Vamos escrever um livro juntos no Widbook?

Um dos maiores desafios do educador é engajar alunos e inovar suas aulas, ao mesmo tempo em que é difícil um escritor conseguir ser publicado por meio tradicional. Enquanto isso, o compartilhamento de histórias continua sendo um dos principais pilares do relacionamento humano.

Como sabemos, a tecnologia tem ampliado as possibilidades e facilitado alguns processos. Ela modificou a forma como aprendemos, interagimos e como consumimos e produzimos música, fotografia e vídeos, transformando esses e outros mercados. A indústria editorial está agora atravessando essa revolução e, por isso, tendo que se reinventar.

É nesse contexto que surgiu o Widbook, uma rede social muito interessante de escrita e leitura de ebooks, que recentemente chegou ao Brasil (com a tradução da plataforma para o português), e que resolve todas aquelas questões do primeiro parágrafo.

Para quem ainda não conhece, O Widbook é uma comunidade digital onde você encontra e compartilha histórias inéditas, de gente do mundo todo. Também pode escrever e publicar seus próprios livros, interagir com amantes da literatura, educadores, ganhar seguidores e, o melhor de tudo: é gratuito.

A estética do site é outro ponto positivo. O design é elegante, mas não fica acima da facilidade de navegação. Ao abrir um ebook, a sensação é de estar lendo um livro físico na tela do computador; a leitura é agradável, inclusive nos aplicativos para Android e iPhone (também gratuitos).

Imagem da tela de um e-book aberto na plataforma Widbook

Livro Aberto no Widbook – Conforto e prazer na leitura

O editor de textos (tecnologia própria) é leve e suporta uploads de arquivos salvos, fotos e vídeos, o que deixa os trabalhos bem criativos e abre um leque de possibilidades.

Tela de edição de textos do Widbook, com o início de um primeiro capítulo em branco, mostrando o título e um texto estimulando o início da escrita

Editor de textos do Widbook – Poucas distrações, muitas possibilidades

Se mesmo em inglês muitos brasileiros já participavam da comunidade – que hoje tem mais de 200 mil usuários em 100 países e livros em cerca de 50 idiomas – agora todos nós, brasileiros, podemos usufruir, sem a barreira da língua, de tudo o que esta rede social oferece. Um aspecto bem diferente é que o Widbook permite projetos individuais ou colaborativos.

Plataforma Colaborativa

Ser uma plataforma colaborativa é uma grande vantagem, especialmente para educadores, ou para quem quer realizar projetos coletivos, como concursos e trabalhos. Mas quais são, exatamente, os aspectos da colaboração no Widbook?

1. Um ebook pode ter mais de um autor, bastando iniciar um projeto na plataforma e convidar outra pessoa para co-autoria

Tela do Widbook na qual pode-se convidar outros autores para um ebook através do preenchimento de campos específicos

Co-autoria no Widbook – Convide novos autores para seu e-book

2. Ou, você pode ser o autor principal e convidar pessoas para contribuir, o que é ideal para trabalhos em turmas, antologias, artigos ou livros de contos. O ebook, “As Redes Sociais Antes e Depois da Internet”, por exemplo, reúne artigos de alunos de pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz.

3. O feedback é essencial para medir o seu trabalho. Ao publicar um ebook lá, vai receber comentários e opiniões de outros usuários;

Tela do Widbook mostrando a caixa de comentários

Comentários no Widbook – Uma ótima forma de receber Feedback

4. Não é necessário publicar tudo de uma vez. Você pode disponibilizar capítulo por capítulo ou escrever junto com seu público, que participa da construção do livro.

Quem está usando?

O uso é plural. Recentemente um professor norte-americano propôs algo inovador em sala de aula e o resultado foi um ebook colaborativo dos alunos, acessível mundialmente. Aqui no Rio Grande do Sul, o CEO e fundador Flávio Aguiar foi convidado para palestrar na última CONTEC, que também aconteceu em São Paulo, e inspirou muitos projetos. Algumas Universidades estão promovendo concursos com o auxílio da plataforma.

Há casos de brasileiros e jovens escritores, como o carioca Murillo Mandonado, que criaram “book series”, ou seja, publicam capítulos semanais e geram expectativa na audiência.

O pesquisador da Unicamp Marcos Eberlin foi um dos primeiros a democratizar o acesso, publicando seu livro digital “Fomos Planejados” – que hoje está no Widbook – capítulo por capítulo e atualizando na medida em que recebia feedback dos leitores. “O livro fica moderno, dinâmico e atual. Abro do celular, de qualquer lugar do mundo. As pessoas participaram da evolução da obra, que hoje é discutida em palestras”, afirmou Marcos, que não descarta publicar o livro físico após ter angariado milhares de fãs. “O Widbook é uma plataforma cheia de ferramentas, dinâmica e possibilita uma grande visibilidade”, ele completa.

Outras possibilidades. Como usar?

Separei mais algumas dicas para usar o Widbook e aproveitar suas funcionalidades em projetos criativos.

1 – Cadastre-se gratuitamente para interagir e escrever

O conteúdo do Widbook é aberto, ou seja, tudo o que é publicado lá pode ser lido por qualquer pessoa. Mas ao se cadastrar gratuitamente (por Facebook ou criando login e senha no www.widbook.com), é possível usufruir de todas as funções, como escrever, publicar, conversar com outros usuários, votar em obras e adicionar livros em sua biblioteca particular;

Tela inicial do Widbook, com opções para cadastro

Cadastre-se através de sua conta do Facebook ou crie uma conta nova

2 – Encontre ebooks do seu interesse

O site é dividido por gêneros, de ficção e não-ficção, que incluem educacional, romance, fantasia, entre outros. É possível refinar a busca também por idioma, popularidade, status (se está finalizado ou não), mais votados, etc;

Tela de busca do Widbook, com opções para encontrar seus interesses

Encontre ebooks explorando as possibilidades do Widbook

3 – Atividades dos amigos

Logo que entra no Widbook, a primeira tela denominada “Atividades” mostra livros que seus amigos dentro da plataforma estão lendo, comentando e votando;

Tela de Atividades do Widbook com opções para ler ebooks diversos, convidar e seguir amigos

Tela de Atividades do Widbook – Convide ou siga amigos, curta ebooks e encontre seus interesses

4 – Adicione vídeos, fotos e personalize o seu trabalho

É possível colocar vídeos, capas personalizadas, fotos e fazer um livro bem criativo. Legal, né? Da para criar TCC, livro acadêmico, ebooks multimídia, teses, revistas, trabalhos em grupo e tantos outros projetos, personalizando à sua maneira ou estimulando a criatividade do aluno.

5 – Faça uma bela descrição

Além de um bom conteúdo, é importante escrever uma descrição chamativa e eficiente, além de uma capa com título. Use hashtags e adicione o livro em até duas categorias.

Tela de descrição de um ebook do Widbook

Descrição dos Ebooks, um recurso muito importante para atrair os leitores, seguidores e autores certos

6 – Divulgue

Compartilhe seu trabalho nas redes sociais. O Widbook tem integração com o Evernote também, para importar e exportar material.

7 – Estabeleça metas de leitura

Você decide quantos minutos pretende ler e o Widbook mostra seus goals e médias diárias, em formato de gráfico. É um estímulo de leitura a mais.

Gráfico exemplificando metas de leitura do Widbook

Defina suas metas de leitura e acompanhe pelo gráfico

Vale a pena!

Hoje em dia é essencial criar uma presença digital para se destacar, portanto convido e aconselho todos a conhecerem e fazerem parte do Widbook, que é uma ótima maneira de fomentar oportunidades e já está sendo amplamente utilizado em outros países como Estados Unidos, Índia e Australia. Além de tudo, é uma arma de engajamento e incentivo à escrita e à leitura.

Acesse o Widbook agora

Vamos escrever um livro juntos?

Quando conheci o Widbook, uma das primeiras ideias que me vieram à mente foi um projeto para reunir todos os leitores do blog interessados em escrever um ebook em conjunto comigo.

Sei que nem todos possuem o dom da escrita e nem os mesmos interesses, mas sei que muitos são amantes da Literatura Clássica. Dessa forma, surgiu a ideia do Grande Livro das Citações Literárias.

Tela da página do Grande Livro das Citações Literárias, no site WidBook

Escreva comigo O Grande Livro das Citações Literárias, no Widbook

Sabe aqueles trechos de livros com os quais nos deparamos e sentimos vontade de escrever em algum lugar, para nunca mais perder de vista? A ideia do nosso ebook é justamente reunir esses grandes trechos para que todos tenham acesso a essas pérolas da escrita literária.

Ou seja, você não precisa ser um escritor e nem saber escrever muito bem, basta adicionar o trecho fantástico que você encontrou em um livro clássico (nada de best sellers!).

Vamos juntos? O primeiro trecho que eu adicionei foi o início da Odisseia, de Homero. Qual será o seu primeiro trecho?

Acesse O Grande Livro das Citações Literárias e escreva-o junto comigo!Siga-me no Widbook

Deixe suas dúvidas, compartilhe sua experiência nos comentários e conte como usou o Widbook para inovar.

Para saber mais, assista ao vídeo explicativo, ainda em inglês.

Como usar o WidBook (em inglês)

Bolsas para a faculdade

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link

NÃO VÁ EMBORA AINDA!
BAIXE GRÁTIS MEU LIVRO
COMO ESCREVER COM CLAREZA

[Revisto e atualizado. Edição 2019]
Baixe este ebook grátis e aprenda os macetes de escrita que meus alunos usam para alcançar o sucesso.
BAIXAR JÁ
Seus dados estão seguros aqui.
close-link

Continue comigo!

Receba minhas melhores dicas de escrita e língua portuguesa direto no seu e-mail. Cadastre-se abaixo :)
CADASTRAR
close-link