Baixar livros – Obras em PDF para download grátis

Baixar livros é o modo mais fácil e econômico para você conhecer obras da literatura clássica e autores consagrados. Como é tudo grátis, você pode fazer o download à vontade de todas as obras que quiser. Por isso, lembre-se de compartilhar esse tesouro com as outras pessoas: estimule a leitura em seus amigos, filhos e familiares.

Existem muitos livros que já estão sob domínio público. Isso que dizer que você pode baixar e distribuí-los de graça, sem pagar nada e sem violar direitos autorais.

Aqui está uma lista de livros para baixar grátis. Todas as obras estão completas em PDF e você pode imprimir ou ler no computador, como quiser.

Abaixo, confira os livros que selecionei para esse ano em minhas turmas de literatura do ensino médio. Perceba que todos são clássicos da literatura. Os que estão em domínio público possuem o link para download direto.

Note, ainda, que as capas são meramente ilustrativas. As versões grátis não possuem qualquer projeto gráfico. Se você prefere versões bem acabadas dessas obras, utilize os links para compra.No primeiro ano do Ensino Médio, começo com grandes leituras universais da Grécia Antiga e depois passo para os cânones da literatura brasileira, a partir do Quinhentismo, passando por Barroco, Arcadismo e chegando no Romantismo.Capa do livro Odisseia, de HomeroCapa do livro Poesias Selecionadas de Gregório de MatosCapa do livro O Uraguai, de Basílio da GamaCapa do livro Lira dos Vinte Anos, de Álvares de AzevedoCapa do livro Édipo Rei, de SófoclesCapa do livro A Carta, de Pero Vaz de CaminhaCapa do livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio GonzagaCapa do livro O Guarani, de José de AlencarO segundo ano já passa para leituras mais complexas, incluindo as obras do Realismo e Naturalismo brasileiros com Machado de Assis e Aluísio Azevedo.

Além disso, lemos algo de poesia parnasiana e simbolista, até chegarmos no pré-Modernismo com Lima Barreto e finalmente na primeira fase do Modernismo com Mário de Andrade.Capa do livro Dom Casmurro, de Machado de AssisCapa do livro Melhores Poemas de Olavo BilacCapa do livro Eu e Outras poesias, de Augusto dos AnjosCapa do livro Capitães da Areia, de Jorge AmadoCapa do livro O Cortiço, de Aluísio AzevedoCapa do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima BarretoCapa do livro Macunaíma, de Mário de AndradeCapa do livro Poesia Completa de Álvaro de CamposO esperado aqui seria a continuação cronológica das leituras das obras mais importantes dos períodos literários restantes — a segunda e terceira fases do Modernismo.

O que acontece, no entanto, é que, devido às famosas listas leituras obrigatórias disponibilizadas pelas universidades para o vestibular, o planejamento do professor de Literatura acaba pautado nessas listas.

Eu, como dou aula do Rio Grande do Sul, acabo preso à lista de leituras obrigatórias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Machado de Assis é, provavelmente, o maior romancista da língua portuguesa, tendo produzido obras e personagens inesquecíveis que marcaram a história da literatura brasileira, principalmente aqueles pertencentes ao período do Realismo.

Alguns o criticam, outros o veneram, mas o fato é que poucos negam sua incrível capacidade de adentrar a mente humana, deixando seus podres escancarados para todo leitor que for capaz de compreendê-lo.

Como sua obra já está em domínio público, você pode fazer o download em PDF de tudo o que esse grande gênio escreveu, abaixo:Capa do livro Ressurreição, de Machado de AssisCapa do livro Helena, de Machado de AssisCapa do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de AssisCapa do livro Quincas Borba, de Machado de AssisCapa do livro Esaú e Jacó, de Machado de AssisCapa do livro A Mão e a Luva, de Machado de AssisCapa do livro Iaiá Garcia, de Machado de AssisCapa do livro Casa velha, de Machado de AssisCapa do livro Dom Casmurro, de Machado de AssisCapa do livro Memorial de Aires, de Machado de AssisA Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.

É devido a essa lei que ouvimos tanto falar em direitos autorais e plágio, pois, segundo ela, a reprodução ou contrafação de uma obra somente pode ser realizada mediante autorização do autor.

É ele, o autor, que deve conceder expressamente a autorização para quem queira copiar integral ou parcialmente qualquer parte de sua obra, reproduzindo-a em qualquer meio, com fins lucrativos ou não.

Porém, os direitos do autor têm algo como um prazo de validade.

Eu explico: toda obra também tem uma função social, que vai além da ideia de propriedade individual. Por isso, o texto da lei, considerando essa questão, faz com que após 70 anos da morte do autor a obra seja de domínio público, isto é, torne-se uma propriedade intelectual da sociedade.

Saiba mais sobre direitos autorais através do vídeo abaixo:O autor mais vendido no mundo ainda está na ativa, então suas obras não estariam em domínio público.

A questão é que o próprio autor autorizou que algumas de suas obras fossem distribuídas gratuitamente, como pode-se ler nesse link e nesse link.

Então, os links abaixo não violam direitos autorais.Capa do livro O Diário de um Mago, de Paulo CoelhoCapa do livro Brida, de Paulo CoelhoCapa do livro As Valkírias, de Machado de AssisCapa do livro Maktub, de Paulo CoelhoCapa do livro O Demônio da Srta. Prym, de Paulo CoelhoCapa do livro O Alquimista, de Machado de AssisCapa do livro O Dom Supremo, de Paulo CoelhoCapa do livro Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e ChoreiCapa do livro Verônika Decide Morrer, de Paulo CoelhoCapa do livro A Bruxa de Portobello, de Paulo CoelhoA leitura é um dos maiores bens que a humanidade possui. Com as novas tecnologias, fica cada vez mais fácil termos acesso a livros pela internet nos mais diversos formatos (PDF, .epub e outros).

Você, como um ser pensante e cheio de cultura, deve aproveitar essas oportunidades e baixar esses livros grátis como forma de aumentar sua cultura de mundo e seu entendimento sobre a sociedade que o rodeia.

Além disso, não deixe de expressar seu amor pelos livros e pelo conhecimento! Compartilhe essa lista de download com seus amigos e ajude a difundir a leitura e a literatura, pois somente assim teremos um mundo melhor.