6 estratégias para ser um aluno melhor


[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Ser um ótimo estudante pode proporcionar acesso a inúmeras oportunidades na vida, em especial no mercado de trabalho. Muitos acabam aproveitando ao máximo os anos de colégio e faculdade, pois entendem assertivamente que esta é a melhor forma de garantir um bom futuro.

Eu, por exemplo, sempre busquei ser o melhor, tanto na época da escola quanto na faculdade — ganhei a tão famosa láurea acadêmica ao terminar a licenciatura em Letras. Tanto esforço tem dado inúmeros frutos, pois sempre sou chamado para ótimas oportunidades de trabalho na universidade em que me formei.

Porém, tornar-se um ótimo estudante não é uma tarefa tão simples, ainda mais se você possui outros compromissos além dos estudos, como cuidar de uma família, trabalhar, etc. Ainda assim é possível equilibrar a rotina para conseguir ótimos resultados e se tornar um aluno nota 10.

Nesse artigo eu destaco 6 estratégias que tenho usado desde sempre e que irão ajudar você a se tornar um estudante muito mais eficiente e capaz.[/vc_column_text][heading heading_text=”Chegue no Horário”][vc_column_text]Ser pontual é uma característica muito importante de um bom estudante.

Além de mostrar respeito pela aula, pelo professor e pelos seus colegas, chegar na hora certa irá mostrar que você realmente leva as aulas a sério e que está presente em todos os momentos para tirar o máximo de proveito de tudo o que será abordado.

Hoje existem uma série de aplicativos, sites e bugigangas que ajudam você com os horários, mas se você não for capaz de ter uma agenda para organizar-se, é melhor repensar seus objetivos e sua postura perante sua própria formação.[/vc_column_text][heading heading_text=”Mantenha o foco na sala de aula”][vc_column_text]Estudante com o braço levantado, fazendo uma pergunta ao professor

É muito comum presenciar alunos desinteressados e fazendo outras atividades que não estejam relacionadas ao que o professor está pedindo durante as aulas.

Conversar, utilizar o celular ou simplesmente deixar a mente vagar por outros assuntos é altamente prejudicial para quem deseja tirar o máximo de proveito das aulas.

Se você quer ser um bom aluno, preste atenção e tenha foco no que você está fazendo. Não se deixe distrair por qualquer coisa e resista à vontade de querer conversar desnecessariamente com seus colegas.[/vc_column_text][vc_message color=”alert-success” style=”rounded” message_box_style=”classic” message_box_color=”alert-info”]

Aprenda as 10 técnicas de concentração que só os melhores alunos conhecem e usam com sucesso.

[/vc_message][heading heading_text=”Cuide de sua saúde”][vc_column_text]Cuidar do seu corpo também é um fator importante para se tornar um estudante melhor.

O seu corpo não irá se sentir muito bem se você se alimentar apenas de doces e salgadinhos. Coma vegetais, proteínas e legumes que fazem bem para o seu corpo e para o seu cérebro. Além disso, durma bem todas as noites e beba muita água.[/vc_column_text][heading heading_text=”Faça anotações de maneira organizada”][vc_column_text]Infelizmente nosso cérebro não consegue guardar todos os detalhes de uma aula.

Alguns detalhes, porém, são muito importantes para que você possa entender de maneira correta e apropriada os assuntos abordados durante as aulas. Assim, fazer anotações de maneira organizada e consultá-las com frequência é essencial.[/vc_column_text][heading heading_text=”Faça a lição de casa e não deixe para estudar apenas dentro da sala de aula”][vc_column_text]Se você possui lição de casa para fazer, leve esta tarefa a sério. Ainda que tenha pouco tempo, com esforço e planejamento conseguirá cumprir as suas obrigações como estudante.

Mesmo que você não tenha lição de casa para fazer, dedique alguns minutos (talvez algumas horas) para estudar a matéria abordada naquele dia. Isso irá lhe ajudar a mentalizar e a entender melhor o que lhe foi ensinado.[/vc_column_text][vc_message color=”alert-success” style=”rounded” message_box_style=”classic” message_box_color=”alert-info”]

Essa dica é ainda mais importante na universidade, em que a quantidade de conteúdos abordados é muito maior, necessitando de mais tempo para revisão. Se você ainda não entendeu as diferenças entre escola e faculdade, leia este artigo.

[/vc_message][heading heading_text=”Pesquise mais”][vc_column_text]A internet e os inúmeros livros existentes nas bibliotecas são fontes incríveis de conhecimento.

Assim, vá atrás de mais informações sobre o assunto que você está estudando. Procure se interessar por toda a área envolvida naquele tema e entenda o contexto geral do assunto.

Ser produtivo, hoje, é uma habilidade mais do que essencial, então precisamos sempre encontrar estratégias para manter o foco e alcançar a alta performance em nossa vida pessoal a profissional.

[adrotate banner=”151″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Content