações apaixonadas sobre livros
    O amor pelos livros é algo que vem sobrevivendo o teste do tempo e perpetuando-se através de leitores que deixam em evidência a importância da leitura em suas vidas. Ao longo da história, muitos importantes escritores também expressaram os sentimentos e sensações que um bom livro os proporciona através de frases memoráveis. Este post reúne algumas das mais belas citações sobre livros de diferentes autores em diferentes épocas e lugares. Há tantos livros, mas há tão pouco tempo. Frank Zappa Uma pessoa, seja ela cavalheiro ou senhorita, que não sinta prazer ao ler um bom romance, deve ser intoleravelmente estúpida. […]
  • 35 elegantes citações de Machado de Assis
    Veja 35 citações de Machado de Assis e tenha contato com a genialidade de um dos maiores escritores da língua portuguesa.
  • Coisas que uma menina de 8 anos pode lhe ensinar sobre conhecimento e poesia
    Eu sempre odiei diminutivos. Minha mãe diz até hoje “André, come mais um bifinho; Vem comer uma sopinha; Leva um sanduichinho de lanche”. ODEIO. Não sei, deve ser algum troço de infância que alguma daquelas teorias psicológicas deve explicar. Mas enfim, o fato é que minha irmã sempre achou uma graça o fato de eu ficar irritado com os diminutivos e, baseada nisso, aos oito anos de idade — hoje ela tem doze — fez uma poesia cujo personagem principal sou eu. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Como muito bem me alertou o leitor Nelson Muchagata, o poema abaixo está no livro “Sabe […]
  • Quer ler Paulo Coelho? À vontade
    Esses dias, recebi um e-mail do André Santos com uma dúvida que considero bastante pertinente e que pode ser comum a muita gente que passa por aqui ou acompanha algumas discussões sobre literatura: Eu pretendia comprar o livro O Alquimista, mas já li umas duas vezes você falando mal do coitado. E agora? Compro ou não compro? Não conheço nada da obra dele. Conheço pessoas que o idolatram e outras que acham um lixo. Minha resposta ao André, foi essa: Para mim, é dinheiro jogado fora por dois motivos: 1. O livros são um lixo SIM, do ponto de vista […]
  • Ariel – Sylvia Plath
    Ariel é um nome de origem hebraica que significa Leão de Deus. Sendo neutro, ele pode ser usando tanto para homens – como fez Shakespeare em sua peça A Tempestade, nomeando o Espírito do Ar – quanto para mulheres – como fez Hans Christian Andersen em A Pequena Sereia. Contudo, atualmente o nome é muito mais usado como feminino. Comprovamos isso através do gráfico abaixo, que mostra sua popularidade no decorrer dos anos. A razão por dar esse pequeno histórico do nome Ariel é para enfatizar a complexidade e a abundância de formas e significados que encontramos já no título […]
  • Neve, de Orhan Pamuk
    Conheça a história do jornalista Ka dentro do mundo islâmico, neste livro do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2006, Orhan Pamuk.
  • Os 4 livros que não saem da minha cabeça
    Livros, livros e mais livros. São tantos títulos, tantos autores e tantas as lembranças que guardamos de cada um deles. Essa é a grande propriedade da literatura, envolver-nos de tal forma que passa a fazer parte da nossa vida e até a influenciar nosso comportamento. Lendo o post da Marcela, que deu continuidade ao meme sobre “Os livros que estão presentes em sua vida”, passou um filme na minha memória que me remeteu a mundos distantes e distintos, alguns obscuros e outros claros como a neve. Não nego e sequer escondo que minha personalidade varia muito conforme o livro que […]
  • Bola de Sebo – Guy de Maupassant
    Henry René Albert Guy de Maupassant, nasceu em 5 de agosto de 1850, em Tourville-sur-Arques, Seine-Maritime. Vivendo toda a sua infância em Stretat e em Verguiés habituou-se a uma vida ao ar livre que lhe influenciou decisivamente o modo de pensar. Estudou no liceu de Ruão e colaborou, durante oito anos, nos Ministérios da Marinha e da Instrução Pública. Iniciado e enconrajado nas letras por Gustave Flaubert, seu primo por parte de mãe, teve uma vida que apesar de relativamente curta, foi muito produtiva, escrevendo além de alguns romances e novelas, cerca de 250 contos. De todas estas obras, produzidas […]
  • A Metamorfose, de Franz Kafka
    O cara acordou com um amargo gosto na alma cansada e no corpo sem graça. Ele olhou em volta e desistiu da vida, dos sonhos, da família e de si, por fim. Era cinzenta manhã de trabalhar, de tomar o desejum, bocejar e ir à luta…mas que luta teria para lutar um homem sem amor, sem sexo direito, sem beijo na boca, sem cinema ou praça de piquenique… Este homem magro e sem cor não pensava mais em nada além da provável insignificância de seu ser; na abstrata condolência de sua gente, na ofuscada performance de um homem que pouco […]
  • A Causa Secreta – Machado de Assis
    Em resumo, este é um conto que aborda um tema oculto da alma de todo ser humano: a crueldade. Machado de Assis cria um cenário onde o recém formado médico Garcia, conhece o espirituoso Fortunato, dono de uma misteriosa compaixão pelos doentes e feridos, apesar de ser muito frio, até mesmo com sua própria esposa. Através de uma linguagem bastante acessível, que não encontramos em muitas obras de Assis, o texto mescla momentos de narração – que é feita em terceira pessoa – com momentos de diálogos diretos, que dão maior realidade à história. Uma característica marcante é a tensão […]
  • O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder
    É sempre tão confortável aconchegar-se lá embaixo, na pelugem macia do coelho, não é? A partir dessa percepção é que Sofia Amudsen, uma menina que começa a receber estranhas cartas anônimas, com perguntas do tipo “Quem é você?”, “De onde você vem?” ou “Como começou o mundo?”, descobre o quão pouco sabemos sobre este mesmo mundo onde vivemos. Então ela decide respirar ar puro, lá em cima, nas pontas dos pelos do coelho. Em O Mundo de Sofia, obra de maior expressão de Jostein Gaarder, somos levados a uma viagem através da história da filosofia e, subitamente, percebemos que algo […]

Universitários

  • Como melhorar em 120% suas notas na Faculdade
    Veja o método poderoso para melhorar suas notas na faculdade e alavancar seu aprendizado.
  • TCC nota 10: Materiais grátis para seu estudo
    Tire suas dúvidas e aprenda elaborar seu TCC de maneira mais fácil e rápida.
  • Como escrever um e-mail corretamente em 6 passos
    Aprenda a escrever um e-mail do jeito correto para melhorar a comunicação no seu ambiente de trabalho ou estudos. Use estes 6 passos para destacar-se e impressionar todos que o rodeiam com seus ótimos e-mails.
  • É possível aprender Português mais rápido?
    Português é mais importante do que você pode imaginar para sua vida. Conheça a história do meu aluno Maurício e descubra como aprender português mais rápido.
  • Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples
    Aprenda usar a vírgula com quatro regras simples e fáceis de entender. Você nunca mais vai errar na vírgula após clicar aqui!
  • Modelos prontos para a faculdade
    Baixe grátis modelos prontos de diversos tipos de trabalhos acadêmicos como resenhas, artigos científicos, papers, relatórios e monografias.
  • Como conciliar trabalho e estudo
    Faculdade, Concursos ou Vestibular? Quem trabalha e estuda enfrenta grandes dificuldades para conciliar ambos. Aprenda dicas para organizar-se melhor.
  • 5 habilidades essenciais ao aluno do século XXI
    Conheça quais são as habilidades mais importantes que um estudante precisa ter para lidar com os desafios que o mercado de trabalho atual nos impõe.
  • 6 estratégias para ser um aluno melhor
    Descubra 6 técnicas utilizadas pelos bons alunos para aumentar suas notas e melhorar seu desempenho nos estudos, seja na escola ou na faculdade
  • Como fazer um trabalho da escola ou faculdade
    Aprenda a fazer um trabalho da escola ou faculdade conforme as normas da ABNT. Saiba o que são Capa, Folha de Rosto, Desenvolvimento e Referências
  • Acelere a leitura com essa técnica simples no Word
    Aprenda a ler mais rápido aplicando uma dica simples de formatação no Word. Descubra aplicativos que ajudam aumentar sua velocidade de leitura.
  • 10 aplicativos incríveis para escritores
    Veja uma lista completa de aplicativos que facilitam e agilizam a vida de quem escreve. Programas para escrita de profissionais e amadores.
  • 4 truques para ganhar tempo utilizando o Word
    Praticamente todo mundo, ao menos uma vez na vida, já utilizou o Microsoft Word, seja para tarefas escolares, trabalhos da faculdade ou relatórios do trabalho. Escritores, redatores e professores talvez mais do que qualquer outro profissional utilizam com frequência essa ferramenta que existe há várias décadas. Mesmo que você esteja bastante ambientado com o software, talvez ainda desconheça alguns truques que o Word possui. As dicas que separamos abaixo certamente farão você economizar muito tempo e esforço na hora de redigir um texto ou formatá-lo. Índice ComentáriosFormatação de EstilosEspaçamentos AutomáticosElementos Gráficos Comentários Os comentários são um recurso muito ignorado pelos […]
  • Viver da escrita é possível? Entrevista com Alessandro Martins
    Entrevista com Alessandro Martins, do blog Livros e Afins. É possível viver da escrita? Descubra através das experiências de alguém que sabe do assunto.
  • Como ler um livro difícil
    Mesmo como leitor experiente, eventualmente você vai se deparar com um livro difícil de ler. A leitura pode ficar lenta devido ao assunto, às palavras difíceis e o uso que se faz delas, ou ainda ao grande número de detalhes e personagens presentes no enredo. Eu, por exemplo, considero a obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, como a mais bem acabada da literatura brasileira, apesar da imensa dificuldade que tive em relação à linguagem utilizada ali, típica de uma determinada região do país. Aqui no sul nós temos um exemplo semelhante nos Contos Gauchescos, do Simões Lopes Neto. Quando […]
  • Como citar o Google em referência bibliográfica?
  • Como baixar livros do Google Books
    O Google, através de sua ferramenta Google Books, é um dos melhores sites para baixar livros da internet, permitindo que você pesquise, escolha e baixe o que quiser ler, seja na tela do seu computador, tablet, celular ou e-reader. Nesse artigo você aprenderá como baixar livros a partir do Google Books.
  • 10 exercícios para aumentar sua concentração
    Aprenda a concentrar-se através de técnicas que o professor André Gazola utiliza para otimizar os estudos e aumentar a capacidade de memorização.
  • Como manter seus livros em boas condições
    Este artigo vai ajudar você que precisa proteger seus livros daquele irmão que adora comer chocolate enquanto folheia páginas procurando por figuras.
  • Como ir bem na faculdade?
    Leia dicas e aprenda técnicas importantes para se dar bem na faculdade e tratar seus estudos da forma correta, com a postura necessária para obter sucesso.
  • 10 dicas para melhorar seu aprendizado
    Aprenda 10 técnicas para melhorar seu aprendizado, aprimorar sua memorização e fazer seu cérebro funcionar a seu favor na hora das provas.
  • Curso para melhorar a escrita
    Conheça o melhor curso online para melhorar sua escrita. Receba seu certificado em casa, válido como horas complementares para a faculdade.
  • Como fazer um pré-projeto de letras
    Pré-projeto, como o próprio nome diz, antecede o projeto, no caso, o pré-projeto de letras antecede o projeto do trabalho de conclusão do curso de letras. Nele deve estar exposto, de forma simples e clara, como será desenvolvido o seu projeto de pesquisa, que resultará no seu trabalho de conclusão. É comum os alunos ficarem apavorados na hora de elaborar esses documentos, porém, depois de bem entendido do que se trata e de ter organizados todos os dados, elaborar o pré-projeto é relativamente simples. O pré-projeto deve seguir as orientações gerais da universidade, porém, independente da forma como forem organizados, […]
  • Como fazer um relatório
    Texto que ensina fazer um relatório, tipo de trabalho muito solicitado em estágios e pesquisas acadêmicas. Aprenda como começar um relatório hoje!
  • Como fazer um artigo de opinião
    Aprenda a escrever um artigo de opinião e a argumentar de forma correta, sem incorrer em falácias. Esteja apto a dar sua opinião e defendê-la com coerência.
  • 4 passos essenciais para fazer um artigo científico incrível
    Aprenda passo a passo como escrever um artigo científico. Leia técnicas usadas e indicadas pelos melhores alunos e professores universitários.
  • Como escrever um artigo para uma revista
    Aprenda macetes para escrever artigos em revistas e tenha seu texto aceito pelos editores.
  • Modelos de resenha – exemplos para seguir em seus trabalhos
    Baixe grátis em PDF modelos de resenhas críticas, temáticas, descritivas e comparativas elaborados pelo professor André Gazola.
  • Que tal criar seu próprio Clube de Leitura?
    Aprenda a criar um clube de leitura com seus amigos ou pessoas próximas de você. Troque experiências sobre livros lidos da maneira mais divertida de todas.
  • Como fazer um resumo
    Aprenda técnicas de como fazer um resumo usadas por alunos e professores de sucesso. O resumo é a melhor forma de estudar de um jeito fácil e rápido.
  • 4 Dicionários de Língua Portuguesa para download grátis
    Bastante gente tem chegado no site procurando por downloads de dicionários de português. Os leitores habituais sabem que o nosso foco não é bem esse, mas não custa nada agradar as pessoas que chegam aqui procurando por isso, não é? :-) Portanto, pesquisei 4 dicionários de língua portuguesa que podem ser baixados gratuitamente e usados no computador. É a solução definitiva para quem está cansado de carregar aqueles volumes grossos e pesados. Vamos a eles: Índice 1. Dicionário Aulete Digital2. LusoDic3. Dictionary Tooltip4. Dicionário de Sinônimos 1. Dicionário Aulete Digital O Aulete Digital é a versão para computadores do dicionário […]
  • Tabela comparativa entre escola e faculdade
    Qual a diferença entre escola e faculdade? Veja uma comparação entre os dois ambientes e evite passar pelos problemas (ou micos) que os novos alunos passam.
  • As 4 qualidades essenciais de um texto
    Quando escrevemos, o principal objetivo deve ser — ao menos na maioria das vezes — a plena comunicação com o leitor. As qualidades de um texto são fatores que determinam a facilidade com que o leitor poderá interagir e criar significados a partir daquele conjunto de sentenças. Essas qualidades são, essencialmente, os elementos da língua que estão à disposição de quem escreve. Paulo Guedes, em seu livro Da redação escolar ao texto – um manual de redação (2002) define 4 qualidades que qualquer texto deve possuir: unidade temática, objetividade, concretude e questionamento. Índice Unidade temáticaConcretudeObjetividadeQuestionamentoConclusão Unidade temática Todo texto deve […]
  • Trabalho de Conclusão da Faculdade de Letras
    Não, eu não fiz prova de proficiência em todas as matérias para acabar o curso de uma vez. Escrevo esse texto devido ao grande número de pessoas deixando comentários, pedindo dicas para um trabalho de TCC do curso de Letras. Antes de mais nada, quero lembrar que ainda estou no 2º semestre do meu curso, então, quem deveria estar recebendo dicas sou eu, e não quem está concluindo. Mas vamos lá ;) No curso de Letras, há basicamente, três grandes áreas de pesquisa: Lingüística Literatura Educação Vou descartar por enquanto a área de Educação, pois realmente não tenho nenhum conhecimento […]
  • Como escrever uma resenha crítica
    Dicas simples e claras sobre como fazer uma resenha crítica e modelos para baixar grátis em PDF. Aproveite o passo a passo!
  • Referências Bibliográficas no Mundo Digital
    O título é um pouco contraditório, mas ilustra bem o conflito que existe no mundo acadêmico, onde a internet também tomou conta e dificilmente uma pesquisa não se utiliza dessa ferramenta. O que poucos sabem, no entanto, é que mesmo o conteúdo retirado da internet deve ser referenciado e que já existem normas específicas de como fazer isso, segundo a ABNT. Separei três exemplos que considerei serem bem comuns e que podem (e devem) ser usados nas pesquisas em geral: Referência de busca por assunto sem autoria Existem diversos sites onde podemos buscar por assunto. Este simples procedimento deve ser […]
  • 15 Exercícios para melhorar sua Escrita
    Aprenda a escrever melhor através de 15 exercícios práticos e fáceis que vão lhe dar as habilidades necessárias para elevar o nível de sua escrita.
  • O que é linguística?
    Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria. Portanto, a função de um linguista é estudar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado. Para um linguista é muito mais interessante uma passagem do tipo: Cumé qui é? a outra: Como é que é? pois as variações linguísticas e seus motivos socio-culturais são, cientificamente, muito mais relevantes do que a norma padrão da língua, isto é, o jeito “correto” de […]

DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link