Como Iniciar a Redação do ENEM


Não saber como iniciar uma redação do ENEM é algo que pode desmotivar muitas pessoas nessa etapa tão importante da vida.

É por isso que nesse artigo você irá conhecer as dicas mais importantes para ir bem na introdução da sua produção textual e garantir uma excelente nota.

Não deixe de conhecer também o meu curso de Redação para o ENEM, o Redação #Mito.

Uma das preocupações mais comuns que permeia a mente dos adolescentes é quanto às incertezas do futuro.

Essa é uma fase em que as dúvidas são muitas e de naturezas diversas: qual profissão seguir; como estarei daqui 10 anos; quando vou sair de casa…

Dentre essas preocupações, o futuro acadêmico também é algo que costuma causar certa apreensão.

Dessa forma, o ENEM representa uma excelente oportunidade para garantir aquela vaga tão sonhada no curso que você deseja.

Clique aqui para ler um artigo em que ensino a estudar para o ENEM do jeito certo!

A redação é uma das partes que compõem a prova e muitas pessoas costumam se assustar com essa etapa, principalmente porque muitos não têm ideia de como iniciar uma redação do ENEM.

Neste compilado você irá tirar suas dúvidas e conhecer dicas infalíveis para impressionar a banca avaliadora com um texto de qualidade e inovador.

Como Começar uma Redação do ENEM: Preparação e Rascunho

Antes de iniciar a redação propriamente dita, é mais frutífero que você faça um rascunho elencando os argumentos que serão defendidos ao longo do seu texto.

Uma dica comumente propagada é iniciar a redação pelo desenvolvimento e, somente após concluir, fazer a introdução.

Isso pode ser útil pois é na introdução que você irá apontar como o seu texto será conduzido e, se você ainda não sabe o que será escrito, que tal começar pelo meio?

Com o uso de um rascunho, você pode alterar a ordem das frases, das colocações e dos argumentos conforme achar pertinente ao desenvolvimento textual.

Somente após sentir consistência no seu texto e acreditar que ele está da melhor forma que poderia estar, você passa para a folha de redação.

Como Começar uma Redação Dissertativa Argumentativa

A redação dissertativa argumentativa nada mais é do que um texto que deverá ser desenvolvido com base em um fragmento, no qual você deverá expor seu ponto de vista e argumentar em favor disso.

No entanto, como se trata de um gênero formal, o texto nunca deve conter pronomes que indiquem a presença do autor, como eu acho que…, eu acredito que…, eu não sei sobre…

Para impessoalizar uma oração, você pode se valer de técnicas como colocar o sujeito no plural, para generalizá-lo, ou ocultar o agente, com construções sintáticas como é preciso que… é urgente que… faz-se necessário o…

Caso você saiba, de cor, alguma estatística acerca do fragmento solicitado, é interessante usar tais dados.

Mas atenção! Números só devem ser postos se você tiver certeza quanto à sua precisão e veracidade, pois quando se trata de dados equivocados, pontos são tirados do seu texto.

Iniciando com uma citação

Uma forma bastante adotada nas redações do ENEM é iniciar o texto com uma citação pertinente ao tema.

Isso demonstra conhecimento sobre o assunto e repertório acerca o tema.

Por exemplo, imagine que o tema de uma redação é a importância da literatura no ensino brasileiro.

Caso você conheça algum teórico que tenha falado sobre isso, você pode iniciar sua redação com um fragmento que corrobore o assunto.

Não se esqueça de referenciar o autor original. Vou mostrar um exemplo de como isso pode ser feito:

Quanto a esse assunto, o crítico literário Antônio Cândido é enfático ao apontar que “a literatura parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito”. Analisando sobre o óculo da importância da fantasia na vida humana, percebe-se a importância de oferecer textos literários ao maior número de pessoas possível.

Iniciando uma redação descritiva

Muitos vestibulares e demais processos seletivos exigem que o modelo se redação a ser desenvolvida seja descritivo.

Dessa forma, saber como iniciar uma redação, independente do tema, é algo bastante importante.

Ao contrário dos textos dissertativos argumentativos, aqui você não irá expor seu ponto de vista e defendê-lo, mas, como o nome sugere, você irá descrever um fenômeno, com base no fragmento previamente apresentado na redação, detalhando os objetos, o contexto histórico, as pessoas etc.

A narrativa dos textos descritivos não é marcada por ações, mas por detalhamento. Dessa forma, utilizar substantivos e adjetivos é um dos recursos que pode ser adotado não apenas na introdução, mas também no desenvolvimento.

Fazer comparações também é algo possível de ser feito na introdução, a fim de incitar o leitor a continuar a leitura.

Dicas Importantes Para Introdução da Redação do ENEM

Agora que você conheceu alguns macetes básicos para introduzir sua redação de acordo com diferentes modalidades de textos, eu vou te apresentar algumas dicas importantes pensadas especificamente na redação do ENEM:

  • A introdução deve ter de 4 a 5 linhas. Como o tamanho final do texto é limitado, expandir muito a introdução pode deixar o texto cansativo e dar a sensação de que o leitor está sendo enrolado.
  • Aprenda a construir e usar seu conhecimento de mundo (clique aqui para saber como). A introdução é uma ótima forma de fazer relações com outras áreas do conhecimento e, portanto, perfeita para ganhar pontos nessa competência.
  • Todas as ideias apresentadas na introdução devem ser defendidas no desenvolvimento para que o texto fique coerente.
  • A organicidade do seu texto é algo avaliado pelo corretor. Atente-se aos elementos de coesão e o uso correto das conjunções. Isso indica interligação de ideias e pode transparecer ideias de condições, adversidades, conclusões, adição de dados etc.
  • Atente-se à gramática. Nos processos de avaliação como o ENEM, é a norma culta que deve ser utilizada. Fazer uma boa revisão gramatical antes da prova é fundamental.

Exemplos de Introdução de Redação

Na minha hipotética redação, eu preciso redigir um texto dissertativo argumentativo sobre a adoção do uso de ração humana.

Uma possível introdução para o tema seria:

Aderir ao uso de ração humana é algo que pode auxiliar no controle da fome mundial. No entanto, apesar desse aspecto social, é preciso que haja rigor quanto à fiscalização de sua cadeia de produção e os possíveis efeitos colaterais.

Em seguida, no desenvolvimento do meu texto, eu devo defender por que eu acredito que a ração humana é benéfica e pode ajudar no controle da fome, e por que eu acredito que deve haver rigor na fiscalização de sua produção.

Se você fornecer todas essas informações logo de cara, na introdução, será difícil de argumentar durante o desenvolvimento do texto.

É por isso que na introdução você deverá se ater apenas a apresentar o que será dito, e defender ou criticar o fenômeno no corpo do texto, amarrando suas ideias na conclusão.

André Gazola

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Recent Content