Curso Preparatório ENEM: aprenda escolher o melhor

Muito conteúdo, pouco tempo para estudar e uma vontade enorme de entrar na faculdade através de uma bolsa do ProUni. Esses são os desejos de todos que estão se preparando para o ENEM e que, devido a isso, acabam fazendo a grande questão: eu preciso investir em um curso preparatório ENEM?

Quando você se deparar com esse dilema, com certeza vai querer saber qual o melhor cursinho, se vale mesmo a pena pagar ou se as opções grátis são boas. Além disso, pode ficar em dúvida entre os preparatórios online e presenciais e ainda ficar com aquele desejo de economizar e organizar-se para estudar sozinho para o ENEM.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Saiba que você não é o único que enfrenta esse dilema, pois acompanho muitos alunos anualmente e sei que essas questões são constantes.

Algo que atrapalha também é a quantidade de opções, pois há muitos cursinhos preparatórios com preços e recursos bem diferentes. Outro detalhe é que estudar sozinho parece ser bem atrativo e suficiente, mas a maioria dos alunos ignora os reais desafios dessa prática.

Pensando em tudo isso é que criei este guia. Ao final da leitura, você estará apto a escolher o melhor tipo de cursinho pra você e também saberá se você tem as habilidades necessárias para estudar sozinho — não deixe de fazer o teste logo abaixo.

O melhor curso preparatório?

Todos os dias eu recebo no mínimo um e-mail com essa dúvida, ou pelo menos um aluno me pergunta o mesmo.

Na ânsia da preparação, da nota alta, da bolsa na faculdade, todos querem estudar da melhor maneira para o ENEM, com os melhores professores, o melhor material, os melhores simulados, os melhores tudo.

Mas, meu jovem, deixe eu lhe dizer uma coisa: não existe o melhor curso preparatório para o ENEM, existe, sim, aquele que melhor se encaixa no seu estilo de aprendizagem, que mais lhe motiva para os estudos e que melhor faz você, como indivíduo único, aprender os conteúdos de maneira rápida e otimizada.

Daqui a pouco eu vou mostrar uma lista de bons cursinhos, tanto online quanto presenciais, mas antes disso você tem que colocar isso na cabeça: o melhor cursinho é aquele que faz você estudar continuamente, sem parar no meio do caminho ou desmotivar.

Dito isso, quero lhe dar algumas orientações sobre os aspectos que você deve analisar para escolher um bom preparatório para o ENEM levando em conta o que eu falei até agora.

Você pode imaginar duas situações:

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

  1. Você está buscando um curso presencial e está sentado em frente ao vendedor, que pretende mostrar todas as “maravilhas” de se estudar lá e você vai fazer algumas perguntas;
  2. Você quer a opção online, pela internet, e está navegando pelo site da empresa e acessa o formulário de contato para tirar suas dúvidas.

As perguntas abaixo você pode usar para ambas as situações:

1. Quem são os professores e qual a formação e a experiência de cada um?

Solicite uma lista com os nomes de todos e pesquise no Google sobre eles, incluindo o currículo Lattes – que é o currículo acadêmico, com todos os cursos, publicações e experiências profissionais. Pesquise assim: “fulano de tal + currículo lattes”.

Se não aparecerem resultados, ou o camarada não tem Lattes (o que é um absurdo para um professor), ou o dele está bloqueado para pesquisas, o que é um tanto comum. Se isso acontecer, peça diretamente para o vendedor ou pelo site o currículo do professor em questão.

É claro que apenas o currículo não vai dizer tudo sobre um profissional. Há professores ótimos com uma formação não tão boa e professores horríveis que têm até doutorado no exterior. Por isso a próxima pergunta.

2. Posso assistir a uma aula demonstrativa?

Cursos preparatórios online normalmente disponibilizam aulas grátis em vídeo para você avaliar, mas nos presenciais pode ser mais complicado.

Se eles não permitirem você assistir a uma aula antes de se decidir, eu já os descartaria simplesmente pela postura fechada – não tenha dúvidas de que isso se reflete em vários outros aspectos da empresa.

3. Que materiais eu vou receber? Quem os produz? Preciso pagar algo a mais por eles?

A sua base de estudos vai ser o material, então é importante que ele seja de qualidade, bem organizado – uma boa diagramação é essencial – e atualizado.

Nos cursos presenciais, peça para ver os livros/apostilas e preste atenção nesses elementos visuais, além do nome da editora e dos autores.

Para os cursos online, certifique-se sobre a prática da empresa sobre os livros: eles são entregues impressos pelo correio, ou somente em PDF? Se for somente em PDF, tenha certeza de que os arquivos permitem a impressão, afinal estudar na tela do computador é muito mais cansativo e vai acabar com sua produtividade.

4. Além dos livros de teoria, há livros de questões? Elas são estilo ENEM?

Essencial, afinal praticar através de questões é uma parte importantíssima do seu estudo. Alguns preparatórios online disponibilizam ambientes virtuais para resolução de questões, o que também é uma boa alternativa, apesar de eu não considerar a melhor.

5. Como é trabalhada a redação do ENEM? Há aulas específicas ou somente escrita + correção?

Esse é o ponto mais fraco de todos os cursinhos que conheci até hoje, mesmo a redação sendo tão importante para a nota final – ela vale exatos 20% da sua nota no ENEM.

É por isso que eu mesmo desenvolvi o meu curso de redação para o ENEM. Conheça-o no site Redação #Mito.

Muitos simplesmente a deixam de lado, focando apenas na prova objetiva. Outros reservam uma aula por semana para a escrita da dissertação, que depois demora uma eternidade para ser (mal) corrigida pelo professor responsável.

O ideal aqui seria que houvesse aulas de redação no cronograma. Nelas o professor deve analisar textos com os alunos, apontando pontos positivos e negativos e mostrando ferramentas linguísticas que podem ser usadas em seus próprios textos argumentativos.

A correção das produções não deve demorar mais que 1 semana e precisa ser bem detalhada, o que é quase uma utopia para os cursos presenciais.

6. Vocês fazem simulados? Com que frequência? As questões são originais?

Algo em torno de 1 simulado a cada 2 meses é suficiente, mas menos que isso é pouco. Além disso, se eles simplesmente pegam questões da internet e imprimem, o valor agregado é menor, o que deveria reduzir o preço.

7. Além dos professores, há alguma espécie de orientador que possa ajudar na organização dos meus estudos?

Muitos alunos não conseguem se organizar para estudar, então esse é um ponto crucial para seu sucesso no ENEM e, portanto, uma qualidade de qualquer curso preparatório.

É uma grande vantagem ter alguém para criar um cronograma de estudos para você, motivá-lo quando estiver cansado ou pra baixo e dar aquele puxão de orelha quando for preciso.

8. Se eu tiver qualquer tipo de dúvida, quem vai me responder? Em quanto tempo?

Pense em você em casa, estudando, e com uma dúvida que não lhe permite prosseguir. O que fazer? Enviar e-mail para um professor? Mandar mensagem via Facebook? Whatsapp? Quanto tempo vai demorar para alguém lhe responder? Exija um prazo.

9. Vocês promovem algum tipo de evento como palestras com especialistas, motivacionais ou aulões de revisão pré-prova?

Quando nos sentimos parte de uma comunidade, de um grupo coeso, a tendência é que nosso rendimento e motivação para os estudos melhore.

Por isso, muitos cursinhos fazem esse tipo de evento, que ajuda a promover a instituição, mas também beneficia os alunos.

10. E se eu não passar no ENEM?

Essa pergunta vai fazer o tal vendedor tremer, mas deve ser feita, principalmente se você escolher um daqueles cursos presenciais caríssimos.

Você é responsável pelos seus estudos, mas vários dos melhores cursos preparatórios dão algum tipo de compensação caso o estudante não for aprovado – seja através da devolução de parte do dinheiro, seja através de benefícios na matrícula para outro ano.

As próximas questões aplicam-se apenas para você que pretende fazer um curso presencial:

1. Qual a estrutura física que vocês oferecem?

Passe para olhar as salas e preste atenção no seguinte:

  • se a iluminação é adequada (cortinas ou persianas para os horários em que bate sol);
  • se há ar-condicionado em todas as salas;
  • se o quadro é branco (não negro, de giz, que faz mal para a saúde);
  • se as carteiras são confortáveis (você vai passar boa parte do seu dia sentado ali);
  • se há datashow e internet disponível para uso dos professores durante as aulas.

Wi-fi disponível para os alunos eu diria que não é algo bom, principalmente pela tendência que todos têm de distrair-se com o celular e as redes sociais.

Além disso, cheque a limpeza dos ambientes, principalmente dos banheiros, os preços da cantina (que não podem ser absurdos) e os tipos de lanches disponíveis – quanto menos coisas artificiais, melhor. A água deve ser gratuita para todos.

Verifique também se há salas disponíveis exclusivamente para o estudo de quem não está em aula – muitos alunos não têm um bom ambiente para estudar em casa, então podem passar o dia no cursinho, mantendo a concentração.

2. Quantos alunos por turma?

Há cursinhos presenciais que chegam a colocar mais de 150 alunos em um salão para o professor ficar palestrando lá na frente — sim, isso pra mim é palestra, não aula.

A quantidade de pessoas que um professor precisa atender enquanto dá aula influencia diretamente na qualidade do seu trabalho e no aprendizado de todos. O ideal é não ter mais que 30 alunos por turma. Dê bastante prioridade pra isso.

Com essas perguntas, você garante que vai ter um bom conhecimento do que está adquirindo e também mostra que você não está aí para brincadeiras. Se for presencial, considere a segurança do vendedor ao responder tudo; se for online, o detalhamento das respostas e também o tempo que demorarem para responder.

Mas agora vamos falar sério: fazer cursinho é preciso? Vale a pena ou virou modinha, status?

Preciso mesmo de um cursinho pré-vestibular? E se eu estudar sozinho para o ENEM?

Dá pra estudar sozinho para o ENEM?

Talvez você já tenha presenciado algo como eu vou contar agora. O aluno frequenta uma escola particular e é um tremendo vagabundo – não estuda, não faz nada e tira notas baixas, só passa de ano pois essa é a realidade das escolas privadas: sempre se dá um “jeitinho” para quem está com a mensalidade em dia.

Quando chega no terceiro ano do ensino médio, lá está ele frequentando o cursinho pré-vestibular mais badalado da cidade, tirando selfies com os amigos.

Ou seja, em muitas realidades, essa história de fazer cursinho é pura modinha, puro status e, enfim, uma hipocrisia sem tamanho. Vai fazer diferença para o tal aluno que não faz nada? Nenhuma, a não ser no bolso dos pais dele.

Um outro extremo é aquele aluno dedicado, que tem notas altas na escola e sabe se virar sozinho com suas dúvidas – ele também acaba aparecendo nos preparatórios para o ENEM (que frequentemente o usam como “caso de sucesso”), mas provavelmente não precisaria, já que tem capacidade suficiente para estudar sozinho.

Mas então o que fazer? Vale a pena gastar uma boa grana com um curso para o ENEM ou não? Para você descobrir, elaborei o teste abaixo. Para cada pergunta, responda com um número de 1 a 10 – 1 para “absolutamente errado” e 10 para “completamente verdadeiro”:

Teste: Você precisa fazer cursinho pré-ENEM?

Responda com um número de 1 a 10 para cada questão.

  • 10 representa que a afirmativa é completamente correta.
  • 1 representa que a afirmativa é completamente errada.

1. Minhas notas na escola costumam ser uniformes, não há nenhuma disciplina em que eu seja muito pior que as outras (algo em torno de 30% de diferença no boletim escolar).

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

2. A quantidade de dúvidas que tenho sobre os conteúdos é bem pequena, pra não dizer inexistente.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

3. Quando tenho dúvidas, consigo resolvê-las sozinho, seja com a ajuda de amigos ou através de pesquisas.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

4. Nunca solicito ajuda dos professores para sanar minhas dúvidas.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

5. Consigo estudar sozinho e seguir um cronograma de estudos, sem perder o foco.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

6. Sou muito motivado e nunca fico sem vontade de estudar.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

7. Gasto menos de 30 minutos por dia nas redes sociais.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

8. Sei claramente quais as matérias em que tenho mais dificuldade.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

9. Sei encontrar os melhores materiais na internet, seja em forma de vídeos, simulados ou teoria escrita.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

10. Sei identificar quando um material é muito superficial ou pouco didático.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

11. Pratico redação semanalmente e tenho alguém que as lê para mim, dando opiniões sinceras e apontando erros, não apenas avaliando como “muito bom” ou “ruim”.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

12. Tenho um grupo de amigos disposto a estudar pra valer e nos encontramos com frequência para discutir sobre a matéria.

Curso Preparatório ENEM: Você precisa?

Resultado

Some os números de suas respostas e analise seu resultado:

12 a 40 – Você precisa de um cursinho, mas só isso não vai resolver os seus problemas. Reveja seus objetivos e coloque na cabeça que precisa dedicar-se aos estudos com mais afinco. Você não vai conseguir entrar na faculdade pelo ENEM ficando de pernas pro ar ou apenas frequentando passivamente as aulas.

41 a 65 – Você é o tipo de aluno que mais vai se beneficiar com um curso preparatório para o vestibular ou ENEM, pois poderá aproveitar o conhecimento dos professores, o material bem organizado e a disciplina que as aulas presenciais costumam impor para quem não consegue encarar o desafio por conta própria.

66 a 89 – Você provavelmente não precisa fazer um cursinho, mas eu recomendo que procure algumas aulas particulares das disciplinas em que tem mais dificuldade (como redação ou matemática) e peça ajuda para que alguém organize seus horários de estudos.

90 a 120 – Você definitivamente não precisa fazer um curso preparatório para o ENEM, pois tem uma qualidade cada vez mais rara entre os estudantes: a capacidade de ser autodidata, aprendendo o que quiser sozinho. Não deixe de ler o meu guia como estudar para o ENEM sozinho.

Quais as melhores opções online?

Muito bem, agora você fez o teste e descobriu, digamos, que precisa fazer um cursinho. Em muitas cidades é complicado deslocar-se todos os dias para frequentar aulas presenciais, sem contar que elas costumam ser MUITO mais caras.

Então você vai para o Google, procura por “curso preparatório ENEM” e se depara com um universo de opções.

Bem, eu demorei aproximadamente 9 horas analisando mais de 30 opções online que encontrei. A partir dessa análise, selecionei os 4 melhores, que vou sugerir agora – digamos que eu fiz o trabalho sujo pra você ;-)

Mundo ENEM

Mundo ENEM - Curso Preparatório ENEM

O Mundo ENEM é uma rede de cursinhos presenciais que desde 2009 atua no mercado. Eles têm uma modalidade online que parece fazer um bom trabalho de transpor a qualidade do curso presencial para o ensino a distância, com os mesmos professores e material.

Algo que me chamou a atenção foi a abordagem dada ao ENEM, admitindo que os cursinhos tradicionais de pré-vestibular não funcionam mais e que contextualizar os conteúdos é uma necessidade.

O preço é bem razoável. Você paga R$99 à vista ou parcela em 12x com juros para ter acesso por 1 ano. Vale lembrar que o material didático é todo virtual. Você não recebe nada em casa.

Prós:

  • os mesmos professores do presencial são os professores da modalidade online;
  • aulas ao vivo pela internet todos os dias da semana;
  • aulas com muitos exercícios (essa é a promessa, ao menos);
  • simulados online semanais;
  • material atualizado anualmente;
  • 30 dias de garantia para devolução do dinheiro.

Contras:

  • nas aulas demonstrativas, o áudio tem bastante eco, o que incomoda um pouco após um período mais prolongado de estudos;
  • em nenhum momento é citado algo sobre preparação para redação.

Verbo ENEM

Verbo ENEM - cursinho preparatório

O grupo Verbo é bem conhecido na área de Concursos Públicos e preparação para a OAB. O preparatório para o ENEM é relativamente novo, mas de boa qualidade.

Eles têm 4 modalidades de cursos, desde uma faixa de preço mais baixa (3x de R$9,90), até um pacote de 15x de R$99 em que você ganha até um Iphone 4S.

O número de disciplinas de cada pacote é sempre igual, mas o número de videoaulas, simulados e correções de redação aumenta. O material também é todo virtual, mas é permitido imprimir os PDFs.

Prós:

  • 7 dias para cancelamento e devolução do dinheiro;
  • há correções de redação, o que, no geral, é raro para cursos online;
  • alguns pacotes prometem eventos do tipo “aulão pré-prova”.

Contras:

  • cada aula pode ser assistida apenas 3 vezes. (Mas é possível solicitar liberação adicional sem custo através de um e-mail de suporte);
  • o áudio das aulas demonstrativas não tem eco, mas um chiado do ambiente que atrapalha;
  • o conteúdo é todo gravado, não há informações sobre aulas ao vivo.

Proenem

Pro ENEM - Curso Preparatório Online

O Proenem chama a atenção em praticamente todos os aspectos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Eles têm um sistema que ajuda na organização do estudante, com plano de estudos de cada disciplina, correção de redação (que é insuficiente, mas pelo menos é disponibilizada), cadernos de exercícios e eventos especiais como palestras e entrevistas.

Ainda há aulas ao vivo diariamente e vários professores de cada matéria, o que eu considero um ponto positivo, pois assim você não entra naquela monotonia de ouvir sempre o mesmo camarada falando sobre os mesmos assuntos.

Ainda há a possibilidade de fazer monitoria individual para tirar dúvidas.

Quanto aos preços, há o plano mensal por R$25,90, ou o plano anual em 12x de R$14,90.

Prós:

  • 2 aulas ao vivo diárias, de segunda a sexta-feira, além das aulas gravadas disponíveis;
  • 4 simulados ao ano – o número não é tão alto, mas é razoável;
  • caderno de exercícios modelo ENEM com gabarito comentado;
  • vários professores de cada matéria;
  • plano de estudos virtual que ajuda na organização;
  • eventos especiais como entrevistas com alunos aprovados, vídeos motivacionais e palestras com especialistas;
  • áudio das aulas demonstrativas praticamente perfeito, com pouquíssimo chiado;
  • 7 dias para cancelamento e reembolso do pagamento.

Contras:

  • apenas 1 correção de redação por mês;

Descomplica

Descomplica ENEM

O Descomplica provavelmente é o mais conhecido dos cursos preparatórios para o ENEM. E não é por nada.

Eles têm uma estrutura grande com todos os tipos de aulas e conteúdos, além do grande diferencial de ter aquele tipo de “professor palhaço” (no bom sentido), o que ajuda em muito na motivação dos estudantes.

O canal do Youtube é muito famoso, pois quase diariamente eles publicam aulas gratuitas como forma de atrair alunos para os planos pagos, que vão de R$29,99 para o plano mensal, até 12x de R$19,99 para o pacote anual.

Ainda há um pacote especial, chamado Descomplica VIP, com conteúdos (e preço) adicionais. Há ainda alguns outros pacotes isolados, inclusive um adicional de Redação e outro específico para quem pretende passar em Medicina.

Nos pacotes normais, a quantidade de redações ainda deixa a desejar (1 por mês). Além disso, olhando os comentários dos vídeos no Youtube, encontramos algumas reclamações sobre demora no atendimento, o que é algo esperado se considerarmos a quantidade de alunos que eles devem ter.

Prós:

  • professores animados, que aumentam a motivação do estudante;
  • aulas ao vivo online de segunda a sábado;
  • reprises diárias de aulas ao vivo ainda não publicadas no sistema;
  • 3 monitorias semanais;
  • aulas de atualidades;
  • algumas aulas ministradas por 2 professores, que discutem tópicos relevantes sobre o assunto;
  • melhor qualidade de áudio nas videoaulas;
  • eventos pré-prova;
  • 7 dias para cancelar com reembolso;

Contras:

  • apenas 1 redação mensal ou contratar outro plano para ter direito a 3 redações;
  • algumas reclamações sobre mau atendimento nos comentários do Youtube (natural para um site com tantos alunos).

Preparatórios Online Grátis

Há algumas opções grátis que você pode explorar. Evidente que você não terá tanto material, suporte e possibilidades quanto nas versões pagas, mas podem valer a pena para quem quer testar como se comportaria com esse tipo de modelo de estudos.

Não analisei a qualidade desses cursos específicos, mas sei que essas 3 instituições são sérias e têm serviços de destaque em suas áreas:

  • AlfaCon – Pré-ENEM: líder no mercado de Concursos Públicos, a AlfaCon tem vários cursos grátis preparatórios para o ENEM, incluindo um sobre redação.
  • Iped ENEM Grátis: eles têm cursos de muitas e muitas áreas, alguns pagos e outros grátis. Esse preparatório para o ENEM parece ter uma qualidade bem interessante. Provavelmente eles vão lhe oferecer opções pagas ao longo do curso.
  • FGV ENEM: A Fundação Getúlio Vargas disponibiliza cursos de todas as matérias, com foco nas que mais caem no ENEM. Tudo grátis e até com um banco de questões. Vale a visita.

Quais as melhores opções presenciais para sua região?

Pra você que não confia no ensino a distância ou não tem mesmo disciplina para estudar dessa forma, um curso presencial é mais indicado. Evidentemente que você vai pagar bem mais caro por isso – há cursinhos que chegam a cobrar mais de R$3.000,00 por mês.

Claro que não vou conseguir indicar um curso preparatório ENEM para cada cidade do Brasil, muito menos visitar cada um deles para comprovar a qualidade.

Por isso, vou tentar ajudar você da seguinte forma: consegui os nomes, endereços e contatos de 2 cursinhos de cada capital do país e vou listá-los logo abaixo. É seu papel ligar pra lá, marcar uma visita e avaliá-los do jeito que ensinei no início deste artigo.

Cursos Preparatórios para o ENEM presenciais – Capitais do Brasil

Porto Alegre – RS

Anglo Pré-Vestibular

Site: www.anglors.com
Email: [email protected]
Fone: (51) 3311-5599
Endereço: Pça. Júlio de Castilhos, 28, Moinhos de Vento, CEP 90430-020.

Unificado Pré-Vestibular

Site: www.unificado.com.br
Email: [email protected]

Endereços e telefones das 3 sedes:

Av. Alberto Bins, 467, Centro, Porto Alegre, CEP 90030-142, tel. (51) 3211-2100
Av. Assis Brasil, 4.320, CEP 91110-001, tels. (51) 3072-2655/3344-2655.
Av. Nilo Peçanha, 2.400, Bela Vista, CEP 91330-001, tel. (51) 3328-6098.

Florianópolis – SC

Objetivo Pré-Vestibular

Site: www.objetivofloripa.com.br
Email: [email protected]
Fone: (48) 3322-3232
Endereço: R. Vidal Ramos, 110, Centro, CEP 88010-320

Curso e Colégio Tendência

Site: www.portaltendencia.com.br
Email: [email protected]
Fone: (48) 3222-0630
Endereço: R. Jerônimo Coelho, 364, Centro, CEP 88010-030

Curitiba – PR

Curso Positivo

Site: www.cursopositivo.com.br
Email: [email protected]

Endereços e Telefones das duas sedes:

Av. Vicente Machado, 317, Centro, Curitiba, CEP 80420-010, tel. (41) 3232-4011
Av. Sete de Setembro, 4.228, Batel, Curitiba, CEP 80250-210, tel. (41) 3322-8978

Elite Curitiba Pré-Vestibular

Site: www.elitecuritiba.com.br
Email: [email protected]
Telefone:(41) 3013-5400
Endereço: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 787, Batel, Curitiba, CEP 80430-180.

São Paulo – SP

Cursinho da Poli

Site: www.cursinhodapoli.org.br
Email: [email protected]
Telefone: (11) 2145-7654

Endereço das 3 sedes:

R. Ermano Marchetti, 576, Lapa, São Paulo, CEP 05038-000.
R. Sabbado D´Angelo, 2078, Itaquera, São Paulo, CEP 08210-791.
R. São Benedito, 245, Santo Amaro, São Paulo, CEP 04735-000.

Poliedro

Site: www.sistemapoliedro.com.br

Endereço e telefones das 3 sedes:

Av. Dr. Nélson D’ávila, 811, Centro, São José dos Campos, CEP: 12245-030, tel. (12) 3941-2031.
Av. Bernardino de Campos, 270, Paraíso, São Paulo, CEP 04004-041, tel. (11) 3051-3030.
R. Francisco Cruz, 163, Vila Mariana, São Paulo, CEP 04117-091, tel. (11) 2372-0141.

Rio de Janeiro – RJ

Curso Aquila
Site: www.cursoaquila.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (21) 2209-6303
Endereço: Avenida Itaóca, nº 1975, 301, Rio de Janeiro/RJ

Futuro Vip – Unidade Bangu

Site: www.futurovipbangu.com.br
Email: [email protected]
Fones: (21) 33322048 / (21) 21471204
Endereço: Rua da Feira, 490 – Bangu – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 21820-030

Vitória – ES

Grupo Alfa Pré-Vestibular

Site: www.alphaeducacional.com
Email: [email protected]
Telefone: (27) 3763-4051.
Endereço: Av. José Tozzi, s/n, Centro, São Mateus, CEP 29930-000.

Projeto Universidade Para Todos PUPT

Site: www.pupt.org
E-mail: [email protected]
Telefone: (27) 3335-7921
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 845, Goiabeiras, Vitória, CEP 29075-910.

Belo Horizonte – MG

Unimaster Pré-Vestibulares

Site: www.unimasterpre-vestibular.com.br
Telefone: (31) 3261-1966
Endereço: R. Paraíba, 889, Funcionários, Belo Horizonte, CEP 30130-141

Mais Pré-Vestibulares

Site: www.maisprevestibular.com.br
Endereços e telefones das 2 sedes:

R. Espírito Santo, 1009, 4º andar, Centro, Belo Horizonte, CEP 30160-031, tel. (31) 3213 – 4686
R. Gonçalo Coelho, 40, Cidade Nova, Belo Horizonte, CEP 31170-040, tel. (31) 3484 – 3907

Brasília – DF

Curso Opção

Site: www.opcaoweb.com
Email:[email protected]
Telefone: (61) 3352-1200
Endereço: CSA, 1, lt. 13, sl. 1 a 13, Taguatinga, CEP 72015-015

Pódion Cursos

Site: www.podioncursos.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (61) 3272-7742
Endereço: SHCGN QD. 712, Conjunto B, 2° andar (mesmo prédio do Colégio EDUCAR), W4 Norte, Brasília/DF, CEP: 70.760-702

Goiânia – GO

Colégio COC Goiânia

Site: www.cocgoiania.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (62) 3945-6363
Endereço: Av. T-1, esquina com a T-55, qd. 105, lts. 1 a 22, Setor Bueno, Goiânia, CEP 74805-100

Expressão Pré-Vestibular

Site: www.colegioexpressao.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (62) 3548-6000
Endereço: Av. Rio Verde, qd. 95, lt. 1, Jardim Luz, Aparecida de Goiânia, CEP 74915-420,

Campo Grande – MS

Cursinho Dom Bosco

Site: www.cdb.br/cursinho
Email: [email protected]
Telefone: (67) 3312-3038
Endereço: R. 14 de Julho, 2.888, Centro, Campo Grande, CEP 79002-335.

Pré-Vestibular Latino-Americano

Site: www.latino.g12.br
Email: [email protected]
Telefone: (67) 3321-0487
Endereço: R. 13 de Maio, 3.072, Centro, Campo Grande, CEP 79002-210.

Cuiabá – MT

Anglo Vestibulares

Site: www.anglocuiaba.com.br
Email: [email protected]
Endereço: Av. Isaac Póvoas, 531, Centro, Cuiabá, CEP 78005-340
Telefone: (65) 3322-2911

Curso Master

Site: www.colegiomaster.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (65) 3925-6000
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 255, Centro, Cuiabá, CEP 78010-000

Palmas – TO

Pré-Vestibular – Colégio Einstein

Site: www.redeeinstein-to.com.br
Telefone: (63) 3215-2228/3225-2143
Endereço: 706 Sul, Rua SE 05, lt. 39, Centro, Palmas, CEP 77022-404

Aracajú – SE

Curso e Colégio Gabarito

Site: www.colegiogabarito.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (79) 3222-8870/6573
Endereço: R. Maruim, 587, Centro, Aracaju, CEP 49010-160

Colégio Amadeus

Site: www.colegioamadeus.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (79) 2105-2000
Endereço: R. Estância, 1003, Centro, Aracaju, CEP 49010-180

Teresina – PI

Federal Vestibulares

Site: www.federalcursos.com.br
Email: [email protected]
Telefone:  (86) 3226-1629
Endereço: R. Coelho Rodrigues, 2.074, Centro Norte, Teresina, CEP 64000-080

Colégio Sinopse

Site: www.sinopse.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (86) 3221-4474/4475
Endereço: R. Paissandu, 1.600, Centro Norte, Teresina, CEP 64001-120

Rio Branco – AC

Pré-Vestibular Comunitário Ufac

Telefone: (68) 3901-2519
Endereço: Rod. BR 364, km 4, Distrito Industrial, Rio Branco, CEP 69915-900

Porto Velho – RO

Pré-Vestibular Classe A

Site: www.colegioclassea.com.br
Email: [email protected]
Telefone: (69) 3224-4473/5053
Endereço: Av. Carlos Gomes, 1.135, Centro, CEP 78900-030

Pré-Vestibular Coopeji

Site: www.coopeji.com.br
Telefone: (69) 3421-2831
Endereço: R. 22 de Novembro, 748, Casa Preta, Ji-Paraná, CEP 76907-550

Concluindo: O preparatório perfeito para o ENEM

Em resumo, cabe a você decidir qual a melhor opção para sua preparação, mas certamente agora você está muito mais bem capacitado para tomar essa decisão.

Nesse artigo, você aprendeu:

  • O que avaliar nos cursos preparatórios para o ENEM, seja nas opções presenciais, seja nas online. Use sempre aquela lista de perguntas;
  • Analisar seu perfil de estudos para descobrir se você tem a capacidade de estudar sozinho com disciplina e bons resultados;
  • Quais as melhores opções de cursos online para o ENEM (incluindo alguns grátis);
  • Algumas opções de cursos presenciais em cada capital do país.

Agora é sua vez de tomar uma atitude!

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes