Como organizar sua biblioteca em casa


[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Não importa o espaço que você tem em casa, deixar de organizar a bagunça dos livros não é mais desculpa. Além de serem muito importantes em nossas vidas na hora do aprendizado, os livros dão um toque especial na decoração.

O artigo de hoje é dedicado aos amantes de leitura. Não sabe onde colocar tantos livros em casa? Aprenda a organizar o espaço dos estudos e monte uma pequena biblioteca. As dicas são bem fáceis e, com certeza, vão deixar a sua vida mais prática e funcional.[/vc_column_text][heading heading_text=”Estantes para livros – o método tradicional”][vc_column_text]As estantes e prateleiras sempre são uma ótima solução para a organização de qualquer ambiente, principalmente quando se trata da organização de livros.

É claro que não precisa ser algo tão sério. Para ser criativo, basta usar a imaginação e um pouco da sua personalidade a seu favor.[/vc_column_text][vc_message color=”alert-info” style=”rounded”]O primeiro passo é decidir de que forma você vai querer organizar seus livros: por gênero, por autor, do melhor para o pior, seguindo seus gostos, por cor ou até por tamanho.[/vc_message][vc_column_text]Vejamos alguns critérios possíveis para usar na sua organização:

1. Ordem Alfabética

O jeito clássico de colocar seus livros em ordem também costuma ser o mais prático.

Como provavelmente você não possui uma biblioteca grande o suficiente para precisar de uma catalogação eletrônica, deixá-los em ordem alfabética pelo título, nome ou sobrenome do autor é algo que vai ajudar bastante na hora de encontrar aquele volume específico.

2. Cor da capa

Parece um jeito um tanto absurdo de organização, mas é um modo que dá prioridade para a maravilhosa capacidade estética que os livros possuem para decorar ambientes.

Você que é amante de livros certamente já viu imagens como esta.

Estante de livros organizada por cores: capaz azuis abaixo e cores quentes acima

3. Ordem Cronológica de aquisição

Livros também têm a capacidade de contar a história de uma vida. Uma opção divertida é dispor seus volumes de acordo com a época em que os comprou ou ganhou. Será um trabalho que permitirá a você lembrar de muitos momentos e pessoas talvez esquecidas.

4. Lidos/Não lidos

Muita gente usa essa classificação — principalmente aqueles que gostam de sair comprando livros e mais livros sem sequer ter tirado alguns da embalagem.

É uma possibilidade pouco prática, a meu ver, mas que simplifica bastante o processo de leitura, caso esse seja seu único foco.[/vc_column_text][vc_message color=”alert-info” style=”rounded”]Já que é fã de livros, aproveite e confira os livros em promoção no Submarino![/vc_message][heading heading_text=”Como catalogar seus livros”][vc_column_text]Ainda que sua biblioteca não seja tão grande, é uma ótima ideia ter seus livros catalogados de alguma forma, nem que seja em um arquivo simples do Excel.

Isso lhe permitirá saber exatamente quais obras você possui, quais emprestou e quais deve devolver em breve.

Eu, apesar de possuir mais de 300 livros em um apartamento pequeno, uso exatamente esse método.[/vc_column_text][vc_message color=”alert-success” style=”rounded”]Baixe aqui meu modelo de planilha do Excel para catalogação de seus livros.[/vc_message][heading heading_text=”Use Objetos com Temas dos Seus Livros Favoritos”][vc_column_text]Peça em madeira em formato de violão com vão em que se pode guardar livros

Em um site sobre apartamento novos, http://www.agenteimovel.com.br/, uma das dicas de decoração era comprar objetos e itens que estão relacionados aos seus livros favoritos.

Se gosta de ler sobre música e quer deixar a sua coleção sobre esse assunto para seus visitantes aproveitarem, que tal personalizar o ambiente para que a experiência na sua mini biblioteca seja única?

No Brasil infelizmente eu vejo pouca coisa em relação à decoração para amantes de livros, mas há uma loja na Inglaterra na qual eu costumo comprar muita coisa legal, que é a The Literary Gift Company. Nela eu já comprei uma toalha de chá e um pôster da Alice no País das Maravilhas, além deste pôster do Apanhador no Campo de Centeio.[/vc_column_text][heading heading_text=”Livros e Mesinhas de Centro”][vc_column_text]Livros antigos empilhados em forma de pirâmide amarrados por uma fita, formando um laço

Nem sempre deixar livros sob a mesa é uma boa ideia. Parece que vai virar uma bagunça e a ideia aqui é organização.

Quem disse que empilhar livros em mesas e mesinhas de centro é uma má ideia? Não é!

Você pode escolher um tema da sua preferência, como gastronomia, por exemplo, e empilhá-los de forma harmoniosa. Uma das maneiras mais comuns é em forma de pirâmide, começando por livros mais grossos, deixando as lombadas à mostra, ou ainda diversificar e misturar os livros com outros elementos da casa.

Decoração através de livros: empilhando fica bonito![/vc_column_text][heading heading_text=”Livros de capa dura”][vc_column_text]

O recomendado para quem quer deixar livros mais expostos na decoração é escolher os de capa dura. Não só por serem mais resistentes, mas também porque criam um efeito mais original para a decoração da biblioteca em casa.

Siga seu gosto na hora de decorar e organize bem seus livros para que eles durem por muito tempo, o ambiente ficará mais aconchegante e prático para todos os membros da casa e visitantes.

[/vc_column_text][vc_message color=”alert-info” style=”rounded”]Continue neste artigo: Como manter seus livros em boas condições.[/vc_message][/vc_column][/vc_row]

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Content