13 coisas que meu curso de Redação ENEM ensina

Existem diversos cursos de redação para o ENEM por aí.

Alguns bons, outros não tão bons.

Escrito pelo professor André Gazola

André Gazola é professor de redação e língua portuguesa há 15 anos, foi avaliador de redações do ENEM por 3 anos e já levou centenas de alunos à aprovação em cursos concorridos como Medicina e Engenharia, em universidades federais e privadas. Além disso, foi orientador de artigos e TCCs em cursos de graduação por 4 anos e hoje é um grande entusiasta da inteligência artificial aplicada à educação. Atualmente produz conteúdo sobre redação para o Youtube, Instagram e Tiktok, além de gerenciar seus próprios treinamentos: o Meu Sonho de Redação e o ProfGPT.

→ Clique aqui para saber mais sobre a formação e experiência do professor.
→ Clique aqui para conhecer o canal do Youtube

Mas o fato é que o que eu criei é bem mais que um mero curso, é um método completo, passo a passo, que ensina qualquer pessoa a começar do zero na redação e alcançar uma nota alta.

Além disso, o método MITO é um dos poucos criados diretamente por um ex-avaliador oficial de redações do ENEM.

Aqui eu vou falar de 13 coisas que você vai aprender ao se tornar meu aluno. Vem comigo!

Como deve ser uma redação nota alta

Um erro muito comum de quem quer melhorar suas próprias redações é sair estudando teoria e regras sem nunca sequer ter lido uma redação boa.

É por isso que uma parte importante do curso Meu Sonho de Redação é, antes de mais nada, fazer o aluno ter contato com redações do tipo RLC (Redação Linha de Chegada).

Todos que se preparam comigo têm acesso a diversas dessas redações analisadas por mim detalhadamente. Ou seja, o primeiro passo é entender de maneira geral como se parece uma redação que já alcançou a nota alta que você está buscando no ENEM.

Como um avaliador do ENEM faz a correção e como ele pensa

Cada vez mais, as plataformas de correção online estão sendo alvo de péssimas avaliações por parte dos usuários.

O grande número de alunos fez com que eles contratassem pessoas pouco qualificadas e, por isso, a qualidade do serviço caiu drasticamente. Não é difícil encontrar relatos como esse no Reclame Aqui (ocultei o nome da empresa, por respeito aos envolvidos):

Relato de correção superficial plataforma curso de redação ENEM

No meu curso, diferentemente de uma plataforma online, eu mesmo faço cada uma das correções, mesmo tendo dezenas pra fazer semanalmente.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

E mais do que isso: cada uma das correções detalhadas em texto é acompanhada de um vídeo privativo de 15 a 45 minutos em que comento a redação do aluno palavra por palavra, mostrando os erros e acertos, além da nota de acordo com os critérios que os avaliadores oficiais do ENEM utilizam.

Como já trabalhei 3 anos nessa função, sei exatamente como um avaliador pensa e o que ele busca para dar uma nota alta em cada competência.

Como aumentar seu repertório ou conhecimento de mundo mais rápido

A competência 3 da redação do ENEM exige que você demonstre conhecimento de mundo e utilize isso para embasar seus argumentos. Muita gente entra em parafuso com isso!

A reclamação comum é “não tenho repertório, não sei fazer relações, não sei argumentar assim”. E não é difícil de entender o motivo: nosso modelo de ensino nas escolas ou cursinhos não prioriza esse tipo de conhecimento.

O erro que mais vejo nessa área é daqueles que buscam a leitura como principal fonte de conhecimento de mundo.

Calma! Não me crucifique.

A leitura é a melhor fonte, mas infelizmente também é a que dá resultados de modo mais lento.

Para a redação do ENEM, precisamos de agilidade. A boa notícia é que hoje temos mais recursos e podemos usar estratégias muito mais inteligentes para alcançar o resultado que queremos — ninguém precisa virar um grande filósofo da humanidade para conseguir uma nota alta na redação.

No redação MITO, usamos técnicas com base na neurociência para criar o que chamo de Biblioteca Mental Dinâmica, Biblioteca Visual Dinâmica e Biblioteca Auditiva Dinâmica.

Como aumentar seu vocabulário

Todos nós crescemos num ambiente escolar que não prioriza a escrita nem a leitura. Essas são as maneiras clássicas, de longo prazo, para melhorar nosso vocabulário.

Para a prova de redação do ENEM, no entanto, não temos esse longo prazo à disposição. Precisamos de soluções rápidas, ainda que sejam menos profundas.

Uma estratégia que criei para isso envolve o uso da planilha MITOlógica, a ferramenta de acompanhamento que os alunos do Redação MITO têm à disposição.

No segundo módulo, chamado Internalizar, as análises de redações linha de chegada que fazemos envolvem um olhar atento ao vocabulário e o registro de novos termos em uma de nossas bibliotecas.

É a maneira acelerada de crescer seu vocabulário rapidamente para usar já na sua próxima redação.

Como usar a pontuação, principalmente as vírgulas, do jeito certo

Depois de passar pelos passos iniciais da preparação, é hora de sanar a dúvidas mais técnicas.

A vírgula realmente não é fácil em casos e estruturas específicas, mas em 90% das situações pode ser explicada com regras simples.

Ao longo do curso, principalmente no módulo Operacionalizar, aprendemos sobre esses 90% sem perder tempo e, logo em seguida, nos preocupamos com os casos específicos e mais raros.

A vírgula vai deixar de ser um problema rapidamente.

Como usar os textos motivadores para seu benefício

Essa é uma estratégia mal utilizada até mesmo por quem tira notas altas na redação do ENEM.

Os textos motivadores são uma fonte rica de conhecimento e informações que você pode usar na redação. Basta saber o jeito certo de fazer isso.

Nesses textos sempre há palavras do campo semântico que a banca busca nos melhores textos, dados estatísticos para embasar uma boa argumentação e até boas estratégias para contextualizar uma introdução, por exemplo.

Quando você aprende a usar os textos de apoio, nunca mais fica preocupado em se deparar com um tema sobre o qual você não tem conhecimento.

Como planejar e organizar as ideias antes de começar a escrever

Alguns textos que poderiam tirar 1000 frequentemente perdem nota por falta de organização — a competência 3 entra com força aqui.

Quando você tem total clareza sobre o que deseja escrever em cada parte, do início ao fim, seu próprio pensamento fica mais fluido e tudo se encaixa melhor ao longo da redação. E um avaliador enxerga essa clareza imediatamente.

Na quarta fase do método Meu Sonho de Redação, Operacionalizar, temos várias aulas em que ensino técnicas para:

  1. Fazer brotar da sua cabeça ideias que nem mesmo você sabia que tinha;
  2. Aprovar ou descartar cada uma delas considerando se fazem sentido ou não na redação;
  3. Organizá-las ao longo do texto para seguirem uma linha lógica de raciocínio.

Como começar sem perder tempo

A cena é típica: você, uma folha em branco, lápis, caneta e borracha… 10 minutos se passam e a folha continua em branco e você cheio de dúvidas sobre como começar a escrever.

O fato é que durante a prova do ENEM cada minuto é precioso para ficar à frente dos seus concorrentes.

Quando você entra no método, recebe diversas ferramentas, ao longo do processo, para que você consiga começar a fazer sua redação imediatamente, sem perder tempo.

Esses minutos preciosos podem ser a diferença entre a sua aprovação ou não. Imagine ter 10, 20 ou 30 minutos a mais do que todo mundo para fazer as outras questões da prova, já que você economizou durante a redação? A força disso é brutal.

Qual a estrutura ou esqueleto ideal do todo e de cada parágrafo

Essa é uma dúvida comum de quem está começando, mas cuidado!

Ela pode não ser tão básica quanto dizer “escreva um parágrafo de introdução, 2 de argumento e um de conclusão”.

Se você souber dos detalhes, principalmente relativos à estrutura interna de cada parágrafo, então suas notas nas competências 1 e 2 poderão alcançar 100%. Do contrário, de nada adianta saber esse básico que mencionei acima.

Como argumentar usando diferentes técnicas

A redação do ENEM deve ser do gênero dissertativo-argumentativo. As pessoas até sabem disso, mas não entendem direito o que significa, quando aplicam na própria redação.

Argumentar envolve defender ideias usando técnicas específicas que comprovem essas ideias — a maioria comete um desses 2 erros:

  1. Apenas expõe fatos ou dados, sem defender nada;
  2. Defende uma ideia, mas não usa técnicas de argumentação corretas para embasá-las.

Aí a pessoa tira notas baixas nas competências 2 e 3 e fica sem saber o motivo.

É por isso que meus alunos aprendem todas as técnicas necessárias para criar argumentos realmente sólidos e que tirem notas altas aos olhos do avaliador.

Onde e como usar os operadores argumentativos

Quando você analisa redações linha de chegada, aos poucos começa a perceber que elas têm várias coisas em comum.

Uma dessas coisas são certas palavrinhas que aparecem no meio dos parágrafos e entre eles, como se fossem uma linha de costura do raciocínio de quem escreveu.

Esses são os famosos operadores argumentativos e é na competência 4 que seu uso é avaliado.

Nem todo mundo sabe, contudo, que existe uma exigência mínima sobre como eles devem ser usados: cada parágrafo deve ter um número x, entre os parágrafos deve aparecer um número y e assim por diante.

Essa é outra vantagem de entrar num método que foi elaborado por alguém que trabalhou tantos anos como avaliador oficial.

Como montar uma proposta de intervenção

Quanta gente perde nota nesse ponto! A competência 5 entra em cena aqui para eliminar sua chance de tirar 1000 na redação.

Bem, só se você não for meu aluno.

Boa parte das pessoas perde nota aqui por complicar demais algo que deveria ser simples. Utilizando um macete nada complicado meus alunos sempre tiram nota máxima nessa competência porque aprendem meu famoso mnemônico da rapadura derretida!

Quais os 9 passos para revisar suas redações antes de entregar

Terminei a redação. E agora? Só entrego e rezo?

De jeito nenhum! Existem pontos de controle que você deve revisar cuidadosamente antes disso.

Eu ensino exatamente onde você deve procurar erros, o que você deve analisar, para eliminar ainda mais as chances de algum erro passar desapercebido e você perder nota por bobeira.

Nosso objetivo é estar entre os melhores, então cada segundo e cada palavra conta.

O método Meu Sonho de Redação é para quem deseja garantir uma nota alta na redação do ENEM através de um passo a passo simples, mas poderoso.

Quer saber se serve pra você? Clique aqui e saiba mais.

Aprenda os segredos de cada competência na Redação do ENEM através de um treinamento completo feito por um ex-avaliador do INEP.

Clique aqui e conheça o curso Meu Sonho de Redação

Artigos Recentes