Literatura infanto-juvenil: O Bom, O Ruim e O Medíocre

Eu sempre digo que uma das formas de literatura mais importante é a literatura infanto-juvenil. Foi por não encontrar livros do meu agrado que comecei a ler tão tarde, já com a literatura adulta. Claro, esse não foi o único, nem o principal fator de influência.

O Bom

Uma boa produção infanto-juvenil -- depois da infantil -- irá garantir um futuro com mais leitores e difusão da literatura. É por isso que o projeto Turma da Limpeza, da Shamila e sua turma da faculdade de jornalismo da UCS, é tão importante e merecedor de louvores.

Blog escrito por alunas de jornalismo da UCS. Uma história, diária, atualizada de segunda à sexta as 18h. Acompanhe conosco essa viagem (pra nós, desafio!) de escrever, em conjunto, uma única história.Boa leitura!

Uma linguagem leve, atrativa e ao mesmo tempo, de impacto. Figuras. Figuras desenhadas pela própria Shamila, diariamente, uma explosão de criatividade e improviso. Fantástico! Fez-me lembrar da gloriosa coleção vaga-lume, alguém aí lembra?

O Ruim

Junto a todo grande trabalho, tem algo que está sempre pronto para atrapalhar, O Ruim é ser obrigado a falar sobre isso.

O Medíocre

O nosso amigo anônimo -- sim, porque ele sequer teve peito para identificar-se, mas convenhamos até eu sentiria vergonha -- deixou um primeiro comentário, digno de um prêmio, por seu erudito conhecimento:

Anônimo disse...

que merda é essa? e esse layout? vcs estão na faculdade mesmo?

Claro que foi ignorado, acho até que pode ser algum colega dos próprios escritores, apenas acho. Então, eu comentei elogiando o texto e parabenizando o pessoal. Ele aproveitou e inferiu mais um ataque:

Anônimo disse...

"Com 19 anos, estudante do 2º semestre de Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)..."

André, depois de ver teu perfil, entendi como te contentaste com um texto tão medíocre.

Asno

Peraí, agora a coisa virou pessoal.

Rapaz, medíocre é um estudantezinho de jornalismo -- que provavelmente sonha em trabalhar nesse tipo de jornal -- que não sabe sequer prestigiar um trabalho de qualidade, que fica criando picuinhas com os próprios colegas e ainda se dá o trabalho de vir aqui no meu blog, ler e satirizar o fato de eu estar no segundo semestre da faculdade de letras, curso aliás, que é a base do conhecimento que todo jornalista deveria ter, mas não tem.

Medíocre é não saber analisar o objetivo de um trabalho como o da Turma da Limpeza. Medíocre, pior ainda, é talvez nem ser um estudante de jornalismo, mas sim um graduado em qualquer curso que seja, um profissional que está por aí achando que sabe tudo.

Medíocre é você, anônimo, não o texto. Medíocre é você, pois se comentar aqui, sequer vai ter coragem de revelar-se e dar a cara a tapas, para leitores de verdade, leitores não-medíocres que freqüentam este blog.

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor de Literatura e História da Arte, pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e fundador do blog Lendo.org.

DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link

NÃO VÁ EMBORA AINDA!
BAIXE GRÁTIS MEU LIVRO
COMO ESCREVER COM CLAREZA

[Revisto e atualizado. Edição 2019]
Baixe este ebook grátis e aprenda os macetes de escrita que meus alunos usam para alcançar o sucesso.
BAIXAR JÁ
Seus dados estão seguros aqui.
close-link

Continue comigo!

Receba minhas melhores dicas de escrita e língua portuguesa direto no seu e-mail. Cadastre-se abaixo :)
CADASTRAR
close-link