Bola de Sebo – Guy de Maupassant

Henry René Albert Guy de Maupassant, nasceu em 5 de agosto de 1850, em Tourville-sur-Arques, Seine-Maritime. Vivendo toda a sua infância em Stretat e em Verguiés habituou-se a uma vida ao ar livre que lhe influenciou decisivamente o modo de pensar. Estudou no liceu de Ruão e colaborou, durante oito anos, nos Ministérios da Marinha e da Instrução Pública.

Iniciado e enconrajado nas letras por Gustave Flaubert, seu primo por parte de mãe, teve uma vida que apesar de relativamente curta, foi muito produtiva, escrevendo além de alguns romances e novelas, cerca de 250 contos. De todas estas obras, produzidas em sua maior parte da década de 80, destacam-se seis: Boule de suif (1880), La Masion Tellier (1881), Une Vie (1883), Bell-Ami (1885), Pierre et Jean (1888) e Lê Horla.

Guy de Maupassant

Esta carreira intensa e fértil, durante a qual recusou o convite para integrar a Academia das Ciências, assim como receber a Legião de Honra, só vem terminar com a doença: perturbações nervosas que já o afetavam desde 1890.

Tenta o suicídio em janeiro de 1892 e, como conseqüência, é internado num hospício, onde acaba por falecer no ano seguinte já muito próximo da loucura.

Bola de Sebo

A história de Bola de Sebo se passa na França, no período final da guerra contra a Alemanha. O país estava sendo invadido pelos prussianos.

Na cidade de Ruão, um grupo de habitantes resolve partir para o porto de Havre, para fins comerciais.

Entre os viajantes havia pessoas da nobreza e outros menos favorecidos, entre eles uma gorda prostituta, apelidada, adivinhem? Bola de Sebo.

Com o passar das horas, todos sentiam fome, mas apenas Bola de Sebo havia levado comida. Gentil, ela compartilha com os outros que, desta forma, deixaram de lado o preconceito inicial.

No caminho para Havre, fizeram uma parada em Tótes, para descanso. Porém, foram impedidos de sair por um oficial alemão, que impôs a condição de dormir com Bola de Sebo, para que fossem liberados. No início ela recusa, afinal aquele é um homem que faz parte do povo que invadiu sua pátria e aquilo seria antiético para sua profissão, mas com a insistência de seus companheiros, ela acaba cedendo.

Assim puderam seguir viagem, mas Bola de Sebo foi ignorada, apesar do sacrifício que fez pelos “amigos”.

Bola de Sebo e outros contosBola de Sebo e outros contos Compare preços e economize dinheiro

É um conto pertencente ao Realismo, que presa pela retratação da verdade, a contemporaneidade, busca pela interpretação da vida e o detalhismo nas descrições:

Bem pequena, redondinha, obesa, com dedos gordinhos, estrangulados nas falanges, semelhantes a curtas salsichas com uma tez brilhante e tensa, o seio enorme a arrebentar a blusa, era não obstante apetitosa e desejável, de tal forma seduzia o seu frescor. Seu rosto parecia uma maçã vermelha, um botão de peônia prestes a desabrochar; e ali se abriam, no alto, dois esplêndidos olhos negros, sombreados de grandes e espessos cílios, que mais escuros ainda os tornavam; embaixo, uma sedutora boca, pequena, molhada para o beijo, adornada de dentinhos brilhantes e microscópicos. Ademais, ela possuía, segundo comentava, inapreciáveis qualidades.

Temas sociais abordados

  • Preconceito entre as classes sociais;
  • Preceitos morais da época;
  • Hipocrisia das classes dominantes;
  • Religiosidade;
  • Política;
  • As conseqüências de um pais derrotado pela guerra.

A obra tem um caráter extremamente subversivo, pois faz uma crítica ao modo como as pessoas de classe social inferior são tratadas, isto é, o preconceito social da nobreza da época.

Bolsas para a faculdade

André Augusto Gazola é formado em Letras, professor especialista em escrita e redação para ENEM, vestibulares e concursos públicos, além de pós-graduado em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

DOWNLOAD PRONTO!
Vou lhe mandar por e-mail
Cadastre-se abaixo para receber este modelo por e-mail.
Receber agora
Seus dados estão seguros.
close-link

NÃO VÁ EMBORA AINDA!
BAIXE GRÁTIS MEU LIVRO
COMO ESCREVER COM CLAREZA

[Revisto e atualizado. Edição 2019]
Baixe este ebook grátis e aprenda os macetes de escrita que meus alunos usam para alcançar o sucesso.
BAIXAR JÁ
Seus dados estão seguros aqui.
close-link

Continue comigo!

Receba minhas melhores dicas de escrita e língua portuguesa direto no seu e-mail. Cadastre-se abaixo :)
CADASTRAR
close-link