Como fazer um artigo de opinião

Existiu um tempo em que escrever artigos era um assunto restrito a escritores, jornalistas e universitários em fase de conclusão de seus cursos. Contudo, atualmente todos nós somos convidados a expressar nossas opiniões sobre assuntos polêmicos que são amplamente divulgados por meio de diversas mídias. Os artigos de opinião são um recurso usado largamente na internet, jornais e revistas. Nesse texto, você vai ler algumas dicas básicas que podem lhe auxiliar a escrever seu artigo de opinião e convencer um maior número de pessoas sobre seu ponto de vista.

Um artigo de opinião tem a intenção de convencer o leitor em relação a forma de pensar do autor do texto. Para isso é essencial que o redator conheça profundamente o tema sobre o qual versa e também as circunstâncias em que se deram tal fato, pois só assim poderá formular argumentos consistentes e defender a sua tese, ou seja, a sua opinião. Por isso, antes de escrever o seu, leia diferentes pontos de vista sobre o tema e anote os argumentos que lhe chamaram a atenção, eles podem ser úteis para você fundamentar o texto que irá desenvolver, seja apoiando e defendendo a mesma ideia ou refutando e apresentando outros argumentos nesse sentido.

Para quem vai escrever um texto de opinião, é importante ter em mente quem está do outro lado, quem está lendo seu texto. Escreva dirigindo-se ao seu leitor com uma linguagem adequada ao perfil dele, tentando manter um estilo formal, mas com palavras comuns.

Desenvolva os argumentos que anotou inicialmente de forma consistente, saiba de antemão qual a ideia que quer transmitir, por exemplo, se quer falar a favor de um sabão em pó, defina por que ele é bom, tenha argumentos sobre a sua eficiência, seu preço, seus ingredientes, sua ação na roupa, seus efeitos ambientais, etc. O mesmo com qualquer outro assunto, que pode ser desde o uso da energia nuclear até a segurança nas escolas, por exemplo, face a tragédia recente no Rio de Janeiro.

Um artigo de opinião, como qualquer outro texto que se produza, deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Na introdução devemos dizer claramente do que trata o texto, para logo em seguida, em outro parágrafo, passar ao seu desenvolvimento. Por fim, a conclusão, que pode ser definitiva ou então levar o leitor a refletir e chegar as suas próprias conclusões.

E para você que quer aprender ainda mais e melhorar sua escrita, indico o Curso de Escrita e Redação que fiz no site Cursos 24h. Nele você aprenderá técnicas avançadas para produzir textos atraentes e profissionais.

Faça agora seu curso de Escrita e Redação

Bolsas para a faculdade

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link

NÃO VÁ EMBORA AINDA!
BAIXE GRÁTIS MEU LIVRO
COMO ESCREVER COM CLAREZA

[Revisto e atualizado. Edição 2019]
Baixe este ebook grátis e aprenda os macetes de escrita que meus alunos usam para alcançar o sucesso.
BAIXAR JÁ
Seus dados estão seguros aqui.
close-link

Continue comigo!

Receba minhas melhores dicas de escrita e língua portuguesa direto no seu e-mail. Cadastre-se abaixo :)
CADASTRAR
close-link