2 estratégias pouco conhecidas para ir bem no ENEM


[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quem estuda para o ENEM sabe que às vezes o mais difícil não é entender a matéria, mas manter a concentração e o foco durante a prova.

Hoje vou falar de outras atividades que podem ajudar nesse processo de uma maneira divertida: o xadrez e o poker.

O jogo de xadrez exige muita concentração, memória, pensamento estratégico e habilidade de tomar decisões rápidas. É muito importante avaliar sempre qual a melhor opção, pois um movimento errado pode colocar seu jogo a perder.

Eu aprendi xadrez aos 12 anos de idade e pratico o esporte como amador até hoje, além de promover oficinas para crianças. Ele trouxe benefícios incontáveis a minha vida de estudante, incluindo o seguinte:

  • A atenção e concentração;
  • O julgamento e o planejamento;
  • A imaginação e a antecipação;
  • A memória;
  • A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
  • O espírito de decisão e a coragem;
  • A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
  • A criatividade;
  • A inteligência;
  • A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.

Não é por nada que muitas escolas do país já têm o xadrez como disciplina obrigatória e diversas outras oferecem oficinas para a prática do esporte.

Você pode ler mais sobre os benefícios do xadrez em:

Existe um quadro comparativo muito interessante, que mostra as implicações educativas desse jogo. Veja:

Características do Xadrez Implicações nos Aspectos Educacionais e de Formação do Caráter
Concentração enquanto imóvel na cadeira Desenvolvimento do autocontrole psicofísico
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo
Encontrar um lance, a procura de outro melhor Empenho no progresso contínuo
De uma posição a princípio igual, direcionar a uma conclusão brilhante (combinação) Criatividade e imaginação
O resultado indica quem tinha melhor plano Respeito à opinião do interlocutor
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia
Um movimento deve ser consequência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte Capacidade para o pensamento e execução lógicos, consistência e fluidez de raciocínio.

Ainda está muito difundido aquele estereótipo de que jogar xadrez é algo chato, só para nerds e velhos. Para acabar com isso, gostaria que você assistisse o vídeo abaixo, sobre o atual campeão mundial de xadrez:[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=ibzqpoR7DjA” title=”Super Humanos – Magnus Carlsen, o gênio que trocou o futebol pelo xadrez”][vc_column_text]

E não menos genial que Magnus Carlsen, assista este que vos escreve jogando uma partida de xadrez blitz (5 minutos para pensar em todos os lances para cada jogador):

[/vc_column_text][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=VoWM7M_VljE” title=”André Gazola jogando partida de xadrez blitz”][vc_column_text]As provas do ENEM 2014 serão realizadas nos dias 08 e 09 de novembro.

As inscrições já foram encerradas, mas você que se inscreveu pode acompanhar o processo por este link.

Através da prova do ENEM você tem acesso a vários programas educacionais.

4 coisas para as quais você pode usar a nota do ENEM:

  1. Entrar em uma faculdade federal (de graça!) pelo Sisu;
  2. Estudar fora do país (de graça!) através do programa Ciências sem Fronteiras;
  3. Fazer cursos técnicos (de graça!) através do Sisutec;
  4. Financiar seu curso superior em uma faculdade privada e pagar só depois de formado, pelo FIES.

Só que para isso é preciso que você tire uma nota boa em uma prova que:

  • cobra muito conteúdo
  • é bastante cansativa
  • tem redação

A grande sacada, então, é preparar-se da maneira certa, com o material certo.[/vc_column_text][heading heading_text=”O melhor cursinho preparatório para o ENEM”][vc_column_text]Os cursinhos presenciais estão cada vez mais caros. Por isso que eu recomendo os cursos online.

Para o ENEM 2016, o melhor de todos é o curso preparatório Segredos do ENEM.

Nele você estuda com o conteúdo completo e 100% voltado para as provas, desenvolvido e apresentado por professores, mestres e doutores em suas áreas, reconhecidos nacionalmente.

Sabe o Profº Sérgio Nogueira, do Soletrando? Ele dá aula lá!

Além disso, o curso tem um módulo só sobre redação que vai ensinar você quais os segredos para uma redação nota 1000.

Você que está pensando no seu futuro (ou conhece alguém que está) só tem a ganhar ao se esforçar para ir bem no maior concurso do Brasil.[/vc_column_text][heading heading_text=”O primo rico do xadrez”][vc_column_text]No poker você também precisa de concentração, mas não apenas nas cartas: nas outras pessoas também.

Tenho muito menos experiência no Poker que no xadrez, mas, segundo o site especializado PokerStars, ele é um jogo matemático. Como no xadrez, é preciso raciocínio, paciência, concentração, pensamento estratégico, autocontrole e decisões rápidas — ótimas habilidades para aplicar durante a prova do ENEM, não é mesmo?

Encontre alguém que gosta de xadrez e pratique sua concentração e a habilidade de manter o foco em ambientes silenciosos.

Eu jogo e indico o site chess.com, onde você pode aprender desde o básico até o mais avançado. Depois que praticar bastante, eu até posso aceitar um desafio seu!

Ah! E se você usa Windows 7, o xadrez já vem instalado: (Iniciar -> Todos os programas -> Jogos).

Para o poker, o esquema é o mesmo: encontre uma roda de amigos e pratiquem estatística e probabilidade juntos, de forma divertida.

Você acaba de aprender 2 estratégias que seus concorrentes ignoram na preparação para o ENEM. Só não vá viciar-se e deixar de estudar os conteúdos, hein?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Content